Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Nunio »

Pois, Wina ou A123 não tem muito a ver, mas penso que as contas serão parecidas.
Mas admito estar errado, alguém com mais conhecimentos que se manifeste...

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Nunio Escreveu:... baterias de chumbo ditas de 12Ah, os 12Ah normalmente são válidos para descargas de 0.05C
Com descargas de 1C ficam-se por cerca de 60% (+-7.2Ah)
Varios testes de descargas a essas baterias quando novas, por mim feitas a 0,3C, é comum que se fiquem bem perto dos 12Ah, algumas ultrapassam. Ao fim de algumas boas utilizações , desde o inicio de vida, estes valores sobem ligeiramente, e depois é sempre a baixar até já não compensar andar a fazer peso na bike.


Nunio Escreveu:Já nessas A123 os 8Ah são válidos para descargas muito superiores a 1C.
Correto e afirmativo, mas mesmo com descarga lenta, os Ah não são muito superiores (apenas a sua tensão se mantém mais alta).


Nunio Escreveu:O BMS das lifepo4 também deve estar a salvaguardar alguma carga, por isso com estas contas rápidas parece-me que 12Ah de chumbo fazem +- os mesmos kms que 8Ah de lifepo4.
Nunca numa "quase scooter", quando são 12Ah efectivos, sempre serão superiores a 8Ah (mesmo que sejam as de 8Ah LiFePO4 com 1/4 do peso das 12Ah de chumbo). Pode acontecer é esses 12Ah virem a ser diminuídos muito mais rapidamente do que com as de LiFePO4, mas as 200 primeiras recargas deveriam ser superiores.
rnlcarlov Escreveu:As baterias não são A123, penso que são Wina.
Eu tnha ficado a pensar que seriam A123 em paralelo até perfazer os 8Ah. Sendo das Wina, esse pack anda sempre nos seus limites. Porque não lhe colocas mais 8Ah em paralelo? Resolvias os teus problemas de autonomia e prolongavas muitos mais anos de vida ao pack? Por pouco mais de 230 paus mais umas boas horas de bricolage...

rnlcarlov Escreveu:Quando há uns meses atrás falei por mail com o Afreitas, ele tinha apontado para mais ou menos 10Ah headway de lítio seria o equivalente ao que tinha em chumbo.
Sim, pela diferença de peso, poderá ser verdade.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Nunio »

Jorge Rocha Escreveu:
Nunio Escreveu:... baterias de chumbo ditas de 12Ah, os 12Ah normalmente são válidos para descargas de 0.05C
Com descargas de 1C ficam-se por cerca de 60% (+-7.2Ah)
Varios testes de descargas a essas baterias quando novas, por mim feitas a 0,3C, é comum que se fiquem bem perto dos 12Ah, algumas ultrapassam. Ao fim de algumas boas utilizações , desde o inicio de vida, estes valores sobem ligeiramente, e depois é sempre a baixar até já não compensar andar a fazer peso na bike.
Pois... A prática não conheço, falei pelo que tenho visto em gráficos.

E como disse anteriormente não sei que baterias de chumbo tinha, nem quantos C puxava a bike.
Mas o que dizes não é contraditório com o que eu tinha dito.

0,3C +-12Ah; 1C +-7,2Ah.
Confirma neste grafico de descarga de uma bateria CSB GP 12120.
1C = 35min; 0,25C = 3h.
DescargaLeadAcid.jpg
DescargaLeadAcid.jpg (118.47 KiB) Visto 7159 vezes

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por jmal »

Alguns fabricantes anunciam a capacidade em função da descarga, deixo aqui alguns exemplos:

30ah_nimh.png
30ah_nimh.png (53.87 KiB) Visto 7135 vezes
30 ah a 0.5 C
42ah_li.png
42ah_li.png (94.32 KiB) Visto 7135 vezes
42 ah a 22.5 A (0.5 C )

Para descargas de 5C anunciam 36 ah de capacidade, e para descargas a 1C a -20 ºC 27 ah de capacidade.



Estas são as baterias que equipam a vectrix nimh e Li+ respectivamente.

12v_7ah.png
12v_7ah.png (86.33 KiB) Visto 7133 vezes
Bateria 12v 7ah selada, reparem que a descarga de 1 hora é com uma carga de apenas 4.2 amperes.
Última edição por jmal em domingo jul 27, 2014 10:08 pm, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por jmal »

wina.png
wina.png (64.11 KiB) Visto 7130 vezes
Wina, estes gráficos da wina já o disse mais vezes que não os considero correctos.

lyp_winston.png
lyp_winston.png (36.21 KiB) Visto 7130 vezes
LYP da winston, parece-me mais correcto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Jorge Rocha Escreveu: Eu tnha ficado a pensar que seriam A123 em paralelo até perfazer os 8Ah. Sendo das Wina, esse pack anda sempre nos seus limites. Porque não lhe colocas mais 8Ah em paralelo? Resolvias os teus problemas de autonomia e prolongavas muitos mais anos de vida ao pack? Por pouco mais de 230 paus mais umas boas horas de bricolage...
Penso que o BMS não dá para isso.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por jmal »

rnlcarlov Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: Eu tnha ficado a pensar que seriam A123 em paralelo até perfazer os 8Ah. Sendo das Wina, esse pack anda sempre nos seus limites. Porque não lhe colocas mais 8Ah em paralelo? Resolvias os teus problemas de autonomia e prolongavas muitos mais anos de vida ao pack? Por pouco mais de 230 paus mais umas boas horas de bricolage...
Penso que o BMS não dá para isso.
Dá pois....

Mas acho que se para os teus percursos elas dão, não me preocupava para já com a duração das baterias, é claro que menos descargas profundas mais duração, mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros... ImagemImagemImagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:... mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros...
Também partilho que a tendência será comprar outro VE, que lhe possa oferecer muito mais... mas em todo o caso, este pequeno VE pode durar uma boa dezena de anos, passando de utilizadores, mas sempre muito fiavel. Só desta forma se transmitirá a ideia de confiança nesta mobilidade.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:... mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros...
Também partilho que a tendência será comprar outro VE, que lhe possa oferecer muito mais... mas em todo o caso, este pequeno VE pode durar uma boa dezena de anos, passando de utilizadores, mas sempre muito fiavel. Só desta forma se transmitirá a ideia de confiança nesta mobilidade.
Ora nem mais.... Imagem
Última edição por jmal em segunda jul 28, 2014 4:57 pm, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

jmal Escreveu: Dá pois....

Mas acho que se para os teus percursos elas dão, não me preocupava para já com a duração das baterias, é claro que menos descargas profundas mais duração, mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros... ImagemImagemImagem
Tinha ficado com a ideia que para acrescentar mais células seria necessário acrescentar mais qualquer coisa ao BMS, mas provavelmente foi mal entendido meu.
Um dia destes a ver se chego bem ao café semanal. A nível de distância penso que dá, mas o fator noite (e luzes) e que ainda é uma incógnita. Não faço a mínima ideia de qual é o consumo daquilo.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por jmal »

rnlcarlov Escreveu:
jmal Escreveu: Dá pois....

Mas acho que se para os teus percursos elas dão, não me preocupava para já com a duração das baterias, é claro que menos descargas profundas mais duração, mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros... ImagemImagemImagem
Tinha ficado com a ideia que para acrescentar mais células seria necessário acrescentar mais qualquer coisa ao BMS, mas provavelmente foi mal entendido meu.
Um dia destes a ver se chego bem ao café semanal. A nível de distância penso que dá, mas o fator noite (e luzes) e que ainda é uma incógnita. Não faço a mínima ideia de qual é o consumo daquilo.
Tens um bms para 20s, só é necessário acrescentar se levasse mais de 20 células em serie, no caso de levar em paralelo só precisa de ajustes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Jorge Rocha Escreveu:Também partilho que a tendência será comprar outro VE, que lhe possa oferecer muito mais... mas em todo o caso, este pequeno VE pode durar uma boa dezena de anos, passando de utilizadores, mas sempre muito fiavel. Só desta forma se transmitirá a ideia de confiança nesta mobilidade.
Certamente que a tendência será comprar outro VE, talvez um Tesla Model III daqui a par de anos. :lol:
E nesse caso é provável que mantenha a RS para deslocações na cidade, pois 2 rodas para o centro da cidade é do melhor. Para voos mais longes, venham as 4 rodas :)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Gosto e partilho da mesma opinião, embora que por vezes uma duas rodas para maiores distancias e com maior rapidez, uma boa eléctrica de chapa branca possa ser melhor solução!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

No Sábado passado participei no Lisboa Scooter Day, e a valente aguentou-se os 25,5 km do percurso, o que é o máximo que fiz até agora (embora a velocidades médias mais baixas que o habitual.

Durante este percurso ultrapassei os 1000km em lítio registados no ciclómetro (devo ter mais uns 200/300 antes da sua aquisição)

Graças a ir na frente do pelotão, fui apanhado em bastantes fotos tiradas pela organização, e pelo Telmo

Imagem

Imagem

Imagem


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por RuFuS »

Eu bem me parecia que conhecia o piloto da scooter nas fotos que vi mas não quiz arriscar... :lol:
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

Moderado.
Última edição por Volt em segunda set 29, 2014 1:20 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Art.º 6.
afreitas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Na verdade não foi sempre na linha da frente. A caravana decidiu acelerar na Av. Marechal Gomes da Costa, e eu não consegui acompanhar a velocidade nessa subida. Consequentemente, andei ali um bom bocado a navegar num mar de mau cheiro e fumo, sobretudo porque havia ali umas Vespas muito pouco amigas do ambiente.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por RuFuS »

Moderado.
Última edição por Volt em segunda set 29, 2014 1:21 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Art.º 6.
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por t3lmo »

Só tens que rever a peça que perdeste durante a viagem. Já arranjaste outra substituta?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

t3lmo Escreveu:Só tens que rever a peça que perdeste durante a viagem. Já arranjaste outra substituta?
Ah sim. Nada que um parafuso de tamanho certo não tenha resolvido. Quando fui tratar de trocar a tomada de carregamento da scooter, também trataram disso.

Responder

Voltar para “e-bike”