Erasmus - Dicas e Experiências

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
goncris
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça dez 23, 2014 5:43 pm

Erasmus - Dicas e Experiências

Mensagem por goncris »

Boas, estou a pensar ir de ERASMUS e achei que este tópico fosse útil para alguns utilizadores.
Contem aqui as vossas experiências,o que gostaram e não gostaram.
Locais que recomendam, não só pela borga mas também pelo aspecto académico.

Precisava da vossa ajuda para fazer a minha escolha. Se o dinheiro não fosse problema já estava escolhido: Tampere University of Technology-Finlândia ou Stord/Haugesund University Collegue-Noruega.
Depois de alguma selecção, nomeadamente custo de vida baixo e estudos em inglês(ainda andei a aprender alemão, mas línguas não é comigo...), ficaram estas:

-Technical University of Ostrava- Reb.Checa
-Wroclaw University of Technology -Polónia
-Rzeszow University of Technology -Polónia
-AGH University of Science and Technology -Krakow-Polónia
-University of Maribor-Eslovénia

Agora tenho de escolher 3 e dar ordem de preferência e está difícil.
Vou fazer là o 5º Mestrado Integrado Engenharia Mecânica

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Erasmus - Dicas e Experiências

Mensagem por rnlcarlov »

Eu fiz a minha tese de Mestrado em Lund, na Suécia. Gostei muito de lá estar. O local era bonito e o custo de vida não é caro. Consegui um quarto perto da faculdade, com uma renda de cerca de 220-230€ por mês, com tudo incluído. Eram quartos que pertenciam à universidade, por isso ficaram mais em conta. Tive foi de concorrer com antecedência. Não gastava muito mais de 500€ por mês por lá, e normalmente nunca levava comida feita de casa para o almoço.
A nível de transportes andava de bicileta para todo o lado pois as distâncias eram curtas e o terreno favorável.
Não tive problemas com língua, já que toda a gente lá fala inglês. Numa cidade académica como aquela havia lá alunos de todos os cantos do mundo: americanos, paquistaneses, bolivianos, chineses.
Tive talvez a sorte de apanhar bom tempo. Em Fevereiro, quando cheguei, apanhei neve, mas toda a Primavera foi muito solarenga. Dois meses seguidos sempre com sol. Obviamente que estava fresquito.

A nível de instalações da universidade, estão muito mais à frente do que nós cá. Lá há dinheiro e nota-se.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Erasmus - Dicas e Experiências

Mensagem por sugarstorm »

Já estive por 3 vezes na Finlândia e o custo de vida é mais caro. Mas...
A comida na Universidade onde estive (Universidade da Lapónia em Rovaniemi) é ao preço de cá. 2.30€ cada refeição para alunos. Muito longe de ser caro para o país em questão.
E se souberes cozinhar, ir ao supermercado abastecer fica mais caro que cá, mas não é escandaloso. Tal como diz o rncarlov, acho que com 500€ por mês fazes a festa. Se isso estiver dentro do teu orçamento, nem penses duas vezes. Vai para a Finlândia.
Sobre a Noruega, sei que ainda é mais cara. Atenção :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Erasmus - Dicas e Experiências

Mensagem por rnlcarlov »

sugarstorm Escreveu:Já estive por 3 vezes na Finlândia e o custo de vida é mais caro. Mas...
A comida na Universidade onde estive (Universidade da Lapónia em Rovaniemi) é ao preço de cá. 2.30€ cada refeição para alunos. Muito longe de ser caro para o país em questão.
Tiveste mais sorte que eu. Eu Lund não havia esses preços. 5-5.5€ cada refeição.


Autor do tópico
goncris
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça dez 23, 2014 5:43 pm

Re: Erasmus - Dicas e Experiências

Mensagem por goncris »

Eu ainda não decidi se vou um semestre ou dois. Tenho algum receio em fazer lá a tese...
Além disso tenho falado com o pessoal e dizem que aprenderam muito pouco enquanto lá estiveram...

Como tenho +/- tudo em dia, não me importo de perder 6 meses para desenvolver as minhas soft skills agora um ano...

Agradeço as vossas contribuições

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”