Boas!! a todo o eco(s).....!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por jmal »

deixa-me acrescentar que necessidade existe sempre, as baterias de lítio têm digamos esse defeito, mas neste caso estão minimamente protegidas na carga, por causa do enorme carregador que ela têm e que traz 5 carregadores independentes, em relação à descarga tem o mesmo que as de gel têm, corte por tensão total mínima, o que me parece muito pouco seguro para esta tecnologia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por rocker_pt »

estive a ver as características desta menina, e parece-me um modelo muito bom: velocidade máxima 80km/h, como já disseram tem baterias de litio, autonomia de 80 a 100km...4 horas para a carga, se bem que na 1ª hora deve dar para carregar no mínimo 1/3, mas para esta autonomia basta pôr a carregar no final do dia. poucos terão a necessidade de a carregar antes do final do dia.

é tudo quanto se pode querer de um ciclomotor. não sei a capacidade de transporte de objectos debaixo do assento, mas isso também é irrelevante, pois é coisa que uma boa topcase resolve. claro que o preço reflete isto, mas é muito bom preço tendo em conta a concorrência. foi uma boa compra.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por Nunio »

edupatorod Escreveu:as baterias lp da thundersky são diferentes das lfp.
no site da thundersky tem lá toda ainformação sobre as baterias.
cá vai uma pergunta de um ignorante mas curioso.

as baterias lp são diferentes das lfp.
parece-me que as lfp (que terão f-ferro a mais que as lp) têm uma maior tolerância tanto às cargas mais energicas como às descargas.
o que me está a fazer alguma confusão são os ciclos de vida.
nas lfp falam em 2000 ou 3000 ciclos de vida com descargas constantes de 30% do valor nominal, mas nas lp falam apenas em 3 a 10 anos de vida útil sem falar em ciclos de carga e descarga.

já agora alguem me sabe dizer quantos anos podem durar as baterias lfp se fizerem menos que esses 2000 ciclos de carga-descarga e com descargas constantes inferiores aos tais 30% do valor nominal?
será que poderiam durar anos infinitos?

claro que na prática será quase impossivel de acontecer, mas é uma curiosidade que tenho.

bons comentários e bons kms
nunio


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por edupatorod »

as diferenças das bats,

segundo o fabricante as baterias lp não devem descarregar mais de 40amp. ora, se o motor for de 3kw consome no mínimo 50amp. estes 50amp estão a passar o limite especificado pelo fabricante... a vida das baterias fica em causa nestas condições. depois, nunio tens razão não sei qual será a vida das baterias em ciclos, porque o fabricante não especifica.
eu penso que isto acontece, porque as baterias são feitas para starter/ignition power e não para tração de veículos eléctricos.
portanto se forem usadas como start/ignition as baterias não sufrerão descargas completas e não tem nexo falar em ciclos de vida.

depois as baterias lfp segundo o fabricante devem descarregar não mais que 3c (se a capacidade da bat for de 40ah, 3c são 80amp).
o único veículo que conheço que puxe mais de 80amp pelas baterias é a emax 90s e 110s (90amp) e neste caso estas emaxs funcionam a baterias de chumbo.

a evo puxa 78amp de baterias lfp.
só mesmo as lfp para aguentarem este tratamento...

se faltar alguma koisa o jmal que complete.

eduardo
ecomotores.com


Autor do tópico
eleco
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta nov 27, 2008 9:34 am

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por eleco »


muito obrigado a todos os do forum! é de facto um eco forum!
escolhi esta scooter porque já desde julho a vejo nas páginas de internet ( num site italiano)
tal como disse o rocker_pt a achei muito interessante.....
e pareçe estar a cumprir..... mesmo com frio ( o de hoje ) continua a funcionar bastante bem!
já com chuva também ( eu gosto de andar em qualquer tempo).
por outro lado, o vendedor também me tinha vendido uma evader 100s com a qual me dei também muito bem quer em km andados (4 mil e tantos) como também pela assitência.
enfim o próximo desafio será ir a lisboa e voltar....
sempre que existir algo para dizer utilizarei este eco forum

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por hmgp »

mas é altamente estranho que o próprio site do produtor das baterias tenho o motociclo como produto e que o mesmo tenha as baterias lp em vez das suas próprias lfp. ou não será estranho? penso que existirá aqui alguma situação menos clara que está a escapar...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por easy »

hmgp Escreveu:mas é altamente estranho que o próprio site do produtor das baterias tenho o motociclo como produto e que o mesmo tenha as baterias lp em vez das suas próprias lfp. ou não será estranho? penso que existirá aqui alguma situação menos clara que está a escapar...
não acho estranho. eles vendem ambas lfp e lp.


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por edupatorod »

corrigo,

3c são 120amp... e naõ 80amp... como disse em cima..


eduardo
ecomotores.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por jmal »

edupatorod Escreveu:corrigo,

3c são 120amp... e naõ 80amp... como disse em cima..


eduardo
ecomotores.com

pois, não tenho nada a acrescentar, curiosamente já algum tempo atrás tentei saber esse aspecto dos anos vs ciclos de duração e não me souberam responder, apenas confirmarão aquilo que consta nos pdf.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por hmgp »

certo, eles fabricam/vendem ambas, mas se voçês afirmam que as lp são piores, para este uso de scooters ou ev's, que as lp...

exemplo: eu fabrico e vendo um produto (baterias), assim á parte faço uma scooter que usa o meu produto e vou logo usar a pior versão do meu produto nessa scooter... não estarei a dar um "tiro no meu próprio pé"?

é isto que eu acho estranho...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:certo, eles fabricam/vendem ambas, mas se voçês afirmam que as lp são piores, para este uso de scooters ou ev's, que as lp...

exemplo: eu fabrico e vendo um produto (baterias), assim á parte faço uma scooter que usa o meu produto e vou logo usar a pior versão do meu produto nessa scooter... não estarei a dar um "tiro no meu próprio pé"?

é isto que eu acho estranho...
não é o pior, apenas não é o melhor e fica mais barato, e já agora os chineses não pensam como nós.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Boas!! a todo o eco(s).....!

Mensagem por hmgp »

não é o pior, apenas não é o melhor e fica mais barato, e já agora os chineses não pensam como nós.
ok. compreendido.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”