Sistema fotovoltaico autónomo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Sistema fotovoltaico autónomo

Mensagem por visitante1 »

Boa tarde,
como tem reparado sou um interveniente mais ou menos assiduo quando diz respeito a sistemas autonomos,
já prometi a muito falar no meu sistema e colocar aqui o projeto, andava de dia em dia e então hoje será o dia...

Trata-se de um sistema que começou por um micro projeto como tantos outros que aqui aparecem (nesse aspeto não sou diferente dos outros), começou em 2006 com apenas 2 paineis de 125wp (250W a 24V), esteve durante anos a alimentar a iluminação exterior (com inversor onda pura de 300W) e uma bomba de agua DC (shurflo 9325 submersivel)

Atualmente é composto por:

-2500Wp em paineis (ainda não estão todos montados porque um sistema assim nunca se acaba de vez...)
-Regulador solar Outback FM80
-Inversor 24V/4000W (12000w pico)
-cerca de 1000Ah em baterias (mistura), não se deve fazer, mas é o que se arranja (não são novas, mas são boas)
-restantes perifericos, tais como : -controladores de cargas REDE/SOLAR
-medidores
-equipmentos de corte e proteção fusiveis e seccionadores de carga
- etc etc mais a frente poderei falar ao promenor de cada situação

ficam 2 fotos de aspeto geral, mais a frente colocarei outras
cumprimentos
Anexos
Vista dos paineis, alguns partilham seguidor de uma microprodução.
Vista dos paineis, alguns partilham seguidor de uma microprodução.
Vista geral do sistema
Vista geral do sistema
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por MRider »

Bem isso é um mega projecto :shock: nem quero imaginar os €€€ gastos nisso .

Ta mesmo espetacular , espero um dia ter um quartinho do que tu tens 8-)
Parabens 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por visitante1 »

Mas... eu comecei assim
Anexos
Projeto inicial com 2 paneis 125wp kyocera
Projeto inicial com 2 paneis 125wp kyocera
Primeiro painel1.JPG (94.26 KiB) Visto 19198 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por electronick »

Está muito bom pnunes, penso que não deve estar numa zona preveligiada de vento, não vejo nenhum aerogerador e então tem de se virar mesmo para os paineis fotovoltaicos. Eu por outro lado, vou mais para a eólica, porque a minha zona tem quase sempre vento moderado (Sagres Algarve) é de tal modo os ventos favoráveis, que há montes de eólicas da EDP. Vou ter também de montar alguns painés, mas bastará de 2 a 4 porque como disse vou tirar mais rendimento na eólica e como é sabido desde que tenhamos vento, esta ultima alternativa fica mais económica do que os paineis, em termos da mesma potencia. O inversor é mesmo um desses que mais tarde ou mais cedo vou ter de adquirir, ou até de 5000W, vou ter bombas de água em funcionamento, já para não falar de máquina de lavar e outros consumiveis de uma casa, já o Esteves me informou que apesar de não ser de uma onda pura muito perfeita, os motores funcionam bem.
Cumprimentos e saude para gozar do sistema :D

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por Esteves »

Boas!

Demorou mas agora foi de vez.

Parabéns agora há que meter esses painéis num suporte mais elevado e colocar os restantes.


PS: Não fação confusão o seguidor não faz parte do sistema autónomo...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por Volt »

Está muito fixe. :-D.

PS: electronick, na semana passada vi que, para lá da Fortaleza de Sagres, estão a meter alguns painéis solares no chão... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por visitante1 »

electronick Escreveu:Está muito bom pnunes, penso que não deve estar numa zona preveligiada de vento, não vejo nenhum aerogerador e então tem de se virar mesmo para os paineis fotovoltaicos. Eu por outro lado, vou mais para a eólica, porque a minha zona tem quase sempre vento moderado (Sagres Algarve) é de tal modo os ventos favoráveis, que há montes de eólicas da EDP. Vou ter também de montar alguns painés, mas bastará de 2 a 4 porque como disse vou tirar mais rendimento na eólica e como é sabido desde que tenhamos vento, esta ultima alternativa fica mais económica do que os paineis, em termos da mesma potencia. O inversor é mesmo um desses que mais tarde ou mais cedo vou ter de adquirir, ou até de 5000W, vou ter bombas de água em funcionamento, já para não falar de máquina de lavar e outros consumiveis de uma casa, já o Esteves me informou que apesar de não ser de uma onda pura muito perfeita, os motores funcionam bem.
Cumprimentos e saude para gozar do sistema :D
Viva,
de facto se existir vento com fartura será a melhor opção, já pensei em colocar uma pq éolica mas o Esteves começou a dar-me nas orelhas e então acho que desisti...
Em relação ao inversor pode ver os testes feitos num paracido (do Esteves) neste tópico:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=28&t=15749" onclick="window.open(this.href);return false;
não é mau.
As bombas de agua pode sempre usar as de DC, são mais caras mas para estas situaçoes são mais eficientes.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por electronick »

Volt Escreveu:As bombas de agua pode sempre usar as de DC, são mais caras mas para estas situaçoes são mais eficientes.
Boas,
em relação as bombas de água em DC, sabia que eram mais caras, mas penso que não deve haver bombas submersiveis para uma profundidade de 110 metros. A minha é de 230V AC/1500W, consome 7 amperes, isto em 24V DC teria um consumo à volta dos 63 amperes, depois secção do cabo de alimetação mais elevada numa profundidae de 110 metros, não sei não.Também tenho uma bomba de pressão(bomba de balão) de 230V/1000W, mas acontece que tinha alguma urgencia em ter corrente AC e tive de adquirir um grupo gerador de 230V/7KW, por isso vou ter mesmo de usar um conversor de 24V/230 AC com baterias de gel de 800Amperes, embora tenha mais um grupo de 24V ,mas são de 180Amperes e não vou arriscar de as meter em paralelo. Em relação aos teste, já tinha visto nesse tópico que é o inversor do Esteves.
Cumprimentos


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por electronick »

Volt Escreveu:Está muito fixe. :-D.

PS: electronick, na semana passada vi que, para lá da Fortaleza de Sagres, estão a meter alguns painéis solares no chão... :-).
Ok Volt, ainda não os vi, mas sabia que já há algum tempo queriam intalar lá paineis solares. Eu estou a 12km de Sagres, aliás não estou, só lá vou de vez enquando, porque foi onde nasci e onde tenho casa, mas nem sempre vou a Sagres. Toda essa zona é previligiada para eólica e também para solar. :D


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por pedrolima »

Parabens pelo sistema;)

Tens só o Powerstar ou mais algum pequeno para baixos consumos?

É que esse bicho consome 120w em vazio.. Instalei um à pouco num cliente e pus um comutador entre o 4000w powerstar e um 1000w de alta frequência com baixo consumo... quando é preciso maquina de lavar ou outros equipamentos pesados, mudam para o powerstar. À noite, em periodos de nuvens ou quando não estão em casa mudam para o 1000w..

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por visitante1 »

electronick Escreveu:
Volt Escreveu:As bombas de agua pode sempre usar as de DC, são mais caras mas para estas situaçoes são mais eficientes.
Boas,
em relação as bombas de água em DC, sabia que eram mais caras, mas penso que não deve haver bombas submersiveis para uma profundidade de 110 metros. A minha é de 230V AC/1500W, consome 7 amperes, isto em 24V DC teria um consumo à volta dos 63 amperes, depois secção do cabo de alimetação mais elevada numa profundidae de 110 metros, não sei não.Também tenho uma bomba de pressão(bomba de balão) de 230V/1000W, mas acontece que tinha alguma urgencia em ter corrente AC e tive de adquirir um grupo gerador de 230V/7KW, por isso vou ter mesmo de usar um conversor de 24V/230 AC com baterias de gel de 800Amperes, embora tenha mais um grupo de 24V ,mas são de 180Amperes e não vou arriscar de as meter em paralelo. Em relação aos teste, já tinha visto nesse tópico que é o inversor do Esteves.
Cumprimentos
Boas noites,
existem bombas DC para 250 metros ou mais, da Lorentz, Grundfos etc são é caras, precisam potencia consideravel, normalmente utilizam tensões mais elevadas fornecidas por controladores especificos.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por visitante1 »

pedrolima Escreveu:Parabens pelo sistema;)

Tens só o Powerstar ou mais algum pequeno para baixos consumos?

É que esse bicho consome 120w em vazio.. Instalei um à pouco num cliente e pus um comutador entre o 4000w powerstar e um 1000w de alta frequência com baixo consumo... quando é preciso maquina de lavar ou outros equipamentos pesados, mudam para o powerstar. À noite, em periodos de nuvens ou quando não estão em casa mudam para o 1000w..
Viva Pedro Lima,
Por acaso tenho um steca de 1300w onda pura (se reparar na foto esta pousado em baixo e só se ve um bocado ainda não está instalado definitivamete).
Esteve a funcionar ate mais ou menos 1 mes atras só com as cargas mais leves (até +- 1000w).
Como agora estamos no verão decidi deixar o Powerstar w7 a funcionar noite e dia, ora comuta automaticamente para cargas fortes ora cargas leves, dependendo do estado da tensão DC/bateria.
No inverno tenciono desligar e deixar só o de 1300w pois o consumo em standby é baixissimo.
Andei a ver um desses de alta frequencia da meanwell que vc tem a venda acho um dos inversores mais fantasticos por aí (claro sem falar nas marcas de renome), tem um booster que eleva a tensão internamente para cerca de 400v o que o torna muito estavel na saída.
cabei por optar por este porque fiz um excelente negocio e tem uma potencia de pico 3xIN ou seja 12000W.
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por pedrolima »

pnunes Escreveu:
pedrolima Escreveu:Parabens pelo sistema;)

Tens só o Powerstar ou mais algum pequeno para baixos consumos?

É que esse bicho consome 120w em vazio.. Instalei um à pouco num cliente e pus um comutador entre o 4000w powerstar e um 1000w de alta frequência com baixo consumo... quando é preciso maquina de lavar ou outros equipamentos pesados, mudam para o powerstar. À noite, em periodos de nuvens ou quando não estão em casa mudam para o 1000w..
Viva Pedro Lima,
Por acaso tenho um steca de 1300w onda pura (se reparar na foto esta pousado em baixo e só se ve um bocado ainda não está instalado definitivamete).
Esteve a funcionar ate mais ou menos 1 mes atras só com as cargas mais leves (até +- 1000w).
Como agora estamos no verão decidi deixar o Powerstar w7 a funcionar noite e dia, ora comuta automaticamente para cargas fortes ora cargas leves, dependendo do estado da tensão DC/bateria.
No inverno tenciono desligar e deixar só o de 1300w pois o consumo em standby é baixissimo.
Andei a ver um desses de alta frequencia da meanwell que vc tem a venda acho um dos inversores mais fantasticos por aí (claro sem falar nas marcas de renome), tem um booster que eleva a tensão internamente para cerca de 400v o que o torna muito estavel na saída.
cabei por optar por este porque fiz um excelente negocio e tem uma potencia de pico 3xIN ou seja 12000W.
Cumprimentos
Ok;) Sim, é excelente negócio, instalei este no cliente porque está a reconstruir a casa, e como aguenta picos altíssimos é o ideal para a maquinaria toda que lá tem.

Acho que é boa opção instalar um destes Powerstar com potência alta para "puxar", e um de alta frequência menos potente para as cargas "normais". Como o powerstar é barato, o preço total do sistema acaba por ficar mais barato do que se usar só um de alta frequência tipo de 4 ou 5kw..

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por Esteves »

pedrolima Escreveu:Parabens pelo sistema;)

Tens só o Powerstar ou mais algum pequeno para baixos consumos?

É que esse bicho consome 120w em vazio.. Instalei um à pouco num cliente e pus um comutador entre o 4000w powerstar e um 1000w de alta frequência com baixo consumo... quando é preciso maquina de lavar ou outros equipamentos pesados, mudam para o powerstar. À noite, em periodos de nuvens ou quando não estão em casa mudam para o 1000w..
Boas,

Eu também tenho um powerstar e estou bem contente com ele, mas de-facto o bicho gasta um pouco 3,7Ap o meu que é de 3000W, ele tem uma função de standby que gasta menos de metade só que para mim tem um problema... como a minha iluminação é de baixo consumo não ultrapassa os 25W do standby, logo ai fica toda noite a consumir 3,7Ap

Ando a ver se encontro um de 150W a 250W de baixo consumo de onda pura a só para a iluminação, mas algo que fique em conta :D , tenho visto muitos mas quero algo que alguém me diga mas com certeza este gasta X miliamperes, é que muitas das vezes no manual diz uma coisa na realidade é outra.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por electronick »

pnunes Escreveu:
Volt Escreveu:As bombas de agua pode sempre usar as de DC, são mais caras mas para estas situaçoes são mais eficientes.
Boas,
Boas noites,
existem bombas DC para 250 metros ou mais, da Lorentz, Grundfos etc são é caras, precisam potencia consideravel, normalmente utilizam tensões mais elevadas fornecidas por controladores especificos.
cumprimentos
[/quote]

Boas, não sabia que havia bombas DC para grandes profundidades, concerteza então têm mesmo de funcionar com mais voltagem, motivado pela cablagem nao ser de muita secção.Agora estou servido, como disse, atrás tive de adquirir um grupo gerador, porque necessitava mesmo de ter 230 Ac com urgencia, construção de casa, bomba do furo etc, isto foi acerca de 3 anos. Esta bomba tira cerca de 3.000 litros de água por hora, se mais tarde avariar e não se justifique a reparação, então aí irei informar-me.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por visitante1 »

As bombas que tenho atualmente a funcionar são estas duas:
Shurflo submersivel 9325, é uma bomba de 70 metros e está a funcionar a cerca de 45, gasta no maximo 4 amperes a 24V,
a outra é uma fora de bordo, pode ser colocada num poço basta que para isso se coloque um flutuador para que quando a agua suba ela tambem acompanhe a subida. São ambas de 1/2"
Anexos
Shurflo 9325 submersivel.JPG
Shurflo 9325 submersivel.JPG (38.26 KiB) Visto 18351 vezes
Shurflo.JPG
Shurflo.JPG (35.56 KiB) Visto 18351 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por electronick »

Posso saber quantos litros de água tira por hora essa bomba submersivel? A minha de 230 AC tira 3.000 l/H. Penso que deve haver bombas de DC atirarem também este caudal, não sei é se são de 24V ou voltagens mais elevadas.


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por pedrolima »

Existem bombas solares que debitam mais de 40000L/h, tudo depende da potência e da altura total a bombear.. é diferente um poço com água a 10m de um com água a 50m.

A Shurflo tem o defeito de precisar de mudar o diafragma de x em x anos, e de não aguentar mais de 30m de água em cima, por exemplo para o caso do Electronik não dava.


electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am
Localização: Santa Iria da Azóia - Portugal

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por electronick »

Pois, para mim teria de ser uma bomba para ficar a 95 metros e que tivesse pelo menos um caudal de 3000 litros por hora, porque quando é para regar terá de ter esta tiragem ou mais, mas no meu furo não é aconselhavel mais, porque a agua depois esgotava e teria de aguardar pelo menos mais uma hora para a reposição.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu sistema fotovoltaico autonomo

Mensagem por visitante1 »

Para terem uma ideia das medidas registadas num dia de soll e com consumos moderados/fortes deixo as imagens respetivas.
Cumprimentos a todos.
Anexos
Medidas do controlador com bateria em descarga (para o inversor vai a corrente de entrada + corrente de bateria que momentaneamente está em descarga, só a corrente de entrada não aguenta com as cargas)
Medidas do controlador com bateria em descarga (para o inversor vai a corrente de entrada + corrente de bateria que momentaneamente está em descarga, só a corrente de entrada não aguenta com as cargas)
Medidas em descarga.JPG (27.93 KiB) Visto 17715 vezes
Cargas mais violentas, os anteriores mais microondas e torradeira.
Cargas mais violentas, os anteriores mais microondas e torradeira.
Cargas fortes 100A.JPG (43.36 KiB) Visto 17715 vezes
Cargas menos violentas, tv, frigorifico, pc e aparelhos em stanby
Cargas menos violentas, tv, frigorifico, pc e aparelhos em stanby
Estados com 20A.JPG (41.4 KiB) Visto 17715 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”