Mais um veiculo eléctrico

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

Autor do tópico
mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por mcmarcio »

após várias pesquisas e leituras neste fórum e outros acerca do assunto, decidi que estava na altura que comprar um veículo eléctrico. comecei por ponderar a aquisição de uma scooter e tive mesmo prestes a comprar uma.

no entanto, após ver alguns vídeos na internet acerca do bionx fiquei apaixonado pelo sistema. no entanto, não encontrava nenhuma empresa que os comercializasse em portugal. um dia ao ler o fórum encontrei uma empresa portuguesa que os vendia (sismelv), enviei um email a pedir informações e eles tínhamos kits para teste na empresa.

na segunda-feira fui a tondela, experimentei os bionx e os crystalyte. os bionx são de facto os “state of the art”, são sem dúvida alguma os kits mais evoluídos do mercado, em todos componentes do kit se verifica que têm muita qualidade. porém são demasiado caros (1290€), têm baterias de níquel e só auxiliam até 25kms/h.

por outro lado os crystalyte são bem mais acessíveis (890€), têm baterias de lithium e permitem auxilio até 35kms/h.

após um largo período de reflexão acabei por optar pelo crytalyte. estou muito satisfeito com o sistema apesar de ainda não o ter testado convenientemente.

aconselho vivamente, aos interessados neste tipo de kit a fazerem uma visita à sismelv para experimentar os kits. o eng. joão neves é muito prestável e responde a todas as dúvidas que possam levantar.

para finalizar... as fotos da menina já com vitamina
IMG_1484_2.jpg
IMG_1484_2.jpg (89.35 KiB) Visto 6590 vezes
IMG_1488_2.jpg
IMG_1488_2.jpg (89.2 KiB) Visto 6586 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por serges »

parabéns, coloquei aqui pois tem mais lógica!

abraços e conta nos mais sobre a dita!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por mcmarcio »

o primeiro teste foi superado de acordo com as expectativas. fiz 25kms com uma carga, sempre ao máximo e ainda ficou com carga. a potencia é mais do que suficiente.


automov
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 29, 2008 8:01 pm

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por automov »

mcmarcio parabens espero que gostes do teu novo brinquedo. podes colocar as caracteristicas dos kits?
Portugal no caminho das renovaveis


Autor do tópico
mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por mcmarcio »

após uma semana de testes e cerca de 150kms feitos o kit porta-se à altura das expectativas. não se trata de uma mota eléctrica, é preciso pedalar mas o auxílio é muito bom. as subidas mais íngremes fazem-se na última velocidade com um esforço mínimo.
relativamente à autonomia, o máximo, na melhor das hipóteses são 30 km’s. se a utilização for sempre ao máximo 25kms na boa não mais.
trata-se de um kit de 500w da crystalyte com bateria de lithium.


Autor do tópico
mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por mcmarcio »

já quase não uso o carro. até às compras vou de bina.
tenho um problema para resolver. a última velocidade da bicicleta atinge pouca velocidade. não tenho pernas para acompanhar o motor.
sabem se existem cassetes de 7 velocidades com a última velocidade do tamanho das cassetes de 9v? tem é que ser cassetes completas (com rosca).

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por Zerocool »

mcmarcio Escreveu:já quase não uso o carro. até às compras vou de bina.
tenho um problema para resolver. a última velocidade da bicicleta atinge pouca velocidade. não tenho pernas para acompanhar o motor.
sabem se existem cassetes de 7 velocidades com a última velocidade do tamanho das cassetes de 9v? tem é que ser cassetes completas (com rosca).
tens que contar quantos dentes tem o ultimo carreto... acho que o máximo é 32/34... podes também colocar um esticador de caixa longa, sempre ajuda alguma coisa....

também podes tentar mudar os carretos da frente.

qual é o máximo que ela está a dar em plano?

ps: bom kit que tens ai!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por mcmarcio »

zerocool Escreveu: tens que contar quantos dentes tem o ultimo carreto... acho que o máximo é 32/34... podes também colocar um esticador de caixa longa, sempre ajuda alguma coisa....

também podes tentar mudar os carretos da frente.

qual é o máximo que ela está a dar em plano?

ps: bom kit que tens ai!
esse número é muito grande, esse número de for da primeira. á frente já lhe meti um prato de 44 dentes, mas mesmo assim é pouco. não encontro é nenhum sitio pratos com mais dentes.
um esticador de caixa longa é um desviador com a parte de baixo maior? isso resulta?
a velocidade em plano, só com o motor é de 35/40 kms/h. para teres uma ideia faço a viagem para o trabalho com algumas subidas íngremes a uma média de 33kms/h.

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por Zerocool »

mcmarcio Escreveu: esse número é muito grande, esse número de for da primeira. á frente já lhe meti um prato de 44 dentes, mas mesmo assim é pouco. não encontro é nenhum sitio pratos com mais dentes.
um esticador de caixa longa é um desviador com a parte de baixo maior? isso resulta?
a velocidade em plano, só com o motor é de 35/40 kms/h. para teres uma ideia faço a viagem para o trabalho com algumas subidas íngremes a uma média de 33kms/h.
nos dentes queria dizer a volta de 12. a melhor opção é meter uma caixa de estrada...

exacto um esticador maior. ou seja tens as duas roldanas com um diâmetro maior, eu tenho na minha e nota-se, deve dar a volta de 5km/h a mais....

qual é a voltagem do pack? a jante é de 26"? acho que devia dar mais em plano... 35km/h dá a minha com jante 20" e 36v.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por mcmarcio »

zerocool Escreveu:
nos dentes queria dizer a volta de 12. a melhor opção é meter uma caixa de estrada...

exacto um esticador maior. ou seja tens as duas roldanas com um diâmetro maior, eu tenho na minha e nota-se, deve dar a volta de 5km/h a mais....

qual é a voltagem do pack? a jante é de 26"? acho que devia dar mais em plano... 35km/h dá a minha com jante 20" e 36v.
o meu também é de 36v com motor de 500w. a roda é de 26. o teu dá 35kms/h apenas com o motor? ou com ajuda?
existem cassetes de estrada com rosca? penso que o nome correcto é roda livre não sei bem se é isso.
de qualquer forma penso que menos 3 ou 4 dentes na roldana mais pequena deveria chegar. sabes onde encontro isso? por quanto?

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Mais um veiculo eléctrico

Mensagem por Zerocool »

os 35km/h são em terreno plano, e sem pedalar.

o esticador que tenho na minha é este: carrega aqui
a roldana de cima tem 13 dentes(não da para ver na foto) e a de baixo tem 15.

os esticadores de caixa media("os normais"), costumam ter carretos apenas de 13 dentes.
agora é uma questão de ir contar dentes, e ver que caixa tens.

em relação a rosca, não sei... se a rosca foi posta sobre pressão, só levanto a um torneiro para por outra na nova cassete...
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Responder

Voltar para “e-bike”