ecoliberty 2.0kw em viseu

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Mais um update.
Depois de ter tirado o BMS à mais de 1000 km's tenho notado que a primeira bateria do pack que tinha menos cerca de 5 centesimas de volt em relação às outras já ía em 8 centésimas, Como até estou de férias decidi carregá-la isoladamente e assim depois da carga ficaram todas precisamente com a mesma carga, já lhe fiz uns 100 km's depois disso e mantêm-se todas precisamente iguais.
Decididamente não vou ligar mais o BMS, vou estar atento às diferenças mas duvido que o ligue de novo.
A descarga nos arranque consegue chegar aos 65A, na DT isso vais aos 85A e de facto as headway mesmo sendo apenas de 15Ah parece-me que são bem melhores na disponibilidade.
Estas na durabilidade têm sido 5 estrelas, é só carregar e rolar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por zointz »

civic Escreveu:Mais um update.
Depois de ter tirado o BMS à mais de 1000 km's tenho notado que a primeira bateria do pack que tinha menos cerca de 5 centesimas de volt em relação às outras já ía em 8 centésimas, Como até estou de férias decidi carregá-la isoladamente e assim depois da carga ficaram todas precisamente com a mesma carga, já lhe fiz uns 100 km's depois disso e mantêm-se todas precisamente iguais.
Decididamente não vou ligar mais o BMS, vou estar atento às diferenças mas duvido que o ligue de novo.
A descarga nos arranque consegue chegar aos 65A, na DT isso vais aos 85A e de facto as headway mesmo sendo apenas de 15Ah parece-me que são bem melhores na disponibilidade.
Estas na durabilidade têm sido 5 estrelas, é só carregar e rolar.

Boas,
Uma pergunta, como verificas essa diferença de 0,08volts ? em repouso? se é em repouso com que nível de carga ? E ao fim quanto tempo medes ?
Eu na minha nunca consegui uma medida tão exacta.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Esses 0.08V era apenas na primeira célula, que penso que serve de alimentação à electrónica do BMS, a questão é que o seu desbalanceamento tem vindo a aumentar, por isso fiz o acerto.
Faço medições aleatoriamente, já fiz após a carga, logo quando chego de alguns km's ou até em repouso, o facto de medir em décimas é facílimo, é só colocar o multímetro em auto e ele lá se desenrasca.
O facto é que depois de acertar a célula que andava mais baixo tem-se mantido igual às outras, cada vez mais acho o BMS dispensável. Até na DT após puxar por ela a 80A, mais de 5C e as células mantêm-se muito unidas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por zointz »

civic Escreveu:Esses 0.08V era apenas na primeira célula, que penso que serve de alimentação à electrónica do BMS, a questão é que o seu desbalanceamento tem vindo a aumentar, por isso fiz o acerto.
Faço medições aleatoriamente, já fiz após a carga, logo quando chego de alguns km's ou até em repouso, o facto de medir em décimas é facílimo, é só colocar o multímetro em auto e ele lá se desenrasca.
O facto é que depois de acertar a célula que andava mais baixo tem-se mantido igual às outras, cada vez mais acho o BMS dispensável. Até na DT após puxar por ela a 80A, mais de 5C e as células mantêm-se muito unidas.

Boas,
Não vi se já foi falado neste DB, mas partindo do principio que o teu carregador carrega uma média de 3,6volts por célula, experimenta ver as diferenças a partir dos 3,5v e vai acompanhando até o carregador desligar, vais verificar que as diferenças serão bem maiores. e será a altura certa para perceberes o que se está a passar.

Em repouso a tendência de todas independente do valor da carga é rondar os 3,2v, na minha e em repouso por um tempo sempre superior a 2 horas, a diferença entre uma célula totalmente carregadas e a mesma célula quando está descarregada é de apenas 0,16 volts, assim 0,08 v seria equivalente a 50% de carga.

Outra forma de medir seria quando estão descarregadas, mas não as deixar repousar (ao chegar de uma viagem). mas eu prefiro na carga.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Acho que nao percebeste, os 0,08V refere-se a uma celula em relacao as restantes em repouso, actualmente estao todas com a mesma tensao porque tive que carregar uma isoladamente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por Nunio »

Boas.

Acho que o Zointz percebeu e bem.
Se fizeres essa mesma medição no final da carga, quando a maioria das células está acima dos 3,5v podes ter diferenças significativamente maiores. Mas nada como medir tu mesmo.

Nunio

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por zointz »

civic Escreveu:Acho que nao percebeste, os 0,08V refere-se a uma celula em relacao as restantes em repouso, actualmente estao todas com a mesma tensao porque tive que carregar uma isoladamente.
Boas, eu percebi, o que te estava a dizer é que a diferenca entre uma celula quando está carregada e quando está descarregada é 0, 16v, ou seja se a dif. entre duas celulas for de 0, 16v em repouso isso significa que está completamente desbalanceada.

faz o teste que disse, e devois conta os resultados.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por Jorge Rocha »

Certo será que o Civic tenha feito as leituras das células depois de bem carregadas e em repouso (mas passado muito pouco tempo do final da carga).
Por vezes uma diferença menor que 0,5Ah numa célula de 40Ah pode fazer até mais diferença que 0,20V, por exemplo:
Uma célula carregada (a 99%) com 3,40V e outra bem carregada (a 100%) com 3,60V (leituras após 1 minuto do término do carregamento).

Diferenças de desbalanceamento que eu já assisti recentemente em motas que tinham o bms a funcionar e com poucos km percorridos, (na exPredator do Mumia) onde uma celula de 40Ah leva 28Ah depois do pack ter sido carregado. E como referi, o bms está a funcionar!

Para reforçar a ideia do Civic, recebi de volta a Swen (Flash) e já não tinha sido feito um balanceamento há mais de 8 meses (15.000km) e com apenas uma hora de balanceamento de 50mAh ficaram todas iguais até às centésimas de Volt no final da carga. Todas a 3,50V!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

É isso mesmo, a ultima leitura que fiz com essa bateria desbalanceada davam todas 3,33V e essa dava 3,25V, fosse em que situação fosse essa andava sempre bem abaixo. Agora sem BMS e depois de a balancear andam todas certinhas, seja em que situação for.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por zointz »

Faz a experiência... durante o final da carga, e quando chegarem aos 3,5v começa a comparar....tens de ser rápido. O que o Jorge diz relativamente à leitura está corretíssimo, mas não te diz o real desbalanceamento....dá apenas para ter uma ideia.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Nessa situação todas elas andam com diferenças no máximo de 3 centésimas, por isso falei da situação dessa primeira. Até na DT e depois de andar acima dos 5C das baterias elas nunca passam de diferenças de 4 a 5 centésimas, medindo assim que paro.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Mais uma entrada no db, estava quase a ser uma má entrada, pois pensei que tinha que gastar uns cobres, afinal a coisa ainda é mais robusta do que pensava.
E foi assim, prestes a atingir a marca dos 18 000 kms comecei a notar o esgotamento precoce das baterias, por 2 vezes que disjuntor vai abaixo, lá decido verificar a tensão de cada uma delas. Todas a uns 3.3 +/- e a primeira do pack a 1.1, fiquei logo a fazer contas de cabeça.
Deu para perceber que conforme se pode ver pela imagem, os cabos para o motor passam por cima dos bornes da primeira bateria, e aconteceu o invitavel, uma xispa que mandava o disjuntor abaixo, não sei se danificou a bateria ou não.
Imagem

o borne ficou assim

Imagem

Com isto voltei a ligar o BMS, pois pelo menos dá para a manter mais perto das outras e só no verão vou fazer uns testes mais a sério, até lá vou tratar destas bateria de forma individual.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por lopes »

Hum... 1.1V não é nada bom sinal :?
Nem sei se ela não te vai prejudicar as outras.
Vai monitorizando a coisa nos próximos dias ;)
Abraço,


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Já tenho andado a fazer isso pois estava com esse receio, mas parece que se está a aguentar, ou seja, depois de fazer uns 30 kms vou medi-la e a tensão não está muito diferente das restantes, vou mantê-la o mais carregada possível nestes tempos em que mota anda menos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Entretanto a minha piquena já ultrapassou outro marco histórico, há uns tempos.

Imagem

A bateria depois de uns tratamentos tem-se comportado como as restantes, tenho a dizer que estas baterias são muito robustas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por serges »

Os meus parabéns desejo te sorte e muitos kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por Mumia »

e mais uma bela marca!!! dá gosto ver estas marcas por este país fora :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por civic »

Mais um update da vermelhinha, levou umas pastilhas à frente, deixo aqui a referência, pois não foi fácil de dar com umas iguais.
Alguns modelos que levam as mesmas pastilhas.

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui os kms com que ela vai atualmente, sempre a rolar.

Imagem

Durante o próximo inverno vai ser alvo de uma intervenção profunda, desmontar e pintar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por Jorge Rocha »

Bela partilha!

Só para salientar, que se tivesses travagem regenerativa, as pastilhas e os calços ainda estariam como novos. A minha já com mais de 60.000Km, conserva os originais e ainda com mais de metade para desgastar.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: ecoliberty 2.0kw em viseu

Mensagem por lopes »

Obrigado!
Daqui a algum tempo também irei precisar.
Quando meti os discos o outro ano lembro-me de ter encontrado umas iguais, mas acho que já não conseguia ir dar com elas...
Isso anda a rolar bem... notas alguma "fadiga" nas baterias?
Abraço e bons kms! ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”