Operação anti-"KW O assalto"

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Bom, como o meu sistema grid tie, condicionado pelo contador, não me permite poupar mais que o que já poupa. E uma vez que a roubalheira veio para ficar (e só vai piorar!). Tenho que evoluir o sistema para conseguir contrariar o roubo.

Desta forma, está em curso a alteração para um sistema hybrido similar ao do JMLourenzo.

O sistema será composto (numa primeira fase) por:

6 Paineis 250W
Inversor MPPSolar PIP-4048MSP (MPPT e ligação em paralelo)
Baterias auto usadas que conseguir reunir.

A segunda fase passará por adicionar outros 6 paineis, já que a estrutura para 12 já ficará montada na primeira fase. A adição de mais campo solar será efectuada à medida que o "graveto" o permita.

Uma possível terceira fase, passará por mais paineis, um segundo inversor em paralelo, e baterias. Assim por alto, poderei chegar aos 6KW em campo solar, com 8KW de potência nos inversores. Para as necessidades cá de casa, deverá ser suficiente.



Os paineis já cá moram. Estou à espera dos sistemas de proteção e comando, para que comece a montar a coisa.

Irei colocando updates e fotos à medida que a coisa for progredindo.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Força nisso.
Eu por enquanto ainda estou no GTI porque o contador é amigo, mas no futuro penso evoluir para uma coisa dessas.
Pelo que vejo o maior entrave, é mesmo o preço de umas baterias decentes. O inversor pelo que tenho visto tem-se revelado bastante flexível, agora só falta ver a longevidade.
Num inverno como este não há campo solar que nos valha, pelo menos no norte.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

Com esse nome não conhecia, mas está a pensar mandar vir de Taiwan via Ebay?
Não era melhor comprar o original (Axpert MKS) que tem representante cá e não uma copia?

Se só pagares o preço + transporte, sai barato o problema é se vai parar há alfandega.
Última edição por JMLorenzo em sábado fev 01, 2014 3:53 pm, editado 1 vez no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

Não é possível!!!! :o
Se calhar ainda estou a sonhar, pois só fui dormir lá para as 5h......

Então o homem que tanto criticava os sistemas (off-grid) muitos painéis, muitas perdas, baterias etc...... e agora vai instalar um!???

............... ........... .......

Nem precisas responder! Estou a meter-me ctg....

MEUS PARABÉNS PELO PROJETO, até que enfim decides criar um tópico com a tua assinatura... um dia ainda apareces aí com um seguidor. Continua e depois vá colocando umas fotos dos progressos!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

JMLorenzo Escreveu:Com esse nome não conhecia, mas está a pensar mandar vir de Taiwan via Ebay?
Não era melhor comprar o original (Axpert MKS) que tem representante cá e não uma copia?

Se só pagares o preço + transporte, sai barato o problema é se vai parar há alfandega.
Não sei até que ponto quem é cópia de quem. Na série do axpert não vejo lá nenhum com possibilidade de ligação paralela. E na MPP já existe.
Emanuel Couto Escreveu:Não é possível!!!! :o
Se calhar ainda estou a sonhar, pois só fui dormir lá para as 5h......

Então o homem que tanto criticava os sistemas (off-grid) muitos painéis, muitas perdas, baterias etc...... e agora vai instalar um!???

............... ........... .......

Nem precisas responder! Estou a meter-me ctg....

MEUS PARABÉNS PELO PROJETO, até que enfim decides criar um tópico com a tua assinatura... um dia ainda apareces aí com um seguidor. Continua e depois vá colocando umas fotos dos progressos!
.

Obrigado pelo apoio. Mais tarde irei precisar do teu know-how na gestão dos bancos de baterias.

Embora me tenhas escusado de responder... Eu respondo na mesma! Eu sempre critiquei, e continuo a criticar a eficiência e viabilidade económica do uso de baterias (tivesse um contador como o do MDA e eu dizia-te como era!) Eu fui claro, vou usar baterias auto usadas, de outra forma, a viabilidade ficaria sempre comprometida. Aliás, pelo que pude ver do teu projeto, também usas baterias auto. Logo, também não te estou a ver investir em baterias.

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

CrOhN Escreveu:
JMLorenzo Escreveu:Com esse nome não conhecia, mas está a pensar mandar vir de Taiwan via Ebay?
Não era melhor comprar o original (Axpert MKS) que tem representante cá e não uma copia?

Se só pagares o preço + transporte, sai barato o problema é se vai parar há alfandega.
Não sei até que ponto quem é cópia de quem. Na série do axpert não vejo lá nenhum com possibilidade de ligação paralela. E na MPP já existe.
Axpert MKS.jpg
Axpert MKS.jpg (103.7 KiB) Visto 9935 vezes
Se fores há pagina da MPPT eles só têm o 4048 (5Kva) com paralelo e é preciso ordem especial, no Axpert MKS tens o 4kva e o 5Kva de serie.
Pip 4048.jpg
Pip 4048.jpg (49.04 KiB) Visto 9930 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Eh pah! Então a coisa altera-se! Não fiz o download das especificações. Na página principal não fala de ligação em paralelo.

Onde compraste mesmo o teu? Gervolt?

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

Sim foi, com a ajuda do amigo pnunes.
Soupinto, Lda é o representante da marca e aquando da reparação do meu disseram-me que não vendem ao publico mas fornecem a instaladores, armazenistas e lojas da especialidade. Por isso se tiveres alguém conhecido nessas áreas podes pedir para te arranjarem um.

É lógico que o preço não será tão vantajoso como o outro mas terás uma assistência no País caso seja necessário.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por visitante1 »

muito bem, gosto de ver o pessoal a reagir..
vai ficar um sistema fixe, parabéns!
O meu ja está praticamente com o upgrade feito com a instalação de mais 21 paineis de 250wp, mas é como dizes num dia de inverno pouco dá!!!

sem me querer intrometer muito poderias equacionar a utilização do "trambolho" PW7, pode ter alguns defeitos, mas aceita porrada em todas as direções e nem geme!!!
no meu caso quando o tenho a trabalhar em pleno funciona muito activamente uma vez que sou eu que decido quando ele faz bypass ou não, para isso tive o cuidado de escolher um com prioridade á rede.
mas é só uma ideia!! mai nada.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por MRider »

Muito bem força nisso.

As baterias auto não são uma boa opção mas...
Se fizer muitas descargas vão a vida rápido ...
Tens de as abanar periodicamente.

O Emanuel tem baterias auto usadas mas o banco principal é com baterias estacionárias que custam uma pipa de massa.

Mas força aí e mete fotos :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

Por acaso já fiz um bom investimentos em baterias! pois tenho dois bancos, um com (4) baterias estacionárias (250A cada) dedicadas ao inversor.

O outro banco, já nem sei quantos amperes! Mas são muitos...
são dedicadas principalmente à iluminação da casa e mais umas coisas ( tipo câmeras de segurança, router, notebook , etc...) tudo a (12V, ou convertido a (18V/24V) nas tensões que desejar....

Por acaso as baterias de tração que tenho foram todas oferecidas, só nas as últimas fiz questão de dar ao homem (10€) por cada bateria, comprei (3).
Já tenho estas baterias há mais de um ano, e ainda estão em ótimo estado (mas tb trato bem delas)

Já as estacionárias foram uns bons €€€€, ainda por cima vivo numa ilha, e os portes são caros :(
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Algumas novidades que surgiram entretanto:

O inversor já chegou, comprei o MPPsolar PIP4048MSP (versao com possibilidade de ligar em paralelo), subscrevi a extensão da garantia para 5 anos, nem sei se fiz bem ou mal, mas ok, foram mais 9%. Tudo, com portes, ficou em 900USD, +-690eur. Alfandega.... ficou barato... :) Demorou 6 dias a ser entregue.

As baterias foi uma luta! Acabei por abandonar a opção de baterias de arranque em deterimento das deep cycle. Primeiro, foi um castigo para arranjar umas usadas minimamente decentes, e depois sabe-se lá como aquilo está....
A opção recaiu em 8 baterias USBattery US125-XC2 6V 220Ah 10hr. Preço com portes 1273eur.

As ligações DC estão a ser feitas num quadro à parte, que será montado lado a lado com o inversor. À medida que for colocando a coisa no sítio, meto algumas fotos.

No telhado, já retirei os paineis antigos, e coloquei os suportes "salva telhas" para assentar as calhas. Aqui foi outro filme, telhados velhos, cada vez que lá vou, é uma razia nas telhas. Além de acabar por ter que fazer rebarbamentos para conseguir um assentamento decente. Claro que conto com os paineis para ajudar na proteção da chuva! :)

Faltam-me as calhas e fixação dos paineis, que estão dificeis de serem entregues.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

CrOhN Escreveu:Algumas novidades que surgiram entretanto:

O inversor já chegou, comprei o MPPsolar PIP4048MSP (versao com possibilidade de ligar em paralelo), subscrevi a extensão da garantia para 5 anos, nem sei se fiz bem ou mal, mas ok, foram mais 9%. Tudo, com portes, ficou em 900USD, +-690eur. Alfandega.... ficou barato... :) Demorou 6 dias a ser entregue.

As baterias foi uma luta! Acabei por abandonar a opção de baterias de arranque em deterimento das deep cycle. Primeiro, foi um castigo para arranjar umas usadas minimamente decentes, e depois sabe-se lá como aquilo está....
A opção recaiu em 8 baterias USBattery US125-XC2 6V 220Ah 10hr. Preço com portes 1273eur.
Mandas-te vir de onde mais precisamente, loja, na alfandega usas-te os CTT ou despachante, quanto custou?
Essas baterias também parecem estar em conta, e 220ah 10hr parce-me bem.
Os 1500W é que me parecem pouco para alimentar isso tudo. Capacidade de inversor e de baterias parece-me bem, mas de campo solar merecia outro tanto.

Parabéns pelo projecto, vou seguir atentamente.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Mandei vir diretamente da MPP Solar, veio pelos ctt.

Sim, eu sei que os 1500W não é nada por aì além, mas tudo a seu tempo! Em principio, até ao próximo inverno já cá estão mais 6 para juntar aos outros. A estrutura já vai ficar montada a pensar neles.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por visitante1 »

Vai ficar um sistema á maneira!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

Estou a gostar de ver, muito bom..... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Um bom dia para avançar na montagem:
Anexos
Quadro DC + PIP4048MSP + apoio
Quadro DC + PIP4048MSP + apoio
20140329_193904_1.jpg (537.93 KiB) Visto 9435 vezes

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Esses disjuntores dc, podiam ser melhorados.
Encontrei estes
http://www.ebay.co.uk/itm/271269747568? ... EBIDX%3AIT" onclick="window.open(this.href);return false;

Que me pareceram bem porreiros.

Esta a ficar bonito com as calhas de alumínio.
Força com isso para começar a produzir.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Não são disjuntores. São suportes de fusível.

A calha, são laterais de escadas de aluminio, que já tinham sido usadas na montagem dos paineis solares. Há que reciclar.

Produzir.... Com a semana que aì vem, não estou muito preocupado. De qualquer forma, as baterias só serão entregues a partir da segunda semana de Abril. Mas queria ter tudo preparado para quando viessem. A espera das baterias vai compensar, porque me vão enviar as US145(236Ah C20), em vez das US125(220Ah C20, pelo mesmo preço.

Não sei é se a chuva me irá permitir a montagem dos paineis. Entretanto, avança-se com a montagem por dentro.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Não!
Os vermelhos em baixo!! :)
Força com a montagem.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”