Iniciação do meu projeto autonomo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Boa noite
Como estamos em tempo de crise e temos de procurar poupar no que podemos lembrei-me de estudar o caso de reduzir a fatura da EDP, além que sempre contribuo um pouco para um mundo mais verde.

Sendo assim já arranjei algum material:
- 2 paineis 100w 12v Monocristalinos
- 1 controlador 12/24v 20A
- 1 bateria gel 100Ah
- 4 baterias agm 14Ah cada
- 1 amperimetro analogico 30A e um voltimetro digital
- 1 ups 12v/220 de 480w para servir de inversor (para já serve)

Falta-me agora fazer a estrutura para colocar os paineis e começar a fazer as ligações, mas o tempo está escasso...

A minha ideia é de nesta fase inicial conseguir por toda a iluminação da casa de forma autonoma. Todas as lampadas são economizadoras, de 11w:
- quartos - 4 + 4 lampadas
- hall de entrada - 3 lampadas
- hall quartos - 2 lampadas
- escritorio - 3 lampadas
- sala - 8 lampadas (4 + 4)
- exterior 3 lampadas
e de 15w:
- cozinha - 3 lampadas
- lavandaria - 1 lampada
- wc - 1 + 1 lampada ( e um extrator ligado em conjunto com a iluminação em cada wc)
É claro que nunca terei tudo ligado ao mesmo tempo...

No futuro será para ir extendendo pelas tomadas até ficar com toda a casa, excepto cozinha e lavandaria, autonoma. O resto a ver vamos.

Agora as minhas questões para iniciar o projeto:
- Estão a ver a falta de algum material para o basico? Mais Ah em baterias, etc? (além de dijuntores, fusiveis, etc)
- O que será melhor, ligação em 12V ou 24V? (se for para 24v sei que tenho de investir numa bateria de 100Ah, o inversor tenho outra ups de 24V)
- Como posso mudar entre a energia proveniente dos paineis e a da EDP, nesta primeira fase de forma simples?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por visitante1 »

Então é assim:
Em relação ao material é um bom começo no entanto 2 paineis de 100w não dão para tudo isso, nem pensar.
O inversor ups vai absorver grande parte da energia pois o rendimento disso deve ser péssimo, provavelmente também é uma ups oflline, o que quer dizer que não se vai aguentar muito tempo a trabalhar pelo inversor.
O melhor é começar a pensar em algo de 24v para cima.

Em relação a ultima pergunta já existe um topico có que fala sobre esse assunto, é este

http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 20&t=14357

o Esteves lançou a duvida e agora tem um sistema a funcionar muito bem
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projeto!

Sim é sem dúvida uma boa idéia reduzir a fatura da EDP.

E um bom começo, mas o ideal era teres um inversor mesmo, pelo menos 1500 watts de onda 100% sinusoidal.

Mas é assim, vamos evoluindo aos poucos.... continua. Estas num bom lugar para aprender sobre energias renováveis.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Obrigado pelos comentários.
Então o melhor será de seguida investir em mais painéis e num inversor. E 24v?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por visitante1 »

Para começar a ter resultados visiveis sim é melhor.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois adicionado um maior potencial pv, seria bem vindo, para otimizar a sua produção.

A respeito do inversor! apesar de eu ter um a 12v e estar satisfeito com ele no meu sistema.
Para si um de 24v seria melhor, pois um a 12v necessita de uma fiação bem robusta, e um banco de baterias de melhor qualidade, pois ele vai puxar mais por elas.... claro dependendo da potência instalada.

Só tem uma desvantagem em sistemas de maior voltagem! Associação de mais baterias em série... Por exemplo se o meu sistema fosse de 48v, tinha que ter 4 baterias em série.

E quando fosse para renovar o banco de baterias, teria de comprar 4, e o preço que custa cada uma das minhas baterias!!!!! Seria proibitivo, já no meu sistema a 12v, só teria de comprar uma para o sistema continuar trabalhado.

Mas admito que se fosse comprar um inversor hoje, seria de 24v, pelo menos só teria de comprar duas baterias.

Agora é continuar com o projeto!
E depois vá colocando umas fotos com os seus progressos para a malta ir opinando, e ajudando claro....

Porque ninguém nasce aprendido, todos nós vamos aprendendo uns com os outros, tudo depente da vontade que temos para aprender!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Obrigado pelas dicas.

Ainda não tive tempo para preparar a montagem mas vou agrupando o material.
Estou a pensar investir agora em mais uma bateria de gel de 100A, para ligar o sistema a 24v, ficando assim (100A+14A+14A) X2. Até ao proximo mês deve ficar a UPS de 24v com refrigeração feita por mim, depois invisto no inversor.

Uma duvida, estando o sistema a funcionar a 24V, ligo os 2 paineis em conjunto (como as baterias) e tenho 24v/100w? Ou 24v/200w (penso que não)? Sendo que cada 1 é de 100w 12v.
Sendo assim quando comprar paineis fica mais vantajoso comprar 1 de 24v 130w (230 euros e basicamente seriam 2 paineis de 130w 12v) do que 2 paineis de 12v 100w (2 = 320euos)

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por JMLorenzo »

Boas
Para teres 24V tens de ligar os painéis em serie, o sistema ficará com estes valores aproximados 200W, 24V, 8A.
Se comprares um painel de 24V tens de o ligar em paralelo com a serie dos outros dois.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por visitante1 »

JMLorenzo Escreveu:Boas
Para teres 24V tens de ligar os painéis em serie, o sistema ficará com estes valores aproximados 200W, 24V, 8A.
Se comprares um painel de 24V tens de o ligar em paralelo com a serie dos outros dois.
o que não é muito aconselhado!! a não ser que utilize controladores independentes.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por JMLorenzo »

pnunes Escreveu:
JMLorenzo Escreveu:Boas
Para teres 24V tens de ligar os painéis em serie, o sistema ficará com estes valores aproximados 200W, 24V, 8A.
Se comprares um painel de 24V tens de o ligar em paralelo com a serie dos outros dois.
o que não é muito aconselhado!! a não ser que utilize controladores independentes.
E mais, não sei se conseguirá encontrar um painel de 130W/24V, pois os que tenho visto de 24V são de 150W para cima.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Boas
painel de 130w 24v arranjo numa loja no Porto, tem para entrega imediada

Então não é possivel ligar 2X 12v + 1 24v no mesmo controlador? Mas está tudo a 24v.

Da compra de paineis, pelo que percebi é preferivel ter os 2 de 12v 100w juntos (24v 200w), terão melhor rendimento que um de 24v 130w?
E sendo que 2 juntos terão 8A, posso ligar 4 paineis (2 + 2 em serie) num controlador de 20A?

Desculpem tantas perguntas mas esta parte não é muito fácil de perceber.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Sim deves ligar os dois painéis em série, 2x12/24V/ 200 watts.

Não te aconselhava comprar painéis com uma matriz diferente ! Porque não podemos ligar ao controlador duas matrizes diferentes!
Cada controlador tem a sua matriz fotovoltaica, painéis com diferentes tensões, não dá para ligar, apesar de haver outras maneiras! E dependendo do controlador instalado!

Por exemplo com o meu controlador posso ligar painéis em série até 150V, para um sistema a 12V, mas não é qualquer controlador que tem esta opção .
Aí era fácil! Era ir somando as tensões em série dos diferentes painéis, para chegar ao controlador com a mesma matriz.

De outra maneira, só comprando mais um controlador.

Outra coisa! Painéis de 130w por 230€, está caro, com mais uns trocos, compras painéis de 235w. 10A .

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por Emanuel Couto »

JMLorenzo Escreveu:Boas
Para teres 24V tens de ligar os painéis em serie, o sistema ficará com estes valores aproximados 200W, 24V, 8A.
Se comprares um painel de 24V tens de o ligar em paralelo com a serie dos outros dois.

Painéis 100 watts 8 amperes!!!!

Quero comprar painéis destes!

Quando os painéis são ligados em série, há uma multiplicação da tensão, e não da amperagem!

Os meus são novos de 235 watts, vão no máximo aos 10 amperes.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por JMLorenzo »

Emanuel Couto Escreveu:
JMLorenzo Escreveu:Boas
Para teres 24V tens de ligar os painéis em serie, o sistema ficará com estes valores aproximados 200W, 24V, 8A.
Se comprares um painel de 24V tens de o ligar em paralelo com a serie dos outros dois.

Painéis 100 watts 8 amperes!!!!

Quero comprar painéis destes!

Quando os painéis são ligados em série, há uma multiplicação da tensão, e não da amperagem!

Os meus são novos de 235 watts, vão no máximo aos 10 amperes.
Sim tem razão serão cerca de 5,5A. Tinha estado a ver as caracteristicas de um painel de 230W o que me levou ao engano e quando me apercebi não deu para alterar pois não consegui editar a mensagem.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por Emanuel Couto »

JMLorenzo Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
JMLorenzo Escreveu:Boas
Para teres 24V tens de ligar os painéis em serie, o sistema ficará com estes valores aproximados 200W, 24V, 8A.
Se comprares um painel de 24V tens de o ligar em paralelo com a serie dos outros dois.

Painéis 100 watts 8 amperes!!!!

Quero comprar painéis destes!

Quando os painéis são ligados em série, há uma multiplicação da tensão, e não da amperagem!

Os meus são novos de 235 watts, vão no máximo aos 10 amperes.
Sim tem razão serão cerca de 5,5A. Tinha estado a ver as caracteristicas de um painel de 230W o que me levou ao engano e quando me apercebi não deu para alterar pois não consegui editar a mensagem.
Há ok, a volta de 5,5 amperes, fica com uma descrição mais realista.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Então pelo que percebi juntando 2 paineis terei 200w / 24V / 5.5A

Ainda sem inicio de montagem mas com mais uma aquisição para fazer as ligações a 24V, mais uma bateria de gel de 12v 100Ah:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Ora cá estão algumas fotos do material que já tenho:
- Paineis:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

- Controlador:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

baterias:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Mais umas fotos
- Amperimetro e voltimetro
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

- Contactor manual I-0-II
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

- Contador
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

- UPS 24v
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Arranjei também estes contactores para fazer a mudança automatica entre a energia publica e a dos paineis mas ainda não sei como os ligar e se são os indicados:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Autor do tópico
LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Iniciação do meu projeto autonomo

Mensagem por LZe »

Emanuel Couto Escreveu:Boas!

Não te aconselhava comprar painéis com uma matriz diferente ! Porque não podemos ligar ao controlador duas matrizes diferentes!
Cada controlador tem a sua matriz fotovoltaica, painéis com diferentes tensões, não dá para ligar, apesar de haver outras maneiras! E dependendo do controlador instalado!


Abraço.
Boas. Mais uma duvida.
A ver se na proxima semana começo a montar o material. Entretanto tenho cá 2 paineis 12v 30w, será que os posso ligar em serie no mesmo controlador em conjunto com os 2 de 100w? Ou aqui também se aplica a regra de matriz diferente, não sendo assim possivel?

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”