Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
pedro.claro143
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 28, 2014 9:23 am

Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por pedro.claro143 »

Ola a todos,

Tenho acompanhado o fórum (sem nunca participar) e venho agora criar o 1º post.

Em Novembro passado e como todo o assunto do autoconsumo a começarem a aparecer, decidi instalar um sistema para autoconsumo. A minha ideia era começar “devagar” e ver se realmente valia a pena pois o objetivo nunca seria de injetar na rede, mas o de diminuir o consumo contante que possuo de frigorifico, arcas congeladoras, bomba de pressão de água, etc durante o período de "fora de vazio" onde os painéis poderiam funcionar, usufruindo assim da diminuição do consumo "fora de vazio" (mais caro).

Uma vez que tenho alguma formação na área da eletrônica decidi comprar o material todo e fazer eu próprio a instalação, comprei 2 painéis de 250W da Renesola (por 230€ cada :) acho que foi um bom negocio), inversor Mastervolt 600W por 270€ mais acessórios(cabos, caixas, disjuntores, buchas, parafusos etc) por mais uns 50€ penso.

Com contador Bi-Horario, possuía os seguintes consumos:
Vazio: 151 Kw
Fora de Vazio: 230Kw
Mais a potencia contratada de 10,35kVA e impostos á mistura tinha uma conta de mais ao menos 125€/mês

Não tenho gráficos para mostrar  mas monitorizei o consumo entre Novembro e Maio tendo tido com esta instalação de 500W em media 2.3Kw/dia (tendo a produção variado entre 0.2Kw e 4.1Kw).
Penso que será “normal” uma vez que era Inverno com dias nublados e chuvosos, muito certamente agora na primavera/verão irá aumentar.

Resumindo, com a “pior” parte do ano poupei de Novembro a Maio poupei +/- 100€.

Hoje, quando olho para as taxas de juro oferecidas pelos bancos, acho que foi um bom investimento.
O meu próximo passo será adicionar mais um painel para “maximizar” o uso do inversor.
Deixo em baixo algumas fotos.

Pensei na possibilidade de instalar mais uns painéis com um inversor hibrido e algumas baterias, para reduzir ainda mais o consumo, mas não sei se irá compensar pois vou usar a energia acumulada nas baterias no período de vazio onde a energia ai é mais barata.

O que acham ?

Teste ao inversor:
IMG_3857.JPG
IMG_3857.JPG (270.04 KiB) Visto 5762 vezes
Inversor ligado no sótão da caixa de distribuição até a tomada:
fotografia 2 (3).JPG
fotografia 2 (3).JPG (704.06 KiB) Visto 5762 vezes
Painéis no telhado:
Não têm nenhuma estrutura de suporte a não ser 4 fitas metálicas tipo chapa apertadas no painel e na placa por debaixo das telhas com bucha e parafusos
IMG_3864.JPG
IMG_3864.JPG (841.01 KiB) Visto 5762 vezes
Pedro

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por t3lmo »

Parabéns pela opção tomada.
Não chegaste a dizer qual a diferença para a conta atual de energia.
E já agora qual o comportamento do contador atual se produzires mais do que o consumo instantaneo.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
pedro.claro143
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 28, 2014 9:23 am

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por pedro.claro143 »

Boas,
De momento passei de uma media de 125€/mês para 110€/mês.
A diferença não é muita, no entanto para 500W de painéis e no inverno é alguma coisa :)

Quanto ao contador, tenho um trifásico híbrido da Janz, tem a contagem total como os velhinhos eletromecânicos, mais um display com a informação do bi-horário.

Quanto ao funcionamento, quando produzo a mais, a parte mecânica anda efetivamente para trás, no entanto, a contagem do vazio + fora de vazio do digital não subtrai e neste caso estou a dar uma borla para a EDP


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Quase que aposto que além de não subtrair, soma. Esse contador é similar ao meu (o meu é monofásico). Podes aferir isso tomando nota das contagens mecanica e digital ao longo de um mês.Se coincidirem, porreiro! Senão... Já sabes!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Fez muito bem...

Parabéns pelo seu magnífico projeto :)

Aqui nesta secção fica melhor ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
pedro.claro143
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 28, 2014 9:23 am

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por pedro.claro143 »

CrOhN Escreveu:Quase que aposto que além de não subtrair, soma. Esse contador é similar ao meu (o meu é monofásico). Podes aferir isso tomando nota das contagens mecanica e digital ao longo de um mês.Se coincidirem, porreiro! Senão... Já sabes!
Obrigado pela dica, vou ter atenção.
Penso que por ter apenas 500W instalados e ter sempre consumo constante, "não" é suficiente para notar.

No inicio testei e reparei que estava a andar para trás, possivelmente não deixei foi tempo suficiente para perceber se efectivamente aumentava/diminuia ou parava mesmo.
Cumps,
Pedro


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por mcarneiro »

boas,

como é que se tem portado o mastervolt ? eu tenho aqui um na caixa, ainda esta á espera de ser usado, parece-me uma boa opção e muito economica.vou usa-lo com 3 modulos de 250W

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

Aconselho-te a desenrolar o cabo de 230V imediatamente! (fotografia 2)
Dependendo do numero de voltas, da secção e do isolamento do cabo, os 2Amp que lá passam provocam aquecimento, logo, tens uma fonte de ineficiencia.

De resto acho que temos artista :) Excelente instalação :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

Parabéns, ficou porreiro.
Já tive 1 soladin desses quando andava em experiencias, gostei muito dele.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por super.byke »

Parabéns pelo projeto
podes colocar à vontade mais 1 painel no soladin, ele pode bem com 3 ;)


ertyu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 06, 2015 5:46 pm

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por ertyu »

CrOhN Escreveu:Quase que aposto que além de não subtrair, soma. Esse contador é similar ao meu (o meu é monofásico). Podes aferir isso tomando nota das contagens mecanica e digital ao longo de um mês.Se coincidirem, porreiro! Senão... Já sabes!
Eu também tenho um contador desses monofásico, O que acontece, e por vezes pode induzir em erro é que (no caso do meu) o analogico "rodinhas" anda para trás quando se injeta mas o digital para ora se uma parte anda para trás e a outra para no final vai haver diferença de contagens Exemplo
750 w
Primeiro dia 7,00 - 6413-vazio 18295 fora vazio Analogico 24708
2 dia 7,00 6414- vazio 18298 fora vazio Analogico 24709

9 dia 6421 vazio - 18307 fora vazio analogico 24710

Tenho monitorizado sempre o contador e durante o dia não mexe, estou a injetar mas sem aumentar no contador


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

E estás a injectar que potência?


Autor do tópico
pedro.claro143
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 28, 2014 9:23 am

Re: Sistema fotovoltaico para autoconsumo

Mensagem por pedro.claro143 »

ertyu Escreveu:
CrOhN Escreveu:Quase que aposto que além de não subtrair, soma. Esse contador é similar ao meu (o meu é monofásico). Podes aferir isso tomando nota das contagens mecanica e digital ao longo de um mês.Se coincidirem, porreiro! Senão... Já sabes!
Eu também tenho um contador desses monofásico, O que acontece, e por vezes pode induzir em erro é que (no caso do meu) o analogico "rodinhas" anda para trás quando se injeta mas o digital para ora se uma parte anda para trás e a outra para no final vai haver diferença de contagens Exemplo
750 w
Primeiro dia 7,00 - 6413-vazio 18295 fora vazio Analogico 24708
2 dia 7,00 6414- vazio 18298 fora vazio Analogico 24709

9 dia 6421 vazio - 18307 fora vazio analogico 24710

Tenho monitorizado sempre o contador e durante o dia não mexe, estou a injetar mas sem aumentar no contador
Inconscientemente nunca tinha visto as coisas dessa forma :) e faz sentido.

O Mastervolt tem se portado espetacularmente bem.
A ventoinha interna só começa a funcionar quando começa a injetar +/- 400W, mas não é "barulho" que incomode. : 8-)

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”