Consumo energetico de um computador.

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

boas.
eu sei que pode variar muito do hardware em causa, mas podem-me dar uma ideia de quando gasta um pc 'normal' em 24h ?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

d_pintassilgo Escreveu:boas.
eu sei que pode variar muito do hardware em causa, mas podem-me dar uma ideia de quando gasta um pc 'normal' em 24h ?
pois isso realmente varia muito com o hardware, vou citar um que tenho com as especificações;

processador amd 3000+
1 gb de ram
2 discos, 120 gb e 80 gb
1 cd-rom
1 placa de rede
monitor crt 17"

ele consume em média cerca de 115 watts hora, portanto 115 * 24 = 2760 watts = 2.76 kwh
comigo não tem esse consumo porque não está 24horas seguidas a trabalhar, está normalmente cerca de 10 horas por dia, tenho outro mais potênte que consume à volta 300 watts hora, esse já tem muito mais hardware e tambem mais rápido, de vez em quando fica 24 horas seguidas a testar programas, normalmente trabalha 10-12 horas/dia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

2.76 kwh ou seja uns 0,30€ por dia, né? quase um euro por mês. se em vez de 24h/24h estiver 12h/24h poupa-se qq coisa como 5€ por ano.
mais 2 menos 2 há-de ser +- isso, não?

é +- real a minha conclusão?

(desculpem as perguntas um pouco parvas, mas é que eu só agora é que vou começando a ter as mínimas noções para quantificar a quantidade de energia. graças aqui á malta, está claro! :p)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

d_pintassilgo Escreveu:2.76 kwh ou seja uns 0,30€ por dia, né? quase um euro por mês. se em vez de 24h/24h estiver 12h/24h poupa-se qq coisa como 5€ por ano.
mais 2 menos 2 há-de ser +- isso, não?

é +- real a minha conclusão?

(desculpem as perguntas um pouco parvas, mas é que eu só agora é que vou começando a ter as mínimas noções para quantificar a quantidade de energia. graças aqui á malta, está claro! :p)
depende por quanto multiplicas-te, se for por 22 dias úteis, dá mais,

2.76 kwh * .11 = 0.304 eur/dia

0.304 * 22 dias úteis = 6.688 eur mês * 12 = 80.26 euros/ano

se for 12h/24h vem para metade, também depende se tem tarifa bi-horária.

para saberes exactamente quanto consume existem até uns medidores de consumo, njay fala ai deles.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

é que eu tenho o pc sempre ligado. nem é para estar a fazer nada, é só mesmo para não perder tempo a liga-lo de quando chego do trabalho (pronto,.. já sei. sou um esbanjador espanquem-me )

se calhar ainda poucava uns trocos ao fim do ano se o ligar so metade do dia (em média...)ups.....

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por rocker_pt »

d_pintassilgo,
nós estamos aqui às voltas para poupar uns eurinhos, e tu a esbanjares umas centenas de euros.
devias de levar porrada!!!!!!!
e porrada da grande!!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

isso estou eu a ver.... nunca pensei que fosse algo de uma ordem de grandeza tão grande!


(vou ser excomungado.... )



mas ligar só 10h/dia em vez de 24h/dia ao fim do ano é coisa para representar uma poupam-se de algumas dezenas largas de euros, não? :s ??

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

d_pintassilgo Escreveu:isso estou eu a ver.... nunca pensei que fosse algo de uma ordem de grandeza tão grande!


(vou ser excomungado.... )



mas ligar só 10h/dia em vez de 24h/dia ao fim do ano é coisa para representar uma poupam-se de algumas dezenas largas de euros, não? :s ??

40 euros pelo menos, eu não estou à espera que o pc ligue, chego a casa ligo-o, e vou fazer aquelas coisas que todos fazemos quando chegamos a casa, comer a bucha, ir ao wc, arrumar isto ou aquilo, entretanto o pc está prontinho.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por mnunespt »

aqui quem vai ser linchado sou eu...
é que o consumo do monitor é a multiplicar por 3.
vejam as fotos em anexo.

mas para programar é optimo. codigo-fonte numa janela, run-time noutra e ainda outra pró chat e para a novaenergia.
e para jogar, é um espetaculo!
Anexos
26092008267.jpg
26092008267.jpg (0 Bytes) Visto 12302 vezes
26092008264.jpg
26092008264.jpg (0 Bytes) Visto 12293 vezes
01092008248.jpg
01092008248.jpg (0 Bytes) Visto 12275 vezes

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por rocker_pt »

ei-na!
cum carago men!
isso é que é tecnologia de ponta ao serviço do homem!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

ena,.. á maneira! eu por acaso tb já tive 2 monitores ligados par aprogramar em php, dava um jeitão!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por serges »

devo ser o unico a ser pirata!...

lol, mas que dão um jeito dão mas já me deixei disso, assim tenho um monitor de 21 fica mais bonito!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por orbis »

até aqui ninguém levou em consideração aquilo que o computador faz ou não faz. de facto um computador não gasta sempre o mesmo quando está ligado. depende daquilo que está a fazer...ou não.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

orbis Escreveu:até aqui ninguém levou em consideração aquilo que o computador faz ou não faz. de facto um computador não gasta sempre o mesmo quando está ligado. depende daquilo que está a fazer...ou não.
nem mais, o que consume mais dentro do computador é mesmo o processador, placas de video daquelas xpto, depois os discos rígidos e cd/dvdrom, os disco consomem quando estão a ler/gravar informação, o consumo de ele estar a rodar é muito pouco significativo, isto porque está dentro de uma caixa fechada e sem fazer qualquer tipo de atrito, as cabeças de leitura e gravação não encostam ao disco e quando o fazem lá se foi o disco. a memória e outro dispositivos tem um consumo extremamente pequeno, portanto o mais grave será mesmo o processador, neste podem ter uma ideia do consumo dele através do gráfico de utilizaçao do cpu no gerenciador de tarefas.

já agora fica aqui 2 gráficos que encontrei sobre testes que fizerem a vários processadores, no primeiro aparece o consumo sem actividade, ou seja sem nenhuma aplicação a rodar, contando que não existem movimentos a processar, no segundo o consumo com a utilização total do processador.

Imagem

Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:para saberes exactamente quanto consume existem até uns medidores de consumo, njay fala ai deles.
e-eu?? deves ter-me confundido com outra pessoa jmal!

eu às vezes também tenho necessidade de deixar o pc ligado durante a noite, mas tenho um portátil centrino... não sei quanto consome ele em média na minha utilização nocturna normal, mas sei que andará bastante abaixo dos 65wh pois o carregador só dá isso, e esses 65w foram certamente projectados para ter todo o hardware a consumir ao máximo, incluindo 7.5w máximo para dispositivos usb (só tenho o rato e desligo-o de noite), mais alguns w para o slot pcmcia (está vazio) e para o leitor/gravador de cd (está parado), o brilho máximo do monitor (que de noite desliga), a utilização activa do disco, o cpu a 100% (nota-se bem na temperatura e ventoínha que liga quando ele está muito ocupado), e ainda tem que ter alguns w para carregar a bateria. por isso calculo que o consumo "em repouso" esteja bastante abaixo dos 65w... mas um dia destes também vou ter que medir.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
jmal Escreveu:para saberes exactamente quanto consume existem até uns medidores de consumo, njay fala ai deles.
e-eu?? deves ter-me confundido com outra pessoa jmal!
sim, tens razão, aqui está o tópico onde isso foi falado.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=5644
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por ZEV »

nos portáteis, qd os têm ligados à corrente eléctrica, não se esqueçam de tirar a bateria, pois poupam electricidade e evitam a viciação da bateria.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por Njay »

eu acho que isso de não deixar ligado à corrente estraga a bateria (viciar não vicia, pois são de li-ion) é um pouco um mito. eu tenho sempre a bateria colocada no meu, e eu tenho-o ligado todos os dias pelo menos umas 16h. desde que o comprei ele já perdeu aproximadamente 15-20% de autonomia, mas há alguns detalhes a ter em conta:

1) ele já tem 3-4 anos e as baterias de li-ion são conhecidas por não se viciarem mas terem um tempo de vida de tipicamente 3 anos.

2) agora tem mais memória e portanto consome um pouco mais, e também uso mais aplicações do que usava quando o comprei.

3) nunca calibrei a bateria, e há uns tempos fiz um teste que me mostrou que ele ainda ficou "acordado" pelo menos 10 minutos (parei o teste, não fui até ao fim) depois de indicar que já só tinha 2% de bateria.

a juntar a isto, a bateria faz parte da caixa do portátil, portanto tirá-la é expôr o interior bastante mais à sujidade, e um dos apoios do portátil faz parte da bateria pelo que ele ficaria "coxo" sem ela. se tirar a bateria fosse muito importante, o fabricante certamente teria feito as coisas de forma pois é do seu próprio interesse que a bateria dure o máximo possível.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
d_pintassilgo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sábado ago 09, 2008 6:02 pm
Localização: Entroncamento

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por d_pintassilgo »

njay Escreveu:eu acho que isso de não deixar ligado à corrente estraga a bateria (viciar não vicia, pois são de li-ion) é um pouco um mito.
por acaso ando á que tempos para iniciar uma discussão sobre isso mesmo. afinal faz mal ou não deixar a bateria no portatil enquanto se trabalha com ele ligado á corrente?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo energetico de um computador.

Mensagem por jmal »

d_pintassilgo Escreveu:
njay Escreveu:eu acho que isso de não deixar ligado à corrente estraga a bateria (viciar não vicia, pois são de li-ion) é um pouco um mito.
por acaso ando á que tempos para iniciar uma discussão sobre isso mesmo. afinal faz mal ou não deixar a bateria no portatil enquanto se trabalha com ele ligado á corrente?
antes pelo contrário, faz mal é tirar a bateria, a bateria faz também de estabilizador de tensão do carregador caso surjam picos ou quedas de tensão na rede.

njay o 2º ponto penso que estás enganado, a memória é dos componentes que consome menos energia, e metes-te mais memória para ele ficar mais rápido, logo ele fica produtivo e mais rentável, nota que se tiveres pouca memória o disco rígido está sempre a trabalhar e este sim consome bem, com mais memória até o processador está mais livre, portanto menos gasto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”