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Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: sexta jul 25, 2014 1:02 pm
por Nunio
Pois, Wina ou A123 não tem muito a ver, mas penso que as contas serão parecidas.
Mas admito estar errado, alguém com mais conhecimentos que se manifeste...

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: domingo jul 27, 2014 1:11 pm
por Jorge Rocha
Nunio Escreveu:... baterias de chumbo ditas de 12Ah, os 12Ah normalmente são válidos para descargas de 0.05C
Com descargas de 1C ficam-se por cerca de 60% (+-7.2Ah)
Varios testes de descargas a essas baterias quando novas, por mim feitas a 0,3C, é comum que se fiquem bem perto dos 12Ah, algumas ultrapassam. Ao fim de algumas boas utilizações , desde o inicio de vida, estes valores sobem ligeiramente, e depois é sempre a baixar até já não compensar andar a fazer peso na bike.


Nunio Escreveu:Já nessas A123 os 8Ah são válidos para descargas muito superiores a 1C.
Correto e afirmativo, mas mesmo com descarga lenta, os Ah não são muito superiores (apenas a sua tensão se mantém mais alta).


Nunio Escreveu:O BMS das lifepo4 também deve estar a salvaguardar alguma carga, por isso com estas contas rápidas parece-me que 12Ah de chumbo fazem +- os mesmos kms que 8Ah de lifepo4.
Nunca numa "quase scooter", quando são 12Ah efectivos, sempre serão superiores a 8Ah (mesmo que sejam as de 8Ah LiFePO4 com 1/4 do peso das 12Ah de chumbo). Pode acontecer é esses 12Ah virem a ser diminuídos muito mais rapidamente do que com as de LiFePO4, mas as 200 primeiras recargas deveriam ser superiores.
rnlcarlov Escreveu:As baterias não são A123, penso que são Wina.
Eu tnha ficado a pensar que seriam A123 em paralelo até perfazer os 8Ah. Sendo das Wina, esse pack anda sempre nos seus limites. Porque não lhe colocas mais 8Ah em paralelo? Resolvias os teus problemas de autonomia e prolongavas muitos mais anos de vida ao pack? Por pouco mais de 230 paus mais umas boas horas de bricolage...

rnlcarlov Escreveu:Quando há uns meses atrás falei por mail com o Afreitas, ele tinha apontado para mais ou menos 10Ah headway de lítio seria o equivalente ao que tinha em chumbo.
Sim, pela diferença de peso, poderá ser verdade.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: domingo jul 27, 2014 1:32 pm
por Nunio
Jorge Rocha Escreveu:
Nunio Escreveu:... baterias de chumbo ditas de 12Ah, os 12Ah normalmente são válidos para descargas de 0.05C
Com descargas de 1C ficam-se por cerca de 60% (+-7.2Ah)
Varios testes de descargas a essas baterias quando novas, por mim feitas a 0,3C, é comum que se fiquem bem perto dos 12Ah, algumas ultrapassam. Ao fim de algumas boas utilizações , desde o inicio de vida, estes valores sobem ligeiramente, e depois é sempre a baixar até já não compensar andar a fazer peso na bike.
Pois... A prática não conheço, falei pelo que tenho visto em gráficos.

E como disse anteriormente não sei que baterias de chumbo tinha, nem quantos C puxava a bike.
Mas o que dizes não é contraditório com o que eu tinha dito.

0,3C +-12Ah; 1C +-7,2Ah.
Confirma neste grafico de descarga de uma bateria CSB GP 12120.
1C = 35min; 0,25C = 3h.
DescargaLeadAcid.jpg
DescargaLeadAcid.jpg (118.47 KiB) Visto 7230 vezes

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: domingo jul 27, 2014 9:51 pm
por jmal
Alguns fabricantes anunciam a capacidade em função da descarga, deixo aqui alguns exemplos:

30ah_nimh.png
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30 ah a 0.5 C
42ah_li.png
42ah_li.png (94.32 KiB) Visto 7206 vezes
42 ah a 22.5 A (0.5 C )

Para descargas de 5C anunciam 36 ah de capacidade, e para descargas a 1C a -20 ºC 27 ah de capacidade.



Estas são as baterias que equipam a vectrix nimh e Li+ respectivamente.

12v_7ah.png
12v_7ah.png (86.33 KiB) Visto 7204 vezes
Bateria 12v 7ah selada, reparem que a descarga de 1 hora é com uma carga de apenas 4.2 amperes.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: domingo jul 27, 2014 10:06 pm
por jmal
wina.png
wina.png (64.11 KiB) Visto 7201 vezes
Wina, estes gráficos da wina já o disse mais vezes que não os considero correctos.

lyp_winston.png
lyp_winston.png (36.21 KiB) Visto 7201 vezes
LYP da winston, parece-me mais correcto.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 9:54 am
por rnlcarlov
Jorge Rocha Escreveu: Eu tnha ficado a pensar que seriam A123 em paralelo até perfazer os 8Ah. Sendo das Wina, esse pack anda sempre nos seus limites. Porque não lhe colocas mais 8Ah em paralelo? Resolvias os teus problemas de autonomia e prolongavas muitos mais anos de vida ao pack? Por pouco mais de 230 paus mais umas boas horas de bricolage...
Penso que o BMS não dá para isso.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 10:44 am
por jmal
rnlcarlov Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: Eu tnha ficado a pensar que seriam A123 em paralelo até perfazer os 8Ah. Sendo das Wina, esse pack anda sempre nos seus limites. Porque não lhe colocas mais 8Ah em paralelo? Resolvias os teus problemas de autonomia e prolongavas muitos mais anos de vida ao pack? Por pouco mais de 230 paus mais umas boas horas de bricolage...
Penso que o BMS não dá para isso.
Dá pois....

Mas acho que se para os teus percursos elas dão, não me preocupava para já com a duração das baterias, é claro que menos descargas profundas mais duração, mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros... ImagemImagemImagem

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 11:29 am
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:... mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros...
Também partilho que a tendência será comprar outro VE, que lhe possa oferecer muito mais... mas em todo o caso, este pequeno VE pode durar uma boa dezena de anos, passando de utilizadores, mas sempre muito fiavel. Só desta forma se transmitirá a ideia de confiança nesta mobilidade.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 12:33 pm
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:... mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros...
Também partilho que a tendência será comprar outro VE, que lhe possa oferecer muito mais... mas em todo o caso, este pequeno VE pode durar uma boa dezena de anos, passando de utilizadores, mas sempre muito fiavel. Só desta forma se transmitirá a ideia de confiança nesta mobilidade.
Ora nem mais.... Imagem

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 2:16 pm
por rnlcarlov
jmal Escreveu: Dá pois....

Mas acho que se para os teus percursos elas dão, não me preocupava para já com a duração das baterias, é claro que menos descargas profundas mais duração, mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros... ImagemImagemImagem
Tinha ficado com a ideia que para acrescentar mais células seria necessário acrescentar mais qualquer coisa ao BMS, mas provavelmente foi mal entendido meu.
Um dia destes a ver se chego bem ao café semanal. A nível de distância penso que dá, mas o fator noite (e luzes) e que ainda é uma incógnita. Não faço a mínima ideia de qual é o consumo daquilo.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 2:58 pm
por jmal
rnlcarlov Escreveu:
jmal Escreveu: Dá pois....

Mas acho que se para os teus percursos elas dão, não me preocupava para já com a duração das baterias, é claro que menos descargas profundas mais duração, mas será que a scooter vai durar tanto tempo nas tuas mãos, mais tarde ou mais cedo pensas em voos maiores, digo isto porque é o normal desta malta dos VE, que tb não são muito diferentes de outros... ImagemImagemImagem
Tinha ficado com a ideia que para acrescentar mais células seria necessário acrescentar mais qualquer coisa ao BMS, mas provavelmente foi mal entendido meu.
Um dia destes a ver se chego bem ao café semanal. A nível de distância penso que dá, mas o fator noite (e luzes) e que ainda é uma incógnita. Não faço a mínima ideia de qual é o consumo daquilo.
Tens um bms para 20s, só é necessário acrescentar se levasse mais de 20 células em serie, no caso de levar em paralelo só precisa de ajustes.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 4:15 pm
por rnlcarlov
Jorge Rocha Escreveu:Também partilho que a tendência será comprar outro VE, que lhe possa oferecer muito mais... mas em todo o caso, este pequeno VE pode durar uma boa dezena de anos, passando de utilizadores, mas sempre muito fiavel. Só desta forma se transmitirá a ideia de confiança nesta mobilidade.
Certamente que a tendência será comprar outro VE, talvez um Tesla Model III daqui a par de anos. :lol:
E nesse caso é provável que mantenha a RS para deslocações na cidade, pois 2 rodas para o centro da cidade é do melhor. Para voos mais longes, venham as 4 rodas :)

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: segunda jul 28, 2014 7:17 pm
por Jorge Rocha
Gosto e partilho da mesma opinião, embora que por vezes uma duas rodas para maiores distancias e com maior rapidez, uma boa eléctrica de chapa branca possa ser melhor solução!

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quarta set 24, 2014 5:06 pm
por rnlcarlov
No Sábado passado participei no Lisboa Scooter Day, e a valente aguentou-se os 25,5 km do percurso, o que é o máximo que fiz até agora (embora a velocidades médias mais baixas que o habitual.

Durante este percurso ultrapassei os 1000km em lítio registados no ciclómetro (devo ter mais uns 200/300 antes da sua aquisição)

Graças a ir na frente do pelotão, fui apanhado em bastantes fotos tiradas pela organização, e pelo Telmo

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Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quarta set 24, 2014 6:24 pm
por RuFuS
Eu bem me parecia que conhecia o piloto da scooter nas fotos que vi mas não quiz arriscar... :lol:

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quarta set 24, 2014 10:18 pm
por Afreitas
Moderado.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta set 25, 2014 9:25 am
por rnlcarlov
Na verdade não foi sempre na linha da frente. A caravana decidiu acelerar na Av. Marechal Gomes da Costa, e eu não consegui acompanhar a velocidade nessa subida. Consequentemente, andei ali um bom bocado a navegar num mar de mau cheiro e fumo, sobretudo porque havia ali umas Vespas muito pouco amigas do ambiente.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta set 25, 2014 11:48 am
por RuFuS
Moderado.

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta set 25, 2014 12:55 pm
por t3lmo
Só tens que rever a peça que perdeste durante a viagem. Já arranjaste outra substituta?

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Enviado: quinta set 25, 2014 2:59 pm
por rnlcarlov
t3lmo Escreveu:Só tens que rever a peça que perdeste durante a viagem. Já arranjaste outra substituta?
Ah sim. Nada que um parafuso de tamanho certo não tenha resolvido. Quando fui tratar de trocar a tomada de carregamento da scooter, também trataram disso.