O meu Sistema Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
srl
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mar 18, 2014 4:48 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por srl »

Liguei os painéis ao inversor em dois conjuntos de 3 painéis em série, isto é, 3 painéis em série + 3 painéis em série e as duas séries ligadas em paralelo.
O inversor aceita a tensão mppt entre 60 e 115 Vdc, os painéis são de 30,6 V portanto tenho uma tensão de 3x30.6=91.8V.
Como o limite mínimo é de 60V, poderia ter ligado 3 séries de dois painéis o que daria 2x30.6=61.2V e a corrente aumentaria de 2x8.161A=16.32A para 3x8.161A=24.48A.
O que será melhor, ter mais tensão e menos corrente e estar mais no meio da amplitude de valores de tensão mppt ou aumentar a corrente e ficar com a tensão justa com o limite mínimo do mmpt?
Agradeço as vossas opiniões.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por CrOhN »

Eu usei a tua primeira configuração. Para mim, minimizar sempre a corrente.


didyfort
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo out 05, 2014 7:37 pm

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por didyfort »

Olá. Olha gostaria de saber qual a espessura e distância dos cabos dos paineis solares até as baterias?
Muito obrigada

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O meu Sistema Solar

Mensagem por visitante1 »

Olá!
Os cabos dos paineis não vão ás baterias, vão ao regulador.
Essa distancia ate ao regulador deve ser o caminho possivel mais curto, se o puderes fazer com 10 metros não o faças com 20 so porque fica mais bonito.
A secçao do cabo depende da corrente que estivermos a falar, se for para paineis em serie podes manter a secçao do cabo acoplado ao painel, 4 ou 6mm2, se for para paineis em paralelo o melhor é seguir as tabelas da relação corrente/distancia que encontras facilmente na net.
A distancia entre o regulador e a bateria é que devera ser a mais curta possivel.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”