Sistema solar para reduzir fatura

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

Eu creio que a "work temperature" refere-se à gama de temperatura ambiente em que o aparelho pode funcionar em boas condições, não à temperatura a que o aparelho funciona. Ele pode não "suportar" temperatura ambiente superior a 40º para poder arrefecer convenientemente, estando a trabalhar a esses 57º e isso ser normal. Nada como perguntar ao fabricante.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Quintas2 Escreveu:Eu creio que a "work temperature" refere-se à gama de temperatura ambiente em que o aparelho pode funcionar em boas condições, não à temperatura a que o aparelho funciona. Ele pode não "suportar" temperatura ambiente superior a 40º para poder arrefecer convenientemente, estando a trabalhar a esses 57º e isso ser normal. Nada como perguntar ao fabricante.
Eu interpreto como a "work temperature" sendo a temperatura ideal de funcionamento e a "storage temperature" a temperatura ambiente da sala possível.
Hoje não foi um bom dia para testar, muito nublado, mas agora com esta ventoinha manteve-se sempre entre os 15º e os 20º.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por CrOhN »

Eu encontrei esta informação: Temperature protection power derating above 75°C internal temperature, switch off at 90°C


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Esta foi a resposta que me deram.

The device should get 40 degrees at max. If the device gets hotter and the fan doesn't turn on, there seems to be something wrong with the inverter.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

Silverio28 Escreveu:
Quintas2 Escreveu:Eu creio que a "work temperature" refere-se à gama de temperatura ambiente em que o aparelho pode funcionar em boas condições, não à temperatura a que o aparelho funciona. Ele pode não "suportar" temperatura ambiente superior a 40º para poder arrefecer convenientemente, estando a trabalhar a esses 57º e isso ser normal. Nada como perguntar ao fabricante.
Eu interpreto como a "work temperature" sendo a temperatura ideal de funcionamento e a "storage temperature" a temperatura ambiente da sala possível.
Hoje não foi um bom dia para testar, muito nublado, mas agora com esta ventoinha manteve-se sempre entre os 15º e os 20º.
A "storage temperature" é a temperatura de armazenagem, transporte, etc. a que o aparelho pode ser sujeito sem estar em funcionamento. São normalmente temp muito baixas e muito altas.

Costuma usar-se "ambient temperature" ou "room temperature" com a temp. do local onde o aparelho está a trabalhar e "operating temperature" como a temp. que o aparelho atinge internamente, embora se confunda esta com as duas primeiras, muitas vezes.

Mas no manual do Soladin 600 na net vem que a operating temperature = 0-40ºC (full power), pelo que se entende que estes 40ºC são a temp. máx. que ele deveria atingir a trabalhar no máximo. Assim, de facto a "work temperature" deve ser esta "operating temperature" e acho que a ventoinha deveria mesmo ligar acima dos 40ºC.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu:Eu encontrei esta informação: Temperature protection power derating above 75°C internal temperature, switch off at 90°C
Creio que a "derating temperature" é a temperatura acima da qual o aparelho deixa de funcionar à sua máxima capacidade e, frequentemente, isso acontece como mecanismo de autoproteção, para prolongar a sua longevidade, evitando o funcionamento em condições extremas. Quanto ao switch off, aí ele desliga acima de 90ºC.

Mas, se esta temp. de autoproteção é só aos 75ºC, se calhar os 57ºC sem ventoinha não é tão mal assim (???)
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Contactei com o fabricante e já me responderam.

The device should get 40 degrees at max. If the device gets hotter and the fan doesn't turn on, there seems to be something wrong with the inverter. 
Please provide me with the serial number of the inverter so I can check if this is warranty.

Por isso é estranho estar aos 57° com a ventoinha parada. Se a temperatura máxima de funcionamento é 40° a partir daí é só percas de produção. Não vou arriscar vai ficar com esta nova ventoinha a trabalhar e no verão coloco as duas a funcionar a original e está "nova".

Daí as produções de inverno e verão serem idênticas. Vamos a ver o que vai dar com o tempo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Emanuel Couto »

Silverio28 Escreveu:Não vou arriscar vai ficar com esta nova ventoinha a trabalhar e no verão coloco as duas a funcionar a original e está "nova".
Acho que fazes bem.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por accoelho »

O meu tem trabalhado bem, notei que em funcionamento perto da max potência a temperatura mantém-se bem perto dos 60℃.
Pareceu-me que tem 2 velocidades de ventilação.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: RE: Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

accoelho Escreveu:O meu tem trabalhado bem, notei que em funcionamento perto da max potência a temperatura mantém-se bem perto dos 60℃.
Pareceu-me que tem 2 velocidades de ventilação.
Daquilo que via no verão no meu. Acho que só tinha uma velocidade. E nunca me dei ao trabalho de ver as temperaturas.
Pelo que o representante disse não é normal estar a 60°. E deve perder algum rendimento.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Este fim de semana estive novamente com atenção as
temperatura. Não foi um fim de semana de bom sol mas também não esteve muito mau. As temperaturas agora com a ventoinha não chegaram aos 30graus. Grande maioria do tempo nem chegando aos 25.
Não posso afirmar que tenha mais produção agora com estas temperatura. Mas para bem do sistema e para a durabilidade do inversor vai ficar com a ventoinha.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Boas.
Mais uma invenção. Ando com ideias de ligar o meu soladin 600 a um raspberry pi, para tentar fazer uma base de dados mais precisa.
Já vi na net que existe alguma informação, mas pouca, e para mim que não percebo nadinha de raspberry vai ser complicado.

Algumas dicas do pessoal iria ajudar bastante.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Patalhetas »

Visita à minha página, micropatalhetas.tk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Patalhetas Escreveu:Visita à minha página, micropatalhetas.tk
Não consigo entrar. pagina não disponivel

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Patalhetas »

Domínios a pala ... dá nisto
Última edição por Patalhetas em sábado jan 30, 2016 12:37 pm, editado 1 vez no total.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Patalhetas Escreveu:Sério ?
Sim já tentei com o Chrome e com o IE


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Quase 13h
Inclinação 35º
Orientação sul.
Céu completamente limpo.
4x80 320w

Não acham que os painéis estão a enviar pouco para o inversor?
Anexos
2.jpg
1.jpg
1.jpg (116.21 KiB) Visto 2160 vezes


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

Entre as 12h e as 13h
Anexos
3.png


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por accoelho »

Se tens dúvidas mete um medidor na entrada do soladin e faz as contas.



Pelo que apresentas pelas contas e perdas ta normal.


Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: RE: Re: Sistema solar para reduzir fatura

Mensagem por Silverio28 »

accoelho Escreveu:Se tens dúvidas mete um medidor na entrada do soladin e faz as contas.



Pelo que apresentas pelas contas e perdas ta normal.
No soladin acho que está tudo normal. Tem 90%de rendimento está tudo normal e agora já tem a temperatura certa.
O que acho que está mal são os painéis. Que acho que estam a colocar poucos watts no inversor.
Com um dia fresco com as condições ideais para uma boa produção. No máximo só chega ao inversor 200w dos painéis. Acho que deveriam chegar mais não? O normal a chegar é 160/170w.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”