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Vortex HDI 2010

Enviado: sexta fev 02, 2018 9:42 am
por doncorleone
Boas,

Adquiri uma Vortex HDI de 2010, com um pack de baterias de litio. É o meu primeiro veículo do género.

Apesar de considerar ter sido uma boa compra, pois estava em bom estado, fiquei um pouco desiludido porque parece estar limitada a 25km/h e não passa mais disso... Como também veio sem corrente não há muito q possa fazer nem com os pedais :lol:

Para os mais experientes, há algo q possa fazer para remover esta "limitação" de velocidade?

Obrigado!

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sexta fev 02, 2018 4:35 pm
por rnlcarlov
Eu acho que é possível, pois eu tenho uma Vortex RS de 2012. A voltagem a que funcionam é diferente, mas de resto são muito parecidas. No caso das RS sei que é possível mexer (a minha vinha sem essa limitação logo de origem). De que zona é? Há alguns especialistas que podem ser capazes de o ajudar.

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sexta fev 02, 2018 8:46 pm
por doncorleone
rnlcarlov Escreveu: sexta fev 02, 2018 4:35 pm Eu acho que é possível, pois eu tenho uma Vortex RS de 2012. A voltagem a que funcionam é diferente, mas de resto são muito parecidas. No caso das RS sei que é possível mexer (a minha vinha sem essa limitação logo de origem). De que zona é? Há alguns especialistas que podem ser capazes de o ajudar.
Boas, sim, ela até me foi vendida como Vortex RS mas os stickers dizem HDI, vou pelo segundo..

Sou da zona do Porto, perto do Carvalhido.

Já agora, quanto é q anda a sua sem essa limitação?

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sábado fev 03, 2018 11:26 am
por serges
Venham fotos pois a malta merece ver o "avião" que tens!

Quanto a esse tuning atenção que podes mexer nos parametros de descarga das pilhas e pode não ser bom para a longevidade, duração das mesmas... ~

Estuda um pouco e pede a opinião por exemplo do #jorge_Rocha

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sábado fev 03, 2018 2:09 pm
por rnlcarlov
doncorleone Escreveu: sexta fev 02, 2018 8:46 pm
Boas, sim, ela até me foi vendida como Vortex RS mas os stickers dizem HDI, vou pelo segundo..

Sou da zona do Porto, perto do Carvalhido.

Já agora, quanto é q anda a sua sem essa limitação?
A minha anda a cerca de 40km/h.

Quanto ao tuning mexer nos parâmetros de descarga das pilhas, o efeito não deve ser assim tão relevante se as baterias estiverem bem dimensionadas.
Que haja limitação de velocidade ou não, o controlador da mota debita até uma certa amperagem (33A). Agora que tenho computador de bordo noto que mesmo sem ser prego a fundo, nas acelerações o consumo vai certamente aos 30A. Claro que com limitação de velocidade o tempo que permanece a debitar 30A é mais curto. Mas também se o pack de baterias de lítio não estiver preparado para debitar 30A (como por exemplo células de lítio de baixo poder de descarga) ter limitador ou não ter pode aumentar o tempo de vida das baterias, mas elas também não durarão muito de qualquer maneira, como aconteceu com o primeiro pack de lítio que tive, que estava dimensionado para descargas de 8A.
Por outro lado, se o pack estiver bem dimensionado, ter ou não limitador não deverá ter grandes consequências. Com o pack que tenho agora, o limite teórico de descarga são cerca de 360A. Quanto mais longe desse limite melhor. 33A é bem longe disso, logo haver limitador ou não são "cócegas" para a bateria.

Agora convém é saber que pack tem a sua mota, para saber ao certo estes valores. O Jorge Rocha (de Aveiro) é sem dúvida a pessoa indicada para isso (foi ele que me montou o último pack de baterias).
Se fica muito longe existe também a Interflexo, em Ermesinde.

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sábado fev 03, 2018 3:07 pm
por doncorleone
Boas, desde já agradeço as respostas aos dois.

Já tinha visto o nome do "mago" Jorge Rocha no fórum, e percebi q era a pessoa certa, mas infelizmente levar a mota até Aveiro é impossível para mim, não tenho maneira de o fazer, apesar de ser a minha vontade :| Acho que a melhor opção é tentar levar a Ermesinde...

Para mim tudo relacionado com mecânica é chinês, apesar de estar a tentar absorver o máximo de informação :lol:

Não sei se ajuda, mas na fatura das baterias q o vendedor me deu, elas foram mudadas em Março de 2017 e está escrito: "4 Baterias 12V 20 AH".

Deixo também as fotos da "bixa"

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: segunda fev 05, 2018 2:07 pm
por serges
Gira que se farta mas vai vendo mais malta pois existe mais gente que se sente confortavel a verificar a coisa...

Quanto a factura já sabes como é, vale o que vale!

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: segunda fev 05, 2018 7:33 pm
por doncorleone
serges Escreveu: segunda fev 05, 2018 2:07 pm Gira que se farta mas vai vendo mais malta pois existe mais gente que se sente confortavel a verificar a coisa...

Quanto a factura já sabes como é, vale o que vale!
Obrigado, ela bonita é, mas este "cap" nos 25km/h (se é q chega a tanto) está-me a matar :lol:

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quarta fev 07, 2018 1:53 pm
por rnlcarlov
doncorleone Escreveu: sábado fev 03, 2018 3:07 pm Boas, desde já agradeço as respostas aos dois.

Já tinha visto o nome do "mago" Jorge Rocha no fórum, e percebi q era a pessoa certa, mas infelizmente levar a mota até Aveiro é impossível para mim, não tenho maneira de o fazer, apesar de ser a minha vontade :| Acho que a melhor opção é tentar levar a Ermesinde...

Para mim tudo relacionado com mecânica é chinês, apesar de estar a tentar absorver o máximo de informação :lol:

Não sei se ajuda, mas na fatura das baterias q o vendedor me deu, elas foram mudadas em Março de 2017 e está escrito: "4 Baterias 12V 20 AH".
Parece uma irmã gémea da minha. Tirando os autocolantes da minha dizerem RS.

Não tinha dito que tinha baterias de lítio?
É que 4 baterias de 12V parece-me claramente uma configuração de baterias de chumbo.

Quanto a não poder ir a Aveiro, fale com o Jorge na mesma. Ele tem clientes por toda a parte e vai por vezes a várias localidades. Pode ser que se possa combinar qualquer coisa com ele se ele tiver de se deslocar ao Porto para alguma entrega.

Já agora, uma mod que sugiro é que substitua os pedais de origem por ums dobráveis que dobram quando se aplica forca do lado exterior para dentro. Digo isto porque na eventualidade de a mota tombar (tipo algum carro que lhe dê um toque ou uma queda numa calha de um elétrico), ter estes pedais dobráveis evita que se danifique o eixo pedaleiro. Por duas vezes tive de substituir o eixo todo, depois aprendi e desde então nas duas ocasiões em que foi ao chão não houve danos quase nenhuns.

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quarta fev 07, 2018 2:38 pm
por doncorleone
rnlcarlov Escreveu: quarta fev 07, 2018 1:53 pm
doncorleone Escreveu: sábado fev 03, 2018 3:07 pm Boas, desde já agradeço as respostas aos dois.

Já tinha visto o nome do "mago" Jorge Rocha no fórum, e percebi q era a pessoa certa, mas infelizmente levar a mota até Aveiro é impossível para mim, não tenho maneira de o fazer, apesar de ser a minha vontade :| Acho que a melhor opção é tentar levar a Ermesinde...

Para mim tudo relacionado com mecânica é chinês, apesar de estar a tentar absorver o máximo de informação :lol:

Não sei se ajuda, mas na fatura das baterias q o vendedor me deu, elas foram mudadas em Março de 2017 e está escrito: "4 Baterias 12V 20 AH".
Parece uma irmã gémea da minha. Tirando os autocolantes da minha dizerem RS.

Não tinha dito que tinha baterias de lítio?
É que 4 baterias de 12V parece-me claramente uma configuração de baterias de chumbo.

Quanto a não poder ir a Aveiro, fale com o Jorge na mesma. Ele tem clientes por toda a parte e vai por vezes a várias localidades. Pode ser que se possa combinar qualquer coisa com ele se ele tiver de se deslocar ao Porto para alguma entrega.

Já agora, uma mod que sugiro é que substitua os pedais de origem por ums dobráveis que dobram quando se aplica forca do lado exterior para dentro. Digo isto porque na eventualidade de a mota tombar (tipo algum carro que lhe dê um toque ou uma queda numa calha de um elétrico), ter estes pedais dobráveis evita que se danifique o eixo pedaleiro. Por duas vezes tive de substituir o eixo todo, depois aprendi e desde então nas duas ocasiões em que foi ao chão não houve danos quase nenhuns.
Enviei mensagem ao Jorge, vou ver o que consigo falar com ele.

Também estranhei isso das baterias, e comecei a suspeitar elas serem de chumbo.. Talvez o vendedor tenha dito q eram de lítio para "adoçar" a venda, e sendo eu leigo nesta matéria não soube verificar a veracidade de tal..

Fiz 10km com ela pela primeira vez, e aguentou-se bem. A única nota é que ela não nem sequer realmente 25km/h, com uma aplicação de GPS indicava menos de 20km/h e 25km/h apenas com ajuda dos pedais, talvez a substituição das baterias não seja má ideia.

Agradeço a ideia dos pedais, acho que vou seguir o conselho, mesmo numa curva as vezes eles raspam e acho q ficaria melhor precavido assim.

Posto updates assim q forem feitos!

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quarta fev 07, 2018 3:44 pm
por rnlcarlov
Já experimentou pegar nas baterias? São pesadas como tudo ou razoavelmente leves? Se pesarem à volta de 20kg, são chumbo de certeza.

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quinta fev 08, 2018 1:00 am
por doncorleone
rnlcarlov Escreveu: quarta fev 07, 2018 3:44 pm Já experimentou pegar nas baterias? São pesadas como tudo ou razoavelmente leves? Se pesarem à volta de 20kg, são chumbo de certeza.
Não sei dizer, porque não consigo "puxar" as baterias para fora, mas lá está, nem sei se estou a fazer direito. Puxei e elas não saem, também têm dois fios ligados por isso achei por bem não forçar muito.

Apesar de não ajudar muito, deixo aqui as fotos... Agora o banco também deixou de fechar, não sei se por burrice minha, mas com e sem chave de lado ele não prende.. Sorte :lol:

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quinta fev 08, 2018 10:47 am
por serges
Hummm, isso tem truque...

#Jorge_Rocha podes ajudar!

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quinta fev 08, 2018 3:55 pm
por rnlcarlov
Parece-me definitivamente que houve aí algum mod. Agora se é mesmo de lítio ou não ainda está no ar. A avaliar pelo tamanho da caixa das baterias parece-me que é a que vem de origem, mas pode ter lá dentro as células de lítio, tal como eu tenho as minhas dentro da caixa original (que é maior por ter tido 5 baterias para os 60V)

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quinta fev 08, 2018 6:19 pm
por serges
obrigado rnlcarlov

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sexta fev 09, 2018 4:40 pm
por doncorleone
rnlcarlov Escreveu: quinta fev 08, 2018 3:55 pm Parece-me definitivamente que houve aí algum mod. Agora se é mesmo de lítio ou não ainda está no ar. A avaliar pelo tamanho da caixa das baterias parece-me que é a que vem de origem, mas pode ter lá dentro as células de lítio, tal como eu tenho as minhas dentro da caixa original (que é maior por ter tido 5 baterias para os 60V)
Obrigado pelo esclarecimento.
Tenho q leva-la para fazer uma revisão e tirar as dúvidas, ainda não tive tempo.. Queria também a opinião do Jorge Rocha antes de começar a investir nela..
O vendedor disse-me q ela dava 40km/h e que quando modificou as baterias para "as de lítio" que andou sempre a 25km/h , não era suposto ser o contrário?

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: terça fev 13, 2018 6:16 pm
por rnlcarlov
A minha sempre andou perto dos 40 quer com lítio ou chumbo.

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: sexta mar 02, 2018 1:15 am
por Jorge Rocha
Olá doncorleone,
Se eu fosse bruxo diria que eram baterias de chumbo, mas como não sou, só vendo.
E sim, passar para baterias de lítio deveria ser para melhorar as prestações e nunca piorar.
Mas é garantido que se consegue largar o modo tartaruga nessa máquina.

Re: Vortex HDI 2010

Enviado: quinta mar 08, 2018 7:05 am
por doncorleone
Jorge Rocha Escreveu: sexta mar 02, 2018 1:15 am Olá doncorleone,
Se eu fosse bruxo diria que eram baterias de chumbo, mas como não sou, só vendo.
E sim, passar para baterias de lítio deveria ser para melhorar as prestações e nunca piorar.
Mas é garantido que se consegue largar o modo tartaruga nessa máquina.
Boas, obrigado pela resposta.

Também me anda a parecer que levei gato por lebre :lol: