Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por MRider »

Não será os resguardos de plástico a tocar no pneu?

Eu quando tive a procura dos pirreli não encontrei. Mas aqui na Madeira só se pode ter o que enviam pra cá...
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

MRider Escreveu:Não será os resguardos de plástico a tocar no pneu?
Não. Verifiquei isso. O estranho é que tudo fica a uma enorme distância do pneu. Mesmo com o amortecedor a suportar bastante peso, nada se chega ao pneu. Nem encontro sinais de raspagem em peça nenhuma! :?
MRider Escreveu: Eu quando tive a procura dos pirreli não encontrei. Mas aqui na Madeira só se pode ter o que enviam pra cá...
Pois, mas em contrapartida, vives num local onde muitos apenas podem ir de férias. E outros ainda pior, pois apenas sonham em ir! :lol:
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Se houver um empeno numa das partes móveis também será esse o comportamento...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

O Jorge Rocha disponibilizou-se para vir cá na próxima 4ªf (feriado) dar uma volta com ela, para tentar descobrir o que se passa, e aproveitar para substituir gratuitamente as lâmpadas frontais de LED.

Ainda que não tenha tempo nem material próprio para resolver algum problema, pelo menos poderá averiguar os sintomas.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

Esses problemas por vezes são os piores.. Parecem coisa do Demo.. :twisted:
Boa sorte a tentarem descobrir a fonte do problema..

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por serges »

Epa espero que seja de rapida resolução...

Força
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por joaovt »

rcardoso Escreveu:Mas fico com a sensação que ou a Lady tinha muitos mais kms do que o antigo dono indicava, e lembro-me que este deu a informação ao Jorge Rocha de que a bicha do conta-kms estava avariada e tinha parado nos 5500 kms mas que poucos mais teria feito (??), ou então sou eu que estou com azar e as avarias derivam da frágil estrutura da scooter, e que deveria ter optado por uma mais resistente, com mais corpo, para enfrentar melhor o tipo de estradas que tenho de usar. Estou-me a lembrar, por exemplo, do possível problema nos amortecedores de trás. Um peso de 115 kgs no total dos dois ocupantes não deveria colocar problemas nos amortecedores, a não ser que estes já tivessem muito uso (digo eu)... E porque razão a scooter teve de levar um pneu novo atrás quando a comprei (colocado gratuitamente pelo Jorge Rocha) e o pneu chinês da frente aparentava estar novo, se só tinha pouco mais de 5500kms, e quando eu num ano inteiro de utilização diária, com tantos ou mais do que esses kms já feitos por mim, não vejo grande desgaste nos pneus desde então? Note-se que estou a pensar em trocar de pneus para ter segurança acrescida, e não porque os actuais estejam desgastados.
Pelos pneus duvido que tire alguma conclusão dos kms que tinha, pois esses trocam-se com facilidade, deverá haver outros pontos para verificar, discos de travão, estado geral da mota, pintura, ferrugem, plasticos queimados etc, eu já lhe tinha dito que pelos relatos a scooter devia ter mais kms, até muitos mais que aqueles que fala, até ia para mais um zero, mas até poderei estar a abusar visto não conhecer o veiculo, do que conheço das scooters de origem chinesa facilmente se tira kms, são contadores rotativos, não me admirava que nas oficinas o fizessem, os digitais são seguros.

Porque não pergunta por aqui quem tenha igual à sua e compare o estado delas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Algumas novidades. :)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

1ª) Na quarta-feira, feriado de 05 de Outubro, a Lady VE-Tória teve a visita do Jorge Rocha. :D
Ele resolveu o problema do farol de LED que não dava. Afinal era um simples mau-contacto de um cabo. Bastou prender-lo melhor e pronto! Nunca imaginei sequer que pudesse ser isso. Atirei sempre para falha na lâmpada...

Quanto às falhas de potência que a scooter apresentava nas lacadas da estrada, demos umas voltas na scooter, e o Jorge chegou à conclusão que algo estava a afectar o controlador, levando-o a reduzir a potência para metade. Algum mau-contacto nos cabos que vão até ao motor, ou até mesmo dentro do motor. Posso não estar a explicar bem, mas creio que era algo assim. Para resolver o problema, teria a Lady de ir passear até à E-Mobilidade do JR, em Aveiro, pois levaria várias horas para detectar a irregularidade no cabo certo. :( Ficou combinado que dentro de alguns dias ele me emprestaria uma scooter de substituição.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

2ª) A Lady chegou aos 12000 kms, na 5ª feira. :)
12000 kms
12000 kms
IMG_20161007_073653.jpg (98.04 KiB) Visto 3105 vezes
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por zeuz »

Espinho aqui e acolá, mas ela lá vai acumulando quilómetros... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

3ª) Também na 5ª f, foram substituídos os pneus da scooter. A Lady agora tem os Pirelli Diablo Scooter. Até agora, em piso seco, não deu para ver a sua mais-valia, que é o comportamento em chuva. Mas, já me apercebi que a Lady não perdeu na velocidade máxima, chega quase aos 90 kms/h em plano. E ganhou na suavidade de rodagem, pois ficou um pouco mais silenciosa.

Na próxima semana já se prevê chuva por cá, pelo que poderei dizer nessa altura como os pneus se comportam com piso molhado.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

zeuz Escreveu:Espinho aqui e acolá, mas ela lá vai acumulando quilómetros... ;)
Isso é que me dá alegria e vontade de continuar a pegar nela todos os dias! :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

4ª) Última novidade, por agora. E bastante surpreendente... ;)

Com a mudança dos pneus, a oficina apercebeu-se que era necessário mudar as pastilhas do travão de trás, mudar o óleo dos travões, e afinar a manete esquerda, relativa a esse travão. Dei autorização, e isso foi feito.

Na 6ª feira, nas viagens que fiz, a Lady não perdeu potência nas lacadas nenhuma vez! :o

Ontem, sábado, coloquei fita isoladora no cabo que vai até ao motor, numa zona que estava a descarnar, e prendi também com a fita, o cabo à barra lateral, para que não estivesse solto e sujeito a encostar a algo que o danificasse.

No final da tarde, fui com o meu filho dar uma boa volta pela cidade de Guimarães. Em nenhuma situação me apercebi de alguma falha de potência ou ruído estranho. A Lady está mais silenciosa que nunca! :D

A manter-se assim, já não será necessário levar a scooter à E-Mobilidade. Os próximos dias o dirão!...
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Mumia »

sempre a somar Km's é assim mesmo ;)

Bom espero que o problema esteja resolvido, senão certeza que o Jorge trata disso num instante ;)

Quanto aos pneus, gosto muito dos Diablo, sem duvida bons quer a seco quer em molhado (apesar de no molhado não me esticar muito), porém cuidado com estas primeiras chuvas!!!! As estradas parecem manteiga, por causa dos óleos acumulados e não há milagres nem com os melhores pneus :/
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Mumia Escreveu:sempre a somar Km's é assim mesmo ;)
Para isso a comprei. Circular com sol e com chuva. Sempre. Proteger o Ambiente, poupando dinheiro! :)
Mumia Escreveu:Bom espero que o problema esteja resolvido, senão certeza que o Jorge trata disso num instante ;)
Sim, não duvido. Mas estou a ficar convencido que desta vez ficou tudo bem, com o que quer que tenham feito na oficina, quando trocaram os pneus e as pastilhas de travão. Com os kms que fiz ontem, com o meu filho como pendura, pareceu-me que a scooter nunca esteve tão bem! Também já substituiu tantas peças, que está a ficar como nova. :P
Mumia Escreveu:Quanto aos pneus, gosto muito dos Diablo, sem duvida bons quer a seco quer em molhado (apesar de no molhado não me esticar muito), porém cuidado com estas primeiras chuvas!!!! As estradas parecem manteiga, por causa dos óleos acumulados e não há milagres nem com os melhores pneus :/
Sim, eu tenho cuidado. É o meu corpinho que está em jogo! :lol:
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por _rapt0r_ »

Boas noticias, agora é gozar e gozar até amortizares o investimento..

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

_rapt0r_ Escreveu:Boas noticias, agora é gozar e gozar até amortizares o investimento..
Espero que tenhas razão. :D
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por Jorge Rocha »

Foi apenas substituido o pneu da frente ou também o de trás?
Verifico que continuas a optar por fazer o caminho mais curto para chegar ao trabalho. Isso só te irá prejudicar.
Quer seja veiculo a combustão, electrico, ou a pedais, quando submetido a estradas onde os caminhos de cabras são mais facilmente transitaveis, rapidamente se verá uma maior degradação em todo o conjunto do veículo.
Estradas de inclinação superior a 20%, onde os paralelos ficam em escama, quando não saltam devida à tração para vencer tal inclinação, só servem para estragar material. Nem que me pagassem 1 euro por cada viagem que tu fazes, eu não passaria por aí.
Cada 1000km que fazes nesses caminhos, corresponde a mais de 20.000km nas estradas que eu ando. Assim não admira teres tantos problemas com os veiculos que para aí levares.
Se eu quero praticar verdadeiramente uma forma mais sustentavel, deverei sempre prever os gastos a longo prazo, e assim poderei fazer a melhor escolha.
No que respeita à minha mobilidade, mesmo quando tinha veiculos a combustão, já praticava baixos regimes/rotações/velocidades , fugia a estradas com pisos estragados, com fortes inclinações, e com muitos cruzamentos.
Depois que encontrei a mobilidade electrica, vi uma muito maior eficiencia com o estilo de condução que praticava.
Assim continuarei a praticar.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Lady VE-Tória ECO-Lógica: Odisseia de uma Bereco Evo por terras de Guimarães

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Foi apenas substituido o pneu da frente ou também o de trás?
Troquei os dois.
Jorge Rocha Escreveu: Verifico que continuas a optar por fazer o caminho mais curto para chegar ao trabalho. Isso só te irá prejudicar.
Quer seja veiculo a combustão, electrico, ou a pedais, quando submetido a estradas onde os caminhos de cabras são mais facilmente transitaveis, rapidamente se verá uma maior degradação em todo o conjunto do veículo.
Estradas de inclinação superior a 20%, onde os paralelos ficam em escama, quando não saltam devida à tração para vencer tal inclinação, só servem para estragar material. (...)
Jorge, o pior troço do caminho, e aquele onde até paraste a scooter para indicar a má colocação dos paralelos, é único. Nesse não tenho alternativa, pois é o de acesso aos pavilhões industriais.
No restante caminho, onde tenho efectivamente alternativas, ir por um lado ou pelo outro tem as suas vantagens e os seus inconvenientes. O grande inconveniente do que faço actualmente é a forte inclinação, não é o piso (com excepção à pequena ponte romana). O piso do caminho alternativo tem bastantes ratoeiras, mas tu só o passaste duas vezes, com bom tempo, pouco trânsito, e bem devagar. Se o passasses de Inverno, em horas de ponta, e apressado para ir almoçar (pois o tempo é limitado), talvez mudasses de opinião. Areias frequentes, curvas fechadas e com inclinação contrária ao que deveria ter, e carros sempre com muita pressa a cortarem essas curvas pela metade... E sim, é bem mais longo. Aliás, não será à toa que a maioria das pessoas que trabalham na mesma zona e se deslocam para o centro de Guimarães, utilizam o mesmo trajecto que eu.

Mas vou fazer esse caminho alternativo mais vezes, para ver se mudo de opinião.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”