Cuidado eles andam aí!!

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Criei este tópico só para alertar, como na maioria dos portugueses tenho empréstimo a habitação, que vou pagando todos os meses e de 3 em 3 meses, recebo a carta de actualização da taxa de juro, felizmente nos ultimos tempos têm vindo a baixar, olho para a folha e penso para comigo para os próximos 3 meses vou pagar um pouquinho menos, até que em Novembro ao olhar melhor para a taxa de juro, achei estranho como é que há vários meses as taxas de juro estavam negativas e as minhas ainda estavam positivas?! então resolvi ir investigar e desde Abril de 2015 que as taxas estavam negativas e as minhas ainda positivas, resolvi ir ao BPI (banco onde tenho os empréstimos) saber porque ainda tinha as taxas de juro positivas, ao fim de 2 meses ainda não me tinham dito nada e já tinha pedido a funcionária do banco para tornar a questionar os serviços centrais sobre o assunto como achava que já estava a demorar demais enviei a minha duvida para o Banco de Portugal que ao fim de 15 dias tinha a resposta.
Ou seja desde finais de 2007 inicio do empréstimo que se andavam a enganar na taxa de juro e para variar era uma anomalia informática e não era muito era só 222,96€ num e noutro 343,20€ o equivalente ao pagamento de 3 mensalidades de cada empréstimo.
Por isso venho aqui denunciar a minha situação e que poderá estar a acontecer a mais alguem que não esteja alerta especialmente se for do BPI, por isso acho que vale a pena perder um pouquinho de tempo e ver onde nos andam a mexer no bolso, como podemos confiar nos bancos que têm "anomalias informáticas"??
Para não pensarem que não é verdade junto em anexo a carta que recebi do BPI a justificar a "anomalia informática ".
Espero que mais ninguem tenha tido "anomalias informáticas" mas se conseguir alertar mais um que seja já sinto que o tempo que perdi a escrever este post já valeu a pena.
carta de acerto dos emprestimos BPI.jpg
Última edição por alexjp4 em quarta mar 30, 2016 10:07 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por sergiomms »

Eu também já tive um probleminha parecido com a cgd.

A euribor baixou e eles quiseram subir o spread, só porque sim.... o BdP teve que intervir e foi tudo reposto, também fiquei com 2 mensalidades pagas :)
sergiomms


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por jmlflorencio »

Que cena macabra... Vou já ver disso também!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por orbis »

A taxa é negativa mas depois de somar o spread pode ficar positivo. Depende do valor deste.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado pelo alerta.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por zeuz »

Também já me tinham falado nisso... aparentemente está certo no meu caso, que tenho o empréstimo na CGD.

Obrigado pelo alerta!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por sergiomms »

zeuz Escreveu:... aparentemente está certo no meu caso, que tenho o empréstimo na CGD. ...
Uiiii, não abras a pestana não... vai-se a ver, são os piores!!

Precisei de uma declaração do credito habitação para apresentar no infantário, queriam 20€ pela declaração....
Pedi a factura desses 20€, e, afinal... não é preciso pagar, é oferta nossa.... chulos...
sergiomms

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por zeuz »

sergiomms Escreveu:
zeuz Escreveu:... aparentemente está certo no meu caso, que tenho o empréstimo na CGD. ...
Uiiii, não abras a pestana não... vai-se a ver, são os piores!!

Precisei de uma declaração do credito habitação para apresentar no infantário, queriam 20€ pela declaração....
Pedi a factura desses 20€, e, afinal... não é preciso pagar, é oferta nossa.... chulos...
A sério?!!! :|

O meu empréstimo é de 2008, numa altura em que o spread baixava dos 1%... agora não dá para mudar, sem ser entalado à grande... :/
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: RE: Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por alexjp4 »

zeuz Escreveu:
sergiomms Escreveu:
zeuz Escreveu:... aparentemente está certo no meu caso, que tenho o empréstimo na CGD. ...
Uiiii, não abras a pestana não... vai-se a ver, são os piores!!

Precisei de uma declaração do credito habitação para apresentar no infantário, queriam 20€ pela declaração....
Pedi a factura desses 20€, e, afinal... não é preciso pagar, é oferta nossa.... chulos...
A sério?!!! :|

O meu empréstimo é de 2008, numa altura em que o spread baixava dos 1%... agora não dá para mudar, sem ser entalado à grande... :/
Boas

Um spread abaixo de 1% não é mau e agora os spreads estão superiores, nem tinhas qualquer interesse em mexer no contrato de empréstimo,a taxa de juro é que está negativa por isso os bancos aplicam spreads mais altos para compensar a baixa da taxa de juro mas quando as taxas de juro subirem então para os novos contratos baixam o spread e quem fez agora o empréstimo fica entalado porque tem um spread alto.
por exemplo se a tua taxa for de 1% e como a taxa de juro está negativa por exemplo 0,250 estas a pagar um juro de 0,750%.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por alexjp4 »

zeuz Escreveu:Também já me tinham falado nisso... aparentemente está certo no meu caso, que tenho o empréstimo na CGD.

Obrigado pelo alerta!

Pois nesses aí a coisa de 30 anos tinha lá o depósito poupança habitação e os juros eram calculados anualmente e resolvi levantar o dinheiro para comprar um carro, tinha que devolver os benefícios e a taxa de juro era mais alta acho que tambem se tinha que devolver qualquer coisa já não me lembro e eles tinham que fazer as contas quando fui ao balcão da Portela dizer que os juros deviam estar errados a senhora toda altruista e bem alto a dizer nós não nos enganamos nos cálculos os clientes é que têm a mania que sabem fazer contas, depois de eu muito ateimar que as contas estavam erradas e já toda a gente a olhar de lado, lá a senhora telefonou não sei para aonde e a meio da conversa telefónica foi ver a senhora a ficar toda corada e depois de desligar o telefone vira-se para mim e pede-me desculpa e que realmente eu tinha razão e que eles faziam as contas dos depósitos poupança habitação manualmente e que se tinham enganado e que iriam repor a diferença na conta, não sei se faziam a mão ou não o que é certo é que depois repuseram na conta mais uns escudos (contos).
As contas eram fáceis de fazer porque tudo o que tinha sido depositado antes desse ano era tudo somado e calculava-se o juro, o que tinha sido depositado nesse ano é que se tinha que calcular o tempo que lá esteve até ao levantamento, e só por alto fazendo contas de "merceeiro" os valores dos juros que eles tinham depositado na conta não se aproximavam das minhas contas daí ter dado pelo engano.
Por isso CGD é igual aos outros......são todos iguais......estes foi os que eu consegui apanhar, não sei o que me escapou....


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por alexjp4 »

orbis Escreveu:A taxa é negativa mas depois de somar o spread pode ficar positivo. Depende do valor deste.
Sim, ainda ninguém deve ter o valor do empréstimo negativo por isso é que os bancos já estão "arrasca" que isso possa vir a acontecer e já há qualquer coisa do Bloco de Esquerda e acho que do PCP que querem que no caso de isso acontecer o cliente tenha a taxa negativa ou seja o banco ainda paga para os clientes terem lá o empréstimo, mas não se preocupem que eles não se perdem, que arranjam modo de ir buscar a outro lado como é o caso das despesas de manutenção a que ninguém se consegue
esquivar entre outras, tal como os 20€ pela declaração etc.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por orbis »

Pois...essa gente tem ficado sempre por cima...Se tivesse dinheiro não o metia nos bancos.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por alexjp4 »

orbis Escreveu:Pois...essa gente tem ficado sempre por cima...Se tivesse dinheiro não o metia nos bancos.
Agora por falar nisso, já me roubaram muitas coisas mas, que me lembre nunca ninguem me roubou dinheiro, excepto os bancos (ou pelo menos tentaram).
o problema é que os políticos comem do mesmo tacho que os banqueiros e criam leis que te obrigam a teres conta nos bancos, porque hoje se comprares algumas coisas em dinheiro não podes e quem recebe ou assiste tem que fazer a participação e tens que justificar a proveniência do dinheiro, alguns já começaram a ficar entalados vamos é ver como é que vai ficar no final das contas.
Acho que já encontrei outra entidade que supostamente seria idónea mas que tambem anda a meter a mão no bolso (devagarinho) que é para não dar nas vistas já pedi um parecer a entidade reguladora estou a espera que me digam se sou eu que me enganei nas contas ou se eles estão mesmo a meter a mão no bolso, quando receber a resposta depois aviso porque pode estar a acontecer a mais alguem.
Bom fim de semana!


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por pena33 »

Actualmente e relativamente às taxas de juro negativas, há um declaração de boas intenções do BdP, que não é obrigatório, essa declaração informa que quando as taxas ficarem negativas têm de ser reflectidas no empréstimo, mesmo que os bancos tenham de pagar pelo empréstimo.
Mas actualmente já há alguns casos em que o spread é inferior a 0,3% que isso está a acontecer ou está quase lá, e a politica dos bancos nestes casos tem sido como se o valor final ficasse sempre nos 0% e nunca negativo, apresentam umas desculpas que só eles entendem e lhes interessa.


Autor do tópico
alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Cuidado eles andam aí!!

Mensagem por alexjp4 »

Acho que isso ainda não está definido, acho que era para ser discutido no parlamento esta semana, mas foi adiada, porque os bancos o que querem é que quando a taxa de juro for inferior ao spread que a taxa ficasse a 0 e não negativa, vamos ver em que dá, (mas são os bancos a fazer pressão nos políticos e depois para onde é que eles vão quando saírem da politica??.....)

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”