DB da Bicimota, powered by Fidel

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

Se tiveres uma cassete 11-32 e a roda no ar (100% da velocidade) dá 45km/h...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Mas eu estou a dizer-te que eu ja dei 50km/h... nao sei se mais alguem que tenha andado me pode confirmar isto, tipo o ICEMAN?! ele puxava bem por ela tambem.
Ate te digo mais aos Cinquenta e pouco ela cortava-me, amagino que fosse o limite de rotaçoes e os sensores de hall ja nao conseguiam acompanhar.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

Pois, então nao sei... talvez o kv nao seja 150 ou aqueles 9,1:1 nao estejam correctos...
Confesso que nao domino o kit Cyclone
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Eu acredito que seja os kv que estao errados, os 150kv, podem ser para outra versao, para os 500w ou qualquer coisa assim.

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por vinnys »

Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.

Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.

Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.

Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
Imagem


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Se vires o primeiro post tem lá montes de sites onde comprei/comparei tudo. Posso ainda colocar mais uns sites que fui encontrando com o tempo, é só pedir se os primeiros não fazem suficientes.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

já montei o kit (igual ao do fidel) na minha e já esta a andar mas tenho um problema, quando ligo o pack de baterias ao controlador da uma grande faisca no conector, deve ser quando carrega os condensadores do controlador.
Acontece o mesmo contigo? usas algum interruptor, relé ou resistencia?

cumps


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Não, não uso nada. Isso também me acontece. Mas é raro eu desligar o cabo, eu desligo o sistema num botão.
E db, fotos... da tua bike?


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

mas o botão não pode ser qualquer um, senão vai destruindo os contactos.
eu to a pensar acrescentar outra ficha com uma resistencia só para carregar os condensadores e depois ligo a ficha principal.

fica aqui o meu db http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=18040" onclick="window.open(this.href);return false;


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

O botão que eu uso só desliga o controlador. Não desliga o power.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

então como está o motor? ha novidades?
estes motores aquecem muito quando se metem muitos amperes, tá com quantos amps? o teu controlador tem corte do motor por temperatura?
se viste a minha já sabes como o motor está fixo, desta forma o motor nunca torce e não corre o risco de uma corrente saltar para cima da outra, já as correntes partidas por esforço a mais acho que não ha milagres, as correntes de bicicleta não foram concebidas para tamanho esforço, eu meti logo de inicio uma valor mais baixo de amps para evitar os problemas que tu e outos tiveram com este kit. eu nem tensor uso e nem preciso, pelo que dizem com o tensor o motor fica menos eficiente.
já mudaste alguma vez a massa da caixa? li algures que convem mudar a cada 2000km.
na minha opinião para quem quer bater recordes de velocidade é melhor pensar num motor hub e meter lhe muitos volts que só assim eles trabalham bem no arranque e velocidade de ponta, mas neste caso já é aconselhavel uma bike de downhill pois todos os componentes são reforçados incluindo o quadro, no ES a maioria são bikes enormes e não é por acaso.

cumps


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Eu aumentei a tensao da minha para poder ter a mesma potencia, mas menos amps, neste momento devo ter algo como 50A de pico, mas a andar normal nao passa muito dos 20A.
Quanto ao estado dela, ja cheguei a conclusao que nao é do motor, nem do controlador, nem do acelerador... por isso so pode ser das baterias, ou da ligaçao entre as baterias e o controlador.
Estou a pensar em comprar umas lipo 16s1p 67v5A so para fazer o teste e ja ficam para uma reserva.
Para o aquecimento do motor tenho tambem um projecto em curso, mas a falta de tempo nao tem ajudado em nada.
Tenho ainda outro projecto que é fazer um controlador, mas como nao fica barato estou a pensar muito bem no caso.

Quero ver se consigo meter tudo a andar a 100% para fazer mais uns videos...


andrenoites
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 12, 2014 9:48 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por andrenoites »

Boas pessoal

É a minha primeira vez aqui no forum, tenho uma bike eléctrica adaptada por mim com o motor cyclone idêntico ao teu mas com o controlador original Kelly a 48v

Já fiz cerca de 3.000km com este motor e estou bastante satisfeito com ela

Aqui está uma foto da bike:

Imagem

mais informação sobre a montagem em:
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 28&t=53984" onclick="window.open(this.href);return false;

A pergunta que eu queria fazer ao Fidel era a seguinte:
O teu kit não veio com um controlador Kelly? o que fizeste ao controlador original substituíste pelo que tens para dar mais potência?

Como disse estou bastante contente com a bike mas noto que em determinadas situações (em esforço numa subida por exemplo) a protecção do controlador actua como se tivesse alcançado o limite contudo sei que o motor é capaz de muito mais e raramente consigo alcançar 30A sem que a protecção actue.

Alguém têm experiência com estes controladores? tenho visto alguns fóruns a dizer que são fracos e que a potencia anunciada é bastante inflacionada (supostamente 35A contínuos)

Também já experimentei várias combinações de parâmetros e não noto qualquer diferença.

Cumprimentos e até breve,
André

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Jorge Rocha »

Bem vindo ao forum André!

Em relação ao controlador Kelly, poderá estar a acontecer que a tensão das baterias baixe muito com o esforço fazendo que o controlador corte antes mesmo de chegar a seus valores de potencia máxima nominal.
Qual tipo de baterias tens e a capacidade?

Esquecia-me de dizer que está muito linda a tua e-bike!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Boas Andre,

Eu so comprei o motor, nao comprei o meu conjunto como kit... o kit trazia muitas coisas que nao me interessavam, como o controlador por exemplo.
A pergunta do Jorge é bastante importante, temos de saber que tipo de bateria tas a usar e a configuraçao da mesma.

Acho que devias iniciar um DB aqui no forum... assim toda a informaçao relativa a tua bike fica no sitio certo.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

andre,
eu tenho esse kelly e tenho o limitado a 30amp, chega lá em qualquer subida ou recta desde que enrole o punho, nunca corta.
devia ser 35 maximo continuo e 100amp maximo por 10seg.
acho que pode ter a ver com configuração do kelly ou com queda de tenção das baterias.
seria mais facil criares o teu DB.

Fidel,
já descobriste onde esta o problema na tua?


andrenoites
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 12, 2014 9:48 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por andrenoites »

Boas pessoal

Estou a utilizar 4 lipos de 6 celulas 5000mAh 20C configurado em 48V a 10.000mAh

As baterias são sempre carregadas em modo de balanceamento até 4,08V e todas as células estão a descarregar uniformemente até 3,75V (não deixo descarregar abaixo deste valor)

As baterias não chegam sequer a aquecer e o decréscimo de voltagem registado em carga é -1Volt quando comparado com o valor sem carga.

Uma vez consegui ter picos de 42Amp durante alguns dias consecutivos mas depois alterei a configuração do controlador e quando voltei a configurar exactamente tudo como estava nunca mais atingi os mesmos valores.

Esta foi a tal configuração que tinha aprovado mas que entretanto nunca mais consegui reproduzir o mesmo desempenho:

https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;

Cumprimentos,
André


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Nao, mas tambem ja nao mexo nela a algum tempo. Estou a espera tambem de umas fichas para trocar pelas que tenho... quero ter a certeza que nao é mau contacto.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

andrenoites Escreveu:Boas pessoal

Estou a utilizar 4 lipos de 6 celulas 5000mAh 20C configurado em 48V a 10.000mAh

As baterias são sempre carregadas em modo de balanceamento até 4,08V e todas as células estão a descarregar uniformemente até 3,75V (não deixo descarregar abaixo deste valor)

As baterias não chegam sequer a aquecer e o decréscimo de voltagem registado em carga é -1Volt quando comparado com o valor sem carga.

Uma vez consegui ter picos de 42Amp durante alguns dias consecutivos mas depois alterei a configuração do controlador e quando voltei a configurar exactamente tudo como estava nunca mais atingi os mesmos valores.

Esta foi a tal configuração que tinha aprovado mas que entretanto nunca mais consegui reproduzir o mesmo desempenho:

https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
https://drive.google.com/file/d/0B6wDgA ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Cumprimentos,
André
Deverias carregar as baterias com mais um bocadinho de tensao, pelo menos mais perto dos 4.2v.
Quanto as imagens, eu nao percebo muito desse controlador, mas ja tentas-te ativar a funçao de boost? essa opçao deve ser a que deixa ter os 100A por 10seg.
Com essa configuraçao de bateira e nessa tecnologia nao devias ter problemas de undervoltage por picos de amperagem.

Ha uma forma de meters um pouco mais de power... mas tens de abrir o controlador e fazer uns MODS.


andrenoites
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda mai 12, 2014 9:48 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por andrenoites »

Jordison podes enviar fotos da configuração do teu controlador para comparar com o meu?

Obrigado!

Responder

Voltar para “e-bike”