Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Mensagem por gbento »

Boas, inserindo um tópico sobre o tema destes dias, a legionella.
Tenho várias dúvidas pois o meu pai tem uma caldeira a pellets ecoforest hidrocopper , salvo erro.
A minha dúvida é saber que parâmetros de temperaturas de saída da água da caldeira para evitar riscos. É que como neste momento a caldeira desprogramou e não sei se os valores estão correctos e gostava de saber as vossas opiniões antes de ir lá o técnico.


fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Mensagem por fsaraiva »

Daquilo que sei a legionella não resiste a temperaturas superiores a 60º, no entanto poderá ser feito uma ou duas vezes por ano um aumento da temperatura até ao máximo que o sistema aguente para eliminar a possibilidade de se desenvolver a bactéria.
Isto só é valido se existir um termo acumulador para AQS pois em caso de sistemas apenas para aquecimento central não há contacto entre o circuito fechado e as pessoas. Além de nesses casos a temperatura ser quase sempre alta.

é importante que se perceba que essa bactéria só se torna perigosa no caso de inalação, quando a agua é pulverizada, e isso pode acontecer tanto numa fonte na rua no verão como num sistema de ar condicionado sem manutenção.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Legionella: cuidados a ter com termoacumuladores

Mensagem por serges »

Exactamente.

"Para quem tem termoacumuladores, a temperatura deve ser mantida acima dos 75 graus, porque a bactéria "não tem condições de crescimento" acima deste valor."
Atenção a esta situação mais vale prevenir!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”