Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por MRider »

Muito bem, aos poucos essa quase scooter vai ficar numa scooter.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por MVS »

rnlcarlov Escreveu: quarta set 20, 2017 4:25 pmDefinitivamente as qualidade das células WiNa deixa um bocado a desejar.
Discordo. Da experiência que temos com essas células cumprem as especificações. Essas células só incham nesse veículo se forem sobre-carregadas.
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Discordo. Varias células já testadas, inclusive numa mota em que o bms tem monitor de todas as células, se verifica terem um envelhecimento precoce. Afirmo isto porque por falta de duas células destas para completar um pack, foi colocado outras idênticas mas de outro fabricante e em menos de 1 ano já se verificava um abaixamento da tensão quando em esforço, comparativamente com as outras duas.
Também têm maior auto-descarga que as outras.
Mas no início estava tudo muito idêntico.

Estou a referir-me às Wina de 8Ah e às de 15Ah, num total de mais de 200 exemplares adquiridos e aplicados.

Resta também acrescentar que as células prismáticas podem inchar sempre que estiverem em situação de esforço, tanto por tensão baixa como por tensão alta e por corrente demasiado alta na carga ou na descarga.
E sem seguir o datasheet do fabricante, para estas Wina de 8 e 15Ah, eu recomendaria apenas 0,5C de descarga e 0,2C de carga. Tensão máxima de 3,60V e mínima de 2,90V em esforço. Mas isto sou eu a dizer...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por MVS »

Eu referia-me às de 15Ah e referi claramente neste veículo. As unidades de 8Ah foram um erro de casting.
O carregador desse modelo é geralmente de 3A em DC está OK (0,2C). O consumo médio do veículo (RS) é cerca de 15A (1C) e não provoca esse tipo de danos. No início está sempre tudo bem. Deverão certamente existir outras variáveis.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Agora que tenho já o suporte de smartphone para ler dados do bms durante a condução, o que tenho observado é que a Vortex ainda puxa um bom ampere.

Para ser mais específico, 15A é o consumo em velocidade de cruzeiro sem grande inclinação contra. Ao arrancar (e nem é preciso rodar o punho ao máximo) e subir alguma inclinação, o consumo chega aos 30A durante um bom tempo. Pico de consumo observado durante menos de um segundo foi 34A. A nível de renegeração, o máximo instantâneo que vi foi cerca de 12A a travar numa descida.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por MRider »

Que grande diferença para a minha scooter.
Picos de 160 A e picos de regeneração de 70 A

Hehe
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Em boa verdade a minha é uma quase-scooter. Mas acho que até consegue papar as ecooltra nos semáforos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Afinal outro dia numa descida consegui ver a regeneração ir aos 30A.

Agora um problema. O íman do meu conta-km soltou-se da roda e perdi-o. Fui comprar um íman universal de substituição à Decathlon, mas parece que o universal é só no papel, que não consigo que aquilo funcione :(


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por labutess »

Tenta diminuir a distância do íman ao sensor.


Edu.pt
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 12, 2017 7:17 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Edu.pt »

Boa noite a todos

Encontrei este tópico por acaso e vai de encontro ao que procurava, portanto agradeço se alguem poder ajudar a tirar aqui umas dúvidas.
Tenho uma scooter a pedais destas chamadas quase scooter que no meu caso é mais parecida com uma scooter que uma quase, tanto pelo peso que ronda os 90 kg com 4 baterias chumbo , 27 kg , como pelo seu aspeto , Vespa.
A minha questão é a seguinte.
Gostaria de testar um grupo de baterias lithium , 48v que fosse equiparado ao que tenho , 48V x20 AMP , qual seria o recomendado aqui pela experiencia do pessoal?
Pelo que tenho visto poderia optar por 3 tipos diferentes
Aquelas 16850 tipo samsung, as 123 e as lifePo 4 headway.
Quais recomendariam e para fazer um conjunto identico ao que tenho quantos AMP ?
Fica para referencia que com o pack que tenho faço entre 50/60 km em percursos suaves sem abusar da velocidade ,nem média 30km hora

Muito obrigado a todos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Estamos aqui a comparar duas químicas diferentes, LiFePO4 (A123 e headway) vs Li-ion NCA (Samsung 25R). Não tenho bem a certeza por quanto se consegue arranjar das células headway, mas a nível de A123 vs Samsung 25R, as primeiras são mais caras para aí por uns 17-20%. Em princípio LiFePO4 são mais duradouras que Li-ion, ou seja, podem fazer-se mais ciclos de carga e descarga. A nível de segurança são também mais seguras, pois toleram maiores temperaturas e são menos dadas a incêndios que outras químicas.
A nível de especificações, as A123 têm um grande poder de descarga. Claro que a dar descargas brutais, ainda que dentro das especificações, tira vida às células. Mas para uma scooter dessas ia-se estar muito longe do máximo de descarga delas. E quanto mais distante se está desse ponto, melhor para as células. Como se calhar leu aqui no meu diário de bordo, quando tinha células com descarga nominal de 15A, numa mota que puxa 30, elas foram-se à vida em pouco tempo. Já com um pack capaz de tolerar +1000A, 30A são cócegas e provocam baixo desgaste das baterias.

No meu caso quis mesmo por as A123 mas não conseguir por causa do espaço para instalar. Tem de ver no seu caso do espaço que dispõe e falar com alguém que perceba do assunto (spoiler: neste tópico tem participado gente pró nisto) para ver quais são as hipótese possíveis para a sua quase-scooter.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Este ano voltei a marcar presença com a minha scooter no Lisboa Scooter Day, tendo ficado em grande destaque no video do evento, visto o desfile de scooters pela cidade ser encabeçado por VEs de 2 rodas. Infelizmente este ano foi o mais fraco em número de VEs no desfile, participando apenas a minha scooter e mais duas BMW C-evolution.


Link

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por serges »

Pois infelizmente não me foi possivel...

Muito bem marcaste presença...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


rubenmartins19
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 09, 2019 8:40 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rubenmartins19 »

Para meu primeiro veiculo elétrico decidi esta mesma, a vortex RS
Sou novato nisto e gostava de saber mais acerca das scooter eletricas, ela anda a 40km/h em reta e vem com baterias novas 6 meses de garatia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Hoje aconteceu-me uma menos boa.
Fui seguido e mandado parar pela polícia por ter entrado no túnel do Marquês com a Vortex. Sinceramente não reparei que para além da proibição de pesados tinha na lateral mais uma proibição de todos os veículos não fossem automóveis ou motociclos.
Tive de pagar multa e ainda estiveram ali que tempos a tentar ver qual a potência do motor, para ver se podia andar sem matrícula. Mas como era de esperar não estavam muito dentro do assunto, pois pediram para abrir o compartimento da bateria e puseram-se a fazer contas com a informação que o Jorge Rocha lá tinha escrito 66,6V 20Ah, 18S 8P e pegavam no computador, faziam contas à potência da bateria, e eu a dizer-lhes que não se podia ver a potência do motor pela bateria, apenas pelas especificações da mota, que mostrei no website.
Por mim um deles lá convenceu os outros que não iam a lado nenhum com aquilo e deixaram-me vir embora.
Logo muito cuidado com todas as indicações de túneis de cidade que eles andam à caça até disto.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por serges »

Boas,
Realmente é chato mas que eles tem razão tem… Caça neste caso concreto não acho que seja e obviamente tem de cumprir a lei, infelizmente para ti a multa é chata e pesada…

Quanto a potencia é normal pois andam a apanhar cada vez mais malta com potencias muito superiores ao legal e a andar sem matricula por isso super normal…

Agora já sabes e claro evitas esse troço!
Um abraço
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “e-bike”