Bike electrica Resonant

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

parou sim, os 62€ foi todo para eles.

ja pus isto a rodar para ver se estava tudo em ordem.. tinha uns fios trocados no acelerador que estavam a dar dores de cabeça durante uns tempos mas ja esta resolvido.

o aro era para ser a que esta na bike, mas estou a pensar antes em comprar outro para ter a opçao de voltar a andar sem motor. mas de qualquer maneira é de 24"

zerocool, penso que os nossos motores sejam do mesmo fabricante. sao bons motores, e muito bons se tivermos em conta o preço nao tem por onde avariarem facilmente.
vejo que ja tens o teu em estrela/triangulo. penso em mudificar o meu tambem se em dia fizer falta e peço-te umas dicas se poder ser
mas uma coisa que gostava de adicionar era um sensor de temperatura dentro do motor e controlador, para manter tudo dentro dos limites


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

boas pessoal

só venho lembrar que este projecto ainda nao morreu. apenas se atrasou, pois nao é tao facil como parece arranjar um aro para roda 24" de 36 furos. claro que isto nao seria problema se fosse tamanho 26", mas eu queria que a bicicleta continuasse equilibrada.
quando fui ás lojas parecia que ía ser rapido, aconselharam um aro de marca portuguesa e eu achei porreiro. primeiro porque o dinheiro mantem-se nacional e segundo porque sendo a fabrica cá perto, achei que nunca poderia demorar a chegar mesmo que nao houvesse em stock.
achei mal...
quase 2 meses depois ainda nao arranjaram nada. nao tinham em stock, nem se dao ao trabalho de fazer o aro só para um cliente. entao por fim desisti de esperar e fui procurar outras marcas. encontrei um aro que por acaso é marca que eu tenho na bike agora xd. mas infelizmente a loja que o tem nao pode enraiar aquilo.logo tenho de comprar o aro e mandar enraiar noutro sitio..

isto ja esta a demorar muito mais do que esperava.
nem encontro um smiley que possa descrever aquilo que estou a passar.. o mais parecido talvez seria isto

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Zerocool »

olha aqui tantos,não são é nacionais... se tivesses dito mais cedo, já tinhas isso a queimar electrões a mais tempo.

o que falta para ela começar a andar?
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

exacto.. se eu nao fosse tao enrolado nas desculpas. o senhor da loja até punha o telefone em alta voz para eu ouvir que nao era ele a inventar, mas sim os senhores na fabrica. primeiro a roda chegava numa semana, depois faltavam autocolantes e chegava na proxima semana, depois faltavam os ilhós mais uma semana, depois a roda nao estava feita e para faze-la tinham de mudar as peças todas das maquinas para fazer naquela media porque fazem-se poucas de tamanho 24"... enfim, dá-me parecer que a fabrica trabalhava ao contrario...

o que falta é mesmo a roda feita e comprar baterias. planeava deixar as baterias po fim pois penso que sao uma parte crucial e sempre a evoluir.
mas tenho de acelerar isto

ja agora se alguem sabe de diodos de zener de 3,6v pelo menos 1w com 1 ou 2% tolerancia davam-m jeito
obrigado


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

ora aqui estao as baterias a123 para a minha bike (obrigado jmal ). meti-as em duas varas de 8 celulas cada.

inicialmente pensei em enfiar isto num tubo vd ou algo para proteger melhor, mas apos ter metido a manga termica reparei k ficou bem rijo parecendo plastico.

só me falta isolar bem as pontas para nao entrar agua. nao penso em andar á chuva, mas mais vale prevenir.
Anexos
A123.JPG
A123.JPG (92.15 KiB) Visto 7546 vezes

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Zerocool »

a123 é sempre um bom investimento!

é de mim ou não estou a ver os fios para a bms? como estas a pensar carregar isso?

ao usares apenas um pack, a durabilidade vai ser muito pouca... devias ter outro em paralelo. eu vou apostar em 5km(ou menos) de autonomia sempre a fundo...
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

os fios po bms estao la estao é escondidos lol. está tudo no enrolamento branco e acabam la dentro por agora.

sei que isto é pouco mas vai ter de aguentar por agora. depois hei-de ter um pack de 60v 10ah para complementar este hehe. isto a sonhar alto lol

mas só para esclarecer um pouco as coisas...
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=8343
esta bicicleta azul tem 23,1v e 4,6ah ou seja 106,26wh
a minha terá 52,8v e 2,3ah por isso 121,44wh

por isso nao vejo que seja assim tao pouco... claro que nao é o que toda gente aceitava. mas é para ja é á experiencia.
vejamos a coisa como um prius. continuo a ter que pedalar, mas terei assistencia electrica quando necessaria.

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Zerocool »

afinal os marotos estavam escondidos! bem me parecia que estavam la mais cabos, mas pensava que era o efeito da espiral.

60v já é uma boa dose, eu fiquei pelos 48/50v e penso que é suficiente(para o tipo de bicicleta), mas quando arranjar uma com quadro "normal" e de preferência em carbono , é para ficar perto dos 100v...

em relação a capacidade das baterias, estas a comparar um pack feito para uma bike com um motor de 400w com outra de 1000w... e isso é uma grande diferença.... se colocares a tua bike ao lado da azul, o que vai acontecer é, arrancas com mais força, e vais ate aos 55/60 sempre a frente, mas ao fim de 5km acaba a bateria e a azul passa por ti.

quando queres autonomia apostas em maior capacidade. não podes fazer as contas dessa maneira... uma coisa é velocidade(+volts) outra é autonomia(+capacidade).

eu estou a falar em termos práticos, porque tenho um setup muito idêntico ao teu. as baterias são muito boas, e vais ficar fascinado com a força que a bike vai ter, mas vai durar muito pouco.

espero que não estejas a pensar que estou a mandar abaixo, ou a criticar. apenas estou a dizer o que senti na pratica.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

em relação a capacidade das baterias, estas a comparar um pack feito para uma bike com um motor de 400w com outra de 1000w... e isso é uma grande diferença.... se colocares a tua bike ao lado da azul, o que vai acontecer é, arrancas com mais força, e vais ate aos 55/60 sempre a frente, mas ao fim de 5km acaba a bateria e a azul passa por ti.
quanto a isso tens razao.. mas so nos mantivermos os dois á mesma velocidade, ex: 24km/h, andarao os dois mais ou menos por igual.
a capacidade mede-se efectivamente em watt/hora.
claro que para isto requer algum auto-controlo para nao andar sempre "a fundo"
usando os 1000w nem aguenta 8min..
depois é esperar até carregar, ou melhor, encontrar algum que queira andar nele e ligar a travagem regenerative sem ele saber hehehe.
60v já é uma boa dose, eu fiquei pelos 48/50v e penso que é suficiente(para o tipo de bicicleta), mas quando arranjar uma com quadro "normal" e de preferência em carbono , é para ficar perto dos 100v...
100v?? isso ja se vai sentir bem se houver algum curto lol
que controlador vais usar? 100v e a ligaçao em delta no motor vai dar uma velocidade &%$#&%!!
só de pensar nisso ja dá arrepios lol. mas apoio a ideia hehe


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

hoje ja dei as minhas primeiras voltas com a bicicleta a motor!
estou muito contente

agora nao tenho muito tempo. mas amanha prometo postar aqui algumas verificaçoes e fotos se poder.

vou tentar tambem tirar algumas mediçoes se conseguir desenrascar um shunt para medir corrente com o osciloscopio.

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Zerocool »

resonant Escreveu:hoje ja dei as minhas primeiras voltas com a bicicleta a motor!
estou muito contente

agora nao tenho muito tempo. mas amanha prometo postar aqui algumas verificaçoes e fotos se poder.

vou tentar tambem tirar algumas mediçoes se conseguir desenrascar um shunt para medir corrente com o osciloscopio.
já foste testar a velocidade máxima? e autonomia anda a volta de quantos kms?

mete as fotos para ver o resultado final!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

ainda nao tenho fotos porque ainda tenho os fios todos soltos e nao é nada bonito de se ver para já.

fui hoje dar uma volta para testar a autonomia.. carreguei a bateria até os 58v e o controlador começa a cortar aos 40v por razoes de segurança.
entao segui viagem usando um programa (nonigps) no meu pda para calcular os dados facilitando-me a vida hehe.

os resultados foram os seguintes:
tempo de viagem: 45min
distancia: 15km
media: 18km/h
maximo: 36km/h
altura minima: -17m (nao sei a veracidade disto mas fui ate a costa por isso deve ser 0m)
altura maxima: 84m (este ja é mais certo, subi ate o cimo dum monte aqui perto que tem por volta disto de altura)

fiz isto apenas com uma ajuda minima dos pedais em algumas subidas mais acentuadas, mas em compensaçao houve descidas onde fui obrigado a travar com os discos, penso nao ter influenciado demasiado a autonomia. claro o cruise control do controlador foi o que mais ajudou nisto. se fosse apenas usando o acelerador teria andado muito mais depressa feito muitos menos quilometros. mas escolhi esta velocidade por ser a mais parecida com a media que fazia se pedalasse moderadamente como custumo fazer.

a velocidade maxima ainda nao medi ao certo mas oh pa anda mesmo fixe. toda gente que experimentou diz que ate anda demais..
nas subidas só custa arrancar mas assim que der um pouco nos pedais para ganhar balanço parece que ja nao existem subidas hehehe. nas descidas ligo sempre a travagem regenerativa, portanto ando a subir mais depressa do que desço agora lol.

assim que der meço a velocidade maxima com o gps e a ver se tiro umas fotos.
quanto a medir a corrente com ainda vai demorar porque nao tenho medidor de corrente continua para o osciloscópio para ja. mas estou muito curioso para ver as mediçoes.


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

fica aqui uma foto da bike ja em andamento. faltam uns pormenores..
saco impermiavel para controlador e fios
ligaçao para interruptor ( mas isto vai permanecer segredo lol)
reforço no dropout do quadro onde o eixo do motor faz muita força
e claro um carregador e bms proprio

para ja tenho carregado com uma fonte de alimentaçao e verificado com multimetro cada celula para ver se nenhuma começa a fugir á tensao media.

medi hoje a velocidade maxima, andei a 55km/h, isto ainda com pneus de taco e sem mods.
Anexos
bike3.jpg
bike3.jpg (69.76 KiB) Visto 7231 vezes
bike2.jpg
bike2.jpg (65.01 KiB) Visto 7231 vezes
bike1.jpg
bike1.jpg (105.67 KiB) Visto 7231 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por mauri »

agora é só andar!
muitos km com a bike te esperam!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por serges »

fantástica está mesmo muito gira...

parece quase uma mota...

isto é temos bicla com speed...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Zerocool »

ficou com um aspecto 5*!

essa instalação parece estar bem feita e protegida que é sempre uma mais valia com o tempo que tem estado.

a autonomia é que me surpreendeu, mas também estou mais habituado a andar mais depressa e numa bike bem mais pesada que essa... tens que ir dar uma volta sempre a fundo para ver quanto é que dura.

os 55km/h é o normal para essa tensão, se meteres slicks deves chegar aos 60km/h, e fica muito mais suave em estrada.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Resonant »

hehe obrigado pessoal

a autonomia é mesmo graças ao "cruise control". se fosse pelo acelerador manual acabo sempre por andar cada vez mais depressa até estar a ao maximo ( que querem... nao resisto )

quanto a pneus ja tenho uns em vista.. nokian xxx 24x2.4 uns mais finos talvez seriam mais eficazes mas ainda quero conforto porque tenho muito paralelo aqui na zona.

isto tudo veio dar-me novas ideias e objectivos na vida..
gostaria de modificar um triciclo estilo recumbent tadpole para electrico para depois poder fazer viagens longas, tipo de norte a sul de portugal. visto serem dos meios de transporte rodoviários mais eficazes podia ser muito aproveitoso.

passo a explicar.. pode ser que desperte interesse de alguem daqui do forum tambem..
para ja tou a pensar em algo um pouco diferente das bicicletas e triciclos ja modificados. quem ja pesquisou sobre carros hybridos de certeza que ja ouviu falar neste termo e perceberá logo as vantagens "series hybrid".
a traçao é feita apenas pelo motor electrico usando a carga nas baterias, e nos pedais tería um pequeno gerador (penso que 250 a 500w bastaria) que carregasse as baterias.
isto seria especialmente vantajoso nos triciclos pois imaginem-se parados por algum motivo em qualquer lugar, podiam estar pedalando lentamente carregando as baterias, e depois quando quisessem arrancar ter a energia toda acumulada até aquele ponto ha disposiçao.

estou a divagar um pouco... é um projecto que para ja apenas vou estudando se será possivel
Anexos
tadpole.jpg
tadpole.jpg (72.11 KiB) Visto 7210 vezes

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por sergio ferraz »

sim, é possivel mas...
acrescenta peso ao tricilo
tens de pedalar á mesma rotaçao durante algum tempo para realmente carregar ou entao aceleras ainda com a voltagem alta devido á carga
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


Filtheskull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por Filtheskull »

boas.
o travão de trás tambem é disco como o da frente?
já agora a bike ficou sem mudanças certo?

esse cubo\motor de trás aguentará saltos?
a bike está espectacular, em quanto é que ficou o material usado para essa conversão?

mts parabens

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Bike electrica Resonant

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

mto porreiro, é capaz de ser a bike electrica de hub mais potente que vi por estas bandas.

boas prestaçoes!

Responder

Voltar para “e-bike”