Bicicletas Eléctricas

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por mcmarcio »

realmente, este projecto está muito bem conseguido. não me importava de ter uma assim.
jmal não me arranjas uma?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

mcmarcio Escreveu:realmente, este projecto está muito bem conseguido. não me importava de ter uma assim.
jmal não me arranjas uma?
qual delas queres ?

claro que sim.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Siriustc
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jan 06, 2009 12:55 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por Siriustc »

ficaria muito pesada se colocasse um alternador pra carregar a bateria??

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por rocker_pt »

siriustc Escreveu:ficaria muito pesada se colocasse um alternador pra carregar a bateria??
e onde ias buscar a energia?
se fosses colocar um alternador ou dínamo, este iria causar mais oposição ao rolamento, e consequentemente mais gastos de energia. como esse dínamo/alternador tem perdas, o saldo será negativo, ou seja não serve para o pretendido gastas mais energia em rolamento do que ganhas em electricidade gerada. atenção ao princípio da conservação da energia. (isto partindo do princípio que não existe fonte de energia exterior ao sistema)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:
siriustc Escreveu:ficaria muito pesada se colocasse um alternador pra carregar a bateria??
e onde ias buscar a energia?
se fosses colocar um alternador ou dínamo, este iria causar mais oposição ao rolamento, e consequentemente mais gastos de energia. como esse dínamo/alternador tem perdas, o saldo será negativo, ou seja não serve para o pretendido gastas mais energia em rolamento do que ganhas em electricidade gerada. atenção ao princípio da conservação da energia. (isto partindo do princípio que não existe fonte de energia exterior ao sistema)
nem mais, a não ser que queiras utilizar a tua energia para carregar as baterias, mas ai o sistema fica sem uso..
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por giles »

jmal, já vi que tens baterias a123. quantos elementos, qual a capacidade de cada uma e do conjunto ?
desculpa lá todas as perguntas, mas pelo que já pude apreciar, a maior parte do bolo vai para as bat€rias, por isso gostaria de me informar para não estar a fazer asn€ira .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

giles Escreveu:jmal, já vi que tens baterias a123. quantos elementos, qual a capacidade de cada uma e do conjunto ?
desculpa lá todas as perguntas, mas pelo que já pude apreciar, a maior parte do bolo vai para as bat€rias, por isso gostaria de me informar para não estar a fazer asn€ira .
o pack tem 23.1 v nominais e 6.9 ah de capacidade, tem 21 células de 3.3 v 2.3 ah, organizados em 7 em série e 3 paralelos, se precisares também forneço.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quinta mai 29, 2008 12:14 am
Localização: Amadora

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por joao filomeno »

ola a todos.

conforme tinha prometido ha uns tempos atraz, estive agora 10 dias na china, a tratar de assuntos profissionais, e procurei saber o maximo sobre bicicletas e scoters electricas.
e posso dizer que é um espanto vê-las arrancar rapidamente e silenciosas carregando com 2 pessoas, ou cargas pesadas.
producto verdadeiramente popular. e o preço ?
= poderao chegar aos clientes por 250 euros.
estou a espera de elementos tecnicos completos,para os postar aqui, juntamente com as fotos.
= quem sabe poderei importar, em conjunto com outros interessados.
Joao (o cabeça de Vento )


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por giles »

o pack tem 23.1 v nominais e 6.9 ah de capacidade, tem 21 células de 3.3 v 2.3 ah, organizados em 7 em série e 3 paralelos, se precisares também forneço.
e porque não ?! é tudo uma questão de valores e da minha dsponibilidade.
mas uma dúvida: para teres o motor a debitar 400w sob 24v, terás uma corrente de 17a. com a capacidade que tens no pack de 6.9a, elas não aquecem demasiado ?

por exemplo, numa aplicação que tenho em mente, para um motor de 250w/24v, com uma corrente nominal de 12.7a, sensívelmente 13a. isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos. não estou a considerar a corrente de arranque.
no teu caso, 23.1x6.9 dá apenas 160w. estarás a conseguir os 400w através da capacidade de descarga das baterias, é isso ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

giles Escreveu:
o pack tem 23.1 v nominais e 6.9 ah de capacidade, tem 21 células de 3.3 v 2.3 ah, organizados em 7 em série e 3 paralelos, se precisares também forneço.
e porque não ?! é tudo uma questão de valores e da minha dsponibilidade.
mas uma dúvida: para teres o motor a debitar 400w sob 24v, terás uma corrente de 17a. com a capacidade que tens no pack de 6.9a, elas não aquecem demasiado ?

por exemplo, numa aplicação que tenho em mente, para um motor de 250w/24v, com uma corrente nominal de 12.7a, sensívelmente 13a. isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos. não estou a considerar a corrente de arranque.
no teu caso, 23.1x6.9 dá apenas 160w. estarás a conseguir os 400w através da capacidade de descarga das baterias, é isso ?
sim, as baterias dão sempre mais em instantâneo, para teres uma ideia este pack consegue na boa debitar 5000 watts sem problemas, claro que ai a descarga dura alguns minutos, mas na bicicleta debita sem qualquer problemas os 400w e não é nada demais para elas, para quem as conhece bem sabe que este tipo de descarga são apenas cocegas para elas. um dos pontos fortes delas é mesmo esse, capacidade de descarga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por Njay »

giles Escreveu:isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos.
upa upa €€€!!... vais mudar de ideias rapidamente...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
giles Escreveu:isso daria 8 elementos em série e 6 paralelos, ou seja, 48 elementos.
upa upa €€€!!... vais mudar de ideias rapidamente...

nem tinha reparado nesse numero, para quê tanta energia, a minha a pedalar faz 100 kms, para não pedalares mais vale comprar uma scooter.

giles, as baterias podem debitar muito mais energia instantânea do que aquela que têm, estas em particular podem debitar até 30 vezes mais, durando claro muito pouco tempo, por exemplo:

se tiverem 10 ah, e aplicares uma descarga continua de 10 a, a descarga vai durar 1 hora, mas e aplicares uma descarga de 20 a já dura 30 minutos e assim sucessivamente, até que 30 vezes mais dura apenas 2 minutos.

nota que o motor não vai a consumir os tais 17 a continuamente, raramente consome os 400 watts, a média ainda nos 50-60 watts, já que a bateria dura sempre para andar durante mais de 3 horas, claro que o motor não anda sempre ligado, e quando anda nunca puxa acima de 200 watts. portanto os 400w é mesmo o máximo, raramente se lá chega.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por giles »

ok, então manda-me uma pm com os preços de um pack como o teu. claro que tambem precisarei de um carregador.
e faz-me tambem um orçamento para outra com 8 em vez de 7, ou seja, 26.4v/6.9a .


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por giles »

upa upa €€€!!... vais mudar de ideias rapidamente...
tinhas razão njav, já mudei de ideias.


Jorgece
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta abr 10, 2009 8:01 pm
Localização: Estremoz

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por Jorgece »

bom dia companheiros/as

sr jmal

uma vez que ainda não consigo enviar pms será que pode entrar em contacto comigo por msn (adicionar sff) ou para o meu mail?

[email protected]


obrigado

cumprimentos


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por eucurto »

jmal,

vou-te pedir dois orçamentos baseados no resultado final pretendido e não em números técnicos que não domino. resolvi postar publicamente e não por pm pois eventualmente pode haver mais membros que procuram algo idêntico, mas se preferires por pm, por favor, avisa.

cenário:

km diários: 15 km
peso condutor: 60 kg
peso bike: 12 kg +-
5 km do percurso são subidas.

objectivo 1:

usar só o motor nas subidas com velocidade até 30 kmh
autonomia para 40 km (2 dias).

objectivo 2:

usar o motor nas subidas a auxiliar a pedalada com velocidade até 30 kmh
autonomia para 20 km (1 dia).

a configuração da bike do teu irmão penso que será um pouco a mais para o meu caso mas tens postado que pensas usar motores menos potentes. tens novidades sobre isto?
e motores na roda da frente? tens preços e características? sempre seriam mais fáceis de montar o sistema todo, bom para vender em kit.
o sistema de activar o motor eléctrico é tipo liga/desliga ou é regulável como se fosse um acelerador?
a encomenda pode ser despachada por correio para montar em casa? (sou do porto).

como podes perceber procuro uma solução mais barata pois a distância é curta e é só mesmo para não chegar suado ao trabalho.. a subida principal é mesmo a lá chegar!
a ideia é usar a bike em combinação com o comboio.

abraço,
antonio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

eucurto Escreveu:jmal,

vou-te pedir dois orçamentos baseados no resultado final pretendido e não em números técnicos que não domino. resolvi postar publicamente e não por pm pois eventualmente pode haver mais membros que procuram algo idêntico, mas se preferires por pm, por favor, avisa.

cenário:

km diários: 15 km
peso condutor: 60 kg
peso bike: 12 kg +-
5 km do percurso são subidas.

objectivo 1:

usar só o motor nas subidas com velocidade até 30 kmh
autonomia para 40 km (2 dias).

objectivo 2:

usar o motor nas subidas a auxiliar a pedalada com velocidade até 30 kmh
autonomia para 20 km (1 dia).

a configuração da bike do teu irmão penso que será um pouco a mais para o meu caso mas tens postado que pensas usar motores menos potentes. tens novidades sobre isto?
e motores na roda da frente? tens preços e características? sempre seriam mais fáceis de montar o sistema todo, bom para vender em kit.
o sistema de activar o motor eléctrico é tipo liga/desliga ou é regulável como se fosse um acelerador?
a encomenda pode ser despachada por correio para montar em casa? (sou do porto).

como podes perceber procuro uma solução mais barata pois a distância é curta e é só mesmo para não chegar suado ao trabalho.. a subida principal é mesmo a lá chegar!
a ideia é usar a bike em combinação com o comboio.

abraço,
antonio
depende das subidas, mas subires apenas com motor é melhor pensares numa scooter eléctrica, essas velocidades parecem-me muito optimistas e depende das subidas, de qualquer maneira nunca experimentei a minha sem pedalar, deve subir mas não muito íngremes. estás a falar de que subidas em %.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por eucurto »

jmal Escreveu:
depende das subidas, mas subires apenas com motor é melhor pensares numa scooter eléctrica, essas velocidades parecem-me muito optimistas e depende das subidas, de qualquer maneira nunca experimentei a minha sem pedalar, deve subir mas não muito íngremes. estás a falar de que subidas em %.

cumps
pois tb suspeitei que teria de ser sempre auxiliado com os pedais por isso o objectivo 2 é o mais realista.
a subida deverá andar pelos 6/7 %.
a subida é apenas 1/3 do percurso, o resto é plano e a descer.

obrigado


Pelicano
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jun 12, 2008 11:56 pm

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por Pelicano »

boas pessoal. eu acho que o jmal tem razão. para o pessoal que quiser pedalar pouco talvez o melhor seja mesmo uma scooter. a bicicleta eléctrica é uma bicicleta, temos que pensar assim. a ajuda do motor é sempre bem-vinda, mas é uma ajuda. eu andava muito interessado numa berecco ou equivalente, mas se calhar ainda bem que não a comprei (são um pouco caras para a minha disponibilidade financeira). para as minhas pequenas deslocações citadinas talvez seja até mais adequado a bicicleta eléctrica. fazemos desporto, e ainda temos ajuda para as subidas.

aqui ao lado em espanha conseguem-se kit's de conversão por 600€. acho que isso é ainda caro pois já há bicicletas eléctricas por esse preço. qualquer solução que seja mais barata é bem-vinda: importação, conversão etc.. estou muito interessado numa menina eléctrica dessas .
Cumprimentos verdes :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bicicletas Eléctricas

Mensagem por jmal »

pelicano Escreveu:boas pessoal. eu acho que o jmal tem razão. para o pessoal que quiser pedalar pouco talvez o melhor seja mesmo uma scooter. a bicicleta eléctrica é uma bicicleta, temos que pensar assim. a ajuda do motor é sempre bem-vinda, mas é uma ajuda. eu andava muito interessado numa berecco ou equivalente, mas se calhar ainda bem que não a comprei (são um pouco caras para a minha disponibilidade financeira). para as minhas pequenas deslocações citadinas talvez seja até mais adequado a bicicleta eléctrica. fazemos desporto, e ainda temos ajuda para as subidas.

aqui ao lado em espanha conseguem-se kit's de conversão por 600€. acho que isso é ainda caro pois já há bicicletas eléctricas por esse preço. qualquer solução que seja mais barata é bem-vinda: importação, conversão etc.. estou muito interessado numa menina eléctrica dessas .
o kit de conversão da minha custa +- o mesmo, e no entanto não se pode comparar esta bicicleta eléctrica a uma dessas por 600 euros, a minha tem com o conjunto todo 17.5 kg, o kit pesa apenas 4 kg, uma bicicleta eléctrica por 600 euros pesa muito mais e não tem a autonomia que esta tem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “e-bike”