Sistema solar para reduzir fatura

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por serges »

Caramba nem fiz contas quanto ao valor do standby pois desligo sempre a dita tomada mas realmente é muito dinheiro!

Ficou algo mecanizado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

Que medidor estamos a falar Quintas2?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu:Que medidor estamos a falar Quintas2?
É um medidor simples comprado no Leroy e Merlin, marca Brennenstuhl, Ref. PM 231 E.

Mas já percebi: quando desligo a TV, ela passa para um consumo de 17W e demora algum tempo a diminuir mas depois estabiliza em menos de 1W.
Assim, vou refazer as contas depois de deixar estabilizar a box + TV em Standby:

TV+box em standby = 13,5Wh
13,5Wh x 8h/dia x 365 dias = 39,4 Kwh
39,4 kWh x € 0,18 = € 7,1

Mas esqueci-me de descontar o consumo da tomada c/telecomando = 0,6Wh x 24h x 365 dias x €0,18 = €0,9

Logo, 7,1 - 0,9 = € 6,2

Afinal vou demorar um pouco mais de 2 anos a pagar as tomadas com comando, mas compensa à mesma.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

Sim, há televisões que fazem isso. Estava a achar estranho uma TV actual com consumo em stand-by tão elevados.

A box é que me parece que consome muito. A minha, se a desligar no comando, consome 7-8W.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por serges »

Sim atenção se a box tiver gravador, disco, dependendo da tecnologia que tenha pode gastar até mais que isso!
Atenção!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

É uma MEO de satélite: disseram-me que as de satélite têm qualquer coisa que tem que estar sempre ativa para descodificar o sinal rapidamente quando se liga a box.

Para teres uma ideia:
Box com gravação: consumo em standby = 16,5W, a funcionar = <20W, mas esta não posso desligar por causa da gravação deferida.
Box sem gravação: consumo em standby = 13W, a funcionar = 15W
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16141
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por serges »

Muito obrigado pela partilha de informação vou estudar as minhas...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Muito obrigado pela dica. Sendo assim posso por isso nas 3 box que ficam sempre ligadas por preguiça das pessoas de casa as desligarem. Mas as minhas bom estão um pouco altas por isso não dá muito feito estar sempre a subir uma cadeira para as desligar. Muito boa opção. Tenho que ver se encontro isso a venda.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

No OLX está à venda só as tomadas do Lidl por 2€ cada (devem ter ficado com 1 tomada + comando e vendem o resto, mas aí só dá para on/off no sítio) http://cascais.olx.pt/controladores-de- ... -434866018
Não sei se dá para pôr um comando universal com aprendizagem a funcionar com isto. O meu conjunto diz que funciona com radiofrequência de 433,92MHz.

Estes do AKI são como o meu mas parece que lhe tiraram duas tomadas para vender em separado pois o comando dá para 4. http://www.aki.pt/Kit-2-Tomadas-com-Tel ... 38029.aspx

O Lidl tem de vez em quando; é ficar com atenção ao catálogo ou à newsletter deles.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Emanuel Couto »

Interessante, muito prático ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Quintas2 Escreveu:No OLX está à venda só as tomadas do Lidl por 2€ cada (devem ter ficado com 1 tomada + comando e vendem o resto, mas aí só dá para on/off no sítio) http://cascais.olx.pt/controladores-de- ... -434866018
Não sei se dá para pôr um comando universal com aprendizagem a funcionar com isto. O meu conjunto diz que funciona com radiofrequência de 433,92MHz.

Estes do AKI são como o meu mas parece que lhe tiraram duas tomadas para vender em separado pois o comando dá para 4. http://www.aki.pt/Kit-2-Tomadas-com-Tel ... 38029.aspx

O Lidl tem de vez em quando; é ficar com atenção ao catálogo ou à newsletter deles.
Andei a procura em folhetos antigos que tinha aqui em casa mas não vi nada.
Tenho que tar atento ou tentar ver se existe alguma coisa semelhante no ebay.
Uma pergunta por exemplo isso tem que alcance? Podes tar numa divisão da casa e desligar com o "master" uma tomada que teja numa divisão mais longe?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

Por catálogo diz que funciona a 40m em condições ótimas.

Experiência que fiz:
1) Ao longo de 1 corredor da casa, com quartos lado a lado, com parede de alvenaria pelo meio e portas dos quartos fechadas: funciona.
2) Ao longo do corredor, quartos lado a lado, mas com 1 quarto pequeno pelo meio, portas fechadas: funciona.
3) Ao longo do corredor, mas 1 quarto de cada lado do corredor, com pequeno hall pelo meio e portas fechadas: funciona quase sempre, depende pra onde apontas o comando (é uma questão de apontares o comando para várias direções carregando na tecla que pretendes).
4) Desde a sala que está a 15m ao fundo do corredor, com outros 2 quartos pelo meio, porta do quarto fechada ou aberta, sala não tem porta: não funciona.

Também experimentei programar tomada com comandos de TV, Box, Radio e não dá. É lógico, a frequência deve ser muito diferente, pq. senão corrias o risco de interferir com esses aparelhos que ligasses à tomada com comando.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

É, a frequencia é "ligeiramente" diferente. 433Mhz para 300Ghz a 430Thz.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:
CrOhN Escreveu:Que medidor estamos a falar Quintas2?
É um medidor simples comprado no Leroy e Merlin, marca Brennenstuhl, Ref. PM 231 E.

Mas já percebi: quando desligo a TV, ela passa para um consumo de 17W e demora algum tempo a diminuir mas depois estabiliza em menos de 1W.
Assim, vou refazer as contas depois de deixar estabilizar a box + TV em Standby:

TV+box em standby = 13,5Wh
13,5Wh x 8h/dia x 365 dias = 39,4 Kwh
39,4 kWh x € 0,18 = € 7,1

Mas esqueci-me de descontar o consumo da tomada c/telecomando = 0,6Wh x 24h x 365 dias x €0,18 = €0,9

Logo, 7,1 - 0,9 = € 6,2

Afinal vou demorar um pouco mais de 2 anos a pagar as tomadas com comando, mas compensa à mesma.
E se como disseste que por vezes ficava tudo ligado durante o dia e com os possíveis aumentos da electricidade ainda reduzes o tempo de amortização das tomadas com comando.


dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por dmorgado »

Olá.
Como vão as produções? e a questão do contadory?


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

dmorgado Escreveu:Olá.
Como vão as produções? e a questão do contadory?
Boas.
As produções vão boas. Este mês estou com uma média superior a 1.0kwh diária. Coisa que nos meses anteriores nem. Chegava lá perto.
Está um pouco aquém do previsto mas acho que não deixa de ser uma boa produção.
Quanto ao contador. Não posso me esticar muito mais em painéis. Pois se não pago o que irei estar a dar.

Já fiz uma simulações com 400w e com 500w para ver se compensa investir comprar mais um painel de 80w e ficar com 400w ou se deixo estes de lado e invisto em 2 de 250w.

Ou então ainda à a hipótese de não compara nada [WHITE SMILING FACE] para tentar para o ano começar a comprara coisas para o sistema híbrido.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Bem tal como já referi tenho 2 baterias de 60h de uma cadeira de rodas. E já a um mês que ando a fazer um teste.
Desliguei o painel solar que tava a carregadas no dia 07 de Fevereiro.
Comecei a registar no dia 08-02 tinha 25.4v
No dia 17-02 tinha 24.9v
No dia de hoje 19-03 tinha 24.2v

Como não entendo muito de baterias gostava de saber melhor de quem percebe de qual o estado destas baterias. Visto que em um mês só baixo 1volt.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Deixo aqui as fotos das baterias. Não são boas pois já teem alguma. Uso na cadeira de rodas mas é o que consigo arranjar.


Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Emanuel Couto »

Silverio28 Escreveu:Como não entendo muito de baterias gostava de saber melhor de quem percebe de qual o estado destas baterias. Visto que em um mês só baixo 1volt.
Para saberes o real estado das baterias terás que fazer um teste de descarga nas mesmas!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Emanuel Couto »

Experimenta colocar uma carga constante de (15Amp) durante (4h) até as mesmas atingirem a tensão de (10,5v).

Se elas aguentarem apenas (2h) com esta corrente, já perderam (50%) da sua CN (capacidade nominal).

Se aguentarem (4h)... estão como novas :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”