Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilhar)

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu:
Njay Escreveu:Oh Emanuel, se a lanterna é só isso que se vê nas fotos, parece-me que tens aí mais uma de duração chinesa :D
Talvez até dure menos, que as células de lítio têm certamente mais "power" que as pilhas alcalinas. Possivelmente continua, ou vai passar a, aquecer bem, não?
O que querias mais para uma lanterna....!!!!!!

Diz lá o porquê de não vai durar muito ....(((que depois logo te respondo)))

Uma fonte de corrente...

Senão com 4.2V a corrente é demais e de menos para ter luz de jeito com a tensão nominal de 3.6V .
Além de que se alguém se esquece dela ligada mais do que devia, mata a células por falta de low voltage cut off.
Última edição por RJSC em quarta set 03, 2014 1:45 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu: Uma fonte de corrente...
Senão com 4.2V a corrente é demais para ter luz de jeito com a tensão nominal de 3.6V.
Além de que se alguém se esquece dela ligada mais do que devia, mata a células por falta de low voltage cut off.
Há sim...!!! Vou esperar pela resposta do (Njay) para ver o que ele tem para dizer, depois respondo..!!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por sousacastro »

Pois era mesmo leds com essas caracteristicas que vi no ebay e compra-se 100 por menos de 3 euros.

Mas agora falta as resistencias e diodos pois eu como estou a começar agora nao tenho nada, vou ver lá.

O carregador tenho um via usb de 5v 2A que deve dar e ponho na lanterna uma ficha usb.

Em relação ao led para ver se esta a carregar vou tirar a um leitor de disquetes antigo que tenho aqui.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, sim o carregador irá dar se meteres a bateria de 3.7v esse chega bem, agora se meteres bateria com 4.8v o carregador deve andar nos 6v se a bateria for de 6v podes meter um carregador de 9v, mais coisa menos coisa ok..

Mete 2 tipos de conectores, a de usb e a de transformador femea penso que este será de 5.5mm x 2.1mm pq pode vir a dar-te jeito e não tiveres uma porta usb por perto.

Cá ficamos a espera desse projecto..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu: Uma fonte de corrente...
Senão com 4.2V a corrente é demais e de menos para ter luz de jeito com a tensão nominal de 3.6V
Será que poderás ser mais especifico (((no que está mal na minha lanterna)))..!?
Nada disso Escreveu:Além de que se alguém se esquece dela ligada mais do que devia, mata a células por falta de low voltage cut off.
Negativo...!! Mesmo que me esqueça da lanterna ligada, nunca vai descarregar a bateria por completo!
Pensa um pouco que chegas lá..!!
Mesmo que a bateria ficasse completamente descarregada (não quer dizer que obrigatoriamente fique danificada) é mais nocivo para uma bateria deste tipo uma sobrecarga, do que uma descarga profunda!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Njay »

Os LEDs são dispositivos "de corrente" e não "de tensão"; a corrente tem que ser, no minimo (1 resistência), limitada a um valor máximo (o valor especificado na datasheet). Sei que há por aí muito produto da treta que usa LEDs sem limitação de corrente e "vai funcionando", mas é por isso que um dispositivo de não-sei-quantos milhares de horas de duração acaba por ter uma vida bastante curta. Quando a tensão de alimentação é mais alta stressam os LEDs com corrente a mais o que os vai degradando com o tempo; eventualmente, o efeito de "run away" térmico até acaba com alguns de uma só vez num dia de azar, porque com corrente alta o LED aquece e ao aquecer a sua própria resistência baixa o que leva a corrente a aumentar e assim repetidamente até fundir.

Idealmente, num produto de boa qualidade, a corrente é regulada para ser mantida constante (a tal fonte de corrente que o RJSC mencionou), mantendo assim uma boa performance luminosa (brilho constante) e de eficiência, durante toda a "carga útil" da pilha/bateria.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu:Os LEDs são dispositivos "de corrente" e não "de tensão"; a corrente tem que ser, no minimo (1 resistência), limitada a um valor máximo (o valor especificado na datasheet). Sei que há por aí muito produto da treta que usa LEDs sem limitação de corrente e "vai funcionando", mas é por isso que um dispositivo de não-sei-quantos milhares de horas de duração acaba por ter uma vida bastante curta. Quando a tensão de alimentação é mais alta stressam os LEDs com corrente a mais o que os vai degradando com o tempo; eventualmente, o efeito de "run away" térmico até acaba com alguns de uma só vez num dia de azar, porque com corrente alta o LED aquece e ao aquecer a sua própria resistência baixa o que leva a corrente a aumentar e assim repetidamente até fundir.

Idealmente, num produto de boa qualidade, a corrente é regulada para ser mantida constante (a tal fonte de corrente que o RJSC mencionou), mantendo assim uma boa performance luminosa (brilho constante) e de eficiência, durante toda a "carga útil" da pilha/bateria.
Na altura que andava a estudar sobre diodos emissores de luz,  pensava como tu, e até cheguei a fazer algumas lâmpadas com resistências,  ao longo dos anos e  depois de várias experiências práticas, fui mudando aos poucos de opinião a este respeito...

Logo que forneças a tensão de trabalho do led,  por exemplo (3,3V) nem que a fonte tivesse (1000Ap) não iria fazer qualquer diferença, pois o led só vai retirar a corrente que necessitar para o seu funcionamento.

E tenho muitos exemplos práticos cá em casa, e algumas que fiz para clientes meus, a título de exemplo já tenho uma lâmpada de leds a funcionar por períodos prolongados há mais de (10) anos sem qualquer resistência! Numa fonte de (12V) com séries de (4) leds, e (8) séries em paralelo.

Tenho a iluminação da casa toda a (12V) ligada a um banco de baterias, apesar de ter comprado muitas lâmpadas, muitas delas foram feitas por mim,  todas nos mesmos moldes.

Até a eliminação do meu quadro de energias alternativas foi neste sistema, e estes sofrem ((grandes agressões))  pois toda a vez que levanto a porta do quadro os leds acendem,  quando fecho, apagam (criando picos nos mesmos) por vezes abro a porta várias vezes por dia, e ja tenho isto a funcionar há (2) anos....!!
Se fosse como dizes estes leds em particular, já não deveriam estar queimados....
Teria muito mais para dizer,  mas agora não estou com muito tempo.

Posso te provar tudo que te disse em relação as lâmpadas que fiz :!: :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Njay »

Então diz-me uma coisa... qual é a tua explicação para todo este aparente sucesso das tuas lampadas de LEDs?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Bem também posso confirmar o que o Emanuel disse, também já testei várias fontes com mais amperagem em circuitos e em alguns portáteis e nunca vi nada a queimar, posso dar um exemplo se meter uma fonte de 3.42A num portátil que só precise 1.74A este não vai queimar e tudo porque as fontes estão prepradas para isso, porque ele só vai precisar 1.74A dos 3.42A que a fonte tem, porque tanto os portáteis como qualquer outro componente electrónico só vai buscar os amperes que necessita e nada mais, se a fonte for mais alta a nível de amperes esta não vai fazer nada aos componentes porque a fonte não está a enviar nada directo simplesmente está a dar a receber ao componente em questão X amperes que ele necessita para trabalhar e tudo porque as fonte tem protecções para que a corrente não seja enviada á maluca para os componentes..

Outro exemplo, se testarem um led que só usa 20mA com resistência e meterem lá uma fonte de 12v com 2A o led não vai queimar, e no entanto ele só está a usar 20mA dos 2A que a fonte tem disponiveis para dar é para isso que servem as resistências ( evitar que o excesso de corrente queime os componentes ), posso dizer por experiência própria que fiz um módulo que vai até aos 35v este foi testado com 2 leds de 20mA onde ambos tem obviamente só uma resistência com valores diferentes e a fonte tinha 1.5A se assim fosse o led fritava logo e é algo que não acontece e os leds funcionam anos sem problemas..

Agora foi como eu disse em cima a vida de um Led não é muito fiável onde se possa dizer que vai durar muito tempo, porque por mais que seja um bom led o mesmo pode ir a vida a qualquer momento como pode durar anos seguidos, no entanto este pode morrer por doença natural e não por exposição demais ao sol (amperes) lololol...

Agora até pode haver para ai material pirata que estrague componentes mas isso já não sei, não trabalho com material da treta..

Vamos lá ver uma coisa, todas as opiniões são aceites e algumas construtivas, mas ás vezes antes de se criticar ou meter defeitos nos trabalhos dos outros devem em 1º fazer igual ou parecido e aí sim dizerem de sua justiça, agora dizer só por dizer sem alguém apresentar o mesmo trabalho com resultados diferentes não acho que seja lá muito boa ideia, este tópico foi criado com intuíto de divulgar trabalhos caseiros feitos pelo pessoal e de preferência trabalhos originais, e deve-se sim apresentar opiniões no âmbito construtivo e no âmbito de melhorias ao sistema feito e não começar com conversas já pouco amigáveis..

Eu e o Emanuel gostamos de partilhar alguns dos nossos projectos e até agora não se vê mais ninguém a partilhar os seus projectos já prontos, agora é óbvio que nem tudo pode correr pelo melhor na contrução do mesmos, poderá haver falhas num circuito que se está a construir onde se pode esqueçer disto ou daquilo, e aí sim era bom vir aqui alguém informar que nesse sistema ainda se podia inserir mais isto e mais aquilo para que o projecto ficasse mais completo, ora isso já me aconteceu aqui fórum, onde o Emanuel me informou que faltava ali uns componentes no módulo e após ler o que ele escreveu fui verificar o projecto e vi que me tinha esquecido de os inserir, e 2 dias depois já tinha feito o update ao mesmo, e é isto que se quer neste tópico e não meras ou quase discussões, para isso abram uma área de tira dúvidas no fórum...

Por fim venham opiniões ou sugestões construtivas e não reclamações sobre o que já foi feito, para isso apresentem projectos iguais com resultados diferentes..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Njay Escreveu:Então diz-me uma coisa... qual é a tua explicação para todo este aparente sucesso das tuas lampadas de LEDs?
O único sucesso que quero que elas tenham é que me dêem luz quando eu necessito!
Com maior eficiência possível, sem resistências que ((transformam energia elétrica em energia térmica))

Njay!
Por acaso reparei que desde a tua primeira intervenção no outro tópico  do AngelSpeedy, em  http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20&t=18262" onclick="window.open(this.href);return false;, mudaste completamente de atitude (só porque ele não deu ênfase aos teus conselhos)  em algumas modificações do seu projecto....
Depois disso,  so vieste com comentários depreciativos, que são mais no sentido de criticar do que ajudar...

Njay, Vê-se que percebes de eletrónica e afins..... (já li neste fórum bons comentários teus, muito explicativos, etc) demostrando um bom conhecimento nessa área... mas pelo menos nesse fórum nunca vi (1) projecto prático teu..!!

A melhor forma de incentivar os iniciantes nesta área, é começando com pequenos exemplos práticos ((como a belíssima ideia que teve o  AngelSpeedy de criar este tópico)) e não com palavreado complicado e complexo (e em pouco tempo desistem..) 

E que na verdade a pessoa ao colocar os seu projectos neste ou noutro tópico, desta ou doutra área (fica exposto) e é este nível de exposição que inibe muito pessoal de postar!! Principalmente daqueles que dizem que percebe muito da coisa.....  se é que me faço entender!!
Quantos tópicos já morreram neste e noutros fóruns, por pressão dos comentários dos intervenientes..... muitos.

Pessoal!! Todos nós somos uns aprendizes, nesta ou noutra área..... (((((Ninguém sabe tudo)))))..... vamos ajudar aqueles que sabem um pouco menos que nós.....


Bem hajam.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por CrOhN »

O homem afirma que 4.2V podem dar problemas aos leds e descamba nisto....

Para uma pilha de litio, que varia entre 3.3 e 4.2V, a unica forma de garantir a longevidade dos led's é com uma fonte de corrente. Temos que garantir que a corrente máxima do mesmo não é ultrapassada. O método mais simples... uma resistência.

Não quer dizer que o led directo aos 4.2V não funcione, até porque a bateria não está constantemente nessa voltagem, mas se o estiver muito tempo, podem ter a certeza que os leds não duram tanto tempo.

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por sousacastro »

Mas então do pouco ou nada que entendo se se ligar uma pilha de 3,3v a por exemplo 4 leds de 3v não é necessario nenhuma resistencia dado que o total da voltagem que chega aos leds é menor do que o total da sua capacidade que é 12v. É isso? E neste caso não há perigo dos leds queimarem pois a voltagem é menor.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:O homem afirma que 4.2V podem dar problemas aos leds e descamba nisto....

Para uma pilha de litio, que varia entre 3.3 e 4.2V, a unica forma de garantir a longevidade dos led's é com uma fonte de corrente. Temos que garantir que a corrente máxima do mesmo não é ultrapassada. O método mais simples... uma resistência.

Não quer dizer que o led directo aos 4.2V não funcione, até porque a bateria não está constantemente nessa voltagem, mas se o estiver muito tempo, podem ter a certeza que os leds não duram tanto tempo.
Como já tinha referido não gosto de carregar este tipo de bateria a (100%) e a da lanterna não será exceção! portanto nunca vai ultrapassar os (4V) ora os (3,3V) tensão de trabalho dos leds, prara os (4V) da fonte são (0,7V).
Ao ligar a lanterna e quando começar a drenar corrente, tenho uma queda de tensão de (0,5V) ficando apenas com (0,2V) a mais.

Agora imagina os leds que estão na porta do quadro! Que apesar das agressões que referi acima, são os que estão mais próximos das baterias e na altura em que o conversor está a enviar corrente de carga ultrapassa os (14V), para uma composição de (4) leds em série sem qualquer resistência.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

Construção da iluminação do meu painel.
Anexos
Leds para painel.jpg
Leds para painel.jpg (87.3 KiB) Visto 3539 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por CrOhN »

14V/4= 3.5V/led. Sensivelmente as mesmas condições que tens na lanterna.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por RJSC »

Liga um amperímetro em série com um LED e liga numa fonte variável.
Agora varia a tensão entre 4V e 3V e depois diz-me a diferença na corrente que viste...
Aqui um LED de 20mA com 3V drena 8mA e com 4V 80mA.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por g_card »

já que se fala em LED's...
a minha ultima brincadeira ainda em evolução

Imagem
Imagem

100W led
falta fazer um cone reflector a frente ou algo do género ;)
quando gostar dos resultados fazer uma nova versão de raiz com mais umas pintelhices.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas , finalmente mais alguém que posta projectos sem ser eu e o Emanuel, amigo g_card bela lanterna que tens por aí, 100W isso é muito power hehehe, tens isso alimentado a bateria ou com pilhas recarregáveis, qual a voltagem e consumo dela ?

Eu estou a pensar em fazer uma também super potente com uns 50 ou 100 leds, mas esta ainda está em fase beta..

Continua a postar os teus projectos...

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:Liga um amperímetro em série com um LED e liga numa fonte variável.
Agora varia a tensão entre 4V e 3V e depois diz-me a diferença na corrente que viste...
Aqui um LED de 20mA com 3V drena 8mA e com 4V 80mA.
Ora bolas...!!! Claro que quanto mais tensão mais corrente (como é lógico)....... porque a tensão é a “torneira” para a corrente que vai para o led!
Deu-me ao trabalho de fazer agora mesmo este teste à lanterna..!!
Corrente total a circular a (4v) (700mA:19LD=36,84210526315789mA)
Agora se fizeste o teste com apenas (1) led a corrente tem tendência de subir mais!
Era preciso muito texto para explicar isto ao pormenor.........
----------------------------------------------------------------------------------
CrOhN! Revê melhor o meu comentário acima!
Anexos
Lanterna Teste corrente.jpg
Lanterna Teste corrente.jpg (142.66 KiB) Visto 3500 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projectos Pessoais Caseiros (para quem gosta de partilha

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu:
RJSC Escreveu:Liga um amperímetro em série com um LED e liga numa fonte variável.
Agora varia a tensão entre 4V e 3V e depois diz-me a diferença na corrente que viste...
Aqui um LED de 20mA com 3V drena 8mA e com 4V 80mA.
Ora bolas...!!! Claro que quanto mais tensão mais corrente (como é lógico)....... porque a tensão é a “torneira” para a corrente que vai para o led!
Por isso há necessidade de um regulador de corrente linear com mosfet ou comutado (para eficiência) para manter 20mA para o LED não fundir prematuramente.
Se eu deixar o LED de 20 mA com 3,9V com uma célula carregada vão passar 70mA por lá sem regulador...
Em pouco tempo funde, tal como numa lâmapda de LED para o interior do carro que comprei em que um LED fundiu na série de 3 por sobreaquecimento.
A corrente num LED sobe exponencialmente com a tensão e não linearmente como numa resistência.
Vê aqui o gráfico de corrente vs Tensão de vários tipos de LED:
Imagem

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”