"Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Hoje foi um bom dia para fazer os testes com o díodo de bypass extra.
Coloquei então um díodo extra entre a entrada e a saída do painel para fazer o teste e esperei que ele ficasse à sombra.
Quando a sombra tapou o painel confirmei então o que o amigo CrOhN tinha dito, ou seja não adianta colocar mais um díodo de bypass entre a entrada e a saída quando o painel já tem os díodos como na imagem que coloquei anteriormente. O efeito de adicionar mais um díodo é nulo.

Já que estava com a "mão na massa" perdi um bocado a observar a sombra e aproveitei para fazer uma tabela com os dados.
Como o sol já subiu, a sombra apenas apanha neste momento parte do painel durante 40 minutos e com o passar dos dias cada vez será menor o tempo de sombra.

Depois de observar a tabela decidi esquecer este problema uma vez que a perda neste momento já é "desprezável".
Imagem

Agora pela observação que fiz confirmei o que já é do conhecimento geral, ou seja numa série, basta que um dos painéis tenha as suas "séries" sombreadas e a produção dessa série é nula.
Numa situação como a da imagem seguinte a produção será praticamente nula
Imagem
mas se em vez de estar na vertical, se o mesmo estivesse na horizontal já teríamos metade do painel a produzir :)

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo super.byke, pois vendo a tabela é de dizer que o sistema está com pouca amperagem e é algo que devia dar pelo menos o dobro visto os paineis que tens por aí, epa podias era tentar chegar o sistema o mais para trás possivel e depois contruir uma estrutura mais alta e aí sim meteres lá os paineis e assim acabavam-se as sombras e os problemas, mas como não conheço o espaço não faço ideia se iria dar para isso, no entanto penso que era a melhor solução para ti, agora a questão é saber se estarias com vontade de mexer em tudo novamente, mas amigo pouco a pouco tudo se faz..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

super.byke Escreveu:mas se em vez de estar na vertical, se o mesmo estivesse na horizontal já teríamos metade do painel a produzir :)
Tal e qual!
AngelSpeedy Escreveu:Boas amigo super.byke, pois vendo a tabela é de dizer que o sistema está com pouca amperagem e é algo que devia dar pelo menos o dobro visto os paineis que tens por aí,

Cumps..
Não acho que dê muitos mais Amperes, muito menos o dobro. Ainda por cima, o débito máximo do Soladin ronda os 500W, portanto, para a hora que é, acaba por estar dentro do espectável.

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo Crohn, pois eu quando escrevi nem estava a referir-me à hora, mas sim no global em full power, sinceramente li o que estava na imagem e depois nem associei á hora, mas sim, para a hora que foi feita a contagem então sim está muito bom, o lapso foi meu, acho que já era o sono a falar.. ;)

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

O sol é uma maravilha!!! Já levantou o suficiente para não ter sombra nos painéis, pelo que agora tem sol sem sombras entre as 07h20 e as 17h00... pena que depois das 17h volta a apanhar sombra, mas agora só se o vizinho desviasse a casa de lugar hehehe :D...

aqui à umas semanas atrás, num dia de mais vento, deu para observar que os painéis abanavam um bocado... como tal o próximo passo é montar um anemómetro como vi no tópico do amigo Esteves, assim quando atingir os 50km/h vai dar sinal ao motor para colocar os painéis na horizontal...


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

O material para para montar o anemómetro já chegou e hoje foi dia de atualizar o sistema :D

O "sistema de controlo" do meu seguidor ficou assim montado:
- 1 relógio que permite cortar, durante a noite, a alimentação ao transformador que alimenta o "sistema de controlo" evitando assim gastos desnecessários.

- 1 transformador Siemens SITOP PSU100S 24 V/2.5 A. Todo o sistema de controlo fica a trabalhar a 24V DC.

- 1 fusível de 1,5A. Cada um dos dois motores que tenho não gastam mais de 0,7A, pelo que assim quando algo estiver a correr mal queima o fusível antes de queimar o transformador :D

- 1 "anemómetro" (1 controlador Eltako LRW12D-UC + 1 Eltako Windsensor WS). O controlador ficou com o parâmetro WSS = 11 (11 m/s ou 40 km/h), valor a partir do qual ativa o "modo de segurança" (fechando os contatos NO do relé). O RV = 10 minutos.

- 1 relé 24V 8A AC DUPLO CONTACTO - FINDER + Base p/ Relé 8 Pinos - Finder. Aos 2 contactos normalmente fechados (NC) está ligada a alimentação do seguidor solar. Aos 2 contactos normalmente abertos (NO) está ligado o motor que faz a elevação dos painéis para que estes fiquem na horizontal. O Relé é ativado pelo sinal dado pelo LRW12D-UC.

- 1 seguidor solar "TINYTRACKER DUAL-AXIS COMBO" composto por 2 circuitos independentes, 1 para cada motor. Cada um destes circuitos consegue alimentar motores que consumam até 3A.

- 1 motor de parabólica SuperJack 24" para fazer o eixo Este/Oeste e 1 SuperJack 18" para fazer o eixo Norte/Sul.

Imagem

Imagem

Agora já fico mais descançado quando vierem dias mais ventosos :D


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Mensagem por accoelho »

Grande trabalho,......

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por MRider »

Belo trabalho parabéns
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem... isso é dito e feito :)
O teu sistema está a ficar muito fixe.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Obrigado amigos, mas nada disto não seria possível sem a vossa ajuda :D
Não fossem as vossas partilhas e nada teria aprendido... daí partilhar o que fiz para que outros possam aprender/usar 8-)


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Nestes dias estamos com o sol a fazer o seu percurso mais alto, logo a inclinação dos painéis não necessita ser muito elevada (30º a 35º???) sendo que a orientação dos mesmos deve ser virada a sul.
Nos últimos dias decidi verificar qual seria a diferença entre ter os painéis totalmente na horizontal ou ter os mesmos painéis a seguir o sol.

A conclusão para mim foi surpreendente. O rendimento dos painéis na horizontal foi inferir cerca de 18% comparativamente aos mesmos painéis a seguir o sol.
Esperava uma diferença maior... Provavelmente a diferença no inverno será maior...

Esta refleção vai no sentido de uma que já fiz anteriormente num projeto de outro colega, ou seja:
Quando se tem 2, 3 ou 4 painéis, para aumentar o rendimento o que será preferível fazer? comprar mais um painel ou fazer um seguidor?

Partindo de um ponto mais otimista, se com o seguidor aumentasse 30% a produção, se com 3 painéis produzisse 90Kw/mês, com um seguidor iria produzir
117Kw/mês.

Mas se em vez de investir num seguidor, se investisse em mais um painel a produção seria 4x30 = 120Kw/mês

Ora bem, o que é mais caro? um painel ou um seguidor?
Mesmo tendo de comprar um painel mais um microinversor, esta é a solução mais económica, mais segura e até produz mais... mesmo sendo nós a fazer o seguidor, dificilmente se consegue fazer por menos de 250 a 300€...

Pela minha pouca experiência, desde que não existam problemas de espaço, para aumentar o rendimento é mais barato aumentar o nº de painéis num sistema fixo do que construir um seguidor, para além de ser ao mesmo tempo muito mais seguro e imune a avarias :)

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por mda »

Concordo em parte, mas um seguidor de um eixo para quatro painéis feito em casa não fica assim tão caro. Depois temos sempre a questão de que com mais painéis temos um pico de producção durante o dia e com seguidor um comportamento mais constante e linear. Para a maioria dos casos estes factores podem fazer uma grande diferença.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

Se colocares os de forma a não ficarem todos virados a sul, evitas os tais picos, e ficas com um "seguidor virtual". Os meus estão assim. 3K virados a sul, 1.5K virados a oeste. Desta forma, o meu inversor, que supostamente só aguenta 3K de input, tem estado firme que nem aço a quase 4.5K. E se calhar vai levar mais uma dose de 0,75K a Leste...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Se colocares os de forma a não ficarem todos virados a sul, evitas os tais picos, e ficas com um "seguidor virtual". Os meus estão assim. 3K virados a sul, 1.5K virados a oeste. Desta forma, o meu inversor, que supostamente só aguenta 3K de input, tem estado firme que nem aço a quase 4.5K. E se calhar vai levar mais uma dose de 0,75K a Leste...

Não vou negar que é uma maneira engenhosa de fazer as coisas ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por borllock »

CrOhN Escreveu:Se colocares os de forma a não ficarem todos virados a sul, evitas os tais picos, e ficas com um "seguidor virtual". Os meus estão assim. 3K virados a sul, 1.5K virados a oeste. Desta forma, o meu inversor, que supostamente só aguenta 3K de input, tem estado firme que nem aço a quase 4.5K. E se calhar vai levar mais uma dose de 0,75K a Leste...
Mas está tudo na mesma string?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por MRider »

CrOhN Escreveu:Se colocares os de forma a não ficarem todos virados a sul, evitas os tais picos, e ficas com um "seguidor virtual". Os meus estão assim. 3K virados a sul, 1.5K virados a oeste. Desta forma, o meu inversor, que supostamente só aguenta 3K de input, tem estado firme que nem aço a quase 4.5K. E se calhar vai levar mais uma dose de 0,75K a Leste...
Eu também tenho assim de maneira semelhante :-D
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

borllock Escreveu:Mas está tudo na mesma string?
Séries de 3 paineis ligadas em paralelo.


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por borllock »

Uma string com os módulos ligados em paralelo?
E tens uma tensão alta o suficiente para para ele ligar quando a produção é mais baixa?


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por mcarneiro »

Isto está montado com um mastervolt soladin 600 , os modulos têm que estar ligados em serie porque a corrente maxima de funcionamento do inversor é de 8A , se estivessem ligados em paralelo o inversor não a arrancava por duas coisas , demasiada corrente, ligados em paralelo ficariam com uma corrente de cerca de 24A , e a tensão seria também demasiado baixa para arrancar .


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

borllock Escreveu:Uma string com os módulos ligados em paralelo?
E tens uma tensão alta o suficiente para para ele ligar quando a produção é mais baixa?

Sim, a tensão é suficiente. Não te esqueças que um painel solar é uma fonte de corrente. Basta alguma luminosidade, que a tensão já é quase a nominal. Agora a corrente (e por consequência, a potência) que se consegue obter já é outra história.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”