Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

t3lmo Escreveu:Eu tive esse comportamento várias vezes, e depois muitos despistes, cargas, descargas, tensões, etc... cheguei á conclusão que era: o canhão da chave!
Bastava um ligueiro toque para cima ou baixo e o comportamento alterava, e não era sempre igual, talvez fruto do uso de 4 anos.
Depois de uma breve inspeção na oficina, foi aberto, limpo, montado e nunca mais teve esse problema.
Infelizmente também é pouco provável que seja do canhão, por duas razões. Primeiro, porque este já foi revisto pelo Jorge Rocha há poucos meses, quando a Lady foi à oficina dele. Segundo, porque depois de conseguir que ela pegue pela manhã, já nunca mais me falha. Se fosse da chave, deveria falhar outras vezes durante o dia, imagino.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por t3lmo »

No meu caso só me falhava depois de carregar a 100%. Tinha que desligar e ligar várias vezes até ela acordar para a vida.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Checkpoint: 13000 kms. Atingido em 08/12. :)
Checkpoint: 13000 kms
Checkpoint: 13000 kms
4623_0_IMG_20161206_075738.jpg (151.13 KiB) Visto 5883 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Sem anomalias de maior a relatar. Apenas alguns "bugs" de fácil resolução ou com os quais posso viver bem:

1) A bicha de conta-kms voltou a deixar de funcionar! :roll: Fui a uma oficina de motos, pensando que teria de a substituir novamente. Afinal, o problema era um simples mau-contacto entre o cabo e a sua ligação à roda traseira. Resolveram com uma abraçadeira plástica, que mantém as duas peças juntas, e que acaba por ficar bem discreta. Custo: 3 €. ;)

2) Como o carregamento a 100% dá, por vezes, os problemas que já aqui reportei, acabei por programar o temporizador da tomada para se desligar um pouco antes desse carregamento ficar completo. Ao fim-de-semana, como atinge os 100%, desligo ainda no Domingo. Quando pego na scooter há 2ª feira, já os picos de voltagem baixaram, e permitem o arranque sem problemas.

Nada de mais, portanto. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Como podem reparar na foto que coloquei, os números indicadores de velocidade estão a ficar esbatidos pelo sol. Na oficina não parecem conseguir apenas o dístico, teria de substituir o quadro completo.

Alguém sabe se é possível substituir esse dístico? Os membros que tiveram/têm Berecos alguma vez mudaram isso?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Epa é questão de uma pequena bricolage mas honestamente não conheço o suficiente se é possivel abrir essa parte...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Com o final de 2016, e a conta de electricidade do seu último semestre, deu para chegar à conclusão que a mobilidade eléctrica que escolhi, compensa. Tanto ECOlogicamente, como ECOnomicamente. No total de 2016, paguei 65€ à administração do condomínio pela electricidade consumida, para cerca de 5200 kms percorridos (mais coisa, menos coisa). Foram 320,30 kWh consumidos.

Infelizmente, estas boas constatações vieram, poucos dias depois, ficar acompanhadas da confirmação daquilo que já suspeitava. A minha escolha da moto não foi a adequada para o tipo de utilização que lhe dou. Fruto da minha inexperiência inicial na locomoção a duas rodas... Por um lado, porque reconheço que não sou tão cuidadoso na condução como, se calhar, devia ser, assim como pelos pisos irregulares que utilizo diariamente. E a ser assim, devia ter optado por uma moto de perfil mais resistente, como uma de cross, por exemplo. Por outro, porque também já me convenci que, mesmo para uma scooter, se calhar a Bereco Evo é demasiado frágil. Aliás, o Jorge Rocha disse-me que ficou com essa mesma opinião sobre a marca, da última vez que esteve comigo em Guimarães.

O que aconteceu agora, foi que não tendo abrandado o suficiente numa lomba de estrada, por ter um carro demasiado colado a mim, a Lady partiu algo por baixo. Senti e ouvi algo a bater na zona do meio. Já perto do emprego, voltou a bater em algo, indiciando já que estava demasiado baixa... No regresso a casa, notei que o assento estava demasiado próximo da coluna do guiador, o que estranhei. Ao estacionar e colocar o descanso central, verifiquei que a zona central esticava, levando o banco à distância correcta. Retirando e colocando o descanso, foi fácil ver que efectivamente a scooter se dobrava sobre si mesma nessa zona central. Passei a ir de carrinha para o trabalho... :( Ontem levei-a ao "hospital", e recebi a informação que o quadro estaria quase pela certeza partido, e teria de ser soldado. A Lady ficou "internada", e aguardo que amanhã me digam o diagnóstico definitivo, com uma descrição dos danos que venham a detectar, bem como o custo do "tratamento"...

A Lady é frágil, eu sou pouco cauteloso, e o ano de 2017 não começou bem...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

Como eu te compreendo...aconteceu-me exactamente o mesmo...Infelizmente parece que os chineses não sabem soldar...


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

Nunca tive esse problema na minha, mas tambem quando fiz o upgrade o JR reforçou me o quadro.. Mas tens razão, as bereco são fraquinhas no material.. são motas de estrada de alcatrão

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Caramba ou os quadros vem fraquinhos ou nós estamos a engordar... enfim a ver vamos, tudo vai correr bem...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Custo da reparação: 120€... :(

Enfim, mas pelo menos, já rola novamente! :)

E espero sinceramente que os seus pontos fracos estejam a ficar resolvidos, na sua maior parte.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Nunca tive esse problema na minha, mas tambem quando fiz o upgrade o JR reforçou me o quadro.. Mas tens razão, as bereco são fraquinhas no material.. são motas de estrada de alcatrão
Pois... Quadro partido, plásticos rachados com a trepidação e até com simples aperto de parafusos, enfim... Mesmo sabendo que comprei uma marca barata e um veículo usado, confesso que nunca imaginei que fosse tão frágil. Mas pode ser que aos poucos vá ficando reforçada e me deixe mais tranquilo.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

luismoura Escreveu:Como eu te compreendo...aconteceu-me exactamente o mesmo...Infelizmente parece que os chineses não sabem soldar...
Quando me informaram do quadro partido, lembrei-me logo que tinha lido algo semelhante num DB, e não vai há muito tempo. Provavelmente foi no teu mesmo.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Nos últimos dias detectei algo que me parece anormal. Reparei que mesmo em andamento moderado, a +- 60 kms/h, em estradas planas e alcatroadas, a Lady indica no seu CB valores entre os 65 e os 70A. Em subidas ligeiras, vai para os 90A. Em subidas íngremes atira-se para os 103/105A (ultrapassa a escala, mostrando 05A)!... Anteriormente, nos piores casos, não passava dos 70A, salvo erro.

Ao final do dia, as baterias apresentam bem menos % de carga do que anteriormente. Hoje, por exemplo, fiz o percurso habitual, e cheguei com 17% bateria. Há muito pouco tempo atrás, chegava com +- 40%.

Será que isto poderá ter a ver com a reparação (solda) recente? Ou as baterias de repente passaram a apresentar anomalias?
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

Não será do frio? Com o frio as baterias puxam mais corrente e ficas com menos autonomia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu: sexta fev 10, 2017 7:08 pm Não será do frio? Com o frio as baterias puxam mais corrente e ficas com menos autonomia
Huumm! Não sei, talvez. Mas não me recordo de no Inverno passado ter chegado com tão pouca autonomia, nem ter visto valores tão altos em andamento. Só faço cerca de 25 kms/dia. Saí com 100% de manhã, e cheguei com 17%?...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

rcardoso Escreveu: sexta fev 10, 2017 7:39 pm
_rapt0r_ Escreveu: sexta fev 10, 2017 7:08 pm Não será do frio? Com o frio as baterias puxam mais corrente e ficas com menos autonomia
Huumm! Não sei, talvez. Mas não me recordo de no Inverno passado ter chegado com tão pouca autonomia, nem ter visto valores tão altos em andamento. Só faço cerca de 25 kms/dia. Saí com 100% de manhã, e cheguei com 17%?...
Com a idade, o efeito do frio sente-se mais nas baterias..


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por luismoura »

já me aconteceu algo parecido....o problema era...pneus vazios :p

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

luismoura Escreveu: sexta fev 10, 2017 8:34 pm já me aconteceu algo parecido....o problema era...pneus vazios :p
lol. Não é o caso. Estão bem cheios.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por cuttysark76 »

Nestes dias de 3° ou 4°, as células da minha mota (lifepo4) descem para os 3,0v em andamento, mesmo estando carregadas a 100%...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”