Melhorar patinete/scooter elétrica

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cartovago
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Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por cartovago » segunda mar 12, 2018 12:14 pm

Olá pessoal!

Preciso de ajuda!

Tenho uma scooter chinesa, aquelas de 800w e 36v, mas preciso de mais força para ladeiras.
https://http2.mlstatic.com/patinete-sco ... 016-F.webp

O motor dela:
https://http2.mlstatic.com/motor-scoote ... 2016-F.jpg

Ela é alimentada por 3 baterias de chumbo (12v14ah) e estou querendo colocar 4 de lítio (12v12ah), somando 48v

Dúvidas:

1 - Apenas a troca das de chumbo pelas de lítio traria ganho em performance? Obs: As baterias de chumbo estão com mais de 3 anos.

2 - Preciso trocar o motor ou ele aguenta? Obs: Utilizando 48v.

3 - Caso o motor aguente, terei que usar qual controlador? 800w/48v, 1000w/48, o atual de 800w/36v ou outro mais potente?

Alguma outra sugestão?

Obrigado pessoal!
Última edição por cartovago em segunda mar 12, 2018 4:14 pm, editado 1 vez no total.


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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por serges » segunda mar 12, 2018 12:16 pm

Boas

Bem vindo, antes de mais peço que te apresentes pois será sempre bom para te conhecermos...

Quanto as questões deixa a malta ler e comentar a melhor opinião sobre o assunto

Obrigado
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rnlcarlov
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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por rnlcarlov » segunda mar 12, 2018 3:48 pm

Esses links não estão bons.

Assim por alto, deve possivel notar algum aumento da performance da mota simplesmente trocando as baterias de chumbo por lítio (mesma voltagem), sem trocar controlador ou motor. Convém é serem células de lítio com alto poder de descarga. Por um lado há redução do peso da mota e por outro, com um controlador a puxar a mesma amperagem, a potência disponível é maior se a tensão das células for mais elevada (que é o que acontece com boas células de lítio).
Mas claro, isto convém ser visto em mais detalhe com um especialista, para não correr riscos.


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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por cartovago » segunda mar 12, 2018 5:21 pm

rnlcarlov Escreveu:
segunda mar 12, 2018 3:48 pm
Esses links não estão bons.

Assim por alto, deve possivel notar algum aumento da performance da mota simplesmente trocando as baterias de chumbo por lítio (mesma voltagem), sem trocar controlador ou motor. Convém é serem células de lítio com alto poder de descarga. Por um lado há redução do peso da mota e por outro, com um controlador a puxar a mesma amperagem, a potência disponível é maior se a tensão das células for mais elevada (que é o que acontece com boas células de lítio).
Mas claro, isto convém ser visto em mais detalhe com um especialista, para não correr riscos.
Olá, obrigado pela resposta!

Arrumei os links :D

Creio que as bateriam não sejam da melhor qualidade, terei que comprar de site chines, pois no Brasil é preço é absurdo. Ainda terei que comprar apenas de 8ah.

https://pt.aliexpress.com/item/Liitokal ... 0.0.izGCS4

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serges
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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por serges » terça mar 13, 2018 11:42 am

Muito bem...

Agora é pensar os proximos passos!
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Potência/Watts/Corrente/Amper/Motor

Mensagem por cartovago » sexta mar 16, 2018 1:48 pm

Potência/Watts/Corrente/Amper/Motor/Confuso :roll:

Pessoal, tenho muitas dúvidas sobre estes termos, gostaria de ajuda!!

Tenho uma scooter com:

1 - motor de 800w/36v/29,2a

2 - controlador:
OK8S
36V
max. current (I)
17A / 32A
para motor de:
500W - 800W

3 - baterias de chumbo 36v 14ah

Sou totalmente leigo em eletrônica, então estou com uma dúvida.

Minhas baterias geram 36x14 = 504w de potência, mas meu motor é de 800w

caso usasse baterias de 36v e 20ah (ou mais) geraria uma potência de 720w. Fazendo esta troca eu teria mais velocidade e mais torque na scooter?

Obs. A nova bateria seria de litio

Obrigado pessoal!

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Wolfire
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Re: Potência/Watts/Corrente/Amper/Motor

Mensagem por Wolfire » sexta mar 16, 2018 3:01 pm

Só vai ter mais autonomia nem mais força nem mais velocidade


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Re: Potência/Watts/Corrente/Amper/Motor

Mensagem por cartovago » sexta mar 16, 2018 3:30 pm

Wolfire Escreveu:
sexta mar 16, 2018 3:01 pm
Só vai ter mais autonomia nem mais força nem mais velocidade
Triste ;(

O ganho na velocidade para subidas seria apenas pelo menor peso das de lítio?

Achei que pudesse ter algum ganho de potência pela capacidade de descarga das de lítio ser maior.

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Mumia
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Re: Potência/Watts/Corrente/Amper/Motor

Mensagem por Mumia » sexta mar 16, 2018 8:32 pm

Tendo já criado um Diário de Bordo da sua Scooter, são questões pertinentes a fazer nesse Diário de Bordo, a criação de inumeros post's apenas vais fazer dispersar temas e criação de diversos tópicos, sendo no fundo de uma só scooter ;)
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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por rnlcarlov » quarta mar 21, 2018 3:26 pm

Em primeiro lugar está a fazer algumas confusões.

O que as baterias atuais têm é 14Ah X 32V = 504Wh Preste bem atenção ao h. W (watt) é uma unidade de potência. Wh (watt-hora) é uma unidade de capacidade. Logo as baterias não geram "potência". Têm uma determinada capacidade e o motor é que tem nominal 800W de potência.

Logo mudar para baterias de maior capacidade não traz aumento de potência, apenas autonomia, como já aqui disseram. Agora pode sentir sim um aumento de potência em função do estado atual das baterias. De pico o seu controlador pode puxar 32A. Quando é extraída corrente das baterias, a sua voltagem cai um certo valor. Quanto mais corrente se puxa, maior é a queda de voltagem. Logo o produto A x V torna-se menor. Tendo um pack de lítio bem projectado com células com bom poder de descarga, a queda de tensão quando se puxa corrente é menor, logo A x V é mais elevado e tem-se uma potência disponível maior. Ao usar-se um pack muito pequeno (como esse de 8Ah do link), corre-se o risco de estar a puxar demasiada corrente das células e a tensão baixar muito, já para não falar de poder afectar a longevidade das baterias. Tive esse problema com o primeiro pack de lítio da minha mota.

Neste momento tenho células Samsung 25R, num pack de 20Ah. Posso confirmar que notei uma grande diferença para o que tinha antes. Para fazer um pack de 36V 20Ah seriam necessárias 80 células destas ligadas em série.
E claro, todos os packs de lítio devem levar um BMS (Battery management system).
Última edição por rnlcarlov em segunda mar 26, 2018 12:05 pm, editado 1 vez no total.


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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por cartovago » quarta mar 21, 2018 4:59 pm

rnlcarlov Escreveu:
quarta mar 21, 2018 3:26 pm
Em primeiro lugar está a fazer algumas confusões.

O que as baterias atuais têm é 14Ah X 32V = 504Wh Preste bem atenção ao h. W (watt) é uma unidade de potência. Wh (watt-hora) é uma unidade de capacidade. Logo as baterias não geram "potência". Têm uma determinada capacidade e o motor é que tem nominal 800W de potência.

Logo mudar para baterias de maior capacidade não traz aumento de potência, apenas autonomia, como já aqui disseram. Agora pode sentir sim um aumento de potência em função do estado atual das baterias. De pico o seu controlador pode puxar 32A. Quando é extraída corrente das baterias, a sua voltagem cai um certo valor. Quanto mais corrente se puxa, maior é a queda de voltagem. Logo o produto A x V torna-se menor. Tendo um pack de lítio bem projectado com células com bom poder de descarga, a queda de tensão quando se puxa corrente é menor, logo A x V é mais elevado e tem-se uma potência disponível maior. Ao usar-se um pack muito pequeno (como esse de 8Ah do link), corre-se o risco de estar a puxar demasiada corrente das células e a tensão baixar muito, já para não falar de poder afectar a longevidade das baterias. Tive esse problema com o primeiro pack de lítio da minha mota.

Neste momento tenho células Samsung 25R, que são de 20Ah. Posso confirmar que notei uma grande diferença para o que tinha antes. Para fazer um pack de 36V seriam necessárias 10 células destas ligadas em série.
E claro, todos os packs de lítio devem levar um BMS (Battery management system).
Muito obrigado pela resposta, creio que entendi o conceito.

Não querendo abusar. Tendo em vista a configuração do motor e do controlador:

1- Será eles aguentariam uma bateria de 11 células ligadas em série(+/- 40v)? Ou eu teria que troca-los?

Desta forma eu teria maior potência e 10kg a menos para carregar. Se esta configuração de baterias for possível, creio que resolvo meu problema quanto à subidas inclinadas.

2 - Qual seria a quantidade mínima de AH que devo procurar em um pack? Encontrei packs com 11AH, 12AH, 13AH, 15AH E 20AH.

Obrigado pela ajuda!

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rnlcarlov
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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por rnlcarlov » segunda mar 26, 2018 12:04 pm

1 - Não sei. Isso é um bocado caso-a-caso. Tensão a mais pode ser prejudicial para o controlador. Aventuras dessas só a cargo de alguém que perceba mesmo bem e tenha experiência com o material em questão.

2 - Depende das células que utiliza. As específicações das células normalmente incluem os C de descarga nominais, que são o quociente da amperagem extraida da célula em condições normais e a capacidade da célula. Logo uma célula de 12Ah com descarga nominal de 12A, tem 1C.
O controlador da mota puxa 32A, logo uma célula dessas ia estar sujeita a 2.66C, o que seria péssimo.
Se for uma célula com capacidade de descarga de 32A, ao ser colocada na mota is estar no limite de utilização. Quanto mais longe estiverem os C de trabalho dos C de descarga nominais, melhor.
No exemplo anterior das Samsung 25R, um pack de 20Ah com estas células tem 160A de descarga nominais (8C). Na minha mota (que tem um controlador que dá 33-35A), está sujeito a 1.75C logo tem uma boa margem de utilização.

Se fosse for exemplo um pack de 15Ah, os C de trabalho subiam para 2.33, o que apesar de tudo ainda estaria dentro de um valor aceitável para essas células.


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Re: Melhorar patinete/scooter elétrica

Mensagem por cartovago » quarta abr 04, 2018 9:03 pm

rnlcarlov Escreveu:
segunda mar 26, 2018 12:04 pm
1 - Não sei. Isso é um bocado caso-a-caso. Tensão a mais pode ser prejudicial para o controlador. Aventuras dessas só a cargo de alguém que perceba mesmo bem e tenha experiência com o material em questão.

2 - Depende das células que utiliza. As específicações das células normalmente incluem os C de descarga nominais, que são o quociente da amperagem extraida da célula em condições normais e a capacidade da célula. Logo uma célula de 12Ah com descarga nominal de 12A, tem 1C.
O controlador da mota puxa 32A, logo uma célula dessas ia estar sujeita a 2.66C, o que seria péssimo.
Se for uma célula com capacidade de descarga de 32A, ao ser colocada na mota is estar no limite de utilização. Quanto mais longe estiverem os C de trabalho dos C de descarga nominais, melhor.
No exemplo anterior das Samsung 25R, um pack de 20Ah com estas células tem 160A de descarga nominais (8C). Na minha mota (que tem um controlador que dá 33-35A), está sujeito a 1.75C logo tem uma boa margem de utilização.

Se fosse for exemplo um pack de 15Ah, os C de trabalho subiam para 2.33, o que apesar de tudo ainda estaria dentro de um valor aceitável para essas células.

Ok

Obrigado!

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