Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Quando digo justo refiro-me ao aperto ao volante e não há entrada por onde entra as mãos. ;-)

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: quarta dez 06, 2017 12:50 am Quando digo justo refiro-me ao aperto ao volante e não há entrada por onde entra as mãos. ;-)
Sim, eu sei. Referia-me a isso também. Nos cobre-mãos que tenho, se apertar muito no guiador, e devido à posição dos espelhos laterais, fico com o acesso aos botões e interruptores bastante dificultado. Isto é, essas zonas ficam muito fechadas pelo tecido, e os dedos têm dificuldade em lhes chegar. Isso cria algum transtorno nas manobras da condução. Daí eu preferir deixar um pouco mais aberto, ainda que algum ar entre, e os cobre-mãos "dancem" um pouco com o movimento das mãos.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

E quando o frio aperta, mas o prazer de condução nos aquece, eis que a minha Lady chegou aos 19000 kms!

Portando-se muito bem, sem nada a apontar em termos de avarias. Infelizmente, e não sendo de agora, apenas o computador de bordo continua "maluco" nas suas contagens e informações dadas, pois continua a aguardar a sua substituição por parte do Jorge Rocha. Talvez numa próxima visita sua a esta zona, ou numa revisão. Está prometida a sua substituição, só não tem data marcada. Mas também não é nada que me impeça de usar a scooter diariamente.

Cá fica a foto de praxe:
IMG_20180202_180530287_L640.jpg
IMG_20180202_180530287_L640.jpg (111.95 KiB) Visto 5095 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Com o tempo aprendemos a desconsiderar os pequenos problemas, mesmo os chatos, e continuamos usar a máquina, não é? ;-)

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu: domingo fev 04, 2018 7:03 pm Com o tempo aprendemos a desconsiderar os pequenos problemas, mesmo os chatos, e continuamos usar a máquina, não é? ;-)
Desculpa, só vi a mensagem agora! :(
Costumava receber notificações por e-mail, mas por qualquer razão, isso deixou de acontecer durante meses. Comecei a receber novamente em meados de Janeiro, mas parece que voltou a parar. Não percebo o que leva a isso. :(

Sim, desde que nos permita andar no dia-a-dia, e a segurança não esteja em causa, não há que parar! :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

A minha menina chegou aos 20k kms. :)
Checkpoint: 20000 kms
Checkpoint: 20000 kms
IMG_20180509_233218397_L640.jpg (69.14 KiB) Visto 4449 vezes
Nenhum problema a assinalar. Parece que à medida que vai amadurecendo, se vai portando melhor! :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Ena ena... sempre a rolar, parabéns, muitos pela frente ainda...

Continua...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Grão a grão enche a galinha o papo!

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns. Acredito que a adaptação do homem à máquina contra muito para não ter problemas. Digo isto porque realmente é necessário ter alguma sensibilidade para se poder entender o que melhor faz ao veículo e colocar em prática.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Sim, são viagens curtas, mas que me dão muito prazer.
As estradas deixam a desejar, os plásticos sofrem com isso, mas a Lady tem-se aguentado muito bem! Valente!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Ui os paralelos são sempre complicados e deixam as suas mazelas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

paralelos?!?! e a falta de alcatrão?? eu diria que é uma espécie extinta... ahahahahah
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Boas e más notícias...

Para já dou apenas as boas: :)
Checkpoint: 21000kms
Checkpoint: 21000kms
IMG_20180709_174045201_HDR.jpg (36.83 KiB) Visto 4221 vezes
As más darei mais tarde, quando tiver informação mais concreta. :(
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Oh Caramba espewro que não sejam assim tão más...

Pois o patamar dos 21000kms é bom...

Força
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Bem, agora as más notícias... :(

1) Tive de substituir os dois amortecedores de trás, pois os que tinha perderam a força, deixando de fazer protecção aos embates no mau piso.

2) A Lady tem o suporte interior do top case partido. O que fica por baixo dos plásticos traseiros (chama-se eixo?). Mais uma vez, devido à fragilidade dos materiais, ao péssimo estado das estradas que forçosamente percorro, junto à empresa onde trabalho, e ainda pelo facto dos amortecedores anteriores deixarem de actuar correctamente.

3) Pior ainda, com esse suporte partido e os choques no mau piso, os plásticos circundantes acabaram por rachar também. Acabei por saber disso apenas depois de já ter substituído os amortecedores. Mas até o pára-lamas frontal partiu, só dos embates no piso!

4) Nas últimas semanas, tenho andado a tentar arranjar uma oficina em Guimarães que me faça um orçamento para o arranjo do suporte e dos plásticos (ou substituição, se a reparação não for possível):
a) Fui à Moto Espinha, mas esta foi adiando a recepção da scooter, alegando muito trabalho. Depois acabou por dizer que só tinha um funcionário com capacidade para trabalhar numa moto eléctrica, e que este estava de baixa por várias semanas, só devendo regressar em Agosto. Mas que como também encerrariam para férias, talvez fosse preferível procurar outra oficina para o serviço...
b) Na Moto Freitas, ficou lá a moto estes últimos dias, para orçamentação, mas ligaram-me hoje para a ir buscar, pois não conseguiram orçamentar. Segundo dizem, não há peças para este modelo. Lembrei-lhes que a Bereco Evo tem muitas peças da carenagem que são da F-Act 125 da Keeway (segundo li algures neste fórum), mas insistem que já não encontram peças compatíveis. Apesar de serem agentes Keeway.
c) O Jorge Rocha, há dias, por telemóvel, informou-me que também não teria possibilidade tão cedo de a vir buscar e reparar, pois tinha cerca de 30 motos à frente da minha, em lista de espera para reparação. Claro que a ordem de chegada terá de ser mantida, por justiça.

Ou seja, tenho dois problemas:
- Não saber onde reparar a scooter;
- Mesmo que encontre onde o fazer, temo que não seja algo nada barato, e se isso valerá sequer a pena, atendendo a que não posso mudar de emprego só pela scooter, pelo que mais tarde ou mais cedo terei problemas de novo...

Enfim...

Vou ponderar um pouco mais, para saber se coloco à venda a moto ou não. Para uma circulação maioritariamente em estradas boas, citadinas ou vias rápidas, ela é uma excelente opção de transporte. E para quem tem oficinas com pessoal especializado por perto. Infelizmente, não é esse o caso para mim, e começo a ficar cansado dos inconvenientes que isso me traz.

Darei novidades quando as houver.

A ver vamos.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por MRider »

As peças se estão só partidas ou rachadas da para fibrar.
Não tem ninguém aí que desmonte a mota. Um particular ou assim.
Caraças envia a mota pra Madeira que eu arranjo :-)
Live long and prosper!


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

Eu ler o que escreveste...revejo-me mas tua palavras ...pois a situação que estás a passar é exactamente igual à minha, pelo que, caso pretendas um conselho da minha parte, aconselho-te a vender a mota e esqueceres esta ilusão de andar a veículos de duas rodas eléctrico.
Especialmente estas motas (material chinês) necessitam de assistência com alguma frequência, sendo necessário andar a implorar por ai para que alguém as possa reparar... mesmo que desta vez consigas resolver esses problemas, para a próxima vai voltar a ser a mesma novela, por isso, por mais que custe, a meu ver deverias resolver o problema de vez...


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por labutess »

Com tanto investimento feito na mota e equipamentos ,não vai ser facil amortizar esses custos.
Não será mais fácil investir um pouco em conhecimentos e por mãos á obra?
1 lata de fibra ,não é assim tão caro e dá para reparar a mota várias vezes,a pintura tb é fácil com lata de spray .
Força com o projecto.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

labutess Escreveu: quarta jul 25, 2018 1:23 pm Com tanto investimento feito na mota e equipamentos ,não vai ser facil amortizar esses custos.
Não será mais fácil investir um pouco em conhecimentos e por mãos á obra?
1 lata de fibra ,não é assim tão caro e dá para reparar a mota várias vezes,a pintura tb é fácil com lata de spray .
Força com o projecto.
Concordo com tanta chatice é sempre melhor arregaçar as mangas e começar a fazer tu mesmo seria a melhor forma e ainda valorizavas o teu trabalho e o orgulho do trabalho bem feito assim antecipavas futuros problemas e já tinhas solução rápida...

Vá força nisso que a malta está aqui para te ajudar... o que não sabes posta por aqui que ajudamos..
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Agradeço a todos pelos conselhos. Todos são válidos, em determinados contextos. Acho que depende muito de mim também, saber se pretendo insistir um pouco mais na recuperação da Lady, ou se me dou por vencido.

Mas tenho novidades. ;)

Hoje fui à Moto Freitas levantar a moto, onde voltaram a referir que já não existem peças para esta scooter. Coincidência, estava lá uma Keeway F-Act 50, de um cliente deles, que tinha várias peças exactamente iguais à da minha scooter. Se esse cliente partir uma peça, a Keeway já não tem outra para substituição?...

Ao vir embora lembrei-me que o mecânico dos meus CIs também tem uma moto, de pista. E que poderia conhecer alguém que pudesse tratar da scooter. Fui ter com ele à oficina, expliquei-lhe a situação, e ele disponibilizou-se logo para desmontar toda a carenagem da moto e para soldar ou reparar a base interna do topcase (que tinha partido). Quanto aos plásticos da carenagem, fiquei de os ir lá buscar quando estivessem todos desmontados, para reparar eu, dentro das minhas possibilidades e conhecimentos. Ele guarda-me lá a moto, entretanto. Depois de eu reparar as carenagens, ele volta a montar tudo. E assim, fica-me mais barato, e sempre já vejo luz ao fundo do túnel. :D

Agora coloco uma dúvida, que agradeço a quem puder transmitir algum conhecimento. Já que tenho a possibilidade de trabalhar as peças da carenagem uma a uma, e sendo estas extremamente frágeis, qual a melhor forma de as reparar (material, método, etc.)? Algum vídeo ou tutorial online?

Cheguei a reparar algumas peças rachadas, há mais de um ano atrás, e nunca mais deram problemas. Não ficou bonito, pois fiz a reparação pelo lado de fora (exposto), sem ter retirado a peça. Mas resultou em termos de resistência. O que fiz foi unir as partes rachadas com a vulgar Supercola 3 e com algum bicarbonato de sódio à mistura. Após a colagem e de deitar o bicarbonato por cima, este humedeceu com a cola e de seguida secou. Nesse momento a colagem tornou-se extremamente forte. Mas usar Supercola 3 em todas as peças é um balúrdio de massa! Daí ter feito a pergunta acima. Exemplo, devo usar silicone em spray, ou fibra de vidro, ou outro material que achem melhor?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”