Aquisição de dados / data acquisition

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sergiomms
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Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por sergiomms »

Preciso de "auscultar" o carregador do meu saxo, e preciso de equipamento para tal...

Alguém sabe onde posso encontrar algo do género que seja "barato"??

Ou que tenha e "possa emprestar"? :oops:
sergiomms

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Jorge Rocha
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu não tenho a mínima ideia de como o fazer. Foi das poucas coisas que ainda não abri para ver como era constituído (o carregador, o controlador e o conversor dc/dc).
Também gostava de poder alterar os parâmetros das tensões e das correntes (fazendo diminuir a corrente com o aumento de tensão do pack).
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sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por sergiomms »

Jorge Rocha Escreveu:...Também gostava de poder alterar os parâmetros das tensões e das correntes (fazendo diminuir a corrente com o aumento de tensão do pack).
O meu objectivo, é conseguir controlar o carregador com o bms.
Estive a ver e se pegar num arduino a coisa dá trabalho mas não me parece muito dificil :roll:
sergiomms

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jmal
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por jmal »

[quote]Preciso de "auscultar" o carregador do meu saxo, e preciso de equipamento para tal...

Alguém sabe onde posso encontrar algo do género que seja "barato"??

Ou que tenha e "possa emprestar"? :oops: [/quote]

Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho. :)
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Jorge Rocha
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho. :)
Esse equipamento o sergiomms já mo emprestou e pouco se pode fazer...
Será que as marcas destes pioneiros veículos eléctricos não têm como lá chegar?
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jmal
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Só conheço o Lexia, não permite grandes aventuras, permite fazer a manutenção da bateria NiCD, ver tensão, temperatura e nada mais. Alterar parâmetros de carga também não, e não empresto, porque não tenho. :)
Esse equipamento o sergiomms já mo emprestou e pouco se pode fazer...
Será que as marcas destes pioneiros veículos eléctricos não têm como lá chegar?
Claro que sim, mas é equipamento com fw proprietário, logo só eles podem e sabem mexer, até algum "jmal" decidir meter-lhe os punhos. :)

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sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por sergiomms »

jmal Escreveu:...
Claro que sim, mas é equipamento com fw proprietário, logo só eles podem e sabem mexer, até algum "jmal" decidir meter-lhe os punhos. :)
O Lexia não permite controlar o carregador :), nem fazer quase nada....
Vou meter o arduino a espiar os comandos que são enviados ao carregador para depois substituir a ligação.
Ou seja, vou espiar em simultâneo a corrente de entrada e de saída do carregador, as tensões de saída, e o pin do PWM. Isto em todos os processos de carga (normal, igualização, manutenção e inicialização) de forma a encontrar um padrão.
E tchanan... já tenho o fw :) que só funciona no XP ou anterior, estou a preparar uma máquina só para poder exlplorá-lo.
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jmal
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:
jmal Escreveu:...
Claro que sim, mas é equipamento com fw proprietário, logo só eles podem e sabem mexer, até algum "jmal" decidir meter-lhe os punhos. :)
O Lexia não permite controlar o carregador :), nem fazer quase nada....
Vou meter o arduino a espiar os comandos que são enviados ao carregador para depois substituir a ligação.
Ou seja, vou espiar em simultâneo a corrente de entrada e de saída do carregador, as tensões de saída, e o pin do PWM. Isto em todos os processos de carga (normal, igualização, manutenção e inicialização) de forma a encontrar um padrão.
E tchanan... já tenho o fw :) que só funciona no XP ou anterior, estou a preparar uma máquina só para poder exlplorá-lo.
Isso também me passou pela ideia quando fiz a minha primeira conversão, mas preferi não o fazer porque se algo corresse mal ficava "agarrado" na parte da centralina do carro, preferi não mexer nessa parte.
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gpsvitor
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Alguém acabou por conseguir explorar mais algum detalhe com relação ao carregador e afins?

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gpsvitor
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Andei a falar sr Google e encontrei isto...
http://21639.foren.mysnip.de/read.php?10510,438489
Parece que é possível alterar parâmetros do carregador original... Pelo que li existe um programa próprio da Sagem que só funcionam (bem) em dos 6.22 que permite modificar parâmetros tipo cv e cc...

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sergiomms
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por sergiomms »

nop, eu nada, mas também acabei por não precisar.
Acho que também não precisarás, mas força nisso e depois partilha :)
sergiomms


gpsvitor
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Se alguém tivesse a dump da Sagem para eu dar uma olhada é que era top... Até porque pelo que li (dependendo da versão) também da para especificar os kw da bateria, voltagem a que para de carregar, e o limitador de velocidade (mas mais vale dormir do que mexer nisso)

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gpsvitor
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Mais informações acerca da Sagem.
http://67183441.foren.mysnip.de/read.php?568,438640

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gpsvitor
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

 ********************************************************************** 
; **  FICHIER MAPPING EEPROM BASSE TENSION UCE - PCVELSPY Sagem 1993  ** 
; ********************************************************************** 
;       syntaxe : @xx --> adresse en hexa sur 1 octet.                  
;                 $yy --> valeur en hexa sur 1 octet.                    
;   ligne de commentaire : commence par un point virgule.                
; Exemple: @08 $FF --> valeur FF a l'adresse 08.                        
; ********************************************************************** 
;                                                                        
; ATTENTION: mapping Eeprom Basse Tension UCE                            
;                                                                        
@00  $6E  ; 00 POTMIN            CON_ACC_MIN 
@01  $FF  ; 01 CPP 
@02  $00  ; 02 COEFF_VREF lsb 
@03  $01  ; 03 COEFF_VREF msb 
@04  $FF  ; 04 CHARGE_COURANTE lsb 
@05  $FF  ; 05 CHARGE_COURANTE msb 
@06  $00  ; 06 SOM_AH_SURCHARGE 
@07  $00  ; 07 SOM_AH_CHARGE 
@08  $00  ; 08 DEFTS_PRESENTS 
@09  $00  ; 09 
@0A  $00  ; 10 
@0B  $00  ; 11 
@0C  $00  ; 12 
@0D  $00  ; 13 
@0E  $00  ; 14 DEFTTS_VOY_REL 
@0F  $00  ; 15 
@10  $00  ; 16 
@11  $00  ; 17 DEFTS_RESERVE 
@12  $00  ; 18 DEFTS_FUGITIFS 
@13  $00  ; 19 
@14  $00  ; 20 
@15  $00  ; 21 
@16  $00  ; 22 
@17  $00  ; 23 
@18  $00  ; 24 DEFTS_FUGITIFS_VOY_REL 
@19  $00  ; 25 
@1A  $00  ; 26 
@1B  $00  ; 27 DEFTS_FUGITIFS_RESERVE 
@1C  $00  ; 28 MEMO_DEFT_SURINTENSITE 
@1D  $00  ; 29 STATUS_CCR 
@1E  $0A  ; 30 OFFSAPP           OFFSET_ETALON_ACC 
@1F  $14  ; 31 TAPP              TPS_ETALON_ACC 
@20  $5A  ; 32 OFFPAF            OFFSET_MAX_ACC 
@21  $10  ; 33 DFL               TPS_VENT_FIN_ROULAGE 
@22  $86  ; 34 TLC1              TMP_SEUIL_INF_LIM_BLOC 
@23  $65  ; 35 TLC2              TMP_SEUIL_SUP_LIM_BLOC 
@24  $01  ; 36 TYPE_BATTERIE 
@25  $00  ; 37 NBR_MSB 
@26  $FF  ; 38 NAFH              SEUIL_JAUGE_100 
@27  $00  ; 39 NAFB              SEUIL_JAUGE_0 
@28  $0D  ; 40 VKX               VIT_MAX_DEM 
@29  $F4  ; 41 COEFF2,TPRECHG    COEFF_PRECHG 
@2A  $50  ; 42 T3,T4             TEMPS_PILOT_MOT 
@2B  $06  ; 43 COEFF3,COEFF4     COEFF_PILOT_MOT 
@2C  $EE  ; 44 TAUX_EXC_MIN lsb 
@2D  $06  ; 45 TAUX_EXC_MIN msb 
@2E  $08  ; 46 DLU               TPS_AVANT_LIM_UBATT 
@2F  $35  ; 47 TLM1              TMP_SEUIL_INF_LIM_MOT 
@30  $25  ; 48 TLM2              TMP_SEUIL_SUP_LIM_MOT 
@31  $63  ; 49 TEH               TMP_DEM_GMV_EAU_RLG 
@32  $5E  ; 50 TEL               TMP_STOP_GMV_EAU_RLG 
@33  $9E  ; 51 TSPC              TMP_BLOC_LIM_IMOT 
@34  $63  ; 52 TBH               TMP_DEM_GMV_BATT_RLG 
@35  $5E  ; 53 TBL               TMP_STOP_GMV_BATT_RLG 
@36  $5D  ; 54 TMGVH             TMP_DEM_GDE_MOTOVENTIL 
@37  $65  ; 55 TMGLV             TMP_STOP_GDE_MOTOVENTIL 
@38  $5E  ; 56 TFL               TMP_VENT_FIN_ROULAGE 
@39  $63  ; 57 TECH              TMP_DEM_GMV_EAU_CHARGE 
@3A  $5E  ; 58 TECL              TMP_STOP_GMV_EAU_CHARGE 
@3B  $6D  ; 59 DCXH              TPS_CHARGE_INTERDITE 
@3C  $63  ; 60 TBCH              TMP_DEM_GMV_BATT_CHG 
@3D  $5E  ; 61 TBCL              TMP_STOP_GMV_BATT_CHG 
@3E  $4A  ; 62 TREC              TMP_RECHAUFF_BATT_PB 
@3F  $6E  ; 63 UL1/UKX           TENSION_LIM_ZONE1 
@40  $64  ; 64 UL10              TENSION_LIM_ZONE10 
@41  $68  ; 65 TLB1              TMP_SEUIL_INF_LIM_BATT 
@42  $6D  ; 66 TLB2              TMP_SEUIL_SUP_LIM_BATT 
@43  $76  ; 67 UA1               UBATT_DCHG80_0A 
@44  $66  ; 68 UA2               UBATT_DCHG80_200A 
@45  $50  ; 69 IAM               IMIN_DCHG80 
@46  $28  ; 70 NNH/NRH           CHG_REF_CHG_INTERDITE 
@47  $6D  ; 71 TNH1              TMP_INF_CHG_INTERDITE 
@48  $68  ; 72 TNH2              TMP_SUP_CHG_INTERDITE 
@49  $02  ; 73 DCNP              TPS_MAX_PRECHG 
@4A  $64  ; 74 JCNP              COURANT_PRECHG 
@4B  $A3  ; 75 UCN               TENSION_REGULATION 
@4C  $C4  ; 76 LCN1              COEFF_INF_TENSION_REGUL 
@4D  $E2  ; 77 LCN2              COEFF_SUP_TENSION_REGUL 
@4E  $41  ; 78 DCNM              TPS_MAX_P_CTE 
@4F  $00  ; 79 LPP ****              CHARGE_SEUIL_U_CT 
@50  $32  ; 80 JCNU/JCNL         COURANT_SEUIL_SCGH 
@51  $00  ; 81 DCNU              TPS_MAX_U_CTE 
@52  $0A  ; 82 KSN/KDN           COEFF_SCHG 
@53  $1E  ; 83 DCE               DUREE_SCHG_EGAL 
@54  $28  ; 84 DCN               TPS_MAX_SCHG 
@55  $96  ; 85 DCI               TPS_MAX_SCHG_INIT 
@56  $31  ; 86 TRL               TMP_MIN_CHARGE_RAPIDE 
@57  $72  ; 87 TRH1              TMP_MAX_CHG_RAPIDE_SUP 
@58  $68  ; 88 TRH2              TMP_MAX_CHG_RAPIDE_INF 
@59  $96  ; 89 ICR               CRT_CHG_RAPIDE 
@5A  $A0  ; 90 UCR               UBATT_MAX_CHARGE_RAPIDE 
@5B  $EC  ; 91 LCRT              COEFF_U_CHG_RAPIDE_TMP 
@5C  $0A  ; 92 LCRI              COEFF_U_CHG_RAPIDE_I 
@5D  $64  ; 93 NCRM              CAPA_MAX_CHARGE_RAPIDE 
@5E  $5A  ; 94 KAD               AUTO_DCHG_PER1 
@5F  $08  ; 95 LAD1              AUTO_DCHG_COEFF1 
@60  $21  ; 96 LAD2              AUTO_DCHG_COEFF2 
@61  $5F  ; 97 ESI1              SEUIL_AH_BESOIN_EAU 
@62  $69  ; 98 ESI2              SEUIL_AH_DEFAUT_EAU 
@63  $01  ; 99 NE                NBR_CHG_EGAL 
@64  $64  ; 100 ECE              PERIOD_SCHG_EGAL 
@65  $32  ; 101 DCG              TPS_SCHG_GARAGE 
@66  $55  ; 102 NCM              CAPA_NOM_BATT 

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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Caros amigos cá fica a damos da Sagem box (não de todas atenção!)

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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

http:/forum.samochodyelektryczne.org/viewtopic.php?t=1203&start=0&sid=6bc922ad2c823b5247cee6b58770f353
É melhor dar o link... Fica melhor

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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Em teoria este será o tal programa que é capaz de alterar parâmetros da ecu da Sagem, mas sem desmontar nada... Ou seja através da porta de diagnóstico.
https://1drv.ms/u/s!AsOdTIfsgEMmh-sRj4EqlthnnRL6eA

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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Alguém podia me ajudar a traduzir as designações que estão nos ficheiros dos mapas? O meu francês é péssimo lol

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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por sergiomms »

As próprias designações são abreviaturas...
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Re: Aquisição de dados / data acquisition

Mensagem por gpsvitor »

Ando a tentar "fazer" o cabo para reprogramar... Quando tiver sucesso aviso lol

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