Operação anti-"KW O assalto"

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Não.

Mais ou menos 50%.


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

JMLorenzo Escreveu:
CrOhN Escreveu:Vê lá se este manual ajuda: http://www.voltronicpower.com/oCart2/fi ... manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Esse link não é o do manual do inversor do srl, o dele é mppt o correto é este
http://www.voltronicpower.com/oCart2/fi ... manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
O meu efetivamente é o mppt mas este manual também não corresponde ao meu inversor. O meu não tem aquele contacto o dry contact signal e também os vários écrans que se percorrem nas setas up e down não correspondem. Neste manual um deles é o mppt charging power que o meu não tem e alguns dos outros também são diferentes. No meu não consigo saber o que estou a produzir, a única coisa que sei é que desde que o liguei ainda não voltei a gastar da edp.

Agora de manhã quando o sol estava a começar a incidir nos painéis verifiquei que a tensão dos painéis o PV IMPUT variava muito, isto é, cheguei a ver 100V e logo de seguida 80v e até ligeiramente menos de 60v, oscilava bastante. Os painéis são de VMP 30.6, tenho duas series de tres paineis por isso o máximo de tensão não deveria passar os 91.8, certo? É normal a tensão subir para alem do máximo dos painéis?


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Sim, até à tensão VOC, é normal. É o MPPT a trabalhar. Normalmente começas a ver tensão superior a 90V quando O MPPT não tem onde "enfiar" a energia.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Não.

Mais ou menos 50%.
Ok CrOhN, fica assim mesmo.... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

O problema de não terem certos menus tem a ver com o firmware não estar atualizado.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por srl »

CrOhN Escreveu:
srl Escreveu:Eu estou a usar baterias de empilhador, 24 elementos de 2v e tenho o parâmetro 5 em fld.
Será que devo mudar para user e alterar os parâmetros?
Low Dc cut off em 42v não é muito baixo? Não vai fazer uma descarga muito grande?
Tendo o parametros 5 em FLD, os valores são pré-definidos, não dão para alterar.

Não. O parametro 29 só entra em consideração quando tens o parametro 01 em SOL. Em SBU os parametros que interessam é os parametros 12 e 13, respectivamente, volta à rede e volta à bateria.

O meu nao tem o parametro 13!


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Como já tinha sido solicitado por alguns, e como sou um gajo corajoso. Aqui estão as fotos do progresso até agora:
O "bicho" a bombar.
O "bicho" a bombar.
geral.JPG (159.58 KiB) Visto 5316 vezes
Quadro geral
Quadro geral
Quadro.JPG (254.47 KiB) Visto 5316 vezes
Quadro DC
Quadro DC
Quadro DC.JPG (159.58 KiB) Visto 5316 vezes


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Continuando....
Baterias...
Baterias...
Bateria2.JPG (321.33 KiB) Visto 5314 vezes
Proteção baterias
Proteção baterias
Fusivel.JPG (345.63 KiB) Visto 5314 vezes
Última edição por CrOhN em quarta mai 14, 2014 7:17 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

E finalmente, o exterior.
Paineis1.JPG
Paineis1.JPG (320.12 KiB) Visto 5312 vezes
Paineis2.JPG
Paineis2.JPG (396.56 KiB) Visto 5312 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

É assim mesmo...... vês, não doeu nada :lol:
Está a ficar muito fixe....... continua ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Gostaste? Não tens duvida nenhuma? Não detectaste nada estranho?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Gostaste? Não tens duvida nenhuma? Não detectaste nada estranho?
Não tenho o costume de colocar defeitos nos projetos dos outros... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Impecável força com o projecto.
Vai dando feedback e pondo dúvidas.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Composição do campo solar até à data. A 1 de Maio ainda só tinha 1500W de campo solar, no dia 3 adicionei mais 720W, e no dia 9 adicionei os restantes 720W, que estão provisórios com 20º de inclinação orientados a oeste.

Produção de 1 a 14 de Maio: 123KWh, ~8.78KWh/ dia. Neste periodo, a contribuição do solar para o consumo foi de 66%. Nada mau!! :D

Hoje também foi o primeiro dia em que o consumo foi exclusivamente através do sistema solar. Os consumos deram para que estivesse sempre a bateria.


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Ontem, dia de chuva com algumas abertas á mistura, deu para ver o carregador no "redline". O pico cifrou-se nos 60A a 56.6V, ~3400W (campo solar 2900W).


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Balanço do primeiro mês completo com o sistema:

Produção sistema: 276KWh ~8.9KWh/dia

Contributo do sistema para o consumo: 64%



Os resultados estão dentro do esperado. Após o periodo inicial em que fui aprendendo o sistema, já tenho os parametros definidos que melhor me permitem opitmizar a produção e consumo. Claro, sempre de olho para possíveis melhorias.

Deu também para perceber que as minhas baterias não são adequadas para usar com este inversor. Eu simplesmente não consigo dar uma carga em condições. Mesmo com o bulk e absorv a 58.4V (máximo que o carregador dá) as baterias não saem do vermelho no densímetro (testei com 2 diferentes). Isto reflete-se na autonomia que está reduzida para pouco mais de metade, e a seu tempo, na redução de vida das baterias. Pelas minhs contas, as baterias devem estara a atingir cerca de 70% de carga. Para já, estou a compensar isto com já 2 equalizações feitas, e aì sim, as baterias chegam ao verde. Este problema é agravado pelo facto das temperaturas médias se manterem à volta dos 15º, o que obriga, segundo a especificação das baterias, a uma tensão de carga à volta dos 60V.

Mesmo que optasse por um carregador solar à parte, vou esbarrar no limite dc do inversor de 62V. O que já acontece; estando as baterias já no fim da absorção e tendo uma carga forte, o campo solar consegue alimentar sozinho, a carga desligando, o carregador demora aquelas frações de segundo a reduzir a potência e há um pico de tensão que excede os 62V. O inversor entra em alarme. Já aconteceu 3 vezes. Normalmente, desliga a carga e passado um minuto, reinicia. Mas uma delas só saiu do alarme quando desliguei tudo.

Portanto, com este inversor, baterias de tração, ciclo profundo, não serão a melhor opção para estes inversores hibridos.
Última edição por CrOhN em domingo jun 01, 2014 9:30 am, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Excelente feedback.
Vamos ver se alguém da sujestões para a resolução do problema e para o pack de baterias ideal.
Parabéns.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por MRider »

Muito bom .

Quanto as baterias se calhar estas a usar mais energia do que o campo solar consegue produzir.

Como sabes as baterias para poderem acumular carga tem de estar na tensão máxima de carregamento umas horas seguidas.

Ora se quando está na tensão máxima de carga e as baterias estão a acumular entra uma carga e baixa a voltagem e assim não consegue acumular.

Uma pergunta a quando a primeira utilização deste uma carga a todas em paralelo para ficarem todas iguais ?
Podes também ter as baterias desbalenciadas.
Live long and prosper!


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Quando as comprei, não fiz nenhuma equalização. Mas a 2 que fiz entretanto, terão resolvido algum desbalanceamento que existisse. O que não me parece ser o caso, porque as tensões das baterias não variam mais que 0.05V entre elas.

Quanto ao campo solar insuficiente: Acho que não. Porque por volta das 12h, já as baterias estão nos 58.4V, decrescendo a corrente de carga até uns 5A por volta das 14h. Aqui já o carregador está a cortar na potência à bastante tempo. Por esta hora, tenho potência para estar a debitar facilmente 40A. Para as minhas baterias, isso seria mesmo o fim da carga. O problema é esse, mesmo já nestas condições, o densímetro não passa do vermelho.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por MRider »

Hum

O que tenho observado no meu é que tem de estar umas boas horas a cortar para acumular bem nas baterias.

Claro que está a ser desperdiçado potencial de energia mas no sistema de baterias é mesmo assim.

Então na tua opinião qual era o tipo de bateria ideal ?
No meu caso tenho gel.
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”