[Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

serges Escreveu:pois esta altura é péssima para mim nem para dizer olá por isso referi no teu tópico a existência de tal, alguém com mais tempo!!
nesta altura a sempre muito coisa para fazer!
se tiver que fazer alguma compra de ultima hora vou ao jumbo só para ver a tal bicicleta,ou se alguém aqui do fórum lá passar também era porreiro.

espero agora dia 24, quando este tópico fizer um ano(como o tempo passa a correr...), meter aqui umas fotos de como a bike esta actualmente.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm
Localização: Daqui vejo o Palácio da Pena :)

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por uisfiuipe »

zerocool Escreveu:espero agora dia 24, quando este tópico fizer um ano(como o tempo passa a correr...), meter aqui umas fotos de como a bike esta actualmente.
venham de lá essas fotos que estou bastante curioso por ver a bike, e saber as novas performancas depois do upgrade que levou
Electrizado desde Abril de 2014 :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

como foi prometido, hoje dia 24 vou colocar umas fotos de como a chopper está actualmente.

a chopper ao longo do ano sofreu algumas alterações principalmente a nível de motor, controlador,punho e cor.

vamos ao que interessa, as fotos:

no dia da pintura:

Imagem

Imagem

Imagem


não tenho fotos do durante, tenho apenas fotos do depois, e já com algumas alterações feitas.



o estado em que se encontra actualmente:

Imagem

parte da frente:

Imagem

parte central:

Imagem

parte de trás:

Imagem

a vista traseira:

Imagem
a luz traseira, será substituída por uma maior, e com alimentação pelo pack de baterias.

o novo selim:

Imagem

não liguem ao espigão, além de ser curto, já esta todo cheio de ferrugem, possivelmente irá um em carbono para o lugar dele.

vista por baixo do selim:

Imagem

o pormenor da dupla mola:

Imagem

vista de cima:

Imagem

uma foto do motor:

Imagem
o motor é o original, mas foi modificado para suportar a comutação entre estrela/triângulo, actualmente anda em modo estrela, porque os reles aqueceram demais, e puff. tenho que voltar abrir o motor, porque esqueci-me de colocar o sensor de temperatura.
os fios que vêm são:
-dentro da manga preta, os fios dos sensores de hall.
-os três que seguem com a escora, vão para o controlador.
-os outros três que estão enrolados, servem para fazer a comutação entre estrela/triângulo.

o travão da frente:

Imagem
já tenho um travão hidráulico da hayes para lhe colocar, mas falta mandar vir o disco e o adaptador de 203mm(original 160).

o guiador com os novos punhos da crystalyte:

Imagem

o belo do twist grip:

Imagem

as ligações que ainda falta fazer:

Imagem

Imagem

a saída dos cabos do quadro:

Imagem

a ligação de alta segurança:

Imagem

o pormenor da pedaleira:

Imagem

como devem ter reparado, não está nenhum pack de baterias montado nela, isso porque ando sempre a testar novas configurações, e ainda tenho que forrar a caixa das baterias em carbono.

mas para terem um ideia do que anda nela:

estas ainda estão a espera de entrar no pack(faltam ai algumas):
sony konion:

Imagem

o pack das experiências:

Imagem

como podem ver muito bem montado , o único cuidado que tinha na montagem era as ligações, isto porque caso usa-se cabo fino, o mais provável era derreter ao fim de 1km a fundo.

o pack do poder, a123:

Imagem

comparação entre uma a123 e uma sony konion:

Imagem

a nível de velocidade, anda a volta dos 55km/h, isto a 48/50v, e modo estrela, passando a modo triângulo, anda a volta dos 65km/h, penso que chega quase aos 70km/h( se os reles não fossem a vida, tenho que arranjar uns de carro).

ainda falta fazer muita coisa, mas com tempo, as coisas vão-se fazendo.

depois de lerem isto tudo, acho que não é pedir muito para deixar um comentário.

bom natal!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por sergio ferraz »

bom trabalho,e estou atento para afinar a minha que ainda está de origem
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

uisfiuipe
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: sexta mai 02, 2008 11:19 pm
Localização: Daqui vejo o Palácio da Pena :)

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por uisfiuipe »

boas,

estou a ver que ainda há algum trabalho pela frente até ficar tudo o.k. mas estás no bom caminho.

a cor branca fica bem na bike (agora está na moda). tiveste dificuldade ao aceder ao motor? tens fotos dele aberto?

força nesse upgrade
Electrizado desde Abril de 2014 :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por serges »

grande projecto os meus parabéns!

força com isso!!

muito bonita... mas azul era mais catita! mas sem riscas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

uisfiuipe Escreveu:boas,

estou a ver que ainda há algum trabalho pela frente até ficar tudo o.k. mas estás no bom caminho.

a cor branca fica bem na bike (agora está na moda). tiveste dificuldade ao aceder ao motor? tens fotos dele aberto?

força nesse upgrade
o motor acede-se muito bem, apenas precisas de uma ferramenta própria o chamado "saca".

tenho fotos dele aberto, quando criar um diy de como abrir e alterar, logo da para ver.
serges Escreveu:grande projecto os meus parabéns!

força com isso!!

muito bonita... mas azul era mais catita! mas sem riscas...
o azul foi um cor que ainda pensei, mas acho que o branco ia tornar mais exclusivo, e com mods que estou a pensar fazer, vai ficar ainda melhor.

obrigado pelos comentários.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Rui Claro
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 23, 2009 6:22 pm

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Rui Claro »

a minha bicicleta, que ainda está por converter, não pode ter pipos, que os roubam sempre. quando a deixo nalgum sítio, há sempre alguém que lá vai e dá um pontapé para ela cair. conto três idas à bomba a pé por pneus esvaziados. e isto é a minha bike que não vale nada. já te aconteceu alguma coisa à tua? já tentaram roubar a bateria ou o motor?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

rui claro Escreveu:a minha bicicleta, que ainda está por converter, não pode ter pipos, que os roubam sempre. quando a deixo nalgum sítio, há sempre alguém que lá vai e dá um pontapé para ela cair. conto três idas à bomba a pé por pneus esvaziados. e isto é a minha bike que não vale nada. já te aconteceu alguma coisa à tua? já tentaram roubar a bateria ou o motor?
nunca tive qualquer problema desse tipo. a palavra eléctrico afasta muita gente.

sempre que a deixava, era no parque para bicicletas, onde metes a roda na grade, e dificilmente a viram, só se partirem as grades que seguram as bicicletas todas. em sítios que não tenham esses parques, fica presa a um poste, por uma espia de aço bem grossa( ), que passa pelas rodas e quadro, assim é quase impossível de virar.

as baterias nunca roubaram, isto porque o sistema que as segura, é entre peças de ferro, e a fechadura não deixa tirar para fora.

a minha tem o grande inconveniente de dar muito nas vistas, por ser diferente do habitual, e agora branca, topa-se a quilómetros....

em relação aos pipos, existem uns que é preciso chave própria para os tirar, e pode ser a solução para o teu problema.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Rui Claro
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 23, 2009 6:22 pm

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Rui Claro »

que se lixem os pipos. querem levar, levem. não vou gastar dinheiro só para ter pipos invioláveis.
tenho de pensar numa segurança melhor que a corrente com o cadeado.
a tua 'bicicleta' está espectacular. devias aventurar-te a entrar na 25 de abril, só para ver se já conseguias passar por um motociclista.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

rui claro Escreveu:que se lixem os pipos. querem levar, levem. não vou gastar dinheiro só para ter pipos invioláveis.
tenho de pensar numa segurança melhor que a corrente com o cadeado.
a tua 'bicicleta' está espectacular. devias aventurar-te a entrar na 25 de abril, só para ver se já conseguias passar por um motociclista.
além de ficar um bocado longe de coimbra, nunca ia fazer isso. a ideia é apenas notar-se melhor no transito da cidade.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm
Localização: Viana do Castelo

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Resonant »

ta mesmo linda a chopper
parece outra coisa agora de branco hehe

como pensas integrar o pack de baterias aí?
agora com a bike assim merece algo um pouco melhor que a tipica caixa quadrada =p

só vejo um problema.. essa disposiçao de raios á frente nao é boa para travao de disco. existe muita torçao que pode arrabentar raios ou até sairem do cubo.
ás velocidades que esse veículo anda e com travao de disco aconselho mesmo a trocar de cubo e por raios cruzados 3x

de resto continua com o bom trabalho

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

resonant Escreveu:ta mesmo linda a chopper
parece outra coisa agora de branco hehe

como pensas integrar o pack de baterias aí?
agora com a bike assim merece algo um pouco melhor que a tipica caixa quadrada =p

só vejo um problema.. essa disposiçao de raios á frente nao é boa para travao de disco. existe muita torçao que pode arrabentar raios ou até sairem do cubo.
ás velocidades que esse veículo anda e com travao de disco aconselho mesmo a trocar de cubo e por raios cruzados 3x

de resto continua com o bom trabalho
obrigado pelo comentário.

a caixa vai continuar a mesma... fazer uma caixa nova, implicaria fazer novos suportes e um sistema novo de retenção. mas caso fizesse uma nova, seria também quadrada mas mais pequena.
ela quando for forrada a carbono, penso que irá fazer um bom contraste com o branco.

não sabia isso dos raios, e por acaso já tinha notado que os raios estão de forma diferente do habitual... além de serem muito mais que os normais. a roda da frente em principio é para ser trocada por uma de 26" e levar pneu mais largo, vou ter em conta isso dos raios.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Barrocas »

a cor fica muito melhor, gostei de ver e as baterias de certeza que lhe dão outra alma

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Bluesky »

gostei. parabens. novidades? sugestoes - pneu 26 mais largo á frente, 24 ou 25 para tras largo, (pneus para bikes downhills??) farol redondo á frente cromado, pintura flames mais emotiva sobre o branco, aquelas cenas que saem do punhos e ficam penduradas (tipo fios) pretos e vermelhos, uma caveira cromada algures, capacete jet preto fosco com googles, botas tropa. simbolo alta voltagem para ser usado com orgulho.okeydookey
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

bluesky Escreveu:gostei. parabens. novidades? sugestoes - pneu 26 mais largo á frente, 24 ou 25 para tras largo, (pneus para bikes downhills??) farol redondo á frente cromado, pintura flames mais emotiva sobre o branco, aquelas cenas que saem do punhos e ficam penduradas (tipo fios) pretos e vermelhos, uma caveira cromada algures, capacete jet preto fosco com googles, botas tropa. simbolo alta voltagem para ser usado com orgulho.okeydookey
a ideia é manter o aspecto o mais "clean" possível. algumas ideias que escreves-te vão ser feitas...
o pneu da frente é para passar para 26" e mais largo, mas não está fácil encontrar slick e largo...
o pneu de trás, vai continuar igual, não posso meter maior porque o guarda-lamas não ia encaixar. e tinha que ser jante e pneu de mota, os pneus de downhill alem de serem cardados, são muito finos comparado com o actual.
o farol redondo a frente, também ando a ver, mas tem que ser um que seja fácil de adaptar um led de alta potencia. para trás também ando ver uns já de leds, provavelmente de formato quadrado.
o símbolo de alta voltagem, já tem lugar guardado na caixa das baterias.

obrigado pelo comentário e ideias!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

palhim
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
Localização: Leiria

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por palhim »

estive agora a ver o teu diário e gostei. continua com o bom trabalho!

gostava era de saber porque é que estás a usar 2 tipos diferentes de baterias no pack.
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por Zerocool »

palhim Escreveu:estive agora a ver o teu diário e gostei. continua com o bom trabalho!

gostava era de saber porque é que estás a usar 2 tipos diferentes de baterias no pack.
obrigado!

os packs são independentes.
as sony e as a123 nunca funcionam em conjunto. além de serem feitas de materiais diferentes, tem características bem diferentes.


com este tempo a chopper tem ficado em casa a descansar...
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


lopesviii
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 261
Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm

Re: [Diario de Bordo] E-Chopper (com fotos)

Mensagem por lopesviii »

parabéns pelo projecto
não cheguei a perceber se já tens as a123 a funcionar?
Imagem

Responder

Voltar para “e-bike”