Página 2 de 3

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: sexta nov 02, 2018 2:04 pm
por serges
Muito bem 500kms mês acho perfeito...

Parabéns e mais kms nela...

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: domingo mar 17, 2019 4:08 pm
por XaYu
Boa tarde pessoal.

Há 2 carregamentos que me acontece algo estranho.
Há dias cheguei à garagem de manha para ir trabalhar e esperava encontrar a mota com os displays desligados (como é habito) depois de ter ficado a noite a carregar. Tal não acontceu. Cheguei ao pé dela e verifiquei que a 1ª barra a contar de cima não estava carregada. Como já estava atrasado para uma reunião n dei muita importância e segui viagem normalmente. Sensivelmente 1 ou 2 km depois de sair de casa verifiquei que a LED de bateria estava a piscar. Piscou cerca de 2 ou 3x (desde o momento em que reparei que estava a piscar, n sei se já estava a piscar há algum tempo) e desligou-se. Fiz a viagem de ida e volta para o trabalho normalmente. Ao chegar a casa, e por descargo de consciência, coloquei a mota de novo à carga que começou a carregar normalmente até aos 1000Ah q é o q tenho configurado. Deixei a carregar e fui pra casa.

Na manhâ seguinte (sábado) fui verificar como estava a mota e lá estava ela com os displays ligados de novo.... E desta vez a faltar carregar 3 barras. Desliguei a mota da ficha. Passado umas horas voltei a colocar à carga. Desta vez fiquei ao pé dela a ver se algo de anormal se verificava. E verificou-se: passado nem 1min de estar à carga o display passou de CC 150 para CU 150, o ponteiro começou a baixar (indicador Cur) e passado uns tempos estava em EO 150 e, pelo que me aperecebi a mota deixou de carregar ou estava num estado MUITO LENTO (Cur marcava 04).

Tentei procurar na net por respostas mas n consigo encontrar nada de muito relevante àcerca destes códigos: CU e EO. Apenas o que passo a citar de um post do V for Voltage:
Constant Current mode – C.C.153

In constant current mode the charger output current is set at 3.0 Amperes and is intended to complete the charging process.

The Constant Current mode is 'terminated' by one of the following reasons:

The battery voltage reaches 151 to 154volts (C.C. 151 to 154)

The battery input power (C.C.mode) reaches a preset limit (6.0 Ah)

The charge time (C.C.mode) reaches a preset limit (2.5hrs)

The battery temperature reaches the preset limit (50Degrees C)

Opinion
At 10% of Battery Capacity, 3.0 Amperes does not seem an unreasonable level of current. However, considering that the battery has already been overcharged by the C.P. Mode, it actually only serves to add to the damage. Again the 'Cut off limits' allow further damage to accumulate. Even 3.0 amperes, under the battery's present overcharged, overheated condition, can only result in further overheating and further damage.

The remaining modes are:-

C.C. To E.Q Cool off mode.- C.O. 000
Consists of a One hour cool off period which precedes the E.Q. mode if the battery temperature exceeds some 30 degrees C. and is followed by the:-

Equalisation mode – E.O. is brought into action only every 12 or so hours of discharge and is terminated by one of the following:

The battery voltage reaches 153volts (E.O.153)

The charge time (E.Q. mode) reaches a preset limit. (3.0hrs)

The battery temperature reaches the preset limit (50Degrees C)

Opinion

The Equalisation mode is intended / designed to 'repair' the damage or, as we know it, the imbalance (the inequality of state of charge between the cells). What it actually does is to further add to the damage. It results in further charging the cells which are already full causing more heat damage (cell bulging resulting from excessive internal pressure and heat). Yes, any cells which were below capacity are now receiving the extra charge which they need to bring them up to 'full', but this is at the expense of damaging yet more cells and, due to the heating effects, causing further imbalance.

Note:-

This script is a description of the Vectrix battery charging techniques as I understand them. Some of the figures are variable due to temperature compensations within the programme, others are variable with different software issues. The basic pattern of charging is a reasonably accurate report on what I have found to be the case.

Estou com problemas? Precisa de equalização demorada?

Vou voltar a por a mota à carga (1 dia depois) e ver o que acontece.

Opiniões e informações são bemvindas.

Abraço

PS: Ah, está com cerca de 8.600km.

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: segunda mar 18, 2019 1:14 am
por zeuz
CU = CV = Constant Voltage

Sent from my Edison 3 using Tapatalk


Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: terça mar 26, 2019 1:28 am
por Barrocas
Boas Xayu,

Ando praqui a ver as novidades, e vi que estás com dificuldades.

Eu estou a trabalhar com o Jorge Rocha, se quiseres podes ligar e passar por ca quando te convier, para podermos ver o que se passa.

Sent from my MI MAX using Tapatalk


Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: sexta mar 29, 2019 12:35 am
por XaYu
Boas Barrocas.

Bons olhos te vejam! Já lá vão uns aninhos... ;)

Para já penso que o 'problema' está resolvido. Acho q a mota estava mesmo a precisar que a deixasse com pouco 'sumo' nas baterias e de fazer um carregamento de + de 12h para fazer a equalização das células. Fiz isso e passado uma semana não sinto sintomas nenhum na mota.

Se tivesse visto que era algo impeditivo de andar com a mota já tinha ligado ao Jorge :) De qualquer forma agradeço a disponibilidade.

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: sexta mar 29, 2019 12:42 am
por Barrocas
Sim, passei uns tempos desligado, mas estou de volta à carga, e com energia redobrada ;)

Ok, ainda bem que a mota se esta a portar melhor, mas se precisares de alguma coisa, estamos ca para ajudar :)

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: sexta mar 29, 2019 12:08 pm
por Barrocas
Tenta ver quais sao os valores de tensões das celulas, valor da mais baixa e da mais alta.

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: segunda jul 29, 2019 11:16 pm
por XaYu
Ora a Tequilla quis ficar uns dias parada em casa... :oops: :evil: :? :?
Não, não são baterias, controladores, fusiveis (bato 3x na madeira), foi mesmo o pneu de trás que furou... :evil: :evil: :evil:

Andei a pesquisar e parece que o tão falado (e usado) Pirelli Diablo já está descontinuado :o :o :o :o pelo menos o 140/60 - 13'... de 13' só mesmo 130/70... não me estava muito apetecer por um pneu mais fino e mais alto :? :?

Alguem usa 1 penu destes (130/70-13')? Se sim, que dizem sobre ele: piso seco, molhado, durabilidade...

Andei a pesquisar alternativos para as medidas 'default' do pneu traseiro da vectrix. Deixo de seguida uma lista de alguns potenciais, gostaria de saber se algum tem algum destes e, em caso afirmativo, a experiencia com o mesmo. Deixei de fora desta lista o Continental Twist e o Dunlop ScootSmart (vi alguns relatos em vários sitios a falar 'mal' destes)...

Thanks ;)

Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: terça jul 30, 2019 8:48 am
por zeuz
A minha catalã vinha equipada com um Michelin CityGrip na roda da frente e não gostei... o @klintzer está a usar esse modelo na roda traseira...

O Pirelli evo22 não era o pneu que equipava de origem às VX-1?

Sei que a Pirelli tem um modelo substituto do Diablo, mas não me recordo do nome...

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: terça jul 30, 2019 12:55 pm
por serges
tem um novo modelo que mudou um pouco mas mantem se igual em termos de performance eu gostei e pus a frente da minha e sim cinco estrela smelhor que o city grip que tinha...

Tambem não me recordo do nome!

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: terça out 22, 2019 10:03 am
por XaYu
Viva,

Ora bem, em relação ao pneu optei por um Michellin City Grip. Para já em piso seco nada a dizer, já em molhado... não sei... ainda só 'apanhei' 2 dias de chuva mas... n gostei lá muito... acho que preciso de + dias de chuva para ter uma opinião concreta até porque reparei que tenho o calço do travão de trás já a 'bater no ferro' e pode ter condicionado essa condução em chuva.

Falando em calços, o pessoal das vectrix tem posto sempre os da 'marca' ou qualquer um serve desde que tenha as mesmas medidas? Já agora, no grande Porto, que oficina recomendam para a troca? Preciso urgentemente de trocar!!

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: quinta out 24, 2019 8:39 pm
por Mumia
isso será um pouco ao gosto da malta, mais sintéticas ou menos, nem que as tires, levas a um loja de venda de peças de motas e compras umas iguais e depois é só montar.

Quanto aos pneus, bom eu para mim tenho tido sempre os Diablo, tenho de trocar o da frente e penso que deve ir para o mesmo :)

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: sexta out 25, 2019 10:05 am
por XaYu
Mumia Escreveu: quinta out 24, 2019 8:39 pm isso será um pouco ao gosto da malta, mais sintéticas ou menos, nem que as tires, levas a um loja de venda de peças de motas e compras umas iguais e depois é só montar.

Quanto aos pneus, bom eu para mim tenho tido sempre os Diablo, tenho de trocar o da frente e penso que deve ir para o mesmo :)
Pneus Diablo com as dimensões para a Vectrix ja não 'há'... há agora um novo modelo que nem bate certo com essas dimensões. Com as dimensões da Vectrix encontrei um site em Espanha que não me conseguiu confirmar se ainda tinha em stock mas também me disse que se tivesse já não estariam em condições... já deviam andar por lá 'perdidos' faz tempo...

Quanto ás pastilhas já vi aqui 2 ou 3 oficinas pelo Porto e amanha passo lá!

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: sexta out 25, 2019 5:05 pm
por serges
Pois infelizmente os Pirelli eram pneus para todo o ano mas mais moles com isso gastavam se mais depressa mas bestiais... bem que dizer...

Vamos lá aver pois os Michelin não me convencem de todo... andei com um city grip por uns anos a frente e era o ver se te avias...

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: domingo out 27, 2019 9:54 pm
por Mumia
XaYu Escreveu: sexta out 25, 2019 10:05 am
Pneus Diablo com as dimensões para a Vectrix ja não 'há'... há agora um novo modelo que nem bate certo com essas dimensões.
Do que sei, o unico dos Diablo que deixou de haver foi o de trás, o da frente ainda há, existe para trás mas com 1 cm mais de altura.... Porem vieram os Angel ou que é, que são os "novos" Diablo, vieram substituir os antigos Diablo e Diablo Rosso... ;)

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: segunda out 28, 2019 11:25 am
por XaYu
Mumia Escreveu: domingo out 27, 2019 9:54 pm
XaYu Escreveu: sexta out 25, 2019 10:05 am
Pneus Diablo com as dimensões para a Vectrix ja não 'há'... há agora um novo modelo que nem bate certo com essas dimensões.
Do que sei, o unico dos Diablo que deixou de haver foi o de trás, o da frente ainda há, existe para trás mas com 1 cm mais de altura.... Porem vieram os Angel ou que é, que são os "novos" Diablo, vieram substituir os antigos Diablo e Diablo Rosso... ;)
Correto e afirmativo, estava a falar do pneu de trás, que foi o que substitui devido ao furo :) E sim, de trás o novo tem + 1 cm e por isso não o comprei. Isso dos 'Angel' não sabia, pesquisarei numa próxima troca, que espero ser daqui a um bom tempo :D

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: segunda out 28, 2019 1:47 pm
por Mumia
sim eheheh que não tenhas de voltar a trocar tão rapido, ou se tiveres que seja por desgaste de tanto andar eheheheh :P

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: quarta out 30, 2019 12:50 am
por zeuz
Está na altura de trocar o pneu de trás da minha catalã e espero conseguir que seja novamente um Pirelli!
Michelin CityGrip é que 'j'mais!'

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: quarta out 30, 2019 1:34 pm
por serges
Pois estás no mesmo dilema que eu!

Talvez dure até para o ano ao que honestamente nem quero pensar nesse dito...

Re: Tequila Zum Zum - Vectrix

Enviado: quarta out 30, 2019 3:52 pm
por XaYu
Já agora, a Tequila fez 2 anos no fim da semana passada!!! :D
Conta com 12.700km.