DB da Bicimota, powered by Fidel

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder

RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

Relativamente a mudar o kv:

Qual era a velocidade máxima, roda no ar e última mudança?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Nao faço ideia, o conta km esta na roda da frente, por isso nunca fiz esse teste.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

ok.

Vamos fazer as contas ao contrário então: volts em carga e transmissões (motor-cremalheira e cremalheira-pinhão mais pequeno) numero de dentes?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

RNM Escreveu:ok.

Vamos fazer as contas ao contrário então: volts em carga e transmissões (motor-cremalheira e cremalheira-pinhão mais pequeno) numero de dentes?
Ok, entao aqui vai: o motor tem desmultiplicação de 9.1/1 o pinhao de ataque do motor é de 14d a pedaleira é de 48d o pinhao de ataque da pedaleira é de 36d e o pinhao na roda é entre 22d e 11d
Entao é algo deste genero: 9.1/1 - 14d - 48d -> 36d - entre 22 e 11 dentes.


Jmal, fiz o teste que me disseste para fazer e nao encontro diferença nenhuma entre as fases, todas elas dao 433 +/-.
Mais alguma sujestao?
Agora o proximo passo vou trocar o controlador, tenho outro igual, mas vai dar muito trabalho.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Enquanto nao sei bem como resolver o problema la vou fazendo experiencias para ver se resolvo outro, o aquecimento do motor. Que acham disto:

Imagem

Imagem

Imagem


Usei tubo de cobre da parte de traz de um frigorifico velho, este tubo tem 6mm de diametro, o ideal seria mais fino, mas nao sei se existe.
Depois uso ou uma resina epoxi ou massa termica para melhorar a transferencia de calor entre o tubo e a carcaça do motor, e tenho tambem de arranjar um pedaço de tubo que abraçe tudo.
Mais um radiador dos que se usa no watercooler de PC's, e uma bomba RC tipo isto: Imagem e deve reduzir a temperatura em muitos graus.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por MRider »

Mal não deve fazer .
Mas não sei se será muito eficaz.
Live long and prosper!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

Confesso que prefiro esta técnica do que água por fora
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Em temos de eficiencia, tambem prefiro, mas dessa forma pode entrar humidade para dentro, que é muito mau.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

Se quiseres pôr a Bicimota a dar 90km/h, mantendo o kv, precisas de 7000W em continuo, que são 20 celulas *2.8V * 125A. Não tens controlador para isso...

Melhor rebobinar para kv de ~120 talvez fosse melhor. E depois de rebobinar e testar podes envernizar o motor por causa da humidade, com verniz de alta temperatura da Motip, vende-se no Norauto p ex.

[A extensão xlsx foi desativada e não pode ser exibida.]

Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RJSC »

Já nem os Chineses estão para bobinar motores à mão:

Link

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Afreitas »

Existe uma tendência para classificar tudo o que se faz na China como produto de má qualidade, assim como para associar todos os produtos chineses aos produtos chineses que se vendem nas lojas chineses que proliferam pela Europa e que efectivamente não reflectem a realidade da tecnologia chinesa.
Muitos de nós, tentamos defender-nos dos produtos chineses chamando-lhes linhas brancas, pretas ou outra qualquer cor, mas em boa verdade não estamos seguros do que dizemos.
Tentamos dar a ideia que os produtos são baratos na China porque são produzidos com grande componente de mão-de-obra, por milhões de chineses que auferem apenas uma mão de arroz diariamente.
Meus caros, isto não é assim. Diz que sabe e digo eu que ando por terras do oriente há mais de 20 anos. Primeiro em Taiwan e posteriormente na China. A indústria chinesa desenvolve-se mais num mês do que a europeia num ano. Os chineses fazem mais kilómetros de auto-estrada num mês do que a europa num ano, fazem mais kilómetros de TGV num segundo do que Portugal em 20 anos (também não é difícil. Portugal discute TGV há 20 anos, gastou milhões em projectos que pagou ou está a pagar aos autores).
A diferença é esta: Nós gastamos milhões e fazemos desenhos, eles gastam centenas e fazem obra.
É verdade que há problemas de qualidade, mas esses problemas residem fundamentalmente na gestão dos empresários que trocam um fusível de 1 euro por outro de 50 cnts e nos operários de devem apertar parafusos com 2 newton, apertam com 3, com 1 ou nem apertam ou até nem colocam o parafuso no orifício. Mas estes problemas são fáceis de resolver, difíceis são os da engenharia e esses eles já resolveram. Basta referir: Motores, controladores e outros ores que enviam para o mundo e com muita qualidade.
Dizemos mal dos chineses mas pouco fazemos como eles. Enterramos a cabeça na areia esperando que a tempestade passe. Divido que passe.
afreitas


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RJSC »

O meu objetivo parece que foi mal entendido...
Era mostrar que motores da China não vêm enrolados à mão por gente que veio das aldeias do interior paga com uma taça de arroz por dia e um beliche para dormir.
Os chineses não estão para ser os escravos do ocidente para sempre (e bem) e estão a aumentar o seu nível de vida. A médio prazo podem estar vender coisas o preço dos Japoneses e Sul Coreanos.
Se não reindustrializarmos a Europa, quando os Chineses não estiverem para trabalhar quase de borla para exportar, vamos dar-nos muito mal.

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Afreitas »

RJSC Escreveu:O meu objetivo parece que foi mal entendido...
Era mostrar que motores da China não vêm enrolados à mão por gente que veio das aldeias do interior paga com uma taça de arroz por dia e um beliche para dormir.
Os chineses não estão para ser os escravos do ocidente para sempre (e bem) e estão a aumentar o seu nível de vida. A médio prazo podem estar vender coisas o preço dos Japoneses e Sul Coreanos.
Se não reindustrializarmos a Europa, quando os Chineses não estiverem para trabalhar quase de borla para exportar, vamos dar-nos muito mal.
RJSC.
Eu percebi bem o seu comentário.
Só respondi para reforçar o que você dizia: (Já nem os Chineses estão para bobinar motores à mão:).
Também respondi para dizer que é errado pensamos que a China é a mesma de Mao Tsé Tung e que é errado conotar sempre a China a linhas brancas ou pretas sem qualidade, feitas à mão com todas as falhas naturais do ser humano.

Quanto ao seu comentário: (Se não reindustrializarmos vamos dar-nos muito mal), estou inteiramente de acordo. Como eu dizia, estamos a enterrar a cabeça na areia à espera que a tempestade passe... não sei se vai passar.
afreitas

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por galt »

Afreitas Escreveu:Existe uma tendência para classificar tudo o que se faz na China como produto de má qualidade, assim como para associar todos os produtos chineses aos produtos chineses que se vendem nas lojas chineses que proliferam pela Europa e que efectivamente não reflectem a realidade da tecnologia chinesa.
Muitos de nós, tentamos defender-nos dos produtos chineses chamando-lhes linhas brancas, pretas ou outra qualquer cor, mas em boa verdade não estamos seguros do que dizemos.
Tentamos dar a ideia que os produtos são baratos na China porque são produzidos com grande componente de mão-de-obra, por milhões de chineses que auferem apenas uma mão de arroz diariamente.
Meus caros, isto não é assim. Diz que sabe e digo eu que ando por terras do oriente há mais de 20 anos. Primeiro em Taiwan e posteriormente na China. A indústria chinesa desenvolve-se mais num mês do que a europeia num ano. Os chineses fazem mais kilómetros de auto-estrada num mês do que a europa num ano, fazem mais kilómetros de TGV num segundo do que Portugal em 20 anos (também não é difícil. Portugal discute TGV há 20 anos, gastou milhões em projectos que pagou ou está a pagar aos autores).
A diferença é esta: Nós gastamos milhões e fazemos desenhos, eles gastam centenas e fazem obra.
É verdade que há problemas de qualidade, mas esses problemas residem fundamentalmente na gestão dos empresários que trocam um fusível de 1 euro por outro de 50 cnts e nos operários de devem apertar parafusos com 2 newton, apertam com 3, com 1 ou nem apertam ou até nem colocam o parafuso no orifício. Mas estes problemas são fáceis de resolver, difíceis são os da engenharia e esses eles já resolveram. Basta referir: Motores, controladores e outros ores que enviam para o mundo e com muita qualidade.
Dizemos mal dos chineses mas pouco fazemos como eles. Enterramos a cabeça na areia esperando que a tempestade passe. Divido que passe.
Esta é a realidade.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

Apesar do estado das bobines, nao vou mexer nelas, pelos vistos a coisa ainda anda, e se eu for bem sucedido no arrefecimento ainda vai ter de durar mais uns belos tempos.
Quanto aos comentarios que formam falados acerca da China e da Europa, sim é bem possivel que tenham toda a razao.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

RNM Escreveu:Se quiseres pôr a Bicimota a dar 90km/h, mantendo o kv, precisas de 7000W em continuo, que são 20 celulas *2.8V * 125A. Não tens controlador para isso...

Melhor rebobinar para kv de ~120 talvez fosse melhor. E depois de rebobinar e testar podes envernizar o motor por causa da humidade, com verniz de alta temperatura da Motip, vende-se no Norauto p ex.
bicimota fidel.xlsx

Esqueci-me de te agradecer RNM pela folha excell, muito bem feita, obrigado... ajuda bastante. Apesar de nao me interessar tanto a velocidade maxima, mas sim a força.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

RNM estive agora a fazer umas experiencias na tabela que facultas-te mas algum dado deve estar errado, ou entao nao os KV estao errados, mas mesmo assim...
Tive a fazer assim:
Motor - pedaleira:
-Motor 14D
-Pedaleira 48D

Pedaleira - Roda
Pedaleira 36D
Roda 36D (primeira mudança)

E a velocidade maxima é de 27km/h, mas na realidade é de 45Km/h +/-

Algum dado deve estar errado, se a diferença fosse pequena ate nem ligava ao erro, mas ainda é um bom bocado.

Mas nao me leves a mal, agradeço-te muito por ters despendido tempo para fazers esta tabela de conversao.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por RNM »

Boas Fidel,

Nada que agradecer, sempre que posso partilho o pouco que sei.

Uma questão: Tens a certeza que a 1a velocidade tem 36 dentes atrás? Tou a achar muito...

Na folha de Excel a célula B7 multiplica a rpm máx por 69%. Este valor é "típico" num motor eléctrico para achar a potência máx dentro da rpm total. Numa primeira mudança (que deves ter uns 28 dentes, penso eu) se usares 90% dessa rpm, tens 46km/h.

http://www.ebikes.ca/tools/simulator.html
Mas o que interessa é qd é q a linha vermelha é cruzada pela preta num gráfico como o do link acima.
Pela forma das duas linhas, penso que dá para perceber como a baixas velocidades é facil chegar a maiores velocidades com rpm's mais altas que os tais 69% (pq a potência que precisamos é baixa). Qd a única coisa que importa é a velocidade máxima, temos que ajustar a transmissão para q a potência máxima q o motor dá seja igual ao valor da resistência aerodinâmica e de rolamento.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por jordison »

Boas.

http://www.af-tech.com.au/Products_Ebikes.html#TopPage" onclick="window.open(this.href);return false;
Esta empresa da australia vende uns upgrades bem interessantes para os kits cyclone, o problema são os preços.
resolve o problema de torcer o motor e fazer saltar a corrente e o cooler parece bem mais eficiente.

eu comprei recentemente um kit igual ao do fidel, ainda não instalei mas já espero problemas semelhantes com as correntes, para o motor comprei uma corrente de bmx por ser mais resistente, para tras já não dá , tem que ser das normais para btt.

quanto ao meter o motor directo atras duvido que seja a melhor solução, ficando sem mudanças fica tipo os hub em que ou se tem arranque ou velocidade, para ter ponta iria aquecer muito a baixas rotações, se já assim ele aquece imagino depois.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: DB da Bicimota, powered by Fidel

Mensagem por Fidel »

RNM, a primeira mudança da cassete de traz, é um pouco maior que o normal, e eu fui ver na pagina do fabricante (sram) as cassetes de 9 velocidades e sao de 36 dentes.
Vou ver o resultado.

jordison, realmente os gajos tem uns kits de upgrade porreirinhos, o problema é mesmo como tu dizes, o preço... fdx

Responder

Voltar para “e-bike”