Sanyou Ekoway TL6000

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Boas,
Adquiri uma Ekoway TL6000 no dia 14 de Setembro.
Foi preparada e vendida pelo Jorge Rocha.
Veio a rolar desde Aveiro até Lisboa. conduzida pelo Jorge.
Apenas carregou em Leiria (demorou 2h30m com os 2 carregadores: 10A+16A) e conseguiu fazer 140km até Lisboa a uma velocidade de 70km/h.
Neste momento ando muito pouco com ela (estou desempregado), trabalho ocasionalmente.
Fiz apenas 30 km, mas já fiquei viciado :P
A minha primeira scooter foi uma Etropolis rectro lítio, que comprei há 2 anos, também ao Jorge. Fiquei impressionado pela positiva.
Como o trabalho que faço implica fazer a IC19 até Sintra, resolvi fazer o upgrade.
É muito confortável, devido aos apoios de pés e de costas. Muito fácil de conduzir e de manobrar. As melhorias feitas pelo Jorge (travões, apoio lateral, suspensão traseira, etc) foram excelentes.
Já vi aqui vários comentário em relação a velocidades.
Posso dizer que ontem à noite, fiz a subida de Sete Rios para a Av. das Forças Armadas (Lisboa) com vento forte contra e o conta km a marcar 89 km/h.
Para comparar velocidades, um amigo vinha num bmw 525 td a 90 km/h. Não quer dizer que seja certo, mas a diferença entre o que marca e o real não deve andar muito longe.
Até Breve,
Jorge Marques.
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por _rapt0r_ »

Parabéns pela compra acertada.

Que baterias é que o Jorge colocou e a capacidade?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns!
Continuação de muitos km's com este "menina" :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por serges »

Epa falta a foto da praxe e muitos kms em cima!

Parabens pela escolha... que Mobilidade Electrica te acompanhe!
eh eh
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por Mumia »

Parabéns pela compra :) agora é fazer muitos e bons Km's com ela sem problemas de maior ;)

Vá vá venham de lá fotos da menina ;) e mais historias e aventuras ;)

P.S. - mais uma mota para aparecer pla cafezada à 6ª feira na Marina de Oeiras ;) toca a apresentar a menina à malta ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem vindo ao forum Jorge Marques.
Foi muito bom ver o nascimento deste diário de bordo.
A sua anterior mota eléctrica está realmente muito bem estimada. Toda a gente que passa na loja pensa que ela é nova.
Já se deve ter dado conta que o controlador dessa mota não é dos mais silenciosos no arranque, mas não fique a pensar que está pior servido.
Esse Kelly já é dos de nova geração, com muito mais protecção no arranque e na paragem com a travagem regenerativa, onde irá prolongar muito a sua durabilidade, e se há alguns já na casa de uma centena de milhar de quilómetros, sendo dos que não eram tão protegidos, que fará este?
O SABVOTON, de onda pura, muito mais suave e silencioso nos arranques, também acaba por aquecer um pouco mais do que os trapezoidais kelly. Ou se estrangula muito, ou se anda com muito cuidado para não o fritar.

Já agora, estas baterias são as GBS LiFePO4 de 60Ah, originais, mas com um BMS para possível necessidade de protecção e balanceamento.
O carregador de 10A é um TC Charger, do melhor material que anda aí, para durar muito e com o factor de potencia compensado a 100%. Com a dissipação que tem, e no local onde ficou, não aquece quase nada, sem fazer qualquer barulho.

E o computador de bordo, ainda não bloqueou? (aconteceu comigo no final do carregamento em Leiria, media a corrente e não fazia o desconto na capacidade, tendo que se desligar e voltar a ligar para ficar bom)

Muitos e bons Km!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Boa tarde,
Fiz o 1º passeio na Ekoway, até Carcavelos, cerca de 40km.
Condução muito agradável, boas respostas a partir dos 40/50 km/h.
Apanhei bastante vento, mas apenas eu o sentia. A scooter seguia direitinha sem dar por nada :)
Quando cheguei fui carregar. O conta km parcial marcava 53km e ainda tinha as baterias a 67%
Em relação ao controlador, se o arranque for suave quase não se dá por ele, mas se o arranque for rápido, é muito desagradável.
Até pensei que fosse uma qualquer desafinação. É o único ponto que me desagrada.
O computador de bordo, até agora, apenas não actualizou o 1º carregamento. Ficou nos 24%, quando no mostrador faltava apenas 1 barra para os 100%.
Muito bem impressionado, apesar da pouca experiência de 2 rodas, com a minha Ekoway e com o trabalho realizado pelo Jorge.
Um abraço.
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por _rapt0r_ »

Esse controlador não é um kelly? Se for, acho que é possivel configurar..relativamente a autonomia, estas mt bem servido, mas no inverno, nos dias mais friorentos, vais sentir 1a quebra na autonomia.. mas n te assustes, é normal..

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por Jorge Rocha »

Mas rapt0r, a configuração dos kelly apenas serve para alterar alguns parametros, nunca dará para fazer dele um de onda pura, onde não se sente os impulsos da corrente a saltar de fase em fase.
JorgeMar, como lhe disse, se o cb se portar mal, posso enviar outra peça de plastico onde outro já lá esteja inserido para fazer a troca facilmente.
E o carregamento, com os dois carregadores, já foi testado?
Tudo por um mundo mais limpo!


_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 623
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por _rapt0r_ »

Jorge Rocha Escreveu:Mas rapt0r, a configuração dos kelly apenas serve para alterar alguns parametros, nunca dará para fazer dele um de onda pura, onde não se sente os impulsos da corrente a saltar de fase em fase.
JorgeMar, como lhe disse, se o cb se portar mal, posso enviar outra peça de plastico onde outro já lá esteja inserido para fazer a troca facilmente.
E o carregamento, com os dois carregadores, já foi testado?
Tinha ficado na ideia que ele se referia a arranques bruscos..

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por MVS »

Um controlador de motor BLDC trapezoidal é uma coisa, um sinusoidal é outra e por fim um FOC é uma outra completamente diferente. O Kelly KEB72801X é um controlador trapezoidal. O controlador Sabvoton SVMC72150 é um FOC (Field Oriented Control). Os controladores FOC além do baixo ruído (onda sinusoidal) são mais eficientes em todo o regime e inclusivamente durante as variações de binário.
De uma forma geral os controladores de motor FOC aquecem menos que os trapezoidais até por via da maior eficiência.
Todos estes controladores devem ser instalados com um dissipador em alumínio devidamente calculado, nunca usei menos de aletas 40mm de altura e mesmo assim isto fica no limite para os modelos de 6KW nominais.
Não abusar dos parâmetros de Field weakening porque nos motores hub de baixa indutância não surte grande efeito e pode ser uma das razões para o aquecimento excessivo verificado.
Os Kelly respondem mal a baixo e médio regime e para melhorar esta resposta é necessário abrir os consumos na programação que se tornam depois exagerados a alta rotação. Subir a 90Km/h reais com um motor hub (baixa capacidade de overload) de 6KW é pedir chatices. Convém limitar estes comportamentos a breves períodos.
No entanto gosto muito mais da travagem regenerativa do controlador Kelly em relação ao Sabvoton (tem uma grande variação do binário de travagem de alta para baixa rotação, mas isto é asneira da parte deles).
Imagem


Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Boas,
Ontem fui enganado, tanto pelo mostrador do painel como pelo computador de bordo.
Mostravam mais de 50% de bateria e estava a zeros... :( Parecia uma árvore de Natal com as luzes todas acesas, incluindo os máximos.
Aproveitei para telefonar ao Jorge Rocha, pelos sintomas, que disse logo que as baterias deviam estar descarregadas.
Nem mais...
Estava parado na rua da Escola Politécnica, junto ao largo do rato, mesmo em frente à cervejaria real fábrica. Entrei e perguntei se faziam o favor de me deixar carregar 20 a 30 minutos, mas fui despachado em três tempos, por um dos empregados, com um: "o patrão não está cá", virou-me as costas e foi para a cozinha.
Logo a seguir há um stand da C. Santos. Entrei, o sr, João Alves veio ao meu encontro e fiz o mesmo pedido. Apenas me pediu 1 minuto para pedir a devida autorização ao responsável. Se fosse para comprar um Mercedes topo de gama, não devia ter um atendimento melhor... :)
Ficou a carregar 25/30 minutos, com os 2 carregadores 10 + 16A, e retomei o caminho de regresso a casa.
Tive sorte por ter ficado apeado junto um stand, por sinal também tinham motas eléctricas para venda, ter um atendimento 5* para carregar as baterias.

Já agora, há alguém que saiba onde posso arranjar um manual da scooter Ekoway TL6000?
Já pedi ao sr. Paulo Cordeiro, da Ecocritério, que disse que me enviava em formato digital (pdf), mas já passou mais de 1 mês e nada... :(

Um abraço,
Jorge Marques.
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por serges »

Ui Ui

bem esses enganos são sempre chatos... já empurrei tanto a minha....

Quanto ao manual fala com #T3lmo
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Obrigado pela dica Serges.
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh


luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por luismoura »

Boas,
Relativamente às informações fornecidas pelo painel no mostrador...não te indica coisa nenhuma...nem vale a pena olhares para ele.Quanto a info fornecida pelo CB, se for igual ao que o Jorge colocou na minha mota acho estranho essa margem de erro, pois o meu é bastante preciso...graças a ele nunca fiquei a pe em 13000km...
Não notaste a mota a perder potencia? A minha quando falta 20% ou menos nao passa dos 70km/h, e a aceleração e mais lenta...E aguenta-se assim até aos 8% pelo menos (nunca fui abaixo disso).
Eu tenho o manual da TL6000 da ecocriterio...sao algumas paginas A4 feitas por eles que nao tem grande informação útil.Mesmo assim se quiseres envio-te, manda-me o teu mail por mp.


Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Sim, é verdade que senti perda de potência em duas das últimas subidas que fiz.
Mas como tinham alguma inclinação e arranquei a meio. não liguei muito...
Além disso, estava na zona do Rato/Estrela e com chuva, não dava para andar muito.
O Jorge alertou-me que o CB poderia bloquear, pode ter sido isso.
Obrigado pelo manual.
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh


Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Boas,

Finalmente algumas fotos já com topcase.
A peça foi feita em ferro e depois zincada e lacada.
Custo total: 120€ (100 da peça e 20 da zincagem e lacagem)
Se alguém precisar, aqui estão os contactos:

Oficina: ALCINO TEIXEIRA LIMA - SERRALHARIA CIVIL LDA.
Rua de Miraflores, Lote 509
2695-601 São João da Talha
Bobadela

Pintura: CROMAGEM AUTO LAR DA CARRICHE, LDA.
Rua de Angola, Casa Galos.
2675-037 Olival de Basto
(Junto ao início do acesso à subida para a Calçada de Carriche)

Cumprimentos,
Jorge Marques.
Anexos
IMG_20161229_153341.jpg
IMG_20161229_153324_LI.jpg
IMG_20161229_153308.jpg
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por Emanuel Couto »

Ficou fixe... :)

Bonita mota.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por serges »

Boa arrumação e nunca é demais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jorgemar
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta set 09, 2016 5:44 pm
Localização: Lisboa

Re: Sanyou Ekoway TL6000

Mensagem por jorgemar »

Nem mais :) comprei uma Givi de 45 lts.
Junto anexo mais algumas fotos da peça feita por encomenda, com os locais de fixação com parafusos.
Anexos
Chapa para fixar a base da topcase
Chapa para fixar a base da topcase
Utilizando a fixação do assento do pendura, trocando os parafusos por outros maiores
Utilizando a fixação do assento do pendura, trocando os parafusos por outros maiores
Peça fixa com parafusos no quadro junto às suspensões
Peça fixa com parafusos no quadro junto às suspensões
2.250 km Etropolis Rectro Lithium
14.000 km Ekoway TL6000
52.000 km - Vectrix VX1 - 8 kwh

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”