Projecto fotovoltaico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
tyger_bms
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta mar 04, 2015 12:40 pm

Projecto fotovoltaico

Mensagem por tyger_bms »

Boas pessoal, espero que me possam ajudar

Tou a pensar em fazer um upgrade total ao meu pequeno sistema fotovoltaico que tenho lá em casa (2x120w 12v) para uma coisa maior.
Ando a mirar alguns equipamentos, paineis, baterias e afins para projectar um novo sistema mas de 24v.
Mas surgiu uma duvida quando entrei em contacto com um dos vendedores para tirar informaçoes sobre os paineis, ao qual me disse que em dias com menos sol ou com demasiado calor a queda de tensao dos referidos paineis iria cair substancialmente e nao conseguiria carregar as baterias porque a tensao poderia ser inferior e que teria que ligar em serie 2 em 2.
Os paineis que andei a mirar sao de 250w Vmp:30.20V - 8.35A sendo que queria comprar 4 (1000w total) - http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=591

Portanto a duvida que tenho é: faz sentido o que um vendedor disse em ligar 2 paineis em serie + 2 paineis em serie e ligar essas 2 series de paineis em paralelo, ou posso ligar os 4 paineis todos em paralelo?
Falei com outro vendedor que tambem tem uns paineis mas de 255w Vmp:30,8V - 8,34A e que disse que a tensao nao iria cair para valores muito baixos e que seria sempre suficiente para carregar a 24v, e que o regulador MPPT iria regular o circuito da melhor forma.

A minha ideia seria ter os 30.20v 4x8.35A (4 paineis em paralelo)
Do que ter (60.40v 8.35A)x2 (2paineis serie + 2paineis serie) como o vendedor aconcelhou
Neste ultimo vou ter os 1000w disponives na mesma?

O regulador de tensao seria um MPPT ZLPOWER 60A com Input de 15v-55v

o que voces aconcelham?

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projeto ;)

Daqui a nada terá a ajuda necessária...

Porque não coloca mais informações do seu sistema actual (inclusive fotos) para irmos seguindo a evolução!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por CrOhN »

Efectivamente, 30V MPP, poderão não ser suficientes em dias de calor. Não é que não carreguem, mas não à potência possível. Para esse regulador será sempre melhor paineis de 36celulas (2 em série) ou painel de 72Celulas.

Não podes ligar 2x30V porque excede os 55V de tensão máxima.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por visitante1 »

Duvido é que esse regulador seja MPPT decente!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por CrOhN »

Se ele usar os 30V, ser ou não ser MPPT acaba por ser irrelevante.


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por pedrolima »

Isto de não confiarem no "vendedor que falou comigo ao telefone"... :lol:

Os paineis no Verão vão descer até aos 27Vmp, ou seja, para carregar as baterias + perdas, o regulador vai buscar 31V aos paineis, já proximo do ponto de Voc (que também desce). Se optares pelos paineis todos em paralelo, só por causa da voltagem no Verão vais perder uns 30% de produção.. E como a voltagem é mais baixa e são mais amperes, ou usas cabos dos paineis até ao regulador muito grossos, ou arricas-te a perder outros tantos pelo caminho..
Não há qualquer desvantagem em usar o esquema de 2 strings de 2 paineis, pelo contrário. O que conta, são os amperes à saida do regulador, não à entrada.. os MPPT convertem a tensão em corrente.
Se forem 4 paineis, não podes utilizar o ZLPower, é de boa qualidade, mas a voltagem não é adequada, apenas serve para paineis de 72 células. No teu caso terás de utilizar ou o EPSolar 40A ou o Victron MPPT 100/50.

Para a próxima confia no tal vendedor, gosta de vender, mas não gosta de enganar os clientes... :p

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Tyger_bms, o Pedro é conhecido cá no fórum, e é um vendedor de confiança!

Alias já comprei material a ele, e até agora não tenho nada a apontar.

Referente às configurações que mencionou! faz todo o sentido.

De qualquer forma Pedro não o leves a mal, pois sabes bem que há vendedores por aí que... nem é necessário dizer mais... :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por pedrolima »

Emanuel, o tal vendedor era eu :lol:
Lembro-me do telefonema, ele ficou calado todo desconfiado LOL :o

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

pedrolima Escreveu:Emanuel, o tal vendedor era eu :lol:
Lembro-me do telefonema, ele ficou calado todo desconfiado LOL :o
Exactamente! Por isso fiz o comentário anterior.

Bem... Vamos ultrapassar isso... tyger_bms quais equipamentos estás pensando adquirir :?:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Projecto fotovoltaico

Mensagem por pedrolima »

Sem problemas Emanuel, eu não levo a mal.. pelo contrário no caso do Tyger achei muita piada porque ficou calado como que a pensar "que coisa estranha"? :lol:

Levo a mal é muitos arrogantes que telefonam para pedirem opinião, explico as coisas e depois criticam por não ter a mesma opinião (errada deles).. Por exemplo à uns tempos, um cliente (topei logo no primeiro telefonema), pediu-me um orçamento para uma habitação isolada - PARA USO DIÁRIO- ... Orçamentei claro baterias OPzS (salvo erro um banco de 24V 800Ah à volta disso). Telefonou-me, quase a chamar-me burro, que outras empresas lhe tinham orçamentado baterias de 12V (tipo umas 12 daquelas tipo de camião de 500 ciclos :lol: ) e que baterias de 12v são muito melhores que de 2V... esses sim, chateiam. Nem me dei ao trabalho de tentar explicar, deu logo para perceber que era um cliente complicado, e que o dinheiro que ia ganhar não ia dar para os cabelos brancos de o aturar... deve ter ficado bem com as tais baterias de 12V!!! :lol:

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”