DB da Bicimota, powered by Fidel
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu quase nunca verificava a temperatura, mas aqui a uns tempos a traz ele aquecia muito, mas ultimamente, quando lhe metia a mao, nao estava muito quente.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Ele já frito o verniz à muito tempo, lembras de vir aqui dizer que se tinha de-soldado um fio dentro dele, para aquecer a soldar ao ponto de a derreter.
Aproveita e rebobina-o para mais tensão.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Mas isso foi logo no inicio, e acho que esse problema tambem tinha a ver com a solda de origem, que nao devia valer nada.
Bobinar para mais tensao é com mais ou menos voltas, ou mais ou menos grosso?
Bobinar para mais tensao é com mais ou menos voltas, ou mais ou menos grosso?
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Para o teu número de polos fixo a velocidade máxima do motor em vazio do motor é função da tensão.
Enrolando mais voltas de fio nas bobines produzes mais binário com a mesma corrente mas com fio mais fino carregas menos corrente máxima. O binário também é proporpocional á corrente.
Define primeiro a corrente máxima que queres usar. Dimensiona a secção do cobre em função disso. Usa o máximo número de voltas possível para manter o tipo de bobinagem.
Menos voltas de fio mais grosso diminui a indutância do motor. Nem todos os controladores trabalham bem com motores abaixo de determinado valor de indutância.
Não vás para extremos porque estás limitado pelo dimensionamento do circuito magnético do motor.
Enrolando mais voltas de fio nas bobines produzes mais binário com a mesma corrente mas com fio mais fino carregas menos corrente máxima. O binário também é proporpocional á corrente.
Define primeiro a corrente máxima que queres usar. Dimensiona a secção do cobre em função disso. Usa o máximo número de voltas possível para manter o tipo de bobinagem.
Menos voltas de fio mais grosso diminui a indutância do motor. Nem todos os controladores trabalham bem com motores abaixo de determinado valor de indutância.
Não vás para extremos porque estás limitado pelo dimensionamento do circuito magnético do motor.
Última edição por MVS em quarta mar 19, 2014 8:50 pm, editado 3 vezes no total.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Mais voltas, e a espessura do fio é o máximo que se conseguir meter lá.Fidel Escreveu:Mas isso foi logo no inicio, e acho que esse problema tambem tinha a ver com a solda de origem, que nao devia valer nada.
Bobinar para mais tensao é com mais ou menos voltas, ou mais ou menos grosso?
Mas como já está tudo cheio obrigatoriamente vais ter que diminuir a secção.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
RJSC Escreveu:Mais voltas, e a espessura do fio é o máximo que se conseguir meter lá.Fidel Escreveu:Mas isso foi logo no inicio, e acho que esse problema tambem tinha a ver com a solda de origem, que nao devia valer nada.
Bobinar para mais tensao é com mais ou menos voltas, ou mais ou menos grosso?
Mas como já está tudo cheio obrigatoriamente vais ter que diminuir a secção.
Não esquecer que depois é necessário diminuir a potencia no controlador.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu aquando aumentei a tensao, diminui a corrente.. em vez dos 60A pico, passei para 40A pico.
Entao o melhor é diminuir a secçao, pouco, e aumentar as voltas, o maximo possivel?
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Não sei que controlador estás a usar Fidel.
Mas se tens um problema de aquecimento no motor o passo natural seria diminuir a corrente máxima debitada pelo controlador.
Se não der para mexer no controlador, mais voltas de fio mais fino vai dar um resultado igualmente mau em termos de aquecimento se a qualidade do cobre for a mesma.
A solução seria aumentar a secção do cobre e colocar o número de voltas que for possível.
Já li que o controlador é programável.
Segue o conselho de aumentar o número de voltas mas tens de estar muito atento a esses valores de corrente e não deixar o motor aquecer.
Mas se tens um problema de aquecimento no motor o passo natural seria diminuir a corrente máxima debitada pelo controlador.
Se não der para mexer no controlador, mais voltas de fio mais fino vai dar um resultado igualmente mau em termos de aquecimento se a qualidade do cobre for a mesma.
A solução seria aumentar a secção do cobre e colocar o número de voltas que for possível.
Já li que o controlador é programável.
Segue o conselho de aumentar o número de voltas mas tens de estar muito atento a esses valores de corrente e não deixar o motor aquecer.
Última edição por MVS em quarta mar 19, 2014 9:17 pm, editado 1 vez no total.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
O controlador deixa-me mexer em todos os parâmetros.
E entao manter a secçao e tentar meter mais voltas?? é que eu acho que estas bobines estao muito mal organizadas (eu nao percebo muito disto, mas é o que me parece).
E entao manter a secçao e tentar meter mais voltas?? é que eu acho que estas bobines estao muito mal organizadas (eu nao percebo muito disto, mas é o que me parece).
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu pessoalmente não baixaria a secção do cobre. Possívelmente vais arranjar cobre de melhor qualidade com menor resistência interna. Se achas que consegues colocar mais voltas com a mesma secção óptimo. Mas o controlar as correntes e o aquecimento é fundamental qualquer que seja a solução.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu ja estive a falar com o RJSC e ele esteve a ajudar-me a perceber uma forma de ajudar a manter a temperatura do motor mais baixa, se conseguir arranjar tudo o que preciso é bem capaz de ter muito bons resultados.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Agora é reforçar o motor para o F1 voltar a estrada
Live long and prosper!
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Vê o lado positivo, o motor estava a limitar o sistema... Agora já podes pensar em ser o primeiro tuga a ser multado por excesso de velocidade numa autestrada numa bicicleta
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Heheheheh, isso é que era.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Não esquece de marcar como estão enroladas as bobinas, também em relação aos sensores, senão aiai
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Certo. Inclusivé o sentido de enrolamento.
Já pedi orçamentos a bobinadores que bobinam um motor de indução AC trifásico de 1KW por 80€ para bobinar um motor hub brushless de 3KW e o custo seria superior a 150€. Argumentaram ter fazer o levantamento e registo da bobinagem existente.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Mas um motor hub dá bem mais trabalho que este inrunner.
O hub tem muito mais polos para bobinar.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Fidel, consegues saber o KV desse motor, rpms / volt, sabendo a secção do fio, numero de espiras, atual rotação que necessitas na bike, reduções etc, seria melhor calcular o bobinado para esse motor de acordo com a utilização. Pode ser apenas algo meu, mas parece-me que andavas a usar o motor numa faixa de rotação um bom bocado abaixo do que ele deve trabalhar.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Abaixo, deves querer dizer a cima , e sim, muito probavelmente sim, nunca fui meigo com ele, isso é certo.
O Kv que o pessoal no endless diz que este motor tem, é de 150Kv.
Amanha vou tentar ir a um bobinador ver o que ele diz, mas isso de ter cuidado com a posiçao dos sensores é que vou ter de ter cuidado entao, ainda bem que alertaram.
O Kv que o pessoal no endless diz que este motor tem, é de 150Kv.
Amanha vou tentar ir a um bobinador ver o que ele diz, mas isso de ter cuidado com a posiçao dos sensores é que vou ter de ter cuidado entao, ainda bem que alertaram.
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Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
O estator está com marcas, vê se os imãns não estão roçando, isso causa grande aquecimento e perda de potencia.