DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por zeuz »

_rapt0r_ Escreveu:Estou me a referir a 1ª temperatura que tem um 'A'. Por vezes, pego na Vectrix de um sitio fresco (com -5º do que o exterior) e ao andar a temperatura do A sobre 1º no máximo.. Ou quando pego nela do parque de estacionamento, o A está a uns 24º por exemplo e as restantes a 29º.. Julgo que o sensor A esteja dentro da caixa de baterias, que deve ter um excelente isolamento..
Não sei onde estará esse sensor, mas desta vez prestei atenção a esse valor... de facto parece-me indicar a temperatura ambiente e não vi grandes variações de valores, mas eu também não tenho possibilidade de estacionar em sítios muito mais frescos que a temperatura ambiente...
Brunus Escreveu:Creio que o zeuz tem essa versão instalada na dele.
Confirmo!
cuttysark76 Escreveu:
zeuz Escreveu:...
Que tal o firmware do ICM Zeuz?
Vê aqui: http://visforvoltage.org/forum/14181-ic ... icm2016rv4

Acrescento ainda que raramente consigo manter o CC activado, pois os ressaltos na estrada fazem actuar o sensor dos travões... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Tenho de ir experimentar essa última versão! Gosto do contador de Ah
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por zeuz »

cuttysark76 Escreveu:Tenho de ir experimentar essa última versão! Gosto do contador de Ah
Nunca uso isso... :roll:

Basicamente só faço uso do bypass ao erro de lâmpada fundida por causa da lâmpada de LED... de resto, o modo de debug permite-me controlar os Ah que puxo do pack de baterias, a respectiva temperatura, a tensão total e a voltagem da hi cell e lo cell, que é tudo o que preciso de momento. A restante informação que o firmware do #framuga proporciona não me é útil...

Sent from my X5 using Tapatalk
Última edição por zeuz em terça set 13, 2016 1:39 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por _rapt0r_ »

Porreiro porreiro era ter os A instantâneos e a temperatura no visor das horas.. Isso de ter que escolher entre as horas e os A.. é muito chato..

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por Jorge Rocha »

_rapt0r_ Escreveu:Porreiro porreiro era ter os A instantâneos e a temperatura no visor das horas.. Isso de ter que escolher entre as horas e os A.. é muito chato..
Penso que tudo seja possível, com mais o menos trabalho de programação, para quem domina essa arte!
Já agora rapt0r, a temperatura A da tua mota é a das baterias (sendo a média de 4 sensores inseridos no pack), que na versão original estavam mesmo por baixo das baterias, onde o ar, canalizado pelas entradas da frente, batia. A temperatura dos 4 BMS's, por estes estarem afastados das células, dentro de uma caixa com ventilação própria, é bem provável que suas temperaturas seja um pouco diferentes e que possam aumentar muito repentinamente na fase final do carregamento, para o balanceamento por sangramento das células com tensão mais alta.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por zeuz »

Jorge Rocha Escreveu: Penso que tudo seja possível, com mais o menos trabalho de programação, para quem domina essa arte!
Nim!
Neste caso o problema é que os mostradores digitais da Vectrix são mostradores de linhas, logo a quantidade de informação e a forma como é mostrada está limitada pela capacidade dos mostradores ( ex: o mostrador central mostra CU 140, mas deve-se ler C(onstant)V(oltage) 140 ).

Se os mostradores fossem do tipo TFT, então aí a limitação seria o céu(, salvo seja! :D )!

O protótipo da VT-1 tinha um painel de instrumentos totalmente digital, à semelhança da Energica Ego.
Jorge Rocha Escreveu: Já agora rapt0r, a temperatura A da tua mota é a das baterias (sendo a média de 4 sensores inseridos no pack), que na versão original estavam mesmo por baixo das baterias, onde o ar, canalizado pelans entradas da frente, batia. A temperatura dos 4 BMS's, por estes estarem afastados das células, dentro de uma caixa com ventilação própria, é bem provável que suas temperaturas seja um pouco diferentes e que possam aumentar muito repentinamente na fase final do carregamento, para o balanceamento por sangramento das células com tensão mais alta.
A de Average... de facto não estava totalmente convencido de ser um sensor de temperatura ambiente...
Última edição por zeuz em sábado set 17, 2016 1:18 am, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por _rapt0r_ »

Jorge Rocha Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:Porreiro porreiro era ter os A instantâneos e a temperatura no visor das horas.. Isso de ter que escolher entre as horas e os A.. é muito chato..
Penso que tudo seja possível, com mais o menos trabalho de programação, para quem domina essa arte!
Já agora rapt0r, a temperatura A da tua mota é a das baterias (sendo a média de 4 sensores inseridos no pack), que na versão original estavam mesmo por baixo das baterias, onde o ar, canalizado pelas entradas da frente, batia. A temperatura dos 4 BMS's, por estes estarem afastados das células, dentro de uma caixa com ventilação própria, é bem provável que suas temperaturas seja um pouco diferentes e que possam aumentar muito repentinamente na fase final do carregamento, para o balanceamento por sangramento das células com tensão mais alta.
Os sensores no sitio original não fazem muito sentido.. retira a perceção da temperatura real do pack. Assim, como colocas te agora, dá para controlar melhor a temperatura do pavk :)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por Jorge Rocha »

Conforme de origem, a temperatura 1, 2, 3 e 4 é que corresponde à temperatura média do pack, sendo a média das leituras de 10 células em cada um dos 4 BMS.
A leitura "A" refere-se à média das 4 leituras da temperatura ambiente, que é onde o ar é projectado para o pack, por baixo, para que arrefeça as células, saindo por cima.
Com temperaturas exteriores a rondar os 15ºC até que funciona muito bem, o arrefecimento. Já com temperaturas a baixo de 10ºC, poderá diminuir a elasticidade das células de LiFePO4, onde os comportamentos a baixas temperaturas as torna muito preguiçosas.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Imagem

Junto ao IST... infelizmente, apenas funciona uma tomada...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por Mumia »

é só carregamentos por wi-fi :evil: :evil:

os que não estão a carregar merece é tudo ser martelado pela polícia...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Acho que te induzi em erro... Estão todos à espera da tomada!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Tudo igual na vida da minha Vx-1, não tem rolado tanto, por estar à venda, mas parece-me que vai der difícil vender a mota num futuro próximo.

Entre alguns argumentos que encontro, para não conseguir a venda, acho que a autonomia reduzida e o cuidado redobrado com o acelerador dada a dimensão do pack, destacam-se.

Por outro lado, as minhas costas sofrem mais pelo tempo passado em cima da mota. Esse tempo aumenta por causa da velocidade a que sou obrigado a cumprir os 80kms diários, cerca 50/60kmh.

Tenho pensado em fazer um upgrade ao Pack, por exemplo as células Leaf que os polacos vendem.

Com um bom Pack de 60Ah, poderia reduzir os tempos de viagem... Mais autonomia, enfim, mais mota!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por _rapt0r_ »

Não é possivel uma solução identica a do sugarstorm?


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por jasmim »

Já falaste com o Jorge Rocha. Talvez fique com o teu Pack GP e coloque umas Calb de 60Ah como na minha.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Tinha pensado no Pack Leaf, porque investindo os cerca de 4000€, valorizava a mota perto desse montante, ficando a valer aproximadamente 8000€, tendo o Pack, garantia de 2 Anos.

Ao mesmo tempo, ao vender o pack actual e respectivo BMS, poderia abater parte do investimento.

Estou a tentar obter um orçamento junto dos polacos com e sem BMS.
A solução do Sugarstorm, penso que foi temporária até as Nimh cederem.

Tenho de sondar o Jorge Rocha!

Os Polacos têm um Pack de 15,8KW para a Vectrix à base de células Tesla... 10400€
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Passados os ventos fortes que caracterizam o verão nestas paragens, ontem já foi possível fazer Cascais - Lisboa na A5. Coloquei o CC nos 35A e acelerei até aos 60A nas subidas mais íngremes.

Consegui uma velocidade mínima de 65/70Kmh e máxima de 100Kmh. Consumiu cerca de 8 Barras nos cerca de 30kms.

A velocidade é baixa, mas eram 01:00 e não havia trânsito.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


coldp
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por coldp »

Código: Selecionar todos

  Por ter infringido a regra n.º 1 o seu comentário foi removido. 

Código: Selecionar todos

 Se continuar assim, pode vir a ter uma surpresa...    


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Hoje, o carregador da mota aparentemente bloqueou.

Fui verificar se a carga tinha terminado e a única informação que variava era a dos sensores de temperatura. As ventoinhas do carregador também estavam desligadas

Desliguei a tomada, esperei um pouco e voltei a ligar. Reiniciou o carregamento, praticamente na fase de equalização e concluiu com sucesso uns minutos depois, no entanto, as ventoinhas do carregador nunca se ligaram.

A temperatura ambiente era de 17°C.

Será que o carregador avariou?
Se as ventoinhas tiverem morrido, posso carregar a 500W (para poder levar a mota ao dr)?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por Jorge Rocha »

A do Jasmim já teve que levar um ventilador novo. É uma operação simples de se fazer, tendo como parte mais difícil, desmontar e voltar a montar as carnagens da parte da frente da Vectrix.
O ventilador original é construído para pouco caudal de ar, mas muita pressão. Na minha opinião um ventilador de muito caudal adequa-se melhor para o efeito.
Sendo este carregador um carregador misto, entre ventilado e com dissipador aletado em alumínio, nada será danoso se trabalhar com 500W, mesmo sem ventilação forçada, e as baterias agradecem.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB Black Jack - Vectrix Vx-1 Li GP30A

Mensagem por cuttysark76 »

Obrigado Jorge!
Há algum teste que possa fazer antes de enviar para reparação?
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”