Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico



Responder

Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » terça mai 28, 2013 7:44 pm

Depois de andar nesta casa/forum a ler tanto sobre a mobilidade eléctrica decidi-me em pegar na bicicleta que estava aqui parada em casa e montar-lhe um motor eléctrico.
Já a tenho à quase um ano e o uso que lhe dou é diário à excepção dos dias em que está a chover...
Não consigo dizer ao certo quantos km já fiz nela porque o conta-quilómetros já me foi a baixo várias vezes... uma vez porque cai, outra porque a pilha acabou...enfim não é grande coisa mas serve sempre para a velocidade instantânea e para controlar os quilómetros diários.

As baterias são de litium 36v 20ah
Carregador 5ah
Autonomia 40km (sem pedalar e sem poupar electrões)...

Quanto a problemas já tive vários...
Queimei 2 BMS e um carregador.



Vou deixar aqui umas fotos para que possam ver a dita cuja.

Imagem


Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us



Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1062
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel » terça mai 28, 2013 8:14 pm

Boas

Ate que enfim que vejo a bike... ja tanto falei contigo e ainda nao a tinha visto :P
Parabens... ta muito bonita e gosto bastante do sitio onde estao as baterias. Tens um mostrador de potencia como eu tinha na minha??

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por ricardocruzs2 » terça mai 28, 2013 8:31 pm

Muitos Parabéns!!
A bicicleta estás muito fixe, agora para ficar ainda mais fixe porque não pintar ou colocar um logotipo na caixa que protege as baterias :)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3957
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por MRider » terça mai 28, 2013 10:09 pm

Ta muito fixe 8-)

Qual a potencia do motor ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por pafi » terça mai 28, 2013 10:32 pm

Muito nice!
Portugal continua a avançar com VE :) .

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2368
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por RJSC » terça mai 28, 2013 11:35 pm

A caixa de baterias pela fotos está muito bem feita!
Se puderes coloca umas mais detalhadas.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15275
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por serges » quarta mai 29, 2013 2:27 pm

Muito bonito junto me aos curiosos para ver em pormenor...

Obrigado

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » quarta mai 29, 2013 4:31 pm

Boas

Sim tenho um mostrador de potência… Aquilo dá a tensão da bateria, corrente instantânea, tensão mínima e máxima registada, consumo. E acho que é só.

Quanto à caixa…foi feita por mim e é em inox esmerilado (baço)…sei que é pesado mas para soldar é bem mais fácil e acaba por ser mais resistente também (acho).

O logotipo por acaso era algo que gostava de por e até já andei à procura na net mas não encontrei nada do que queria… Gostava de por algo que chama-se a atenção das vantagens dos VE em relação aos CI…

A potencia do motor este é de 1000w mas como as baterias são de 36v dá pouco mais de 850w.

Deixo aqui uma foto do mostrador.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1062
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel » quarta mai 29, 2013 4:38 pm

Muito fixe sim senhora...
Mostra la umas fotos mais pormenorizadas da caixa das baterias, dava-me jeito uma coisa dessas, mas acho que nao consigo meter as minhas baterias todas.
Quanto ao problema da baixa tensão?? ja chegas-te a alguma conclusão??


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » quarta mai 29, 2013 4:45 pm

Fidel Escreveu:Muito fixe sim senhora...
Mostra la umas fotos mais pormenorizadas da caixa das baterias, dava-me jeito uma coisa dessas, mas acho que nao consigo meter as minhas baterias todas.
Quanto ao problema da baixa tensão?? ja chegas-te a alguma conclusão??
Em relação a isso vou ter que abri mesmo o pack das baterias e fazer uns teste bem feitos...
Mas não ainda não cheguei a conclusão nenhuma...
Hoje já fiz 15km nela e trabalhou bem.
O que acontece que às vezes é ao passar em ruas de paralelo sinto que ela se desliga e liga logo... como se a acelerador falhasse 1 segundo não mais...
Última edição por CésarSalgado em quinta jul 25, 2013 10:25 pm, editado 1 vez no total.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1062
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel » quarta mai 29, 2013 4:47 pm

Sera que faz curto nas celulas?? pode acontece isso nessa caixa?? ta bem isolada??


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » quarta mai 29, 2013 6:28 pm

Desconfio de algo desse género...elas estão bem isoladas alias tem isolamento térmico para quando a deixo ao sol... o inox aquece muito.
Entre elas é capaz de haver algum curto... como não faço ideia. Vou desmontar e ver o que se lá passa.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1856
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por rocker_pt » quarta mai 29, 2013 7:53 pm

Cum caraças! Só agora reparei...esse guiador quase parece o guiador de uma mota...
Está melhor equipado do que muitas motas que andam na estrada. Só faltava envolveres os fios com uma carenagem e......um radio player
Os travões parecem-me fracotes. Desde que não andes com muita velocidade...
Parabéns!!!
VE's:16 145 km + 140 000km em Predator 60Ah
Mais de 150.000km em VE!


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » quinta mai 30, 2013 11:38 pm

rocker_pt Escreveu:Cum caraças! Só agora reparei...esse guiador quase parece o guiador de uma mota...
Está melhor equipado do que muitas motas que andam na estrada. Só faltava envolveres os fios com uma carenagem e......um radio player
Os travões parecem-me fracotes. Desde que não andes com muita velocidade...
Parabéns!!!
O sistema de travagem não é de todo o melhor, sem dúvida que com um travão de disco (pelo menos à frente) ficava com outra segurança mas tenho que mudar muita coisa na bicicleta para o por. E isso implica gastar já muitos €€€...
Entretanto arranjei umas pastilhas para os v-brake que deixam ficar os travões de disco (mais fracos) mal.
Digo isto porque tenho aqui em casa um outra bicicleta com travão de disco hidráulico que não trava melhor... estranho mas é verdade.
Os fios estão à sucateiro porque ainda não liguei o farol as baterias (ou seja ainda está em obras).


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » segunda jun 17, 2013 9:40 pm

Cheguei hoje a casa com esta marca...
Penso ter resolvido um pequeno problema que tinha e que fazia com que a bicicleta fosse a baixo em andamento.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1062
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Fidel » domingo jun 23, 2013 5:06 pm

E entao, qual era o problema??


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » quinta jun 27, 2013 9:01 pm

Boas Fidel... hoje cheguei aos 500 km e o problema que pensei ter resolvido continua lá :x :x :x
Vou voltar a desmontar tudo mas desta vez vou mudar as fichas todas... as que vem de origem não são grande coisa.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3957
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por MRider » quinta jun 27, 2013 9:23 pm

Pois um mau contacto numa ficha é suficiente :roll:
Live long and prosper!


Autor do tópico
CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por CésarSalgado » quinta jul 25, 2013 10:23 pm

Bem ontem cheguei a esta marca:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Neste momento tenho a bicicleta desmontada para reparar uma avaria.
Assim que reparada relato aqui com mais detalhe o que se passou desta vez.
Posso entretanto adiantar que dois dos três cabos que alimentam o motor derreteram o revestimento até fazerem curto circuito (entre eles)...

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Estado: Desligado

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Mensagem por Nunio » sexta jul 26, 2013 8:04 pm

Se o motor é de 1000w e tu só puxas 800, como é que os fios do motor derretem?

Responder

Voltar para “e-bike”