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Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado nov 23, 2013 8:31 pm
por CésarSalgado
Fidel Escreveu: No teu caso bastava aumentar a tensao... normalmente basta aumentar a tensao e ate baixar a amperagem que ja ganhas velocidade e ate das menos "porrada" nas baterias. Ou seja tornas o sistema mais eficiente e prolongas a vida util do mesmo.

Tu ja viste o meu video onde mostro a rapidez a que chego aos 50km/h? demora tipo 3 ou 4 segundos a chegar la... no video talvez nao mas eu nao estava nas melhores das posições(so com uma mao no volante tive de ter cuidado com o punho).
Também já me lembrei disso de aumentar a tensão e diminuir a corrente o problema é que isso vai me obrigar a encostar um carregador de 36v que está novo...
Só se aumentar a tensão para 72v, dividir o pack em dois no carregamento e assim já dava o mesmo carregador... mas 72v deve ser de mais para o motor que é...

Estive a ver agora a teu vídeo e está muito fixe parabéns.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado nov 23, 2013 8:37 pm
por CésarSalgado
Fidel Escreveu:Ha ai uma parte que nao percebi, queres usar um motor como o meu e usar o teu para ajudar onde este nao tem power? Ui que tu tens mesmo de experimentar um igual ao meu... o que nao lhe falta é power... ha pessoal aqui no forum que por muito pouco nao caiu para traz a fazer um cavalinho(sem crer), assim de repente lembro me do Edu em Esposende que ia dando um grande tombo :P... nao te esqueças que um sistema como o meu tens as mudanças, so por ai ja consegues vencer todas as subidas com relativa "pouca" potencia.
Nao metas o motor a frente, pelo que tenho ouvido falar nao é boa ideia, com o tempo tens problemas na forqueta da roda.
No teu caso bastava aumentar a tensao... normalmente basta aumentar a tensao e ate baixar a amperagem que ja ganhas velocidade e ate das menos "porrada" nas baterias. Ou seja tornas o sistema mais eficiente e prolongas a vida util do mesmo.

Tu ja viste o meu video onde mostro a rapidez a que chego aos 50km/h? demora tipo 3 ou 4 segundos a chegar la... no video talvez nao mas eu nao estava nas melhores das posições(so com uma mao no volante tive de ter cuidado com o punho).
Eu no meu percurso diário tenho 3 subidas muito inclinadas em duas delas tenho mesmo que dar ao pedal.
A outra subida não tão inclinada é num sitio onde convém ter uma boa velocidade para não atrancar o transito.
Basicamente o meu maior problema não é a velocidade (apesar de ter uma velocidade máxima pouco superior a 35km\h) mas sim a falta de força nas subidas.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado nov 23, 2013 9:14 pm
por Fidel
Tens de abrir o controlador e identificar os fets, com um bocado de sorte tens ai uns fets que aguentam uma boa tensao.

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Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado mar 08, 2014 8:26 pm
por CésarSalgado
Bem o sol voltou e a vontade de andar de bicicleta também... :D

Neste momento tenho a bicicleta parada à espera de um carregador que está parado na alfandega desde 26 de Dezembro.
Alguém por aqui tem algum carregador de 36v para bateria de litium parado em casa e que o queira vender?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado mar 08, 2014 9:13 pm
por nios26

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: domingo mar 09, 2014 9:55 am
por apr
Eu tenho um. Tenho-o à venda com a respectiva bateria nos classificados e não quero vender em separado. Mas posso-te emprestar se quiseres.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: domingo mar 09, 2014 3:32 pm
por CésarSalgado
apr Escreveu:Eu tenho um. Tenho-o à venda com a respectiva bateria nos classificados e não quero vender em separado. Mas posso-te emprestar se quiseres.
Obrigado pela ajuda. Mas vou mesmo tentar comprar um uma vez que duvido muito que o que tenho na alfandega um dia chegue...
Entretanto se não conseguir nada nos próximos dias entro em contacto com o Sr.
Mais uma vez obrigado.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta mar 14, 2014 1:13 am
por CésarSalgado
Boa noite a todos.

A bicicleta já anda de novo... :D :D :D
Neste memento precisava de comprar um BMS a bateria é lifepo4 36v.
Alguém com experiência pode me aconselhar algum?
Dou preferência a compras que não passem pela alfândega uma vez que ainda lá tenho um retido...

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta mar 14, 2014 8:20 am
por MRider
Não consegues resolver o problema da alfândega ?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta mar 14, 2014 9:47 am
por CésarSalgado
visitante2 Escreveu:Não consegues resolver o problema da alfândega ?
Enviei ontem mais uma vez os documentos que me pedem... Agora estou à espera...
Desta última vez foi me pedido um documento que comprove o valor comercial do BMS...
Isto depois lhe ter enviado a factura do PayPal, factura do vendedor e PDF do extracto do cartão de crédito.
Acho que lhes está a causar confusão o facto do carregador ter vindo a custo zero... Já lhes explique que o carregador veio a custo zero porque vem substituir um que avariou ainda dentro da garantia.
Assim sendo o valor que apresento nas facturas deve se apenas ao bms e transporte dos dois produtos.
Penso que seja por causa disto que eles estão a complicar tanto.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta mar 14, 2014 10:11 am
por MRider
Aí esta burocracia .... Querem espremer as pessoas até a última!

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta mar 14, 2014 2:31 pm
por CésarSalgado
Andam me a fazer perder dinheiro e tempo... Enfim.
Se alguém tiver um BMW usado em casa e o queira vender ou saiba onde posso comprar um aqui na europa agradeço.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta mar 14, 2014 3:47 pm
por Fidel
CésarSalgado Escreveu:Andam me a fazer perder dinheiro e tempo... Enfim.
Se alguém tiver um BMW usado em casa e o queira vender ou saiba onde posso comprar um aqui na europa agradeço.
Acho que querias dizer BMS certo?
Tens aqui por exemplo: http://eclipsebikes.com/lifepo4-432v-ce ... rrency=EUR

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado mar 15, 2014 12:11 am
por CésarSalgado
Fidel Escreveu:
CésarSalgado Escreveu:Andam me a fazer perder dinheiro e tempo... Enfim.
Se alguém tiver um BMW usado em casa e o queira vender ou saiba onde posso comprar um aqui na europa agradeço.
Acho que querias dizer BMS certo?
Tens aqui por exemplo: http://eclipsebikes.com/lifepo4-432v-ce ... rrency=EUR

Certo certo...
Obrigado pelo link.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta abr 03, 2014 1:02 pm
por CésarSalgado
Depois de muitos problemas com a alfandega acabei por comprar cá em Portugal um carregador.
Entretanto comprei também um bms vindo do site que o amigo Fidel me recomendou.
Neste momento a bicicleta está a andar e já conta com mais 230 km desde esta última avaria...
Estou a preparar umas alterações engraçadas, assim que as tenha terminado ponho fotos.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta abr 03, 2014 1:09 pm
por MRider
Porreiro :-)

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta abr 17, 2014 11:12 pm
por CésarSalgado
Olá pessoal...

Neste momento a bicicleta já conta com 500km desde a ultima vez que esteve parada...
Neste momento estou com um pequeno problema com uma das células da bateria.
Quando carrego a bateria esta célula não passa dos 3.5v enquanto as outras vão até 3.75v.
O bms penso que a única coisa que faz é dissipar a energia a mais em cada célula e não o balanceamento (tirar às que tem mais para por nas que tem menos).
Se esta célula estiver mesmo com problemas e eu tiver que a substituir por uma nova não vou desbalancear o resto da bateria?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta abr 18, 2014 1:24 am
por Jorge Rocha
Não é motivo para alarme, mas parece-me que o carregador eleva muito a tensão do pack (sendo que no final da carga todas ficam com os 3,75V com excepção de uma que fica nos 3,50V.
Os BMS por norma fazem o balanceamento por sangramento (descarregam a energia em excesso para umas resistências), só os que têm transferência de cargas capacitivas, poderão retirar alguma da energia excedente das de maior tensão para as de menor (estes mais melindrosos e sem grande efeito no seu trabalho).

Possíveis causas para o que esteja a acontecer.
Basta que:
* essa célula tenha uma auto-descarga um pouco superior às outras
* o bms se alimente mais dela para manter sua alimentação
* o carregador não mantenha a tensão tempo suficiente para o respectivo balanceamento
* má programação no bms ou avaria

Qualquer uma ou mais do que uma em simultâneo pode causar esse efeito. Deverá ser melhor observado para a visualização dos acontecimentos no espaço de tempo, antes e depois do final do carregamento, para que determine a importância dessas pequenas diferenças.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta abr 18, 2014 2:23 pm
por CésarSalgado
Penso que o problema seja mesmo da célula porque com ou sem bms ela fica sempre com uma tensão inferior às outras.
O problema maior é que por causa de esta celula ficar pelos 3.50v as outras tem que passar dos 3.75v tenho medo de as estragar assim...
Será que é boa ideia colocar uma célula em paralelo com esta que está mais fraca?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta abr 18, 2014 3:49 pm
por MVS
Esse BMS está a balancear a uma tensão demasiado elevada. O carregador depois não tem tensão suficiente para balancear a célula mais baixa.

Se o BMS balanceasse para 3,65V por célula como tens 12 células o carregador tinha de ter uma voltagem de 43,8V. É sensivelmente o que deves ter. Confirma.

Como o BMS está a balancear para mais de 3,75V o carregador tinha de ter uma voltagem superior a 45V. O que não deves ter.

Nada disto é grave. Todo o mal seja esse. Podes usar á vontade. Todas as células estão carregadas.

As células que carregam a 3,75V durarão um pouco menos do que se fossem carregadas apenas a 3,65V. Isto é irrisório e não te deve preocupar.

No entanto quando o carregador está a injectar (não a situação de repouso) qual foi a maior tensão que encontraste nas células?