Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois Jmal era exatamente o que eu ia perguntar.

Quase que aposto que estas baterias estão nas lonas... e se for o caso, bem pode comprar um motor de (2000watts) que não vai aumentar a potência em nada.

Pois para que serve um motor muito "musculado" sem comida para alimentar este "músculo".

Antes de gastar mais dinheiro... e meter - se em mais aventuras... faça lá um teste às baterias!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Já verificou se as baterias estão em condições ? Se não estiverem não vale a pena mudar de motor e controlador, nem que meta um motor de 10 kW, a scooter ficar na mesma.

Esses motorss são diferentes do original da scooter que é hub, como pretende adapta-lo ?
Jorge Rocha Escreveu:Não necessitas de outro motor, pois não é pela tensão do motor que se verifica sua potencia.

Para a bicicleta ter pouca força basta que as baterias já não estejam muito boas, ou que o controlador seja de baixa potencia. Muito raramente o motor é problema.

Nesse caso, podes te dar por muita sorte por teres um motor de 36V, pois se quiseres que ele desenvolva mais potencia e velocidade, basta a colocação de um novo controlador de 48V com mais de 20A e de mais uma bateria em série com as 3 que já tem, para veres isso a andar mesmo muito.
Parece que falamos chinês... :P
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

as baterias estao novas! estou pretendendo adaptar... ainda estou em duvida, estou a colher opiniões .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Já verificou se as baterias estão em condições ? Se não estiverem não vale a pena mudar de motor e controlador, nem que meta um motor de 10 kW, a scooter ficar na mesma.

Esses motorss são diferentes do original da scooter que é hub, como pretende adapta-lo ?
Jorge Rocha Escreveu:Não necessitas de outro motor, pois não é pela tensão do motor que se verifica sua potencia.

Para a bicicleta ter pouca força basta que as baterias já não estejam muito boas, ou que o controlador seja de baixa potencia. Muito raramente o motor é problema.

Nesse caso, podes te dar por muita sorte por teres um motor de 36V, pois se quiseres que ele desenvolva mais potencia e velocidade, basta a colocação de um novo controlador de 48V com mais de 20A e de mais uma bateria em série com as 3 que já tem, para veres isso a andar mesmo muito.
Parece que falamos chinês... :P
Eu sei bem que não falas chinês Jorge...!

Que eu tenha lido nos post's anteriores o Wesley Soares ainda não tinha respondido qual o estado das baterias, se eram novas ou não!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por jmlflorencio »

Tradicionalmente não fica mais caro comprar peça a peça do que comprar o conjunto inteiro? (Ainda por cima a adaptar peças que não são de origem)...

Wesley, se as baterias estão boas fica com elas e vende a scooter, compra uma mais forte sem baterias e coloca-as lá ;)

Era o que eu faria... (Provavelmente, claro. Não conheço o mercado...)


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

AS baterias estão boas! segura legal a carga, são de 2014, da panasonic 12v , 12ah , nao tenho problemas com ela o percurso de casa ao meu trabalho é de 2KM, mas em meio a essa distancia tenho muita dificuldade com subidas, até as menores ja ouço o motor enfraquecendo, ai la vou eu com os pés. acaba desanimando pois nem sempre vai me restar somente ruas planas para andar, mesmo sabendo que nao é uma scooter forte mas nao achei que era tanto.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Jorge Rocha »

Baseado em que testes te leva a dizer que as baterias estão boas?
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

estou baseando em autonomia, ja fui de santa apolonia à belem duas vezes no dia! e baixou 10% da carga somente, ando a noite com as lampadas acesas nao vejo mudança de autonomia. percebo mesmo a fraqueza no motor, so consigo subir uma ladeira se for com o auxilio dos pedais, ai vejo o motor respondendo.


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por labutess »

Wesley Soares Escreveu:estou baseando em autonomia, ja fui de santa apolonia à belem duas vezes no dia! e baixou 10% da carga somente, ando a noite com as lampadas acesas nao vejo mudança de autonomia. percebo mesmo a fraqueza no motor, so consigo subir uma ladeira se for com o auxilio dos pedais, ai vejo o motdá umaor respondendo.


Essa scooter é identica à minha, o teu problema pode estar no controlador que seja fraco,
dá uma vista de olhos pelo meu DB
viewtopic.php?f=209&t=16431
e aqui tambem
viewtopic.php?f=192&t=16568

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Emanuel Couto »

labutess!
Agradecia que verificasse os link's.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Jorge Rocha »

Wesley Soares Escreveu:... ja fui de santa apolonia à belem duas vezes no dia! e baixou 10% da carga somente, ando a noite com as lampadas acesas nao vejo mudança de autonomia...
Tens que se mais especifico! No google maps esse percurso são 11Km. Quantos km fazes e a qual velocidade?
Sem antes ter a certeza se é ou não das baterias, não devemos passar para uma segunda hipótese.

Consegues medir a tensão das baterias (a total) quando a scooter está nessas subidas? (medições enquanto sobe)

De qualquer forma, mesmo que as baterias estejam boas, já nos mostraste o controlador e dá para verificar que esse motor está limitado por ele.

Sendo ele de 7A nominais a 36v, isto dá uma potencia de 252W.

Para se subir por uma inclinação boa, com menos de 700W não chega para deslocar mais de 100Kg. Quase todas as "quase scooters" ditas de 250W, que quando apanham uma boa subida seu motor ultrapassa dos 1000W.

O problema muito dificilmente é do motor.
Tudo por um mundo mais limpo!


Paulo J. Neves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jan 08, 2015 11:06 am

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Paulo J. Neves »

Um amigo meu tem uma do continente também antiga de 3 batarias.
Mete-lhe um motor de 48 wats e ficou a andar muito mais. Aqui na Gafanha da Nazaré não ha muitas subidas mas ele disse que ficou a andar muito mais.
Se anda bem em recta também deve ser melhor em subidas.

desculpe mas esta informação está errada. Estive hoje com o meu amigo e falamos do que ele fez á bicicleta e disse que também meteu um controlador novo mas as batarias são as mesmas 3 de 12 wats. O controlador é que faz a bicicleta ter mais força nas subidas, não adianta meter mais uma bataria para ter mais força, só tem mais autonomia.
Última edição por Paulo J. Neves em domingo fev 15, 2015 2:50 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Nunio »

Na minha opinião esse controlador de 36v 14a pico é fraco para o peso da bike.
A minha bike "convencional" é muito mais leve, tem um pouco mais de potência, tem baterias lifepo4 e eu ajudo sempre nas subidas para ter mais velocidade.

Para mim a solução é trocar o controlador, mas depois serão as baterias que não vão conseguir acompanhar a nova potência. Deverão ser repensadas também.


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por labutess »

Emanuel Couto Escreveu:labutess!
Agradecia que verificasse os link's.



Pois,não sei o que aconteceu,ficaram cortados
procurem aki nos db
melhorar um quase scooter gix
e
alterar controlador de 48v para 60v


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

labutess Escreveu:
Wesley Soares Escreveu:estou baseando em autonomia, ja fui de santa apolonia à belem duas vezes no dia! e baixou 10% da carga somente, ando a noite com as lampadas acesas nao vejo mudança de autonomia. percebo mesmo a fraqueza no motor, so consigo subir uma ladeira se for com o auxilio dos pedais, ai vejo o motdá umaor respondendo.


Essa scooter é identica à minha, o teu problema pode estar no controlador que seja fraco,
dá uma vista de olhos pelo meu DB
viewtopic.php?f=209&t=16431
e aqui tambem
viewtopic.php?f=192&t=16568
Realmente deve ser o controlador! estou a pensar em comprar um de 48v e acrescentar a outra bateria que tenho.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Celestino »

Wesley Soares Escreveu:estou baseando em autonomia, ja fui de santa apolonia à belem duas vezes no dia! e baixou 10% da carga somente, ando a noite com as lampadas acesas nao vejo mudança de autonomia. percebo mesmo a fraqueza no motor, so consigo subir uma ladeira se for com o auxilio dos pedais, ai vejo o motor respondendo.
Wesley:
Perdoa a ignorância. Como se vê que gastámos 10% da carga nessa máquina?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

pela quantidade que o ponteiro baixou nem isso foi! mas nao conferi digitalmente...


Autor do tópico
Wesley Soares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: terça jan 27, 2015 9:35 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Wesley Soares »

Nunio Escreveu:Na minha opinião esse controlador de 36v 14a pico é fraco para o peso da bike.
A minha bike "convencional" é muito mais leve, tem um pouco mais de potência, tem baterias lifepo4 e eu ajudo sempre nas subidas para ter mais velocidade.

Para mim a solução é trocar o controlador, mas depois serão as baterias que não vão conseguir acompanhar a nova potência. Deverão ser repensadas também.
são tantos pontos , para verificar que acabo desanimando, mas uma hora terei que fazer isso. vou trocar o controlador! caso e tentar achar um multímetro para acompanhar os valores, vou postar amanha mais fotos...realmente é uma porcaria esse controlador, mas nessa semana vou ver se consigo um pelo menos usado.


Paulo J. Neves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jan 08, 2015 11:06 am

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por Paulo J. Neves »

Repetição de post
Última edição por sugarstorm em domingo fev 15, 2015 5:09 pm, editado 3 vezes no total.
Razão: Repetição do mesmo post em menos de 24h


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Scooter electrica Gix (Aumentar potencia)

Mensagem por sugarstorm »

2 mensagens iguais?
É mesmo necessário, Paulo Neves?

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Responder

Voltar para “e-bike”