Diário do meu projecto

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
goncris
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça dez 23, 2014 5:43 pm

Diário do meu projecto

Mensagem por goncris »

Boas, tive conhecimento dos GTI(grid tie inverter) e é uma uma solução para aquilo que procuro, que é reduzir o preço da fatura sem ter as dores de cabeça das baterias.
Estive a fazer um balanço das leituras e a minha casa consome cerca de 400 kW por mês.
Tendo um orçamento a rondar os 500€ estava a pensar num sistema de 3*100W + GTI 500W

Ainda tenho um contador de "disco" pelo que tenho a vida facilitada desde que no fim do mês não tenha saldo negativo de kW's.
Este mês vai ser de pesquisa e encomendas para montar o sistema nas minhas férias na 1ª semana de Fevereiro

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por serges »

Muito bem...

Boa sorte e atenção a essas contagens... olha que andam muitos olhos aqui!

Vai partilhando essas aventuras!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
goncris
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça dez 23, 2014 5:43 pm

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por goncris »

Tenho duas arcas congeladoras e dois frigoríficos a trabalhar 24h/7 em que a potencia total é de quase 500W pelo que o problema de injectar na rede não se coloca.
A diferença entre os painéis estarem no telhado e no chão é muito significante?

Decidi aumentar o orçamento e até agora o melhor preço que tenho é de 770€ por 2x Painel 250W S-Energy, 1x MicroInversor Enecsys 480-60, 1x kit 5m cabo solar + conectores MC4 já cravado e 1x kit de cabo AC p/inversor e tampa.
Fica a faltar a estrutura que será feita por mim.

Cumps

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por mda »

O que os painéis querem é estar virados a sul, sem obstruções nem sobras. Se tiverem protecção de algum vento que venha de norte melhor ainda. Depois quanto a inclinação vai depender se quer mais rendimento no inverno. Os meus estão com 48º. Eu para estrutura fixa fiz em perfil zincado usado normalmente em tectos falsos, numa combinação entre canais e montantes, tudo rebitado.
Para esses consumos pode bem ir para um sistema fixo acima dos 2000w montados, que nunca tem contagem negativa, se fizer com seguidor de um eixo, ai já pode acontecer.
Pode bem começar com 1000W ou mais que não perde nada, e veja bem a expasibilidade e qualidade do inversor. Não precisa de tirar ferias para fazer a estrutura, um sábado chega bem.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
goncris
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça dez 23, 2014 5:43 pm

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por goncris »

Desde já agradeço o seu comentário motivador!

Depois do que disse, estou a pensar numa estrutura com afinação manual da inclinação e quando for fazer a limpeza mensal ajusto.

Dificilmente consigo ter orçamento para 1000, mas se tudo correr bem irei acrescentar mais 500w ao fim de dois anos.
Acham que consigo mais barato que o que pus acima?

Pelas minha contas, irei produzir cerca de 600kW por ano dando cerca de 90€

Cumprimentos

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por mda »

Para fazer uma estrutura com afinação da inclinação mais lhe vale fazer um seguidor de um eixo, assim tem mais rendimento, e não é tão difícil assim, e a net esta cheia de exemplos. Em fixo mais vale optimizar para inverno em que o sol anda mais baixo, pois no verão qualquer coisa serve.

Procure bem no forum, pois há muito material a venda, faça contactos e vai ver que pode conseguir umas coisas interessantes.
Prepare-se sempre para expandir o projecto, pois isso vai sempre acontecer e mais cedo do que pensa. Eu comecei assim mas ja deixei de fazer contas.

Leia os diferentes tópicos do forum acerca do assunto, há diários completos, que lhe vão dar muita informação.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por BRibeiro »

Eu também estou interessado no GTI, e já procurei aqui na zona onde moro e ninguém conhece os "grid tie invertor's".
A minha situação é muito semelhante ao autor deste tópico, gostava de adquirir uns painéis solares para ajudar na conta da luz.
Contactei uma empresa de energias renováveis que vende conjuntos para auto-consumo, e como tenho o telhado da casa virado a sudoeste perco rendimento dos painéis de 20%.
Quais são os mais adaptados os poli-cristalinos ou os mono?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por Emanuel Couto »

BRibeiro! Podes criar o teu próprio tópico com as tuas dúvidas etc!

Ou mesmo se achares bem, podemos mover esse mesmo (post) para um (tópico só teu)!?

Basta dares o (__título__) para o tópico!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
goncris
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça dez 23, 2014 5:43 pm

Re: Diário do meu projecto

Mensagem por goncris »

Para fazer um seguidor de eixo tinha de fazer alicerce para o poste e alguma electrónica pelo meio, mas só para ter uma noção, que ganhos teria?
Apesar dos paíneis amorfos terem menos rendimento produzem durante mais tempo e são mais baratos, será que compensará?
É preciso controlador de carga? Não vejo ninguém a usar... Dá para ligar sem as fichas mc4?
Cumprimentos

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”