"Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

super.byke Escreveu:Este projeto tem levado algum tempo a idealizar, sobretudo o seguidor, era muito mais fácil comprar tudo feito, sim podia... mas não era a mesma coisa :), o objetivo passa mesmo por tentar arranjar uma solução gastando o mínimo possível.
Neste momento está funcional, contudo estou sempre a pensar em como poderia melhorar. Tenho a sombra que referi que me retira algum rendimento, mas que com o tempo vou tentar ultrapassar.

Estou seriamente a ponderar evoluir a instalação de um sistema híbrido semelhante ao do amigo Crohn, JMLorenzo e Accoelho...

Agora o próximo passo será estudar o sistema para ver se consigo colocar mais 3 painéis no seguidor, ficando com um total de 6... tenho dúvidas se a estrutura aguenta... vou ter de estudar...
Outra coisa que tenho de descobrir é como desviar para um GTI a produção de alguns painéis quando as baterias entram em flutuação... já vi que existe um inversor híbrido que faz isso mesmo, mas o preço... ui ui!!!

Falando mais um pouco do papel de um diodo num painel ou painéis!
Para que a pessoa não o coloque, sem perceber o que está realmente acontecendo.

Nos painéis ligados em série a corrente convertida por todas as células são somadas e entregues no controlador por um caminho.

No seu caso, se (1) painel ficar à sombra, em vez do mesmo ser um conversor, passa a ser uma carga, como se isso não bastasse vai interromper a circulação de corrente.


O que o diodo by-pass faz, é dar um caminho alternativo à corrente, pois o caminho normal está interrompido pelo painel que ficou na sombra.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Emanuel Couto Escreveu: Falando mais um pouco do papel de um diodo num painel ou painéis!
Para que a pessoa não o coloque, sem perceber o que está realmente acontecendo.

Nos painéis ligados em série a corrente convertida por todas as células são somadas e entregues no controlador por um caminho.

No seu caso, se (1) painel ficar à sombra, em vez do mesmo ser um conversor, passa a ser uma carga, como se isso não bastasse vai interromper a circulação de corrente.

O que o diodo by-pass faz, é dar um caminho alternativo à corrente, pois o caminho normal está interrompido pelo painel que ficou na sombra.
Pois isso eu percebi, mas como o painel já tem 3 díodos na caixa de ligações será que adianta alguma coisa colocar mais um entre o polo positivo e o negativo ???


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por accoelho »

Parabéns pelo teu grande projeto.
Como quase todos nós já tens um princípio, parar é que vai ser difícil.
O desvio do excesso nao aproveitado tem de ser muito bem contabilizado, como todos os que temos sistemas com baterias sabemos que 1 ciclo por dia requer muitas horas e muitos watts.
Tenho um sistema de desvio para grid tie, quando as baterias atingem uma voltagem.
Foi o que salvou os últimos meses enquanto o axpert estava no médico.
Mas ainda tenho que fazer uns ajustes.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

super.byke Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Falando mais um pouco do papel de um diodo num painel ou painéis!
Para que a pessoa não o coloque, sem perceber o que está realmente acontecendo.

Nos painéis ligados em série a corrente convertida por todas as células são somadas e entregues no controlador por um caminho.

No seu caso, se (1) painel ficar à sombra, em vez do mesmo ser um conversor, passa a ser uma carga, como se isso não bastasse vai interromper a circulação de corrente.

O que o diodo by-pass faz, é dar um caminho alternativo à corrente, pois o caminho normal está interrompido pelo painel que ficou na sombra.
Pois isso eu percebi, mas como o painel já tem 3 díodos na caixa de ligações será que adianta alguma coisa colocar mais um entre o polo positivo e o negativo ???
Os díodos que tens no painel é para fazer o by-pass de grupos de células em série, que ficarão à sombra, deixando passar alguma corrente.
Claro, quanto mais grupos sombreados maior resistência, com grandes perdas no total...

Quando o painel ficar completamente à sombra, estes díodos (não servem para nada...)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Emanuel Couto Escreveu: Quando o painel ficar completamente à sombra, estes díodos (não servem para nada...)
Depois de abrir a caixa de ligações de um painel fico com a dúvida se faz algum sentido adicionar mais um díodo de baypass... pois na cx já tem 6 :(

Imagem

será que não é "chover no molhado" ?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

Já expliquei acima o q estes díodos fazem!

O que o fabricante do painel fez com esses díodos, é o mesmo que vais fazer.

Só que em vez de controlares grupos de células em série, vais controlar grupos de painéis em série.

No caso dos díodos que estão acima, eles dividem o painel em vários grupos, para que os que ficam à sombra não impedirem a corrente de continuar a circular.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

Então se os diodos não servem para nada, porque quando fica só parte do painel sombreado, já servem para alguma coisa?


Para mim, acho que o MPPT do inversor, por alguma razão, estando o painel sombreado, não lida muito bem com isso.

Quando o algoritmo procura o máximo de potência ao baixar e subir a tensão dos paineis, os diodos devem entrar em condução intermitentemente, levando a que o MPPT esteja sempre à procura do melhor ponto, nunca entrando efectivamente em modo normal.

Existem estes CI SPV1001N40 que serão melhores que os simples diodos na função de bypass, mas, como já disse, acho que o problema nem está nos diodos.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Então se os diodos não servem para nada, porque quando fica só parte do painel sombreado, já servem para alguma coisa?
Ora bolas... o que é que estamos a falar...!
Se temos uma string com (1) painel à sombra explica - me para que servem aqueles díodos!?
Para mim, acho que o MPPT do inversor, por alguma razão, estando o painel sombreado, não lida muito bem com isso.
Neste caso, nem é preciso pensar muito para chegar a esta conclusão...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

Então mas vou explicar o quê? Tu já não explicaste?

Paineis em série não são celulas em série? Um painel completo, não são um grupo de celulas que pode ser feito um bypass?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por Emanuel Couto »

CrOhN Escreveu:Então mas vou explicar o quê? Tu já não explicaste?

Paineis em série não são celulas em série? Um painel completo, não são um grupo de celulas que pode ser feito um bypass?
Só podes estar a fazer - me de parvo... nem vale a pena continuar - mos com esta discussão.

Super.byke, já tens a informação necessária para saberes o que deves ou não fazer para resolver o problema das sombras.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

Eu é que faço os outros de parvos.... Tu dizes:
Emanuel Couto Escreveu: O que o diodo by-pass faz, é dar um caminho alternativo à corrente, pois o caminho normal está interrompido pelo painel que ficou na sombra.
e depois dizes:
Emanuel Couto Escreveu: Quando o painel ficar completamente à sombra, estes díodos (não servem para nada...)
Sou só eu que estou a ver uma incongruencia aqui!?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que se estava a referir a díodos diferentes...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re:

Mensagem por Emanuel Couto »

jmlflorencio Escreveu:Creio que se estava a referir a díodos diferentes...
Exactamente!
O primeiro parágrafo não tem nada a ver com o segundo...

No primeiro falo em colocar (1) diodo em paralelo com o painel (caminho alternativo para a corrente).

E no segundo falo nos diodos do painel.
Se o painel ficar completamente à sombra os diodos que vem no mesmo não fazem nada, pois todas as séries de células agem como uma carga se tratasse (não há circulação de corrente).
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por CrOhN »

Observando o painel no seu conjunto, os 3 diodos em série, funcionam como um unico, apenas com a tensão de polarização superior (soma das tensões individuais). É evidente que se fosse um unico no painel, usando apenas um diodo, as percas seriam menores. Mas apenas no caso de sombra total. Como as sombras são variáveis, é sempre preferível ter o painel dividido por secçôes. O ideal era mesmo um diodo por celula. Mas isto além de acarretar custos, é de dificil construção.


pedro14
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo ago 10, 2014 7:01 am

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por pedro14 »

Parabéns pelo projecto... Esta bastante bem explicado e com fotos a ajudar... Obrigado :)


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Já tenho o díodo para colocar em paralelo e tirar as dúvidas... agora é só esperar por um dia de sol para testar... depois dou feedback


Autor do tópico
super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por super.byke »

Agora foi hora de diminuir o consumo cá por casa... tinha uns downlights com lâmpadas PLC de 18W e respetivo transformador...
Imagem

depois de pensar como iria resolver o problema lá surgiu uma ideia...
O transformador foi removido...
Imagem

Foram feitos 2 furos para aplicar um suporte GU10...
Imagem

Imagem

Imagem

E foi instalada uma lâmpada led de 3,7 W
Imagem

De referir que a alteração teve um custo por cada projetor de 0,65€ para o (suporte + parafusos) + 2,99€ para a lâmpada Led
Em termos de luminosidade não tive nenhuma perda, em termos visuais não existe nenhuma uma vez que depois de instalado o vidro no downlight não se vê a lâmpada led e com a vantagem de agora ter um arranque mais rápido.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

Obrigado pela partilha.
Fantástica ideia...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, belo trabalho! ;-)

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: "Aprendiz de Feiticeiro" - o meu projeto

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, parabéns pelo teu projecto, vais ver que agora vais ter sempre que fazer, depois de o sistema estar a trabalhar as ideias vem por acréscimo, cada dia terás uma nova ideia para o sistema, eu cá tento sempre inovar e fazer módulos novos e melhorar o meu quadro tendo mais opções de ligações..

Como algumas pessoas já disseram o diodo é capaz de resolver a tua situação, visto que ele só irá deixar passar energia se o painel tiver luz solar em cima dele, caso não apanhe sol, o diodo irá com certeza fazer a sua função e não irá deixar a energia dos outros ser partilhada com esse painel fazendo a mesma ir directamente e sem problemas para o teu sistema..

Por fim a etapa seguinte é mesmo trocares tudo o que seja focos de luz ou lampadas flurescentes que tenhas aí por casa e meteres leds, porque o consumo irá baixar bastante, por exemplo 36w ou + em 2 lampadas flurescentes podes meter 10 lampadas de 3W, ficando a gastar só 30W e poupando ainda 6w e assim teres mais opções de ligação como por exemplo teres as mesmas ligadas por secções, ligas 5 em 5 ou de 3 em 3 consoante o que precisares..

Bom, ideias é o que não falta, o que é necessário é puxar pela carola, hehehe..

Vou ver se crio um tópico com os meus projectos, tanto com o sistema do norte e o sistema mais recente aqui de lisboa, tenho de ir ao tópico do emanuel ver onde postei as minhas coisas e passar depois para o meu..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”