Sistema solar + eólico com backup e grid tie

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FitzBolzan
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça fev 17, 2015 11:39 pm

Sistema solar + eólico com backup e grid tie

Mensagem por FitzBolzan »

Olá caros amigos da energia limpa.
Sou novo aqui no fórum como registrado, mas a bastante tem tenho acompanhado os tópico de vários "mestres" da energia alternativa e me maravilhando cada vez mais, até que chegou o momento em que eu vou finalmente montar meu primeiro sistema.
A ideia é criar um sistema híbrido solar + eólico com backup de baterias e grid tie para a energia gerada excedente.
Estou montando:
- 4 painéis 24v de 240wp totalizando 960wp
- 1 aerogerador de 24v 1000wp
E terei 4 baterias de 12v 150ah ligadas, 2 a 2 em série e depois os conjuntos em paralelo totalizando 24v 300ah
Agora aqui que vem o meu grande "COMO FAZER?" onde peço ajuda aos amigos do fórum, pois já busquei em vários lugares e encontrei poucas respostas práticas.

Como faço para ter meu sistema funcionando da seguinte maneira:

Os painéis e o aerogerador mantém o banco de baterias carregados e após carregado a energia produzida irá alimentar o consumo normal, a energia excedente irá ser enviada para a rede (grid tie).
Se não existir energia produzida suficiente para alimentar o consumo normal a energia utilizada será a da rede e quando a rede cair (falta de energia da concessionária de energia) aí sim se usará a energia armazenada nas baterias, tudo funcionando automaticamente.
Existe algum tipo de controlador de carga solar + eólico + grid tie no mercado que funcione desta maneira, ou melhor ainda existe alguma maneira de fazer isso utilizando controladores de cargas normais junto com um grid tie e mais algum equipamento que nos possibilite fazer tudo isso de forma eficiente ?

Abraço aos amigos da energia limpa! :)

Fitz Bolzan
Abraços aos amigos da energia limpa!

Fitz Bolzan


jpvaz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta mar 06, 2015 7:16 am

Re: Sistema solar + eólico com backup e grid tie

Mensagem por jpvaz »

Boas, eu tb quero fazer +/- isso mas sem eólica... Mas a minha dúvida é se posso ligar o grid tei ao controlador solar para quando as baterias estiveram em baixo não descarregar na totalidade.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema solar + eólico com backup e grid tie

Mensagem por Emanuel Couto »

FitzBolzan mais jpvaz!
Passem pelas apresentações :arrow: ((AQUI)) e falem um pouco de si!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Sistema solar + eólico com backup e grid tie

Mensagem por JMLorenzo »

Caro Fitz Bolzan
num sistema grid tie se a rede cair como dizes o mais certo é ficares às escuras se não escolheres o inversor certo, pois o inversor grid tie não funciona se a rede não tiver ligada.
Para fazer o que queres terás de ter um deste tipo :Multiple operations: Grid tie, Off grid, and grid-tie with backup
http://www.voltronicpower.com/oCart2/in ... duct_id=73
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FitzBolzan
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça fev 17, 2015 11:39 pm

Re: Sistema solar + eólico com backup e grid tie

Mensagem por FitzBolzan »

Prezado
Grid tie com off grid são bem caros, não ?
Existe outra opção de montagem?
Abraços aos amigos da energia limpa!

Fitz Bolzan

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”