Sistema Fotovoltaico de 250 W

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
rmf
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mai 20, 2013 10:44 pm

Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por rmf »

Olá Malta,
Depois de um amigo meu me ter posto o bichinho desta coisa dos paineis solares, comecei a investigar e descobri o vosso fórum.
Pelo que vi tem muita informação relevante, portanto deste já os meus parabéns e obrigado pela vosso empenho!

O meu 1º passo foi definir o objectivo da minha instalação.
Basicamente quero cobrir o meu consumo "normal" durante o dia. Medindo os aparelhos que normalmente tenho ligados em casa e fazendo as contas pela factura da electricidade, tenho entre 100 a 150W/H em média durante o dia. Com esta medida conseguiria ser mais amigo do ambiente e poupar uns 5/10 euritos por mês na minha factura da EDP.

Encontrei este sistema (250W), cujo preço (450€) e qualidade do material me parecem bem:
http://www.custojusto.pt/Lisboa/Equipam ... tm?xtcr=31&
É bom material e bom preço?

Como isto tem 250 Watts de pico, se tudo correr bem, num bom dia de sol devo consigo cobrir os 150W, o que cumpre o meu objectivo.

Agora tenho uma série de dúvidas, que gostava de esclarecer.

O diagrama do sistema que pretendo montar é o seguinte:
Imagem

O painel será montado na cobertura do prédio (4º andar), ao lado do de aquecimento de água :).
Eu moro no 3º e tenho uma arrecadação lá em cima, bem como um terraço. A arrecadação tem ligação ao meu quadro, tenho uma ficha prontinha para ligar o inversor.

1. É legal montar um sistema destes?

2. Nesta arquitectura, como tenho a garantia que os equipamentos dentro do meu apartamento vao puxar electricidade em 1º lugar do painel e não da EDP? Os dijuntores pelo meio atrapalham? Devo ligar o inversor directamente cá em baixo, no 3º andar?

3. Se tiver a garantia que em 1º lugar consumo o que o painel está a produzir, e só caso necessite mais é que puxo da EDP, qual a explicação física da coisa? É por os electrões vindos do painel percorrerem menor distancia (logo terem menor resistencia) desde a fonte de energia até ao consumidor, quando comparado com os da EDP que percorrem alguns kms?

Assumindo que produzo 150W, e se só consumir 100W, os restantes 50W vao escoar para a rede da EDP. Ora, tenho um contador bi-horario JANZ laranja. Já li várias coisas acerca de contadores digitais no forúm, e nunca encontrei uma resposta às seguintes perguntas:

4. Li que o contador faz inibição de contagem quando detecta corrente a seguir no sentido contrário. O que é isso e qual a consequência?

5. Li também que este contador tem um led que indica que se está a injectar corrente. É verdade? Se sim, o que acontece se chegar cá o tipo das contagens e vir isso?

Obrigado pessoal!


Autor do tópico
rmf
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mai 20, 2013 10:44 pm

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por rmf »

Está aí alguém? :)


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por nunopaulo1975 »

Olá.

Considerando as suas questões, as minhas respostas são:

1º Se os equipamentos forem homologados para utilização em Portugal então ninguem pode impedir a sua utilização.

2º Pode ligar o inversor em qualquer local da casa, ele vai fornecer o maximo de energia que conseguir "puxar" do painel.

3º Para que um inversor consiga injectar na rede , ele tem que elevar a tensão de saida, um bocadito mais do que a tensão da rede "EDP" e ao mesmo tempo sincronizar a frequencia com a rede "EDP".

4º/5º Tenho um contador digital de marca Sagem, já injectei mais de 200kw na rede, quando andava a fazer experiencias com uns micro-inversores Enecsys e nunca tive problemas com a EDP. O contador conta os kw que passam para a EDP como se fossem consumidos por mim.

Cumps.
Nuno

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por rocker_pt »

nunopaulo1975 Escreveu: já injectei mais de 200kw na rede, ..... O contador conta os kw que passam para a EDP como se fossem consumidos por mim.
Ai ai, então quer dizer que injetaste na rede e ainda os pagaste por cima "como se fossem consumidos por ti"?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por nunopaulo1975 »

Foi isso mesmo, estes senhores da EDP não brincam em serviço.

Mas isso agora acabou, deste que acabei a 2ª parte do projecto , já não sai nada para a EDP.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por MRider »

Mas acho que não é assim para todos os contadores . .
Live long and prosper!


Autor do tópico
rmf
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mai 20, 2013 10:44 pm

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por rmf »

Obrigado pelas respostas pessoal.
Entretanto já fiz a minha montagem, e está a funcionar muito bem!
Algumas fotos aqui:
https://plus.google.com/photos/11552586 ... quSjvarpQE

Painel de 250 watts, cheguei a medir 205 watts com o medidor na ficha. Bem porreiro.

O contador que tenho é um JANZ e pelo que diz aqui, a contagem fica inibida quando é injectada corrente.
http://leituradocontador.blogspot.pt/20 ... 240e1.html
De qualquer das formas estou a tirar leituras diárias, para conferir isso.

nunopaulo: no que consistiu a 2ª fase do teu projecto?


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por nunopaulo1975 »

A minha ideia sempre foi produzir para consumir.

Comecei com dois micro-inversores Enecsys e dois paineis 230W.

Produzia relativamente bem, mas durante o dia, ou oferecia o excesso á EDP ou tinha que comprar o que faltava.

Depois avancei para um sistema 1,4Kw com 6 paineis 230W e um inversor SMA Sunny Boy 1200.

Agora sim, durante o dia não comprava nada á EDP e ainda oferecia o excesso, foi nesta altura que ainda lhes dei +/- 200Kw.

Actualmente já tenho em funcionamento um Sunny Island, durante o dia, tudo o que produzo fica em minha casa e só quando falta é que vem da EDP.

Se alguem quiser mais pormenores é só dizer.


djosesan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta jun 17, 2009 11:31 pm

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por djosesan »

Meus caros colegas; não vale a pena instalar inversores com capacidade superior ao meu comsumo diario. Não entendo porque é que tenho de ter ligado um inversor que gera 1200w/hora quando estou a consumir 500 w. Durante o dia se consumo 500 w não tenho que ter ligado um inversor de deixa passar 1200w. Tenho que ter o cuidado de instalar os paineis e inversores necessários para suprir os consumos durante as horas que não estamos em casa e para isso bastam, em meu entender, 500 ou 700w/hora das 9 da manha até às 18 horas; depois das 18 até às 24 é que é o maior problema e é aqui que temos que ter o banco de baterias para nos ajudar a reduzir o consumo.
Há aqui um pormenor muito importante que nos estamos a esquecer: lembrem-se que o preço por que pagamos a electricidade aqui em Portugal está abaixo dos valores europeus, mas num periodo a curto prazo, preparem-se para pagar o kw/h a preços malucos e então a partir daí é que vamos fazer as contas à pressa para ver onde se pode cortar.
Isto é apenas um alerta. Poderá demorar algum tempo... meses...anos....2...ou...3... eu acho que devemos pensar no futuro;
Mas acho que é tempo de começarmos a pensar num sistema simples: Vejam só:
1 painel de 230w custa 200 euros
1 controlador 30 amperes 40 euros
1 inversor grid tie 260w custa 135 euros
1 bateria de 200 amperes 180 euros-esta bateria é daquelas que se usam nos empilhadores e que substituem perfeitamente as baterias destinadas a sistemas fotovoltaicos que custam uma pipa de massa.
Portanto um sistema fotovoltaico por mais ou menos 600 euros acho que é um investimento que a médio prazo se consegue amortizar/rentabilizar, atendendo a que a bateria irá funcionar durante 3000 ciclos, isto é 3000 dias. Lembrem-se que esta bateria não está sujeita a esforços de tracção como se estivesse num empilhador, por isso ela vai aguentar muito mas tempo. No meu sistema tenho baterias a funcionar que teem mais de 5 anos e continuam a desempenhar a sua capacidade não a 100% mas pelo menos a 75% e não me posso queixar.
Fico ao dispor para eventuais esclarecimentos

Martins


dfdsm
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta nov 15, 2013 4:29 pm

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por dfdsm »

e que protecções se usam nesses sistemas?já vi aqui num forum um sistema em o controlador faz o controlo e quando não existe cargas na baterias através de contactores o sistema consome da rede ate carregar a bateria

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por ICEM4N »

djosesan Escreveu:Meus caros colegas; não vale a pena instalar inversores com capacidade superior ao meu comsumo diario. Não entendo porque é que tenho de ter ligado um inversor que gera 1200w/hora quando estou a consumir 500 w. Durante o dia se consumo 500 w não tenho que ter ligado um inversor de deixa passar 1200w. Tenho que ter o cuidado de instalar os paineis e inversores necessários para suprir os consumos durante as horas que não estamos em casa e para isso bastam, em meu entender, 500 ou 700w/hora das 9 da manha até às 18 horas; depois das 18 até às 24 é que é o maior problema e é aqui que temos que ter o banco de baterias para nos ajudar a reduzir o consumo.
Há aqui um pormenor muito importante que nos estamos a esquecer: lembrem-se que o preço por que pagamos a electricidade aqui em Portugal está abaixo dos valores europeus, mas num periodo a curto prazo, preparem-se para pagar o kw/h a preços malucos e então a partir daí é que vamos fazer as contas à pressa para ver onde se pode cortar.
Isto é apenas um alerta. Poderá demorar algum tempo... meses...anos....2...ou...3... eu acho que devemos pensar no futuro;
Mas acho que é tempo de começarmos a pensar num sistema simples: Vejam só:
1 painel de 230w custa 200 euros
1 controlador 30 amperes 40 euros
1 inversor grid tie 260w custa 135 euros
1 bateria de 200 amperes 180 euros-esta bateria é daquelas que se usam nos empilhadores e que substituem perfeitamente as baterias destinadas a sistemas fotovoltaicos que custam uma pipa de massa.
Portanto um sistema fotovoltaico por mais ou menos 600 euros acho que é um investimento que a médio prazo se consegue amortizar/rentabilizar, atendendo a que a bateria irá funcionar durante 3000 ciclos, isto é 3000 dias. Lembrem-se que esta bateria não está sujeita a esforços de tracção como se estivesse num empilhador, por isso ela vai aguentar muito mas tempo. No meu sistema tenho baterias a funcionar que teem mais de 5 anos e continuam a desempenhar a sua capacidade não a 100% mas pelo menos a 75% e não me posso queixar.
Fico ao dispor para eventuais esclarecimentos

Martins
Espere lá caro user.
Isso interessa.
Como podemos ligar um grid tie e baterias ao mesmo tempo sem ser necessário um inversor normal.

Um tenho painel de 250w mais inversor grid ti e.. Mas também tenho baterias e controlador

________________________________
ICEM4N
Predator 40Ah
28000km
A cantar desde 17 setembro 2011
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por MRider »

Isso é fácil e só ligar as baterias se maneira que fique na tensão de trabalho do inversor.
Mas tem um problema que é o inversor vai trabalhar até esgotar as baterias.
E preciso ter algo que limite a voltagem para não estragar as baterias.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por ICEM4N »

visitante2 Escreveu:Isso é fácil e só ligar as baterias se maneira que fique na tensão de trabalho do inversor.
Mas tem um problema que é o inversor vai trabalhar até esgotar as baterias.
E preciso ter algo que limite a voltagem para não estragar as baterias.
Muita tecnologia para mim

________________________________
ICEM4N
Predator 40Ah
28000km
A cantar desde 17 setembro 2011
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por visitante1 »

isso é para esquecer, aliás nem percebo como injeta na rede e carrega a bateria ao mesmo tempo!!!!

Também é muito para mim!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Sistema Fotovoltaico de 250 W

Mensagem por MRider »

Lol é fácil

Por ex .
Tens 1000w em paineis estas a injectar na rede de casa mas só presizas de 350 w num determinado momento.
O resto era canalizado para as baterias.
Depois usavas das baterias quando nessecitasses.

Dito assim até parece fácil lol
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”