VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Após 7 meses de utilização e 4372Km percorridos decidi iniciar o diário de bordo para relatar a minha experiência.
Vortex TWR - 3000W
Vortex TWR - 3000W
VortexTWR.jpg (104.08 KiB) Visto 3744 vezes
Foram realizados 129 ciclos de carga a uma média de 9.59Ah por carga. Ainda não é perceptível qualquer degradação por parte das baterias de GEL (6 grupos em série de 12V 30Ah a 2Hr). O BMS tem sido uma preciosa ajuda neste campo.
Ciclos de carga
Ciclos de carga
Cicloscarga.jpg (45.72 KiB) Visto 3744 vezes
Passou 991 Horas em carga e 120Horas em descarga. Zero problemas até ao momento.
Contagem das horas
Contagem das horas
Contador de horas.jpg (67.54 KiB) Visto 3744 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por Emanuel Couto »

E fez muito bem... meus parabéns :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por MRider »

Bem Vindo ao forum, vá partilhando as suas aventuras :P
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por Jorge Rocha »

Pronto!!! Queriam uma PCX, aí a têm... e baratinha :D

Já tive a oportunidade de andar, e fiquei surpreendido positivamente (até carregar no "boost", imaginem depois...).
Fico muito contente com este exemplo de mota, que mesmo não sendo por mim muito bem aceite (se para um uso abusado), já que tem baterias de chumbo gel, mas que se tem mostrado fiel, tanto a nível de prestações como de autonomias. Claro que sempre se anda com moderação, salvo raras excepções (se eu bem te conheço RuiSilva).
O iBMS para essas 6 baterias também é peça fundamental para uma vida longa, mas isso nem sempre é o suficiente, já que por vezes existem baterias com defeito de fabrica, onde apenas uma pode tornar um elo mais fraco e daí a nada, o conjunto, vir a ter problemas. Quanto mais estiverem em série maior é o risco de acontecer. Felizmente com esse iBMS existe um prolongamento de garantia, onde quando é analisado (muito facilmente pelo iBMS) algum defeito em alguma das baterias, essas mesmas são substituídas (como já me aconteceu numa TWA "quase scooter").

Uma vantagem desse conjunto de scooter, é todo o seu casamento entre carregador, iBMS, controlador (este, de onda pura, muito bem programado) em conjunto com as baterias (que até são bem escolhidas para o uso em questão, o moderado), que torna esse veiculo num verdadeiro amigo do ambiente e da carteira.

Continua a reportar esses ciclos e quilometros, que é de bons exemplos assim que necessitamos.

Uma pergunta... Através do iBMS (contando os Ah média, multiplicando por o numero de ciclos contabilizados) conseguimos facilmente fazer a média de consumo de KWh/100Km realizados? (dessa forma já dará para ver mais ou menos com que velocidades médias ela anda)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Jorge Rocha Escreveu:Pronto!!! Queriam uma PCX, aí a têm... e baratinha :D

Já tive a oportunidade de andar, e fiquei surpreendido positivamente (até carregar no "boost", imaginem depois...).
Fico muito contente com este exemplo de mota, que mesmo não sendo por mim muito bem aceite (se para um uso abusado), já que tem baterias de chumbo gel, mas que se tem mostrado fiel, tanto a nível de prestações como de autonomias. Claro que sempre se anda com moderação, salvo raras excepções (se eu bem te conheço RuiSilva).
O iBMS para essas 6 baterias também é peça fundamental para uma vida longa, mas isso nem sempre é o suficiente, já que por vezes existem baterias com defeito de fabrica, onde apenas uma pode tornar um elo mais fraco e daí a nada, o conjunto, vir a ter problemas. Quanto mais estiverem em série maior é o risco de acontecer. Felizmente com esse iBMS existe um prolongamento de garantia, onde quando é analisado (muito facilmente pelo iBMS) algum defeito em alguma das baterias, essas mesmas são substituídas (como já me aconteceu numa TWA "quase scooter").

Uma vantagem desse conjunto de scooter, é todo o seu casamento entre carregador, iBMS, controlador (este, de onda pura, muito bem programado) em conjunto com as baterias (que até são bem escolhidas para o uso em questão, o moderado), que torna esse veiculo num verdadeiro amigo do ambiente e da carteira.

Continua a reportar esses ciclos e quilometros, que é de bons exemplos assim que necessitamos.

Uma pergunta... Através do iBMS (contando os Ah média, multiplicando por o numero de ciclos contabilizados) conseguimos facilmente fazer a média de consumo de KWh/100Km realizados? (dessa forma já dará para ver mais ou menos com que velocidades médias ela anda)

A mota fez os primeiros 200 Km sem BMS, descargas e respectivas cargas inferiores a 10% não são contabilizadas como ciclo de carga (nestas situações as baterias fariam um grande número de ciclos). O próprio odómetro apresenta sempre algum erro. Por estes motivos a média de consumo de KWh/100Km realizados calculada apartir do iBMS é mais baixa do que o valor real.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por Jorge Rocha »

Pensei que se contabilizasse cada ciclo, por cada soma de 100% da capacidade configurada para essas baterias. Há possibilidade de, com uma simples programação, poder configurar assim o iBMS? (sei que pode não ter muito interesse, mas eu tenho a ideia que sim, teria)
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Jorge Rocha Escreveu:Pensei que se contabilizasse cada ciclo, por cada soma de 100% da capacidade configurada para essas baterias. Há possibilidade de, com uma simples programação, poder configurar assim o iBMS? (sei que pode não ter muito interesse, mas eu tenho a ideia que sim, teria)
Sim a pedido do cliente o iBMS pode contabilizar a totalidade das cargas. E só alterar uma linha de código.


Moto-E
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta set 18, 2015 12:21 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por Moto-E »

Olá Rui Silva . Desde já parabens pela scooter, é linda.Preciso saber velocidades e autonomia


Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Moto-E Escreveu:Olá Rui Silva . Desde já parabens pela scooter, é linda.Preciso saber velocidades e autonomia
A velocidade máxima real é de 70Km/h. Na autonomia já consegui 60Km em estrada nacional, com vento contra, a uma média de 50Km/h sem cortes.


Moto-E
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta set 18, 2015 12:21 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por Moto-E »

Obrigado pela informação Rui Silva. Diga se estou correcto, por aquilo que percebi, com esse tipo de baterias não será aconselhável descarregar mais de 60% da capacidade. A velocidade é suficiente para mim a minha dúvida é se ao fazer esses kms não se ultrapassa esse limite de descarga. Desculpe, mas sou leigo na matéria.


Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Moto-E Escreveu:Obrigado pela informação Rui Silva. Diga se estou correcto, por aquilo que percebi, com esse tipo de baterias não será aconselhável descarregar mais de 60% da capacidade. A velocidade é suficiente para mim a minha dúvida é se ao fazer esses kms não se ultrapassa esse limite de descarga. Desculpe, mas sou leigo na matéria.
Eu não faço qualquer limitação á utilização da scooter. Se tiver de descarregar 100% para chegar ao destino faço sem problemas. As descargas profundas na minha utilização não são a norma. Habitualmente uso 33% da bateria de acordo com a telemetria. Como podemos ver pelo gráfico a seguir quanto menores forem as descargas mais ciclos podemos extrair das baterias.
Ciclos versos descarga
Ciclos versos descarga
Graph1.jpg (28.18 KiB) Visto 3460 vezes
Nas descargas profundas, devido a pequenas diferenças entre as baterias, é normal que uma ou mais baterias possam atingir tensões abaixo das recomendadas pelo fabricante, comprometendo a durabilidade das mesmas. No meu caso, como utilizo BMS, isso não é um problema.


Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Actualização do diário de bordo. Primeiros 5000Km realizados mais concretamente 5265Km.
Odometro
Odometro
Odometro.jpg (60.75 KiB) Visto 3350 vezes
153 ciclos de descarga, 10.54Ah em média.
Ciclos de descarga
Ciclos de descarga
BattCycles.jpg (39.87 KiB) Visto 3350 vezes
147 Horas em descarga e 1200 Horas em carga
Contador de Horas
Contador de Horas
HourMeter.jpg (36.56 KiB) Visto 3350 vezes
As baterias continuam com uma performance excelente.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
RuiSilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: terça nov 12, 2013 12:17 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por RuiSilva »

Quase 4 meses e 3000Km passaram desde a última actualização do diário de bordo. A Vortex TWR continua a ser um exemplo de fiabilidade e resistência. Mesmo em dias frios as baterias continuam a dar muito boa conta de si. Ainda faz cerca de 50Km com uma carga nos dias mais frios.

8108Km percorridos.
Odometro
Odometro
Odometro.jpg (28.21 KiB) Visto 3168 vezes
293 ciclos de descarga, 9.07Ah em média.
Ciclos de descarga
Ciclos de descarga
BattCycles.jpg (14.91 KiB) Visto 3168 vezes
231 Horas em descarga e 2144 Horas em carga.
Contador de Horas
Contador de Horas
HourMeter.jpg (16.48 KiB) Visto 3168 vezes

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: VORTEX TWR 3000W - RuiSilva

Mensagem por zeuz »

Portanto, 8.000km num ano... 8-)


Tens contas da poupança alcançada ?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”