VE numa dobravel Dahon

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

Uma Dahon roda 20" é óptima para passear em cidade mas para tirar o melhor partido dela e não se preocupar com subidas o melhor é auxiliar as pernas com um motor elétrico :).
Depois de uma série de pesquisas para arranjar uma solução que preservasse quanto possivel as caracteristicas base da bicicleta (dobrabilidade e peso reduzido), optei por um motor central de 250W e uma bateria litio tipo CK 36V/11Ah.
Como a tenho apenas há uma semana e apenas tive a oportunidade de fazer meia centena de kms apenas posso dizer que estou satisfeito com a solução. Irei complementando a informação. Para já fica uma foto de baixa qualidade tirada com o tlm.
Anexos
D8+Kit El.jpg
D8+Kit El.jpg (269.01 KiB) Visto 6735 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por serges »

Os meus parabéns!

Partilha as tuas experiencias!

Pois é bem gira!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por jmlflorencio »

Ena, muito bem. Aguardamos mais pormenores!

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por Celestino »

Apreciei particularmente.
Parabéns!
Gostava de ver mais detalhes em fotos.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por Mumia »

bem interessante sem duvida Parabéns!! :)

Mostra mais fotos aí do trabalho feito :) e claro vai deixando opinião e relatos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por apr »

Bem! O numero de pessoas que conheço que optou por um VE dobravel duplicou! Era um agora são 2!


Parabens! Está muito bem construida a bike! Como conseguiste aplicar o motor ao quadro?


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

apr Escreveu:Bem! O numero de pessoas que conheço que optou por um VE dobravel duplicou! Era um agora são 2!


Parabens! Está muito bem construida a bike! Como conseguiste aplicar o motor ao quadro?

Como temos 50% do mercado :D impõe-se prestar tanta informação quanto pudermos.

Este sistema (solução completa) é aplicado directamente tirando a pedaleira/eixo original e substituindo por novo conjunto eixo/motor/pedaleira. Trata-se de um sistema quase de aplicação universal (sistemas standard) e, tanto quanto sei, dispõe de sistemas com potências de 250/500/750 w. O meu é o mais fraco. Para malta que queira velocidade (verifiquei que és um ciclista aditivado :)) julgo que ficará bem servido com o sistema de 750w.

Próximamente postarei fotos mais detalhadas. Entretanto e porque a quilometragem ainda é muito reduzida deixo apenas umas considerações genéricas mas que me deixam satisfeito:

- manutenção do caracter de "dobravel" da bicicleta;
- consideravel (a precisar posteriormente) autonomia;
- sistema extraordináriamente suave de assistência;
- potência "natural" da assistência (na pedaleira);
- condução práticamente igual ao sistema sem assistência;
- ausência total de ruído;

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por Emanuel Couto »

Os meus parabéns!
Venha lá mais fotos desta bonita e-bike :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por jordison »

Esse kit parece ser um 8fun e tem muito boa reputação.
É possivel aumentar a potencia atraves de reprogramação do software, o hardware é igual em todas as versões.
Eu sou adepto dos motores centrais que usam as mudanças, são muito mais eficientes do que os hub, deve dar para fazer bastantes quilometros.

parabens pela compra.


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

jordison Escreveu:Esse kit parece ser um 8fun e tem muito boa reputação.
É possivel aumentar a potencia atraves de reprogramação do software, o hardware é igual em todas as versões.
Eu sou adepto dos motores centrais que usam as mudanças, são muito mais eficientes do que os hub, deve dar para fazer bastantes quilometros.

parabens pela compra.

É mesmo um 8fun. Tanto quanto julgo saber a tua afirmação está correcta em parte. Recorrendo à programação podem fazer-se alterações à potência mas o hardware não é igual em todas as versões. Julgo que as versões de 350 e 250 W usam o mesmo hardware e as de 750 e 500W usam outro. Entretanto esta programação parece só estar ao alcance de alguns distribuidores com recurso a software do fabricante. Isto "vendendo o peixe" pelo que fui lendo em foruns ...
A eficiência declarada é de facto elevada e tanto quanto posso avaliar corresponde à publicidade. Para já estou satisfeito, veremos se a durabilidade do sistema não desmente a impressão inicial. À medida que for dando uso darei conta da eficiência e autonomia da solução :)


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

Aqui ficam mais umas fotos.
Anexos
D8+B8Fun - 3.jpg
D8+B8Fun - 3.jpg (492.62 KiB) Visto 6458 vezes
D8+B8Fun - 2.jpg
D8+B8Fun - 2.jpg (368.17 KiB) Visto 6458 vezes
D8+B8Fun - 1.jpg
D8+B8Fun - 1.jpg (401.24 KiB) Visto 6458 vezes


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

Já estão cumpridos os primeiros 1000 kms de utilização sem problemas.
Com uma utilização de assistência elétrica moderada mas sistemática a bateria tem uma autonomia entre os 70 e os 80 kms sem esgotar, autonomia mais que suficiente para o uso que lhe dou. Entretanto já lhe fiz um upgrade. Mudei a pedaleira com que o sistema elétrico foi entregue (46T) pela maior que encontrei (52T) - idêntica à que vinha com a bicicleta. A utilização ficou mais equilibrada (e veloz) e se encontrasse uma de 54 ainda mudava. Pode ser que o fabricante a velha a disponibilizar, o que acho pouco provavel.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por serges »

Muito bem...

Essas meninas são amigas do ambiente e inimigas do comodismo e do sedentarismo
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por jordison »

parabens pela máquina e pela autonomia conseguida.
fazendo umas contas:
36v x 11ah=396wh dos quais seram usados no maximo 90%= 356wh,
imaginando que a média horaria atingida seria de 25km/h(deve ser mais baixo)
para fazer 75km levaria 3 horas
a media de consumo ronda os 118w (356/3), a minha consome mais do que isso sem sair do sitio
dava jeito saber qual o consumo sem carga,


se não tiver a fazer bem as contas corrijam me


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

Jordison eu faço cicloturismo e não ciclismo :D . As minhas médias estão mais entre os 12 e os 18 kms/h embora de vez em quando me dê o entusiasmo e pedale acima dos 30 kms/h (durante uns metros...).
O consumo é baixo porque além de andar devagar também ando com assistência baixa (normalmente no 2 numa escala de 0 a 9) para fazer algum (ainda que pouco) exercicio. Uma vez resolvi chegar ao fim da bateria e esgotei-a aos 93 Kms. O meu display não indica consumos pelo que não posso fornecer dados mais precisos.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por jordison »

se tivesses algo para medir o consumo permitia ver o consumo com a roda no ar, a diferença entre esse valor e o valor total de consumo instantaneo seria o que realmente estas a usar para mover a bicicleta.

a uma velocidade media de 15km/h para fazer 93km levarias 6.2 horas o que da um consumo medio de 64w usando a totalidade dos 396wh da bateria

estes 64w devem andar perto do valor que o kit consome sem carga

o que eu acho é que se tirares o peso do kit e bateria consegues fazer os mesmo km's

uma conta simples que vi fazer para os motores hub que são um pouco menos eficientes são:
396wh/20=19.8milhas x 1.6= 31.68km
é claro que pode variar consoante o tipo de condutor, percurso e eficiencia do kit.


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

A conclusão que tenho tirado é que o sistema é de facto "poupado" andando com uma assistência baixa como habitualmente ando. Tenho um amigo com uma dobravel parecida mas com o motor na roda da frente e aparentemente (as distâncias percorridas tem sido pequenas e a forma de uso da assistencia também é algo diferente) tem consumos um pouco superiores levando a autonomias mais entre os 60 e os 70 kms com bateria identica à minha.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por RJSC »

Estou interessado em saber o preço e onde posso comprar motores desses.


Autor do tópico
MPires
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 29, 2015 6:42 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por MPires »

O meu comprei-o à sanelkit de Vila da Feira. Podem tambem ser comprados via net de várias origens, neste caso o comprador terá que fazer a montagem ou arranjar quem a faça.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: VE numa dobravel Dahon

Mensagem por jordison »

Na sanelkit é um pouco mais caro, mas inclui a montagem e assistencia pos venda.
Comprado noutro lado pode ser mais barato mas se tiver que pagar a instalação pode ir dar ao mesmo preço.
Para quem se quiser aventurar até não é dificil, o meu kit deve ser mais dificil de montar mas o vendedor mandou-me intruções com fotos detalhadas, o que tornou a instalação relativamente fácil.

Responder

Voltar para “e-bike”