Electricistas à Sala!!!!

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Electricistas à Sala!!!!

Mensagem por joaquimdelisboa »

Já ouviram falar daquela teoria da INVERSÃO DOS PÓLOS MAGNÉTICOS TERRESTRES???

Então leiam isto:
Carreguei pilhas AAA que usei para ter em casa um LED a piscar.
Quando ficou "fraquinho" voltei a carregá-las mas, por casualidade, antes de as pôr à carga usei o Multímetro e descobri uma com a polaridade invertida.
Pensei que a minha PDI me tinha levado a colocar uma de "pernas para o ar" e tive o cuidado de as colocar correctamente.
Hoje, sendo necessária uma nova carga, lá tinha uma das 3 pilhas novamente com a polaridade invertida.
Resolvi metê-la à carga invertida e agora já "trabalham" mantendo novamente o LED a piscar.
Daqui a uns dias vou verificar se "endireitou" a polaridade ou se continua "torta"!
A minha única dúvida é que não verifiquei se a que inverte é a "do fundo, do meio, ou do cimo"!!!!

Alguém "ixpilica" o fenómeno???


gpsvitor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: quarta nov 02, 2016 12:55 pm

Re: Electricistas à Sala!!!!

Mensagem por gpsvitor »

E o multímetro tinha as pontas nos sítios certos?

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk



Autor do tópico
joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Electricistas à Sala!!!!

Mensagem por joaquimdelisboa »

Sim.... tinha...


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Electricistas à Sala!!!!

Mensagem por labutess »

:lol: :lol: :lol: :lol:
Tudo é possivel


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Electricistas à Sala!!!!

Mensagem por Alves10 »

Joaquimdelisboa isso é normal acontecer. A explicação é que as pilhas não tem exactamente as mesmas características e a mesma carga. A pilha que tiver menos capacidade dá toda a energia que tem e depois disso começa a absorver energia das outras pilhas que estão ligadas em serie com esta.
Para que isso não aconteça não devia de descarregar as pilhas a níveis tão baixos de energia. Se não tiver cuidado com isso a pilha que chega a ficar com a polaridade invertida não vai durar muito.
É por causa deste fenómeno que os carros eléctricos não descarregam as baterias até ao zero, fica sempre uma percentagem da energia por gastar e têm um equipamento electrónico (BMS)que faz a equalização da carga de todas as "pilhas" para que todas tenham a mesma carga e não haja o risco de acontecer o "fenómeno" que descreveu.


Autor do tópico
joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Electricistas à Sala!!!!

Mensagem por joaquimdelisboa »

Quem sabe... sabe!
E para além de saber o Alves10 também "ixpilicou" direitinho!
Obrigado amigo!!!

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”