novo Grid Tie de 500W

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por Silverio28 »

fsaraiva Escreveu:Produção 38 kW 2 meses novembro e dezembro
Já fizeste as alterações? Ou ainda estão a sombra....

Acho que isso chegava aos 50 kw se tive-se bem orientado. Teve bom sol para Dezembro

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Como fazes a medição? o inversor não tem visor pois nao? tem que ser com medidor externo?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por alexjp4 »

fsaraiva Escreveu:O meu medidor registou o pico de produção nos 333w em novembro.

O que eu queria fazer era duplicar a potência dos painéis e colocar um inversor em condições.
Mas para isso vou ter de construir uma estrutura no quintal.
Tambem queria era um inversor que desse para grid tie e que funcionasse em situação de falta de corrente, e acho que mesmo is híbridos não fazem isso, pelo menos todos os que eu vi só são grid tie ou carregamento de baterias.
Se tens espaço no quintal experimenta a fazer a estrutura e com a orientação a Sul e sem sombras e vais ver que as produções aumentam a não ser que o inversor seja mesmo mau.
Em principio não existem inversores como queres e ainda bem, porque isso é perigoso, imagina a EDP desligar a energia para fazer trabalhos de manutenção e depois levavam com os 230V que estavas a injectar na rede :twisted: ou alguem em tua casa desligava o diferencial para fazer algum trabalho no circuito eléctrico e lá estavam os 230V ou pior ainda alguem em tua casa apanhava um choque electrico e o interruptor diferencial disparava para protecção pessoal e o inversor continuava a injectar corrente nos circuitos o final deveria ser um pouco catastrófico, as vezes não vale a pena arriscar.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

LeNnOxLeWiS Escreveu:Como fazes a medição? o inversor não tem visor pois nao? tem que ser com medidor externo?
Com um medidor do Lidl.
Tens é de fazer uma ficha invertida para voltar o medidor ao contrário. Os do Lidl só medem no sentido do consumo, não estão preparado para medir produção.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

alexjp4 Escreveu:
fsaraiva Escreveu:O meu medidor registou o pico de produção nos 333w em novembro.

O que eu queria fazer era duplicar a potência dos painéis e colocar um inversor em condições.
Mas para isso vou ter de construir uma estrutura no quintal.
Tambem queria era um inversor que desse para grid tie e que funcionasse em situação de falta de corrente, e acho que mesmo is híbridos não fazem isso, pelo menos todos os que eu vi só são grid tie ou carregamento de baterias.
Se tens espaço no quintal experimenta a fazer a estrutura e com a orientação a Sul e sem sombras e vais ver que as produções aumentam a não ser que o inversor seja mesmo mau.
Em principio não existem inversores como queres e ainda bem, porque isso é perigoso, imagina a EDP desligar a energia para fazer trabalhos de manutenção e depois levavam com os 230V que estavas a injectar na rede :twisted: ou alguem em tua casa desligava o diferencial para fazer algum trabalho no circuito eléctrico e lá estavam os 230V ou pior ainda alguem em tua casa apanhava um choque electrico e o interruptor diferencial disparava para protecção pessoal e o inversor continuava a injectar corrente nos circuitos o final deveria ser um pouco catastrófico, as vezes não vale a pena arriscar.
Sim tens razão, o que eu pretendia era um sistema híbrido em que através de um switch pudesses alterar, porque como sabes existem inversores normais que fazem exactamente isso, produzem sem saber se existe presença de rede. A consciência de quem explora o sistema é que tem de ser apurada, quem se mete nestas coisas têm de saber um mínimo indispensavel. Aliás com a proliferação destes sistemas até antevejo que possa vir a haver alguns problemas como os que descreves, da maneira como o pessoal costuma facilitar.
Eventualmente poderia haver folhetos explicativos das normas de segurança que poderiam vir em todos os equipamentos. É que quando houver problemas vai haver legislação a limitar e aí somos todos prejudicados.

Em relação à estrutura no quintal também já pensei nisso, mas ainda não tive tempo para levar isso a sério.vou mantendo os registos e depois quando alterar também já tenho uma referência.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

Resumo de produções.

Nov 16 kW pico de 333w
Dez 22kw
Jan 22kw
Até 15 Fev 15kw pico de 336w
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Vitor1500w
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 02, 2015 9:14 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por Vitor1500w »

Boa noite. Depois de analizar as condições, a sombra nos módulos faz cair a tensão entrando o Diogo em by PASS, sendo um inversor mapa vai cair a potência. Sombra nunca. Quanto ao rendimento do inversor deverá ser entre 60 a 70% sendo o restante transformado em calor. Quanto o rendimento teórico que os programa anunciam tenham cuidado porque para termos uma boa eficiencia teríamos de ter um seguidor para que os módulos estivessem com radiação direta, e trabalharem no pólo norte... Com o sistema que tens, para um inversor de 500W deverias ter pelo menos 600w em painéis. Novamente, com o que tens deveras tem de produção anual 300kw no melhor cenario

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por visitante1 »

Vitor1500w Escreveu:Boa noite. Depois de analizar as condições, a sombra nos módulos faz cair a tensão entrando o Diogo em by PASS, sendo um inversor mapa vai cair a potência. Sombra nunca. Quanto ao rendimento do inversor deverá ser entre 60 a 70% sendo o restante transformado em calor. Quanto o rendimento teórico que os programa anunciam tenham cuidado porque para termos uma boa eficiencia teríamos de ter um seguidor para que os módulos estivessem com radiação direta, e trabalharem no pólo norte... Com o sistema que tens, para um inversor de 500W deverias ter pelo menos 600w em painéis. Novamente, com o que tens deveras tem de produção anual 300kw no melhor cenario
este é a tua primeira vez certo? passa pelas apresentações e fala-nos um pouco da tua experiencia...
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=14

entretanto reparei que gaguejas um pouco, estás nervoso? :)
olha que os modulos a trabalhar no polo norte não será grande coisa, talvez hemisfério norte o que querias dizer...

bem vindo
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Vitor1500w
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 02, 2015 9:14 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por Vitor1500w »

bom dia... nao gaguejo, mas estava a escrever a mensagem no tlm daí os erros:)
eu ja tenho uma instalaçao de 6 módulos de 250w, ligados em paralelo a 2 inversores (3+3). um inversor de 500w e um inversor de 600w.
tenho doi paineis virados a sul e 4 a este, para que tenha uma potencia de produçao o mais tempo possivel no tempo diurno. ou seja, nao me interessa o pico, mas sim um valor consideravel para o consumo durante o mais tempo possivel...

estou bastante dentro da produçao fotovoltaica e percebo bem os problemas tecnicos que possam surgir nos módulos.
se tiverem duvidas estejam à vontade...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por Emanuel Couto »

Vitor1500w!
Porque não cria um tópico com o seu projeto!

E como disse o visitante, passe pelas apresentações e fale um pouco de si!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

Caro Vitor1500w, o teu raciocínio é interessante. A minha instalação tem também esse conceito de não produzir um pico de energia, mas na tentativa de manter um fluxo de energia continuo. isso do meu ponto de vista consegue-se colocando painéis nas diversas orientações de uma forma equilibrada. A colocação de 2 paineis a poente no meu caso, seria o inicio de uma instalação de 1500w, com 2 painéis a sul 2 poente e 2 a nascente. Cada uma com um inversor de 500w, para descentralizar.

Mas seria de facto interessante que mostrasses a tua instalação, com orientações, inclinações e dados de produção, aguardamos.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por CrOhN »

Sim, mas não é a colocar paineis da mesma string em angulos diferentes.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:Sim, mas não é a colocar paineis da mesma string em angulos diferentes.
:roll: já foste baralhar o cerebro ao pessoal
agora que já estava a dar a vontade de o fazer :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

Como é evidente cada orientação deve ter o seu inversor, na minha opinião.
Agora que os dias estão a ficar maiores o meu sistema está a começar a melhorar a produção, está a fazer 2kw por dia e teve um pico de produção de 460w. Sendo apenas um inversor chines de 500w e dois módulos de 250 voltados a poente não me parece mal.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por alexjp4 »

fsaraiva Escreveu:Caro Vitor1500w, o teu raciocínio é interessante. A minha instalação tem também esse conceito de não produzir um pico de energia, mas na tentativa de manter um fluxo de energia continuo. isso do meu ponto de vista consegue-se colocando painéis nas diversas orientações de uma forma equilibrada. A colocação de 2 paineis a poente no meu caso, seria o inicio de uma instalação de 1500w, com 2 painéis a sul 2 poente e 2 a nascente. Cada uma com um inversor de 500w, para descentralizar.

Mas seria de facto interessante que mostrasses a tua instalação, com orientações, inclinações e dados de produção, aguardamos.

Para consumo próprio esse conceito faz mais sentido do que colocar os painéis todos orientados a sul mesmo que a produção seja menor a rentabilidade é maior excepto se os stand By for perto dos 1500w caso contrário consegue-se aproveitar melhor a produção evitando haja tanto desperdício de ws que vão para a rede.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por borllock »

Sim, tb concordo. Mas é preciso que na pratica seja possível aplicar, ou seja, ter telhado para isso, porque andar a fazer estruturas para estragar o visual da casa não está com nada.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por MRider »

visitante1 Escreveu:
CrOhN Escreveu:Sim, mas não é a colocar paineis da mesma string em angulos diferentes.
:roll: já foste baralhar o cerebro ao pessoal
agora que já estava a dar a vontade de o fazer :lol:
Qual o problema ? E tenho um seguidor e painéis fixos todos ligados na mesma string e não tenho perdas.
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por CrOhN »

Todos em série?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por MRider »

CrOhN Escreveu:Todos em série?
Não :-)

As séries estão todas no mesmo sentido de orientação.

Só os paralelos estão em sentido de orientação diferente.
Live long and prosper!


fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsilva »

com este grid tie de 500w tens notado a factura de energia mais baixa??

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”