CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por t3lmo »

Alguém tem conhecimento e/ou experiênca de funcionamento de um sistema de conversão de monofásico em trifásico?
Aplicação para um motor de uma bomba de água com 1,5kW (2 cv).

Alguns eletricistas desconhecem a tecnologia.
Eu vejo sites lá fora a vender estes conversores e até encontrei por cá: https://www.olx.pt/anuncio/conversor-mo ... tr63f.html

Será que funciona mesmo? Iria resolver um problema da instalação da casa dos meus pais para que pudessem mudar para monofásico de uma vez.

Se alguém conseguir saber mais sobre este assunto fico agradecido!

Bom ano e obrigado ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por microbrain »

Isso parece banha de cobra, provavelmente só tens um condensador lá dentro, se assim for o motor apenas terá uma pequena percentagem do torque original uns 20%, para uma solução viável só com um variador. Ou trocar a bomba por monofasica

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por CrOhN »

Existem variadores de 220V/3x380V. Tenho alguém conhecido que já utilizava um à alguns anos. O problema foi uma trovoada que lho queimou. Resolveu-se por uma bomba monofásica, já que o custo foi semelhante ao da compra de inversor novo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por jmlflorencio »

Por acaso ainda nesta 6a feira falei sobre isso a um técnico, e ele referiu-me um preço 'astronómico'...nada como essa caixinha do OLX...

Será que vale a pena experimentar? Talvez falando com o vendedor, perguntando mais sobre a tecnologia utilizada?


gpsvitor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: quarta nov 02, 2016 12:55 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por gpsvitor »

Na minha opinião, e tenho em conta o tipo de potência acho que mais vale comprar uma monofásica... É instalar e andar, 0 problemas... Caso contrário vai haver sempre dúvidas e problemas...

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por OliveiraF »

CrOhN Escreveu:Existem variadores de 220V/3x380V. Tenho alguém conhecido que já utilizava um à alguns anos. O problema foi uma trovoada que lho queimou. Resolveu-se por uma bomba monofásica, já que o custo foi semelhante ao da compra de inversor novo.
Já interagi com variadores da omron, entrada 230 e saída 3x230. A gama MX2 salvo erro.
No caso era para bombagem solar em que as bombas eram trifasicas, mas o variador podia ser alimentado além do solar, pela entrada monofásica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por t3lmo »

Esta seria a solução para o problema que apresentei em Auto-consumo 1kW para ionização de piscina : https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 11&t=19799
onde só não injeto em monófásico porque tenho um motor trifásico (1,5kW) de uma bomba de furo de água (com 2 sondas: 60 e 120 metros).

Ora, trocar o motor trifásico para monofásico custa cerca de 700€, logo se um dispositivo destes funciona-se bem com o motor trifásico, alterava logo a instalação para monofásico e metia os inversores dos paineis solares a injetar numa só fase!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por jpc »

Dizem que esses dispositivos funcionam bem mas o motor perde algum torque.

Nada como experimentar.
Vê se existe algum vendedor no olx perto de ti que possa testar.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por CrOhN »

Até pode perder torque (duvido), mas acho que até será o contrário. Basta ver o uso de variadores na industria. De qualquer forma, o que se ganha no resto (arranque e paragem suave por exemplo) compensa isso.


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por Arcturo »

Usar um variador de velocidade com entrada monofásica e saida trifasica é uma boa solução. Eu trabalha com este tipo de variadores há mais de 30 anos e é uma tecnologia corrente sem segredos.

Agora há aqui outro problema. Os variadores deste tipo (para motores ate 4 kW) tem sempra na saida uma tensão composta de 3 x 230 V e não 3 x 400 V. Num motor normal isto não é problemático porque basta, na caixa de bornes da máquina, mudar o esquema de ligações de estrela para triangulo. Ora neste caso estamos a falar de uma bomba submersível e não temos acesso às bobines do motor.

Pode-se perguntar: e se mesmo assim alimentarmos um motor destes com um variador com saida 3 x 230V, há problemas? Reparem que estamos a alimentar as bobines com uma tensão Raíz de 3 inferior à tensão nominal, logo o binário vai ser 3 vezes inferior (o binário varia quase linearmente com o quadrado da tensão). Portanto é possivel mas na condição de a bomba actual estar muito folgada. Repare-se que, fazendo esta alteração, a potência nominal do motor deixou de ser 1,5 kW e passou a ser 860W. O relé termico de protecção do motor deve ser regulado de acordo com esta nova potência ou existe um risco muito serio de queimar o motor


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por CrOhN »

Errado. Existem variadores 1x220V/3x 380V. São é bastante mais caros que os vulgares 380V/380V.


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por Arcturo »

Pode indicar 1, por favor? Não conheço. E diga-me, o que está errado?


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por microbrain »

Não é recomendado usar variador tao distante da bomba.. eu tenho um de 5 cv e tive que o colocar perto da bomba(bomba de superficie) para grandes distancias tem que se reduzir a frequencia de trabalho(4khz/8khz no meu caso) e mesmo assim o manual nao recomenda mais de 30m

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por t3lmo »

Mas um variador sempre funciona para transformar 220V 30A em trifásico para alimentar uma bomba de 1,5kW?
No meu caso ficaria a 3 metros de distância.
Qual o modelo que tens a funcionar?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por CrOhN »

Arcturo Escreveu:Pode indicar 1, por favor? Não conheço. E diga-me, o que está errado?
Errado dizeres que não existem variadores 220V / 3 x380V.

http://www.ebay.com/itm/181786445125?ul_noapp=true
microbrain Escreveu:Não é recomendado usar variador tao distante da bomba.. eu tenho um de 5 cv e tive que o colocar perto da bomba(bomba de superficie) para grandes distancias tem que se reduzir a frequencia de trabalho(4khz/8khz no meu caso) e mesmo assim o manual nao recomenda mais de 30m

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
Não é recomendado, mas funciona. Como já disse, sei de um caso que esteve a funcionar cerca de 2 anos a 90M de profundidade. Avariou por causa de uma trovoada. Quando muito, podes sempre usar cabo com blindagem.


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por OliveiraF »

Ou filtragem adequada.


microbrain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: segunda jun 04, 2012 12:23 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por microbrain »

O que tenho é este https://youtu.be/gGbQ4xTBqnY , mas eu tenho trifasico, para monofasico teria que ser estilo o do ebay acima, mas o meu ja tem sonda de pressão o de cima creio que não

Edit:
Vejam aqui http://www.coelbo.es/en/index.php?cont=hitech&id=74
Qualquer loja nacional de motores lhe arranjam estes inversores coelbo, o inversor faz protecção de bomba também.


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por Arcturo »

CrOhN Escreveu:
Arcturo Escreveu:Pode indicar 1, por favor? Não conheço. E diga-me, o que está errado?
Errado dizeres que não existem variadores 220V / 3 x380V.

http://www.ebay.com/itm/181786445125?ul_noapp=true
microbrain Escreveu:Não é recomendado usar variador tao distante da bomba.. eu tenho um de 5 cv e tive que o colocar perto da bomba(bomba de superficie) para grandes distancias tem que se reduzir a frequencia de trabalho(4khz/8khz no meu caso) e mesmo assim o manual nao recomenda mais de 30m

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
Não é recomendado, mas funciona. Como já disse, sei de um caso que esteve a funcionar cerca de 2 anos a 90M de profundidade. Avariou por causa de uma trovoada. Quando muito, podes sempre usar cabo com blindagem.


Afinal não estou errado. Fui ver o manual de utilizador

http://www.exoror.com/datasheet/VFD.pdf

E o que encontro é modelos que funcionam em 1x220/3x220, outros modelos que funcionam 3x220/3x220 e ainda outros que funcionam 3x380/3x380. Em lado nenhum está 1x230/3x380.
O que está no ebay pode dar a entender isso, mas não corresponde à verdade. Aliás a tecnologia para o fazer teria de ser bem estranha - um rectificador, um switch de alta frequência, um transformador, outro rectificador e um inversor. Não quero dizer que não possa ser feito, mas não faz muito sentido. Portanto CrOhN, continuo a dizer que não há variadores com entrada monofásica a 220 e saida trifásica a 380. Neste caso és tu que está errado


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por CrOhN »

Mas tu és teimoso! Já te disse que comprei um desse vendedor e faz 220V /380V. Se não fosse assim, não custava o que custa. 380V/380V era metade do preço!

Ok, o link do ebay pode levar a ambiguidades, mas aqui vão outros:

https://pt.aliexpress.com/store/product ... 00739.html

https://www.youtube.com/watch?v=NdwrNNZ06gY


Já ouviste falar em circuitos elevadores de tensão?

Ainda tinhas outra hipótese: Transformador normal 220V/380V, uns 3-4KVA, e bota inversor normal a bulir com isso! A questão é encontrar o transformador. Ou ter alguém que o faça.


Centaurus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo ago 26, 2012 10:39 am

Re: CONVERSOR Monofásico / Trifásico

Mensagem por Centaurus »

CrOhN Escreveu: quarta jan 11, 2017 8:32 am Mas tu és teimoso! Já te disse que comprei um desse vendedor e faz 220V /380V. Se não fosse assim, não custava o que custa. 380V/380V era metade do preço!

Ok, o link do ebay pode levar a ambiguidades, mas aqui vão outros:

https://pt.aliexpress.com/store/product ... 00739.html

https://www.youtube.com/watch?v=NdwrNNZ06gY


Já ouviste falar em circuitos elevadores de tensão?

Ainda tinhas outra hipótese: Transformador normal 220V/380V, uns 3-4KVA, e bota inversor normal a bulir com isso! A questão é encontrar o transformador. Ou ter alguém que o faça.
É possível utilizar um destes conversores monofásico -trifásico para alimentar uma bomba de calor trifásica?
Obrigado

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”