novo Grid Tie de 500W

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

Confesso, que não!

mas mais ou menos na mesma altura deram-me uma arca congeladora da Bosh antiga que está a -18º ...

mas de certeza que estou a ter algum beneficio, não o consigo é contabilizar rigorosamente, tenho lá instalado um medidor, e sei que até agora já produzi cerca de 200Kw.
pode acontecer é de uma boa parte estar a ir para a rede de borla, mas quase de certeza que limpou os consumos fixos durante o dia.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por meira78 »

A EDP agradece...


fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsilva »

e se colocar um medidor deste na entrada do quadro eléctrico já deve dar para ver se esta a consumir da rede ou não
tem muito consumo durante o dia?? arca, frigorífico ??
também tenho uma arca antigo e só me apetece coloca-la no olx

http://www.ebay.com/itm/100A-AC-Digital ... 2a384a3c46


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por CrOhN »

Esse não, mas este dá para o que pretendes: http://www.ebay.com/itm/5-65-A-230V-Sin ... 20fc580f2c

Aliás! Para quem meter auto-consumo, será uma boa opção para ver se o contador conta ou não a injecção como consumo. Basta colocá-lo em série com o já existente.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

O único problema é que esses sistemas não registam a informação.
A mim interessava me mais um sistema tipo este,

http://efergy.com/uk/products/engage-solar/

A vantagem que tem é poder analisar os hábitos energéticos da casa, sem passar o dia em frente ao contador
Não me apetece é pagar 130€ ... Lá vou eu continuar com os papelinhos de registo manual no contador e no contador do inversor.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

Afinal acho que já não preciso de um sistema desses. recebi uma carta da EDP a dizer que me vão substituir o contador por uma EDPbox.
pelo que percebi é um sistema de contagem que regista de forma grafica os consumos, ou seja deve fazer aquilo que eu pretendia. Espero para ver.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

Para ajudar o pessoal a decidir se vale a pena ou não uma situação igual à que eu instalei, aqui ficam os dados.
Mês e respectiva produção em Kwh.

Só para lembrar quem não acompanhou o topico, 500w de paineis + inversor 500w china - voltados a poente (Oeste menos 12º ), com cerca de 30% de inclinação

Nov-14 - 16 Kwh
Dez-14 - 22 Kwh
Jan-15 - 42 Kwh
Fev-15 - 47 Kwh
Mar-15 - 44 Kwh
Abr-15 - 63 Kwh
Mai-15 -63 Kwh
Jun-15 - 74 Kwh
Jul-15 - 50 Kwh
Ago-15 - 47 Kwh
Set-15 - 28 Kwh
Out-15 - 16 Kwh

Total cerca de 500 Kwh por ano e pelas minhas contas 6.3 anos para amortizar o investimento (para quem tiver tarifa bi horaria semanal).

As contas são feitas assim:

total de 500 Kwh ano


393 Kwh em horas de ponta a 0.22€ (valor com IVA)
107 Kwh em horas de vazio a 0.12€

total - 99.29€ /Ano
-20 % por perdas para a rede (valor estimado)

79.43€ /ano

o resto é o valor da V. instalação

espero ter ajudado
Última edição por fsaraiva em sábado nov 14, 2015 8:24 am, editado 3 vezes no total.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

em relação à EDP box, não serve para nada (pelo menos para já)
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por meira78 »

A tarifa em hora de ponta é mesmo 0,22€/kW? Essa é a tarifa de bi-horário com ciclo semanal que considerou, certo?

Por esse valor talvez valha a pena ter a tarifa simples, dado que o consumo é cerca de 80% fora do horário económico.

Mas para ter um pay-back mais rápido e conjugar o autoconsumo com os gastos à noite é expectável que se use o bi-horário.

A questão só está nos poucos consumos em horário económico, que acabam por onerar a factura em vez de a aliviar. O melhor talvez seja contratar tarifa simples...


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por fsaraiva »

a tarifa em hora de ponta fica a 0.22€ se considerar o IVA. (está lá indicado)

como faço uma gestão cuidada dos consumos nocturnos obviamente que compensa a tarifa bi-horária, para quem tem auto consumo melhor ainda porque, sol só há de dia, na tarifa mais cara.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por meira78 »

Sim, isso eu percebo.

Mas quem faz uma gestão cuidada tem de consumir muito mais do que cerca de apenas 20% em horas de vazio para compensar o bi-horário, senão não compensa, dado que com tarifa simples é menos de 0,20€.

Um exemplo:
8 x 0,22 = 1,76
2 x 0,12 = 0,24
Total = 2

Enquanto:
10 x 0,20 = 2

Obviamente que se fizermos as contas apenas à poupança dos kW gerados pelo autoconsumo e considerarmos uma tarifa mais cara do bi-horário em hora de ponta (0,22€) comparando com a tarifa simples (0,20€) a poupança na nossa geração em autoconsumo é melhor e coerente com a decisão do autoconsumo apenas para os gastos mínimos e constantes da habitação.

Mas na prática a racionalidade da opção por hi-horário em detrimento da tarifa simples nem sempre é compensadora com uma relação de 80/20%. Terá de ser sempre superior. O que se recomenda sempre é usar os gastos mais significativos de forma a tirar benefício desta tarifa.

Não discordo da tua opção por autoconsumo conjugada com hi-horário, compreende isso.

O que não está ainda a tirar o benefício da tarifa bi-horária é o pouco consumo em horas de vazio.

Só isso.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Comento este projecto pela primeira vez (depois de ler a última e a primeira página)...

500 KWh por ano num total teórico de 542 não me parece mau, para um inversor de 80 eur... Agora é ver se ele tem uma boa longevidade ;-)

Edit: quanto à questão do bi-horário, eu também concordo que é a melhor opção. Embora o ponto de vista apresentado também seja pertinente...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por CrOhN »

meira78 não sei bem onde foste buscar que a relação de consumo em bi-horario do fsaraiva seria 80/20. O que é 80/20 será a produção do sistema solar, por causa do ciclo semanal.

Na questão do bi-horário com autoconsumo a opção mais lógica é o ciclo diário. Dessa forma toda a produção é em horas de cheias.

Também tenho ciclo semanal e estou a ponderar mudar para o diário. Tendo baterias, não justifica muito estar a usá-las em horas de vazio. Com o ciclo diário, apenas ligando o sistema nas horas de cheias, evito descargas mais profundas. Normalmente as baterias ficam a 70-80%. Actualmente é o que já faço, mas apenas das 0 às 7h. Desta forma tenho, em média, cerca de 60% de consumo em horas de vazio.

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por meira78 »

Sim. É isso.

Os valores dados pelo nosso amigo fsaraiva são de produção em horas de cheio ou vazio. Essa relação de 80/20% é apenas para a produção.

Fui eu que fiz confusão e por isso peço mil e uma desculpa.

A minha discórdia era apenas na opção de bi-horário com uma relação muito baixa de uso em horas de vazio.

Sendo assim, fica mais esclarecido.

Mas acho que para efeitos de verificação de poupança devia ser considerada a opção da tarifa simples, os tais cerca de 0,16€ + IVA, uma vez que o bi-horário para muitos de nós só compensa maioritariamente com um complemento como baterias ou renováveis. Por vezes ainda pagamos mais e estamos muito mais limitados ao optar por bi-horário. Mas cada caso é um caso.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: novo Grid Tie de 500W

Mensagem por serges »

Parabéns pelo projecto Meira, ainda para mais a partilha tenho de começar a ler tanto por cá... esta enciclopédia não me deixa de surpreender pois faço busca e olha vem para aqui...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”