DB ebike cyclone

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico



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Jorge Rocha
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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Jorge Rocha » segunda ago 17, 2015 8:46 pm

Isto não é normal.


Trabalhei numa fabrica onde faziam 800 ciaxas de velocidades para carros por dia, e sei bem o tratamento que os carretos têm de passar até que fiquem no ponto.

Apesar de estes carretos não passarem por um processo de retirar os cantos no inicio dos dentes, todo o seu acabamento parece estar perfeito, sendo até feito o polimento para diminuir o desgaste e barulhos. Por onde não deve passar, é por uma tempera, em que lhe dá uma dureza extra nas partes externas do metal. A dureza também faz diminuir os atritos, consequentemente o desgaste, ruído, etc.
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Retirei uns carretos de uma Vectrix com mais de 45.000Km e apesar de verificar que seus processos de construção não passaram por o tal polimento (shaving), os carretos estavam intactos, parecendo novos.
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Numa Vectrix com mais de 45.000Km
2015-06-23 20.17.48.jpg (548.72 KiB) Visto 2454 vezes

Num trikke eléctrico, os materiais aparentemente de qualidade inferior (por ser um plástico), acaba por nos surpreender positivamente quando verificamos que não tem qualquer desgaste depois de bastante uso.
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Carretos em nylon, com centenas de horas de trabalho.
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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » segunda ago 17, 2015 9:22 pm

então percebes bem mais de caixas do que eu.
posso confirmar que não passaram por tempera.
acho que eles encaram os carretos como material de desgaste tal como pastilhas de travão.
tal como postei mais atras, a aft vai colocar á venda uns carretos em aço endurecido.
mas vejo dois problemas, eles têm preços muito altos e preferem vender a clientes que comprem ou já compraram à aft um kit.

caso não seja possivel adquirir os novos carretos à aft, é possivel passar os carretos normais pelo processo de tempera para lhes dar a tal dureza extra?

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Jorge Rocha
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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Jorge Rocha » terça ago 18, 2015 1:06 am

jordison Escreveu:
caso não seja possivel adquirir os novos carretos à aft, é possivel passar os carretos normais pelo processo de tempera para lhes dar a tal dureza extra?
Sim, com toda a certeza. Há algumas empresas que fazem esses trabalhos, a uma data de ferramentas, por isso penso que será pacifico fazerem também a estes carretos.

Até mesmo, de uma forma mais artesanal, se pode fazer algo para tornar isso possível. Claro que para quem não tem qualquer experiência no ramo, nem perceba, como, para e qual o efeito de se fazer determinado trabalho, então será "um tiro no escuro". Algumas ferramentas e ingredientes, tais como maçarico, gás (de vários tipos, para cada fase do processo), oxigénio, óleo e outros, são indispensáveis para o processo. Se houver alguém que possa acrescentar alguma coisa, que se manifeste.

Numa busca muito pouco precisa... http://www.inda.org.br/tratamento.php
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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por RNM » quarta ago 26, 2015 6:18 pm

Vejam se há alternativas aqui (mesmo que se tenha de maquinar o centro):
http://info.maedler.de/product/1643/161 ... e-verzahnt
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » domingo ago 30, 2015 8:21 pm

embora maquinar o centro seja uma ideia possivel acho que não será a mais prática.
para já vou esperar que a aft tenha os carretos disponiveis, se não conseguir adquirir ou se for demasiado caro vou optar provavelmente por levar os carretos a uma empresa que faça a tempera.

entretanto uma avaria aos 6900km, a roda livre do motor desmanchou se.
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uns dias antes já tinha ouvido um ruido estranho numa subida, mas pensei que fosse de outro lado.
nunca tinha visto esta peça internamente mas acho que devia ter umas esferas, mas não encontrei nenhuma.

ainda fiz 15kms até chegar a casa a uma velocidade muito reduzida.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » quarta out 07, 2015 12:06 am


Link

está na hora de mudar os rolamentos, o de cima sai bem,
qual é a melhor maneira de chegar ao outro rolamento sem danificar nada?
a placa parece estar segura só por uns "ganchos" de plástico, tentei rodar e depois puxar mas não quis fazer muita força
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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Fidel » quarta out 07, 2015 1:27 pm

Mas queres tirar a placa? Para a tirares tens de dessoldar os fios das fases, e abrir esses ganchos de plástico e sai bem.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » quarta out 07, 2015 3:02 pm

Eu não quero tirar a placa, mas como ė que chego ao rolamento do fundo sem a tirar?
Ou sai tudo junto?


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Fidel » quarta out 07, 2015 6:31 pm

Não chegas muito facilmente, eu já fiz isso uma vez e é cá um brebicacho. Mas tens mesmo de trocar o rolamento? Eu nem me lembro de ter um rolamento, vou ver se tenho fotos para confirmar.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » quarta out 07, 2015 7:16 pm

claro que tem rolamento, se não tivesse ficava a fazer fricção na carcassa do motor e com o desgaste o rotor encostava ao estator.
já vi fotos e tem 1 rolamento em cada ponta do estator.
eu acho que só o rolamento que fica junto da caixa precisa de ser trocado, mas já que tenho o motor aberto trocava logo os 2, como comprei 2 skf 6001 ficava logo para durar.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Fidel » quarta out 07, 2015 9:00 pm

Ok, já fui confirmar a umas fotos e tem realmente um rolamento(atenção que eu não disse que não tinha, só disse que não me lembrava de o ver) está no rotor e por isso não prestei muita atenção. Para tirares o rotor tens mesmo de dessoldar os fios das fases, e depois sai com facilidade o rotor. Quando tirei o rotor para me rebobinarem o estator disseram que não devia ter afastado o rotor de estator pois pode desmagnetisar os ímanes, na altura isso foi muito discutido no meu tópico mas não se chegou a conclusão nenhuma.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » quarta out 07, 2015 11:27 pm

Acabei por trocar só um rolamento, o outro ainda está bom .
Não me apeteceu estar com tanto trabalho para trocar algo que ainda está bom,
quando um dia tiver que trocar o outro reservo uma dose de paciência.

pois, lembro-me de se discutir a possível desmagnetização.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » sexta out 09, 2015 12:35 am

A minha experiência com o prato exterior de alumínio não está a correr pelo melhor, apesar de não apresentar desgaste, ficou oval.
deve estar aqui a razão do desgaste do material nos últimos meses.
vou encomendar um novo prato interior de 4 furos 36 dentes que me falta para poder usar o exterior original em ferro, este pelo menos é redondo.
um prato oval provoca desgaste anormal no motor e em todos os componentes da transmissão


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » sexta out 23, 2015 9:25 pm

fica a foto do selim, já adquiri faz algum tempo mas nunca calhou postar aqui, como é muito usado por quem faz cicloturismo apostei neste modelo,
apesar de parecer mais duro do que o outro que tinha, a verdade é que é mais confortável, principalmente é muito melhor para pedalar.
também dizem que dura muitos anos, espero que sim.
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IMG_20151023_174715.jpg (1.56 MiB) Visto 2055 vezes
troquei também a cassete, já tinha 6500km e as mudanças saltavam,
na oficina das bicicletas diziam que era o motor ou uma das rodas livres do kit,
eu já tinha posto a câmara a filmar a cassete e via as mudanças a saltarem, mas insistiam que não não era isso,
agora está impecável.
IMG_20151022_195420.jpg
IMG_20151022_195420.jpg (932.93 KiB) Visto 2055 vezes
tenho andado pouco e conta agora com 7500km, mas só hoje fiz 65km's, vou voltar a somar km's ...desde que não chova muito :D


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » sábado out 24, 2015 1:38 pm



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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por Jaam78 » sábado nov 07, 2015 7:50 pm

no video o som do motor parece bem alto. isso mesmo nas subidas parece levar uma boa velocidade.


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » domingo nov 08, 2015 3:55 pm

O som do motor não é defeito, é feitio ;)
como o quadro e a caixa das baterias são em aluminio isso amplifica ainda mais o ruido do motor.

ando a pensar nuns headphones para quando quero andar mais descontraído, já chega o barulho dos carros e motas em Lisboa.
depois de 7900kms começo a querer andar mais devagar, ou menos depressa.
esta semana andou bastante à chuva, pena a câmara não ser à prova de água senão postava um vídeo.

nas subidas porta-se bem, melhor até do que algumas scooters fumarentas.

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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por rnlcarlov » segunda nov 09, 2015 11:26 am

Ah, bebedouros de Lisboa....
Tão fiáveis como os Mobie....


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » segunda nov 09, 2015 7:27 pm

por acaso frequento bastantes sitios com bebedouros e muitos deles não funcionam,
-estadio universitario : tem vários e funcionam quase todos,
-monsanto : poucos funcionam
- parque da vela vista : alguns funcionam


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Re: DB ebike cyclone

Mensagem por jordison » quarta nov 11, 2015 11:13 pm

Hoje ao arrancar num semáforo a bike parou e não trabalhou mais.
depois de ver os sintomas e inspeccionar a parte eléctrica o problema estava num conector.

por acaso estava a passar perto do local de trabalho e deu para meter uns dados de junção temporariamente.
já não tive que pedalar o caminho todo até casa, gosto de pedalar mas tanto também não.
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