DB da Bicimota, powered by Fidel
-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Se tiveres uma cassete 11-32 e a roda no ar (100% da velocidade) dá 45km/h...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Mas eu estou a dizer-te que eu ja dei 50km/h... nao sei se mais alguem que tenha andado me pode confirmar isto, tipo o ICEMAN?! ele puxava bem por ela tambem.
Ate te digo mais aos Cinquenta e pouco ela cortava-me, amagino que fosse o limite de rotaçoes e os sensores de hall ja nao conseguiam acompanhar.
Ate te digo mais aos Cinquenta e pouco ela cortava-me, amagino que fosse o limite de rotaçoes e os sensores de hall ja nao conseguiam acompanhar.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 508
- Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Pois, então nao sei... talvez o kv nao seja 150 ou aqueles 9,1:1 nao estejam correctos...
Confesso que nao domino o kit Cyclone
Confesso que nao domino o kit Cyclone
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu acredito que seja os kv que estao errados, os 150kv, podem ser para outra versao, para os 500w ou qualquer coisa assim.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro
- Mensagens: 23
- Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.
Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.
Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.
Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.
Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.
Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Se vires o primeiro post tem lá montes de sites onde comprei/comparei tudo. Posso ainda colocar mais uns sites que fui encontrando com o tempo, é só pedir se os primeiros não fazem suficientes.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
já montei o kit (igual ao do fidel) na minha e já esta a andar mas tenho um problema, quando ligo o pack de baterias ao controlador da uma grande faisca no conector, deve ser quando carrega os condensadores do controlador.
Acontece o mesmo contigo? usas algum interruptor, relé ou resistencia?
cumps
Acontece o mesmo contigo? usas algum interruptor, relé ou resistencia?
cumps
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Não, não uso nada. Isso também me acontece. Mas é raro eu desligar o cabo, eu desligo o sistema num botão.
E db, fotos... da tua bike?
E db, fotos... da tua bike?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
mas o botão não pode ser qualquer um, senão vai destruindo os contactos.
eu to a pensar acrescentar outra ficha com uma resistencia só para carregar os condensadores e depois ligo a ficha principal.
fica aqui o meu db http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=18040" onclick="window.open(this.href);return false;
eu to a pensar acrescentar outra ficha com uma resistencia só para carregar os condensadores e depois ligo a ficha principal.
fica aqui o meu db http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=18040" onclick="window.open(this.href);return false;
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
O botão que eu uso só desliga o controlador. Não desliga o power.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
então como está o motor? ha novidades?
estes motores aquecem muito quando se metem muitos amperes, tá com quantos amps? o teu controlador tem corte do motor por temperatura?
se viste a minha já sabes como o motor está fixo, desta forma o motor nunca torce e não corre o risco de uma corrente saltar para cima da outra, já as correntes partidas por esforço a mais acho que não ha milagres, as correntes de bicicleta não foram concebidas para tamanho esforço, eu meti logo de inicio uma valor mais baixo de amps para evitar os problemas que tu e outos tiveram com este kit. eu nem tensor uso e nem preciso, pelo que dizem com o tensor o motor fica menos eficiente.
já mudaste alguma vez a massa da caixa? li algures que convem mudar a cada 2000km.
na minha opinião para quem quer bater recordes de velocidade é melhor pensar num motor hub e meter lhe muitos volts que só assim eles trabalham bem no arranque e velocidade de ponta, mas neste caso já é aconselhavel uma bike de downhill pois todos os componentes são reforçados incluindo o quadro, no ES a maioria são bikes enormes e não é por acaso.
cumps
estes motores aquecem muito quando se metem muitos amperes, tá com quantos amps? o teu controlador tem corte do motor por temperatura?
se viste a minha já sabes como o motor está fixo, desta forma o motor nunca torce e não corre o risco de uma corrente saltar para cima da outra, já as correntes partidas por esforço a mais acho que não ha milagres, as correntes de bicicleta não foram concebidas para tamanho esforço, eu meti logo de inicio uma valor mais baixo de amps para evitar os problemas que tu e outos tiveram com este kit. eu nem tensor uso e nem preciso, pelo que dizem com o tensor o motor fica menos eficiente.
já mudaste alguma vez a massa da caixa? li algures que convem mudar a cada 2000km.
na minha opinião para quem quer bater recordes de velocidade é melhor pensar num motor hub e meter lhe muitos volts que só assim eles trabalham bem no arranque e velocidade de ponta, mas neste caso já é aconselhavel uma bike de downhill pois todos os componentes são reforçados incluindo o quadro, no ES a maioria são bikes enormes e não é por acaso.
cumps
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Eu aumentei a tensao da minha para poder ter a mesma potencia, mas menos amps, neste momento devo ter algo como 50A de pico, mas a andar normal nao passa muito dos 20A.
Quanto ao estado dela, ja cheguei a conclusao que nao é do motor, nem do controlador, nem do acelerador... por isso so pode ser das baterias, ou da ligaçao entre as baterias e o controlador.
Estou a pensar em comprar umas lipo 16s1p 67v5A so para fazer o teste e ja ficam para uma reserva.
Para o aquecimento do motor tenho tambem um projecto em curso, mas a falta de tempo nao tem ajudado em nada.
Tenho ainda outro projecto que é fazer um controlador, mas como nao fica barato estou a pensar muito bem no caso.
Quero ver se consigo meter tudo a andar a 100% para fazer mais uns videos...
Quanto ao estado dela, ja cheguei a conclusao que nao é do motor, nem do controlador, nem do acelerador... por isso so pode ser das baterias, ou da ligaçao entre as baterias e o controlador.
Estou a pensar em comprar umas lipo 16s1p 67v5A so para fazer o teste e ja ficam para uma reserva.
Para o aquecimento do motor tenho tambem um projecto em curso, mas a falta de tempo nao tem ajudado em nada.
Tenho ainda outro projecto que é fazer um controlador, mas como nao fica barato estou a pensar muito bem no caso.
Quero ver se consigo meter tudo a andar a 100% para fazer mais uns videos...
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro
- Mensagens: 5
- Registado: segunda mai 12, 2014 9:48 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Boas pessoal
É a minha primeira vez aqui no forum, tenho uma bike eléctrica adaptada por mim com o motor cyclone idêntico ao teu mas com o controlador original Kelly a 48v
Já fiz cerca de 3.000km com este motor e estou bastante satisfeito com ela
Aqui está uma foto da bike:
mais informação sobre a montagem em:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 28&t=53984" onclick="window.open(this.href);return false;
A pergunta que eu queria fazer ao Fidel era a seguinte:
O teu kit não veio com um controlador Kelly? o que fizeste ao controlador original substituíste pelo que tens para dar mais potência?
Como disse estou bastante contente com a bike mas noto que em determinadas situações (em esforço numa subida por exemplo) a protecção do controlador actua como se tivesse alcançado o limite contudo sei que o motor é capaz de muito mais e raramente consigo alcançar 30A sem que a protecção actue.
Alguém têm experiência com estes controladores? tenho visto alguns fóruns a dizer que são fracos e que a potencia anunciada é bastante inflacionada (supostamente 35A contínuos)
Também já experimentei várias combinações de parâmetros e não noto qualquer diferença.
Cumprimentos e até breve,
André
É a minha primeira vez aqui no forum, tenho uma bike eléctrica adaptada por mim com o motor cyclone idêntico ao teu mas com o controlador original Kelly a 48v
Já fiz cerca de 3.000km com este motor e estou bastante satisfeito com ela
Aqui está uma foto da bike:
mais informação sobre a montagem em:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 28&t=53984" onclick="window.open(this.href);return false;
A pergunta que eu queria fazer ao Fidel era a seguinte:
O teu kit não veio com um controlador Kelly? o que fizeste ao controlador original substituíste pelo que tens para dar mais potência?
Como disse estou bastante contente com a bike mas noto que em determinadas situações (em esforço numa subida por exemplo) a protecção do controlador actua como se tivesse alcançado o limite contudo sei que o motor é capaz de muito mais e raramente consigo alcançar 30A sem que a protecção actue.
Alguém têm experiência com estes controladores? tenho visto alguns fóruns a dizer que são fracos e que a potencia anunciada é bastante inflacionada (supostamente 35A contínuos)
Também já experimentei várias combinações de parâmetros e não noto qualquer diferença.
Cumprimentos e até breve,
André
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Bem vindo ao forum André!
Em relação ao controlador Kelly, poderá estar a acontecer que a tensão das baterias baixe muito com o esforço fazendo que o controlador corte antes mesmo de chegar a seus valores de potencia máxima nominal.
Qual tipo de baterias tens e a capacidade?
Esquecia-me de dizer que está muito linda a tua e-bike!
Em relação ao controlador Kelly, poderá estar a acontecer que a tensão das baterias baixe muito com o esforço fazendo que o controlador corte antes mesmo de chegar a seus valores de potencia máxima nominal.
Qual tipo de baterias tens e a capacidade?
Esquecia-me de dizer que está muito linda a tua e-bike!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Boas Andre,
Eu so comprei o motor, nao comprei o meu conjunto como kit... o kit trazia muitas coisas que nao me interessavam, como o controlador por exemplo.
A pergunta do Jorge é bastante importante, temos de saber que tipo de bateria tas a usar e a configuraçao da mesma.
Acho que devias iniciar um DB aqui no forum... assim toda a informaçao relativa a tua bike fica no sitio certo.
Eu so comprei o motor, nao comprei o meu conjunto como kit... o kit trazia muitas coisas que nao me interessavam, como o controlador por exemplo.
A pergunta do Jorge é bastante importante, temos de saber que tipo de bateria tas a usar e a configuraçao da mesma.
Acho que devias iniciar um DB aqui no forum... assim toda a informaçao relativa a tua bike fica no sitio certo.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
andre,
eu tenho esse kelly e tenho o limitado a 30amp, chega lá em qualquer subida ou recta desde que enrole o punho, nunca corta.
devia ser 35 maximo continuo e 100amp maximo por 10seg.
acho que pode ter a ver com configuração do kelly ou com queda de tenção das baterias.
seria mais facil criares o teu DB.
Fidel,
já descobriste onde esta o problema na tua?
eu tenho esse kelly e tenho o limitado a 30amp, chega lá em qualquer subida ou recta desde que enrole o punho, nunca corta.
devia ser 35 maximo continuo e 100amp maximo por 10seg.
acho que pode ter a ver com configuração do kelly ou com queda de tenção das baterias.
seria mais facil criares o teu DB.
Fidel,
já descobriste onde esta o problema na tua?
-
- Membro
- Mensagens: 5
- Registado: segunda mai 12, 2014 9:48 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Boas pessoal
Estou a utilizar 4 lipos de 6 celulas 5000mAh 20C configurado em 48V a 10.000mAh
As baterias são sempre carregadas em modo de balanceamento até 4,08V e todas as células estão a descarregar uniformemente até 3,75V (não deixo descarregar abaixo deste valor)
As baterias não chegam sequer a aquecer e o decréscimo de voltagem registado em carga é -1Volt quando comparado com o valor sem carga.
Uma vez consegui ter picos de 42Amp durante alguns dias consecutivos mas depois alterei a configuração do controlador e quando voltei a configurar exactamente tudo como estava nunca mais atingi os mesmos valores.
Esta foi a tal configuração que tinha aprovado mas que entretanto nunca mais consegui reproduzir o mesmo desempenho:
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
Cumprimentos,
André
Estou a utilizar 4 lipos de 6 celulas 5000mAh 20C configurado em 48V a 10.000mAh
As baterias são sempre carregadas em modo de balanceamento até 4,08V e todas as células estão a descarregar uniformemente até 3,75V (não deixo descarregar abaixo deste valor)
As baterias não chegam sequer a aquecer e o decréscimo de voltagem registado em carga é -1Volt quando comparado com o valor sem carga.
Uma vez consegui ter picos de 42Amp durante alguns dias consecutivos mas depois alterei a configuração do controlador e quando voltei a configurar exactamente tudo como estava nunca mais atingi os mesmos valores.
Esta foi a tal configuração que tinha aprovado mas que entretanto nunca mais consegui reproduzir o mesmo desempenho:
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
Cumprimentos,
André
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Nao, mas tambem ja nao mexo nela a algum tempo. Estou a espera tambem de umas fichas para trocar pelas que tenho... quero ter a certeza que nao é mau contacto.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Deverias carregar as baterias com mais um bocadinho de tensao, pelo menos mais perto dos 4.2v.andrenoites Escreveu:Boas pessoal
Estou a utilizar 4 lipos de 6 celulas 5000mAh 20C configurado em 48V a 10.000mAh
As baterias são sempre carregadas em modo de balanceamento até 4,08V e todas as células estão a descarregar uniformemente até 3,75V (não deixo descarregar abaixo deste valor)
As baterias não chegam sequer a aquecer e o decréscimo de voltagem registado em carga é -1Volt quando comparado com o valor sem carga.
Uma vez consegui ter picos de 42Amp durante alguns dias consecutivos mas depois alterei a configuração do controlador e quando voltei a configurar exactamente tudo como estava nunca mais atingi os mesmos valores.
Esta foi a tal configuração que tinha aprovado mas que entretanto nunca mais consegui reproduzir o mesmo desempenho:
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Cumprimentos,
André
Quanto as imagens, eu nao percebo muito desse controlador, mas ja tentas-te ativar a funçao de boost? essa opçao deve ser a que deixa ter os 100A por 10seg.
Com essa configuraçao de bateira e nessa tecnologia nao devias ter problemas de undervoltage por picos de amperagem.
Ha uma forma de meters um pouco mais de power... mas tens de abrir o controlador e fazer uns MODS.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro
- Mensagens: 5
- Registado: segunda mai 12, 2014 9:48 pm
Re: DB da Bicimota, powered by Fidel
Jordison podes enviar fotos da configuração do teu controlador para comparar com o meu?
Obrigado!
Obrigado!